Jump to content

Profissionais TVI


Tiago Madeira
Mensagem adicionada por Ruben,

Tópico arquivado. Novos tópicos disponíveis:

Profissionais TVI na Televisão: https://forum.atelevisao.com/topic/14146-profissionais-tvi-na-televisão/
Profissionais TVI nas Redes: https://forum.atelevisao.com/topic/14147-profissionais-tvi-nas-redes/

Posts Recomendados

há 1 hora, zent disse:

Iva Domingues de volta à TVI: as razões do regresso, os novos projetos e as saudades da filha

Iva Domingues está de volta à TVI, que foi a casa da apresentadora durante 19 anos. Numa entrevista, exclusiva, à SELFIE, falou sobre a vontade de regressar, os novos desafios ao lado de Cristina Ferreira, as saudades da filha, e ainda revelou se está apaixonada.

  Ocultar conteúdo

Tudo acontece no momento certo? Este regresso à TVI aconteceu no momento certo?
Completamente. Acredito que nada acontece por acaso e que há um caminho que é determinado. E gosto muito da frase: "Onde fores feliz, fica". Neste caso, eu saí, mas volto… onde fui feliz.

Sempre sentiu que, um dia, ia voltar?
Quando saí, foi pelo meu amor maior, a minha filha, mas sempre achei que, voltando para Portugal, voltaria à TVI, é a minha casa. Foram 19 anos, não há como não olhar para a TVI como a minha casa. Depois, surgiu o desafio no canal 11, que antecipou o meu regresso, porque eu não tinha planos para regressar há um ano. Eu só estaria de regresso, agora, no verão deste ano, porque a minha filha iria para a universidade. Mas a vida, às vezes, troca-nos as voltas, decide por nós, e eu tento não combater muito. Há coisas que não acontecem por acaso e eu continuo a acreditar nisso. Decidi voltar e, agora, com esta direção, o convite foi irrecusável.

Deixou cá muitos amigos, de quem tem mais saudades? Quem vai querer reencontrar?
Tenho muitos amigos na TVI. O meu grupo mais chegado foi quem fez comigo, nos meus últimos seis anos, o "Somos Portugal": o João Patrício, o André Manso, a Mónica Jardim... Tenho saudades de ver a Raquel Matos Cruz, de quem sou muito amiga, do Filipe Terruta, também sou muito amiga do Anselmo, do pai da minha filha, portanto, é ironia do destino. Acho que as estrelas se alinharam e espero que seja uma fase feliz.

Esta ligação à TVI nasceu em 2000, ao lado de Carlos Ribeiro, no "Cocktail Nacional". Que memórias guarda dessa altura?
Na altura, o José Eduardo Moniz ouviu-me na rádio e mandou-me chamar. Achou que era bem disposta, que até tinha uma voz radiofónica e queria que eu fosse apresentadora de televisão. Eu era jornalista, a minha formação não era de entretenimento, mas, pelos vistos, ele tinha razão. Era tudo novo para mim. Na altura, não tive noção do desafio que era, porque era muito nova, tinha 21 anos, tinha acabado a faculdade há um ano e só tinha feito informação. Não fazia ideia do que me esperava nem que me iria apaixonar tanto pelo entretenimento, porque sempre achei que a minha missão seria na informação. Ainda hoje tenho "vícios" de jornalista… Mas o entretenimento exige tanto ou mais de um profissional como a informação. Fazer bom entretenimento exige muito de nós.

Na TVI, já fez de tudo um pouco, desde reality shows, concursos, as tardes... o que podemos saber sobre o novo desafio que a espera?
Eu vou ter projetos na TVI. O imediato é o "Somos Portugal", é o regresso em absoluto. Renovado. Já sabemos que tem o nosso Ben, de quem sou grande amiga, portanto, estou muito contente. Dos outros projetos, ainda não posso revelar nada.

Algum formato que gostasse de experimentar no futuro?
Sim. E, a seu tempo, se calhar, vou experimentar…

É uma pessoa grata pelas oportunidades?
Claro! Tento sempre concentrar-me no que a minha vida tem de bom, sobretudo, nos dias menos bons. Passa-me logo a má disposição ou o incómodo, porque sou muito agradecida. Quando penso que a minha filha está a seguir o sonho dela e que está bem de saúde, que a minha mãe está bem, que tenho os meus amigos, uma casa, trabalho, que vivo na cidade de que eu mais gosto, que tenho a profissão que escolhi…só tenho de agradecer. Saí, voltei… correu tudo bem lá, correu tudo bem cá. Sou muito agradecida! E não me esqueço de quem me faz bem. Tenho tendência a esquecer-me de quem não me faz tão bem, mas nunca me esqueço de quem me faz bem e de quem esteve lá para mim, e tento sempre retribuir.

