Jump to content

Atualidade & Política


k3o4

Posts Recomendados

Estava a ler umas cenas no quora (aqui) e tive conhecimento de um exército bielorusso, de nome Kastus Kalinouskis, que é opositor do regime, tem lutado junto dos ucranianos e que aparentemente estaria para depor Lukashenko influenciado pela quase tentativa da Wagner em depor Putin.

Na secção de comentários dessa resposta, deparei-me com algo que eu ainda não tinha pensado e venho aqui propor para debate: ainda que Prigozhin e a Wagner tenham desistido do golpe, tendo em conta os parcos recursos que supostamente tinham e ainda assim estavam inicialmente dispostos a tentar sua sorte, como é que a Ucrânia, que tem recebido recursos da NATO, ainda não tentou depor Putin? É certo que o objetivo primário da Ucrânia é a sua defesa, mas os ucranianos não conhecem o dito popular "a melhor defesa é o ataque"? Também poderíamos pensar que não têm como saber onde Putin estaria exatamente ao certo numa primeira análise, mas numa segunda as secretas não conseguiriam descobrir isso? De um ponto de vista histórico, o que é necessário para que os "dias d" aconteçam nos "dias d" ao invés de acontecer anos mais cedo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 08/07/2023 at 21:26, srcbica disse:

Estava a ler umas cenas no quora (aqui) e tive conhecimento de um exército bielorusso, de nome Kastus Kalinouskis, que é opositor do regime, tem lutado junto dos ucranianos e que aparentemente estaria para depor Lukashenko influenciado pela quase tentativa da Wagner em depor Putin.

Na secção de comentários dessa resposta, deparei-me com algo que eu ainda não tinha pensado e venho aqui propor para debate: ainda que Prigozhin e a Wagner tenham desistido do golpe, tendo em conta os parcos recursos que supostamente tinham e ainda assim estavam inicialmente dispostos a tentar sua sorte, como é que a Ucrânia, que tem recebido recursos da NATO, ainda não tentou depor Putin? É certo que o objetivo primário da Ucrânia é a sua defesa, mas os ucranianos não conhecem o dito popular "a melhor defesa é o ataque"? Também poderíamos pensar que não têm como saber onde Putin estaria exatamente ao certo numa primeira análise, mas numa segunda as secretas não conseguiriam descobrir isso? De um ponto de vista histórico, o que é necessário para que os "dias d" aconteçam nos "dias d" ao invés de acontecer anos mais cedo?

A verdade é que os próprios aliados da Ucrânia nesta guerra também têm algo a ganhar com algum atrito e arrastar da situação, incluindo um desgaste do suposto poderio militar russo. Daí também se notar o atraso nas doações de equipamento, como se viu na novela dos Leopards e na actual novela dos F-16. Uma tentativa de mudança de regime na Rússia que parta da própria Ucrânia acaba também por ajudar a legitimar a invasão russa que começou em 2014. Provável que estejamos aqui para o ano para discutir mais uma contra-ofensiva com o nível de atrito actual.

  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Itália ordena retirada de nome de mães não biológicas de certidões de nascimento

Autoridades começaram por proibir novos registos com duas mães, e estão agora a agir para alterar os registos de menores filhos de casais do mesmo sexo para que fiquem com apenas uma progenitora.

https://www.publico.pt/2023/07/20/mundo/noticia/italia-ordena-retirada-nome-maes-nao-biologicas-certidoes-nascimento-2057574

  • Triste 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, JDaman disse:

Por um lado, a boa notícia da descida do Vox. Por outro, a triste notícia de saber que isso foi talvez à custa de uma maior radicalização do já bem franquista PP.

PP não é um partido radical. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, D91 disse:

PP não é um partido radical. 

Não. Só está cheio de malta que transitou directamente da ditadura franquista para o próprio PP durante a transição para a democracia. Tirando isso, não é um partido radical. Ah, esqueci-me quando o governo do Rajoy mandou a Guardia Civil espancar inocentes e roubar urnas em 2017. Tirando isso e a outra coisa que disse, não é um partido radical.

  • Gosto 3
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Patiño disse:

Os votos do VOX foram transferidos directamente para o PP. 

E também muito voto útil para o PSOE, especialmente vindo da perda de força do Podemos e de algum medo catalão sobre a possível subida do Vox e formação de governo PP+Vox.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O PP é um partido rídiculo, mas o VOX é bem pior. Nem quero imaginar o melão do Ventrulha com esta derrota, estava à espera de uma vitória do VOX, para poder dizer que ia replicar-se como um espelho nas próximas eleições em Portugal. :riso:

  • Obrigado 2
  • Haha 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, D23 disse:

O PP é um partido rídiculo, mas o VOX é bem pior. Nem quero imaginar o melão do Ventrulha com esta derrota, estava à espera de uma vitória do VOX, para poder dizer que ia replicar-se como um espelho nas próximas eleições em Portugal. :riso:

Ventruja, esse nacionalista português de meia-tigela que vai a comícios do Vox gritar "Viva España!".

Alguém que chame a Padeira de Aljubarrota, rápido!

  • Adoro 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Rei de Marrocos, no seu discurso anual, este ano:

Regozijou-se pela candidatura à organização do Mundial de 2030 em conjunto com Espanha e Portugal;

Agradeceu a Israel pelo reconhecimento da soberania marroquina no Sahara ocidental;

Apelou a relações normais com a vizinha Argélia (a Argélia apoia a Frente Polisário, que são os independentistas do Sahara ocidental).

https://www.jn.pt/7388201927/rei-de-marrocos-deseja-regresso-a-normalidade-com-a-argelia/

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Pelo que li hoje, parece que o Marques Mendes é capaz de avançar com uma candidatura à Presidência da República como candidato do PSD. Caso isso aconteça... o que têm a dizer sobre mais uma figura televisiva ser PR, meus querides? :confusa_julia:
Ainda dizem que a tv generalista faleceu! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 47 minutos, Patiño disse:

Pelo que li hoje, parece que o Marques Mendes é capaz de avançar com uma candidatura à Presidência da República como candidato do PSD. Caso isso aconteça... o que têm a dizer sobre mais uma figura televisiva ser PR, meus querides? :confusa_julia:
Ainda dizem que a tv generalista faleceu! 

Eu sempre disse que ele se ia candidatar. Não tem carisma para presidente.

Quem será que se irá candidatar para além dele? Será que o Paulo Portas ou o Passos Coelho se vão candidatar? 

Gostava muito de ver uma mulher na presidência, acho que está mais do que na hora. 

  • Gosto 2
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...