Duarte com D Postado 10 de março 2024 Postado 10 de março 2024 Eu não sei como 40% das pessoas não votou, não decidiu por quem será governado. Que as pessoas tenham preguiça de entender mais a fundo de política, investigar mais a fundo os partidos e fazer uma reflexão, eu até entendo, embora critique, mas ok até lhes “desculpo” essa preguiça, não ir votar de todo é só inconcebível para mim. São pessoas que se perdessem o direito ao voto, evivêssemos numa ditadura, estavam nem aí. 5 Citar
D91 Postado 10 de março 2024 Postado 10 de março 2024 há 1 minuto, Duarte com D disse: Eu não sei como 40% das pessoas não votou, não decidiu por quem será governado. Que as pessoas tenham preguiça de entender mais a fundo de política, investigar mais a fundo os partidos e fazer uma reflexão, eu até entendo, embora critique, mas ok até lhes “desculpo” essa preguiça, não ir votar de todo é só inconcebível para mim. São pessoas que se perdessem o direito ao voto, evivêssemos numa ditadura, estavam nem aí. Muitas pessoas estão doentes e/ou acamadas e por isso não vão votar. Citar
Duarte com D Postado 10 de março 2024 Postado 10 de março 2024 há 1 minuto, D91 disse: Muitas pessoas estão doentes e/ou acamadas e por isso não vão votar. 40%? Voltamos ao Covid? 1 Citar
Lee Postado 10 de março 2024 Postado 10 de março 2024 (editado) há 2 minutos, D91 disse: Muitas pessoas estão doentes e/ou acamadas e por isso não vão votar. 40% da população acamada? Salve-se este país! Editado 10 de março 2024 por Lee 7 Citar
D91 Postado 10 de março 2024 Postado 10 de março 2024 agora mesmo, Duarte com D disse: 40%? Voltamos ao Covid? Não todas claro. Mas uma parte deve ser. Outra parte são as pessoas que não votam porque não querem. Citar
Patiño Postado 10 de março 2024 Postado 10 de março 2024 há 3 minutos, Duarte com D disse: Eu não sei como 40% das pessoas não votou, não decidiu por quem será governado. Que as pessoas tenham preguiça de entender mais a fundo de política, investigar mais a fundo os partidos e fazer uma reflexão, eu até entendo, embora critique, mas ok até lhes “desculpo” essa preguiça, não ir votar de todo é só inconcebível para mim. São pessoas que se perdessem o direito ao voto, evivêssemos numa ditadura, estavam nem aí. Há muita gente que está descrente da classe política, e recusa-se a votar por convicção. 2 1 Citar
thass_hot Postado 10 de março 2024 Postado 10 de março 2024 A abstenção é uma desculpa. Se está sol é porque está sol e as pessoas foram passear e/ou à praia. Se está a chover é porque está mau tempo. Está mau tempo pelo menos no norte do país e a abstenção desceu, o que quer dizer que as pessoas quando querem votar votam e acabou. 2 Citar
Fernando Postado 10 de março 2024 Postado 10 de março 2024 As pessoas têm o direito de se abster, eu acho que entre ir votar ou não, eu prefiro ir, gosto pouco que decidam por mim. No entanto, se as pessoas não se revêem nos partidos, se não querem votar por protesto ou coisa que os valha, fazem bem em se abster, é um instrumento que têm à sua mão e depois têm de arcar com as consequências que isso poderá vir a ter. Se há 50 anos só houve 10% de abstenção e hoje temos entre 3-4 vezes mais abstenção, não se explica pela preguiça. Quando se diz que a abstenção deve ser um recado para os governantes não é um clichê 2 1 Citar
thass_hot Postado 10 de março 2024 Postado 10 de março 2024 agora mesmo, Patiño disse: Há muita gente que está descrente da classe política, e recusa-se a votar por convicção. Por comodismo sobretudo. Se não gostas dos partidos e da classe política tens a opção de votar branco/nulo. Isso mostra que te deste ao trabalho de ir à secção de voto mas não gostas de nenhum partido. Se houvesse 20-30% de votos brancos ou nulos os partidos empenhar-se-iam em seduzir quem vota branco. 2 Citar
Duarte com D Postado 10 de março 2024 Postado 10 de março 2024 agora mesmo, Patiño disse: Há muita gente que está descrente da classe política, e recusa-se a votar por convicção. Por preguiça, Patino, em querer perceber mais, e dar-se ao trabalho de ir votar. Eu não concordo com tudo o que o partido em que votei defende, mas isso não me impede de votar. Não há soluções perfeitas, mas não votar é só parvo. 2 Citar
rlazarini64 Postado 10 de março 2024 Postado 10 de março 2024 com estas trocas e baldrocas, ainda vamos ter algo assim: 1 - PS 2 - AD 3 - Chega 4 - IL 5 - BE 6 - ADN 7 - Livre 8 - Pan 9 - PCP Citar
eduu Postado 10 de março 2024 Postado 10 de março 2024 Tirando os canais televisivos, na vossa opinião, qual é a sondagem mais credível? Citar