Sente que este convite é, também ele, um sinónimo de reconhecimento?
Acho que esta nova direção quer bons profissionais, competentes, quer ganhar, e acredito que o convite também se baseia na competência, no que eu posso, como profissional, trazer à casa, para além de, obviamente, todo o carinho, respeito e afeto que o público da TVI me deu ao longo destes anos. Sinto que sou muito acarinhada. Provavelmente, muita gente vai ficar contente de me ver de volta.

E como é que encara o futuro?
Estou muito otimista, cheia de vontade. A Cristina Ferreira é uma motivadora de equipas nata. Temos uma coisa em comum, já falámos sobre isso, nós vivemos a televisão e somos apaixonadas pela televisão, da mesma forma, e tenho muita vontade de criar, aqui, uma era televisiva em que temos uma diretora de programas que é uma mulher. Está, aqui, criada uma dinâmica de gente que é muito apaixonada por televisão, pensa televisão da mesma forma, fala a mesma linguagem e aponta para as estrelas. Portanto, espero o melhor. Estou muito otimista.

Em que medida a Iva que, hoje, regressa à TVI é diferente ou igual à Iva que entrou há 20 anos?
É diferente, por todos os motivos. A TVI foi a casa onde eu cresci, onde fui mãe, onde aprendi tudo o que sei hoje. Agora, sou muito mais calma, tolerante e paciente. Continuo a fazer o meu trabalho de casa, não tenho nada como adquirido, continuo a fazer questão de conhecer todas as pessoas que trabalham comigo, não consigo trabalhar com pessoas de quem não sei o nome. Envolvo-me, tenho de ter essa ligação com a minha equipa, tal como desde o primeiro dia. Continuo apaixonada por televisão, tal como no início, continuo com a mesma vontade de fazer mais e melhor, sempre. Sou muito perfecionista, uma eterna insatisfeita e sou muito curiosa, quero sempre aprender, porque tenho essa necessidade de mudar e de fazer vários registos, para tentar perceber se me adapto. A televisão já evoluiu muito, o entretenimento de hoje em dia é completamente diferente do entretenimento dos anos 90, e essa adaptação também aconteceu comigo. Na minha essência, sou a mesma miúda, com aquele brilhozinho nos olhos. Agora, com outra maturidade e com outro distanciamento. Nunca me deslumbrei, acho que isso ficou claro nestes 20 anos, sempre gostei de dar passos consistentes, acho que é a única forma de estar neste meio. Encaro esta profissão como qualquer outra. Costumo dizer que tenho um ego do tamanho de um feijão, não sou nada deslumbrada e acho que isso é muito importante. Nunca perdi o foco, nunca usei, nem pisei, nem ultrapassei pela esquerda ninguém, sempre joguei limpo. Sempre fui muito direta, muito frontal, e penso que sempre fui muito correta com as pessoas.

Em 2017, foi viver para Los Angeles, com a filha, Carolina, e em 2019, integrou o Canal 11. O que trouxe dessas experiências e o que deixou de si?
O EUA são uma ótima escola em televisão, a nível de entretenimento: a capacidade de trabalho, a velocidade com que se trabalha, até a linguagem e a forma… há uma espetacularidade em cada coisa que se faz. Também há outros orçamentos. Aprendi, sobretudo, sobre essa capacidade de trabalho e a velocidade com que as coisas acontecem. É inacreditável. É uma máquina gigante e muito bem oleada. Eu acho que é parecido, mas como eles são muito maiores, também tudo é muito mais avassalador. Aprendi muito… a pensar mais à frente, a pensar fora da caixa. No canal 11, foi uma aventura totalmente diferente. Eu adoro futebol e sou absolutamente obcecada e louca pela Seleção Nacional. Foi um desafio totalmente diferente de tudo aquilo que já tinha feito. Primeiro, por ser um canal muito mais focado no futebol. Depois, porque pude presenciar e fazer parte da criação de um canal. Achei que era um desafio, uma outra forma de fazer televisão que eu não tinha experimentado e poder estar no início de uma televisão fica para a vida, marca-nos para sempre. Foi um caminho muito bonito e fiz amigos para a vida. Trago as melhores memórias e fiz bons amigos.

