Jump to content

Atualidade & Política


k3o4

Posts Recomendados

há 6 minutos, bacalhaucomnatas disse:

eu acho o cargo de Presidente da República muito sobrevalorizado. é essencialmente decorativo. fora vetar uma ou outra lei e dissolver a A.R., o P.R. não tem poderes. 

mas é um cargo muito concorrido pela vidinha boa que permite. o presidente farta-se de viajar... 

Tem poder para vetar leis e dissolver a assembleia. Mas também representa o país em muitas ocasiões. É um cargo importante. 

Mas a partir do momento em que se chega a esse cargo a vida da pessoa muda para sempre, nunca mais se tem a mesma liberdade. Tem que se andar com seguranças para todo o lado e não se pode dizer tudo o que se quer ou deve. 

Não sei se algumas pessoas que se querem candidatar estão preparadas para isso ou tem a noção do que a vida delas vai mudar se chegarem lá. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, D91 disse:

Mas a partir do momento em que se chega a esse cargo a vida da pessoa muda para sempre, nunca mais se tem a mesma liberdade. Tem que se andar com seguranças para todo o lado e não se pode dizer tudo o que se quer ou deve. 

o presidente Marselfies pede para discordar. ou um Mário Soares, que depois de ter sido presidente tornou-se um desbocado, mas, segundo as notícias, acumulou uma fortuna de perto de 5 milhões de euros que deixou em herança... 

Editado por bacalhaucomnatas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, bacalhaucomnatas disse:

o presidente Marselfies pede para discordar. ou um Mário Soares, que depois de ter sido presidente tornou-se um desbocado, mas, segundo as notícias, acumulou uma fortuna de perto de 5 milhões de euros que deixou em herança... 

Sim isso também é verdade. E claro recebem bom dinheiro e tem muitos privilégios.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 minutos, D91 disse:

Sim isso também é verdade. E claro recebem bom dinheiro e tem muitos privilégios.

se bem que, no caso do Mário Soares, há quem insinue que o dinheiro veio também de corrupção (o caso Macau...), mas ele teve uma vida inteira de trabalho em altos cargos e a mulher, Maria Barroso, também. consegue-se perceber de onde tenham vindo os 5 milhões de euros de forma lícita. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 horas, D91 disse:

Se forem os 3 candidatos, vai ser muito renhido mesmo. Mas dos 3 possíveis candidatos aposto que ganha o Paulo Portas, que curiosamente é monárquico...

O Marcelo também era. :mosking:

há 18 horas, Televisão 10 disse:

Há ainda outro possível candidato a PR do lado da direita:

 

Se ele fizer isso, das duas uma: ou é muito iludido ou é muito burro. Ainda não conseguiu ver que só tem sucesso dentro do concelho da Figueira da Foz?

há 16 horas, Diogo O. disse:

E supostamente ainda ia haver o Almirante que fez executou/criou o plano de vacinação :cryhappy:

Também não quero que seja PR, seria péssimo sermos outra vez governados por militares, ainda para mais sendo esse um período ditatorial. 

 

há 16 horas, D91 disse:

Esse ainda era pior. Só porque teve sucesso na gestão da vacinação do covid não quer dizer que tenha que ser presidente da República. 

Mas as Presidenciais não são em 2026? Até lá, este povo de memória curta já não se deixaria levar por sentimentalismos e votaria noutro. Agora, se a próxima pandemia ou a reação dos governos a ela vier em agosto/setembro de 2025, chamam o Almirante para tratar da situação de novo e aí ele já vence a eleição, se quiser se candidatar.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se dá é porque está a comprar... se não dá é porque é mau governante... o povo não sabe o que quer. :olhos:

As medidas são más , não são uteis , não se justificam? porque é que está sempre tudo a olhar para isto de forma pessimista? Um governo de direita nunca daria nada disto... provavelmente até iam pagar mais propinas :P

Editado por AndreRob
  • Gosto 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, Diogo O. disse:

mds, amei o passe gratuito :giveheart: isso era only aml.

a medida do cheque-livro também é boa. :cryhappy:

retornar as propinas quando se começa a trabalhar é muito bom porque permite uma renda extra quando se tem muitas vezes trabalhos mal pagos e precarios... a do irs tb me parece boa para segurar os jovens. Não resolve tudo mas já ajuda.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito engraçado o passe gratuito, mais engraçado será ver que os transportes públicos continuam iguais e a gratuitidade vai ser um bom bode expiatório :dog: 

O passe, para quem tem bolsa na universidade, já tem um desconto de 60%, o que por si só já é ótimo. Sou a favor da gratuitidade para quem não tem capacidade financeira para abarcar com o valor. Gratuidade é um medida populista e nem vai ser preciso esperar anos para se chegar a essa conclusão. Os transportes vão continuar com atrasos e com condições medíocres em alguns locais. 

O mesmo é válido para as propinas, se estivessem mais preocupados em promover uma habitação para universitários em vez de se discutir o valor da proprina, que é barata e, para quem tem bolsa, que é atribuida a pessoas com poucas posses, é gratuita. O maior entrave para a maior parte das famílias é a fraca habitação universitária, não a propina que é um valor irrisório. Mas, pronto, o populismo é bom e recomenda-se.

Editado por Fernando
  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 35 minutos, Fernando disse:

O mesmo é válido para as propinas, se estivessem mais preocupados em promover uma habitação para universitários em vez de se discutir o valor da proprina, que é barata e, para quem tem bolsa, que é atribuida a pessoas com poucas posses, é gratuita. O maior entrave para a maior parte das famílias é a fraca habitação universitária, não a propina que é um valor irrisório. Mas, pronto, o populismo é bom e recomenda-se.

Claramente o objetivo disto não é melhorar a condição dos jovens que estão a estudar e sim "obrigar" os que já estudaram a ficar a trabalhar em Portugal.

Só não sei se percebi bem como vai funcionar. É preciso saber se isto tem um limite de idade ou se é para quem nunca trabalhou.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

27 minutes ago, Filipe said:

Claramente o objetivo disto não é melhorar a condição dos jovens que estão a estudar e sim "obrigar" os que já estudaram a ficar a trabalhar em Portugal.

Só não sei se percebi bem como vai funcionar. É preciso saber se isto tem um limite de idade ou se é para quem nunca trabalhou.

Não me parece que isso será grande atrativo para as pessoas ficarem :haha:  Continuam a ser medidas que não projetam um futuro decente para quem se forma.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Portugal devia seguir o exemplo dos países nórdicos e, a bem da qualificação da população, abolir as propinas no superior. em parte, para financiar a medida, poderiam destinar os fundos que atualmente usam para financiar formações da treta no IEFP para isso. fica a dica, Costa, se me estiveres a ler (eu sei que estás) 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...