Patiño Postado 10 de março 2024 Postado 10 de março 2024 agora mesmo, Duarte com D disse: Por preguiça, Patino, em querer perceber mais, e dar-se ao trabalho de ir votar. Eu não concordo com tudo o que o partido em que votei defende, mas isso não me impede de votar. Não há soluções perfeitas, mas não votar é só parvo. Todas as pessoas que conheço que se abstêm é porque estão fartas da classe política, dos escândalos, não se revêem nos partidos, e não sentem que o seu voto (quando votavam) tenha feito diferença. Eu não concordo com a abstenção, mas entendo perfeitamente quem se abstém. agora mesmo, rlazarini64 disse: com estas trocas e baldrocas, ainda vamos ter algo assim: 1 - PS 2 - AD 3 - Chega 4 - IL 5 - BE 6 - ADN 7 - Livre 8 - Pan 9 - PCP Amo! agora mesmo, jjsousa disse: Tirando os canais televisivos, na vossa opinião, qual é a sondagem mais credível? Eu acho que tem sido sempre a da SIC, ICS/ISCTE/GFK. 1 Citar
D91 Postado 10 de março 2024 Postado 10 de março 2024 agora mesmo, Patiño disse: Todas as pessoas que conheço que se abstêm é porque estão fartas da classe política, dos escândalos, não se revêem nos partidos, e não sentem que o seu voto (quando votavam) tenha feito diferença. Eu não concordo com a abstenção, mas entendo perfeitamente quem se abstém. Eu conheço pessoas que nunca votaram. Citar
Mar-Vell Postado 10 de março 2024 Postado 10 de março 2024 A abstenção baixa é uma boa notícia, mas é indicador de uma de duas coisas: ou o uso do voto útil ao centro, ou voto de protesto na extrema-direita 3 Citar
Patiño Postado 10 de março 2024 Postado 10 de março 2024 agora mesmo, D91 disse: Eu conheço pessoas que nunca votaram. A redução da abstenção também pode ter a ver com o facto de termos tido mais votantes <30 a votar, com o Chega/IL/Livre que atrai muito esse tipo de eleitorado. 1 Citar
Diogo O. Postado 10 de março 2024 Postado 10 de março 2024 há 1 minuto, rlazarini64 disse: 1 - PS 2 - AD 3 - Chega 4 - IL 5 - BE 6 - ADN 7 - Livre 8 - Pan 9 - PCP Não é por 20 pessoas terem-se enganado que o ADN vai passar o Livre, o PAN e o PCP Vamos ser realistas, por favor... 2 2 1 Citar
Mar-Vell Postado 10 de março 2024 Postado 10 de março 2024 Eu acho que o facto de haver uma maior "oferta" polícia, com vários novos partidos em todos os quadrantes, também baixa o número da abstenção. Acho que quando mais partidos existam, mais as pessoas se sentem representadas. O número da abstenção pode ser reflexo disso. 2 Citar
Patiño Postado 10 de março 2024 Postado 10 de março 2024 agora mesmo, Diogo O. disse: Não é por 20 pessoas terem-se enganado que o ADN vai passar o Livre, o PAN e o PCP Vamos ser realistas, por favor... Já quero o ADN a eleger. Era esse e a rainha Ossanda da Nova Direita que devia ir para a AR. 3 Citar
D91 Postado 10 de março 2024 Postado 10 de março 2024 agora mesmo, Diogo O. disse: Não é por 20 pessoas terem-se enganado que o ADN vai passar o Livre, o PAN e o PCP Vamos ser realistas, por favor... Sim as pessoas que se enganaram são obviamente uma minoria. Citar
Guida Postado 10 de março 2024 Postado 10 de março 2024 há 14 minutos, AndreRob disse: nada será feito porque não há sequer provas de haver esse problema além de que parece apenas ruido para justificar alguma coisa mais tarde... o problema foi na candidatura e não do CNE. Não há provas ainda. Se o ADN eleger alguém, há mais que provas. Se tal coisa acontecer, as eleições têm de ser anuladas imediatamente Citar
AndreRob Postado 10 de março 2024 Postado 10 de março 2024 agora mesmo, Guida disse: Não há provas ainda. Se o ADN eleger alguém, há mais que provas. Se tal coisa acontecer, as eleições têm de ser anuladas imediatamente até parece que isso vai acontecer. 1 Citar
Patiño Postado 10 de março 2024 Postado 10 de março 2024 há 1 minuto, AndreRob disse: até parece que isso vai acontecer. Quem é o nr 1 do ADN? O Bruno Fialho? Citar
thass_hot Postado 10 de março 2024 Postado 10 de março 2024 há 1 minuto, Guida disse: Não há provas ainda. Se o ADN eleger alguém, há mais que provas. Se tal coisa acontecer, as eleições têm de ser anuladas imediatamente O ADN tem muitos pastores evangélicos nas listas de deputados. Toda a gente sabe como funcionam as igrejas evangélicas e em Lisboa e Porto (sobretudo em Lisboa) basta 2% para eleger um deputado. Just sayin... agora mesmo, Patiño disse: Quem é o nr 1 do ADN? O Bruno Fialho? Sim Citar
Maya Postado 10 de março 2024 Postado 10 de março 2024 Estes níveis de abstenção são os mais baixos desde, salvo erro, 2015. Muito bom! Fico muito feliz por constatar que, neste ano em que se celebram os 50 anos do 25 de Abril, a nossa democracia afinal ainda está viva... e recomenda-se! 1 Citar
Posts Recomendados
Junta-te a nós!
Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.