Quem foi a primeira pessoa a quem contou que ia voltar?
A primeira pessoa a quem contei que ia para a TVI foi à minha filha Carolina. "Mãe, é o que queres, estás feliz, de regresso, sempre olhaste para a TVI como a tua casa." Quando uma pessoa olha de fora, fica sempre aquela nostalgia, aquele sofrer com a casa, o que corre bem e o que corre menos bem, e fica aquela ligação emocional, portanto, a minha filha percebeu que era uma coisa que me deixava feliz e, por isso, ficou super feliz por mim.

E a sua mãe, como é que reagiu? Ela continua a ser o seu porto de abrigo?
A minha mãe também ficou feliz, aliás, a minha mãe é espetadora da TVI. Eu saí da TVI, mas a minha mãe não saiu da TVI. Portanto, convenhamos que a minha mãe ficou muito feliz, porque é a estação que ela sempre viu. Nós somos muito próximas, e, agora, com a minha filha longe, tem sido um apoio essencial, o meu pilar e a minha rocha.

Pedro Mourinho, o pai da Carolina, também é um dos novos rostos da TVI. O que é que lhe deseja nesta nova etapa?
Eu sou muito, muito fã dele, desde sempre. Uma das razões que me fez, um dia, apaixonar-me pelo Pedro foi o profissional que ele é, pela competência, pela criatividade, pela seriedade, para além de que é uma joia de pessoa. Desejo-lhe o melhor. Tudo o que desejo para mim, desejo para ele em dobro. A minha filha também está muito expectante, porque sempre viu o pai numa casa e, agora, vê-o noutra. Estarei, aqui, para aplaudir. Já lhe liguei, já falámos. Gosto muito da nova direção de informação, gosto muito de todos, conheço-os bem e espero que corra tudo pelo melhor.

E como está esse coração de mãe? Como estão a correr as coisas com a Carolina, apesar de já estarem afastadas há vários meses?
A Carolina já está na universidade. Ela saiu de Los Angeles e foi para Vermont. Fez confinamento, porque vai ter aulas presenciais e online, e, para já, está tudo bem. Já começaram as aulas, está a adaptar-se bem, está bem de saúde, está feliz, está com muitas saudades de Portugal, de casa, dos pais e dos amigos. Não sei quando vou poder voltar a abraçá-la, porque o senhor Trump fechou as fronteiras e ninguém pode entrar. Não saber quando é que posso entrar é complicado. Vamos matando as saudades pelo FaceTime. Não sei como é que teria sido capaz de suportar este ano. O primeiro ano em que a minha filha fica sozinha, acontece tudo! Está a ser um ano muito desafiante, mas também sei que, tanto eu, como ela, vamos sair daqui mais fortes. Já está uma mulher, estou muito orgulhosa da mulher em que ela se tornou.

Não posso deixar de perguntar, também, se já reencontrou o amor?
O coração está bem-disposto, muito tranquilo. Vou acreditar sempre no amor, mas estou solteiríssima. Já me ri imenso com o que li sobre mim e o Ângelo. Somos muito amigos, como, aliás, sou muito amiga do pai da minha filha e do Vasco, com quem vivi muitos anos, portanto, as pessoas que estão na minha vida tiveram a sua importância e continuam a tê-la.

Aos 43 anos, parece que os anos não passam pela Iva. Qual é o segredo?
Levanto-me às 06:30/06:45 horas, depois, à noite, estou cheia de sono, mas acho que é importante. Durmo as oito horas, deito-me cedo e acordo cedo, não fumo, não bebo álcool, tenho cuidado com o que como e faço desporto. Acho que há outra coisa importante: sou uma pessoa bem resolvida, de bem com a vida, tendencialmente otimista, tento sempre ver o lado bom das coisas e aceito muito bem a idade que tenho. Gosto da idade que tenho. Primeiro, fazer anos é ótimo, porque é sinal de que estamos cá. E eu tenho planos para viver até aos 120! [risos]. Não tenho pressa nenhuma e quero ficar cá muito tempo e, se possível, bem. Cuido de mim, acho que toda a gente se deve cuidar… Não quero parecer ter 30, nem 20… quero parecer ter 43! Ajuda muito esse lado de estar bem resolvida com a vida e de aceitar o que vem. Acho que isto é um íman. Eu sou muito cética em relação a tudo… tenho a minha espiritualidade, claro, tenho a minha fé, mas, na verdade, tenho testemunhado, sobretudo desde que fui e voltei… que, quando te focas mais nas coisas boas, atrais coisas boas. Há uma coisa que eu faço desde miúda e que dei como conselho à minha filha: quando alguém passar por ti e tu não souberes se vai dizer olá ou se não vai dizer olá, sorri! Na dúvida, sorri! O sorriso tem, quase sempre, uma resposta positiva do outro lado, porque o sorriso quer dizer que estás disponível, que vens do bem, e, geralmente, traz, sempre, coisas boas. Na dúvida, eu sorrio, estendo sempre a mão, e resulta sempre, porque, na verdade, do outro lado, se calhar, só estavam à espera desse sorriso para sorrirem de volta.

Que cuidados tem com o corpo e com a alimentação?
Tenho uma alimentação específica, ou seja, quase não como carne, porque, pura e simplesmente, nos últimos anos, o meu corpo não lida bem. Como muito peixe e não como sempre proteína. Tento não comer comida processada, ou seja, como o que a terra dá, o que o mar dá, o que as árvores dão. Não como quase pão, não como pizzas, provo, de vez em quando, mas não faz parte da minha rotina. Fritos quase não como. Gosto muito de cozidos e grelhados, gosto muito de comer saudável, porque fui habituada assim, desde pequenina.

Qual é a sua rotina de beleza?
Limpo muito bem a pele, antes de ir dormir. Com tónico, com desmaquilhante, com água e sabão… é com o que for! Mas é preciso limpar bem a pele, porque, nas oito horas seguintes, a pele fica sem nada, vai respirar, vai descansar e, se tiver limpinha, facilita o trabalho. Uso protetor o ano inteiro, para além do meu creme hidratante. Bebo água, bebo chá e não bebo álcool. Bebo um vinho, muito raramente, e não bebo mais nada. Não bebo refrigerantes. Nunca fui de muitos excessos.

Que tipo de exercício físico pratica?
Tento ir ao ginásio todos os dias, nem que seja só para andar na passadeira, por exemplo. Se estou cansada, ponho a minha música nos ouvidos e vou para a passadeira. Moro perto do ginásio, então, vou a pé. Treino há muito tempo, mas sem pesos. Faço cardio… agora, estou mais virada para experimentar pilates, que faz menos esforço nas articulações, e Ioga... E tenho ótimas ideias quando estou na passadeira ou na bicicleta! É como uma meditação.

Atualmente, mudava alguma coisa na sua imagem ou equaciona recorrer a alguma cirurgia estética?
Se pudesse perder mais dois ou três quilos… uma mulher nunca está satisfeita. Cirurgias não. Ficar mais seca era o que eu fazia. Sou, tendencialmente, magra, mas, agora, voltando ao ginásio, se calhar, até consigo. Não mudava assim nada… se calhar... o cabelo, tenho saudades do cabelo de quando tinha 20 anos.

https://selfie.iol.pt/nacional/canal-11/iva-domingues-de-volta-a-tvi-as-razoes-do-regresso-os-novos-projetos-e-as-saudades-da-filha

Será que a Iva e o Pedro vai voltar a namorar? :adoro:

  • Haha 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Pedro M. disse:

Boatos que o casamento vai ser em direto no Dia de Cristina.

Meu Deus alguém pare essa mulher. Até os casamentos rouba ao Daniel. 

Também podia ser em directo numa emissão do Somos Portugal :riso:.

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carlos Ribeiro, um dos mais recentes reforços do programa Somos Portugal, está mesmo de saída, enquanto que em sentido contrário está Iva Domingues, que é uma das novas apresentadoras, mas não está sozinha.

A equipa, será composta por: Mónica Jardim, Isabel Silva, Maria Cerqueira Gomes, Alice Alves, Marisa Cruz, Santiago Lagoa, Marco Horácio, João Montez e Inês Gutierrez.

dioguinho.pt

:winkglasses:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 minute ago, D91 said:

Isso é sinal que o Nuno Santos não manda nada.

A TVI perdeu a memória desta vez! :cool:

O que mais me surpreende é o Marco Horacio como apresentador no Somos Portugal. :read:

Supostamente vai ter outros projetos mais tarde?... :p Trocar de canal para depois ficar a apresentar um SP, nao deve ser exactamente o sonho dele.

 

  • Gosto 2
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, joanna disse:

mesmo se tirássemos a iva, qual foi a lógica de ir buscar o carlos ribeiro quando tinha todos estes apresentadores disponíveis?
o nuno santos às vezes não pensa.

Eu até gosto do Carlos Ribeiro. Mas não vejo grande espaço para ele na TVI.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
Este tópico está fechado a novas respostas.
×
×
  • Criar Novo...