Jump to content

Grafismo e Promoção RTP1


_zapping_

Posts Recomendados

há 2 minutos, Vascof2001 disse:

Isto foi o que o provedor me respondeu na Segunda feira sobre o DOG pequeno:

"A RTP instalou efetivamente uma nova solução para a emissão simultânea da RTP 1 SD e HD. Nesta abordagem, a emissão é conduzida e distribuída a partir duma plataforma HD, sendo convertida em simultâneo para SD para todos os telespetadores que tenham apenas acesso ao canal em SD. Desta forma, como o logotipo (DOG) é produzido originalmente em HD, sofre uma redução no seu tamanho quando é convertido para SD.
Devido a problemas técnicos persistentes, a emissão teve que ser revertida para a plataforma antiga que utiliza um logotipo (DOG) original em SD (que é maior por defeito)."

Eu lembro-me desses problemas técnicos. Foi quando começou um episódio da série “Amor a Quanto Obrigas”. A imagem estava a piscar e o som com problemas. Os atores pareciam que estavam a gaguejar...

Ainda assim, eu vejo bem, não uso óculos e acho que o DOG está pequeno demais, mesmo para HD. O “1” quase nem se nota. A mudança de tamanho em relação do DOG em SD é considerável e depois vemos que, em geral, os oráculos dos programas da RTP têm um tipo de letra grande. Além disso, os contornos à moda da RTP 2 ficam mal. Se é para fazerem as mudanças, façam-nas em condições. Também não entendo essa questão da emissão simultânea ter que ter o mesmo DOG. Na maioria dos canais da versão HD escrevem “HD”, por isso o DOG não há de ser o mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, Televisão 10 disse:

Ainda assim, eu vejo bem, não uso óculos e acho que o DOG está pequeno demais, mesmo para HD. O “1” quase nem se nota. A mudança de tamanho em relação do DOG em SD é considerável e depois vemos que, em geral, os oráculos dos programas da RTP têm um tipo de letra grande. Além disso, os contornos à moda da RTP 2 ficam mal. Se é para fazerem as mudanças, façam-nas em condições. Também não entendo essa questão da emissão simultânea ter que ter o mesmo DOG. Na maioria dos canais da versão HD escrevem “HD”, por isso o DOG não há de ser o mesmo.

Quanto a uma emissão HD que depois é convertida para SD, isso não tenho problema, até porque no lugar deles deve ser muito mais prático e eficiente. E sim, concordo que os oráculos têm letras gigantescas e que destoam muito deste novo tamanho do DOG. No entanto, eu não quero que voltem ao tamanho anterior. Era grande demais. O ideal, na minha opinião, seria um tamanho entre o anterior e o atual.

PS: se insistirem em usar o anterior, só se o tornarem mais discreto com um pouco de marca d'água.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, LP 98 disse:

Quanto a uma emissão HD que depois é convertida para SD, isso não tenho problema, até porque no lugar deles deve ser muito mais prático e eficiente. E sim, concordo que os oráculos têm letras gigantescas e que destoam muito deste novo tamanho do DOG. No entanto, eu não quero que voltem ao tamanho anterior. Era grande demais. O ideal, na minha opinião, seria um tamanho entre o anterior e o atual.

PS: se insistirem em usar o anterior, só se o tornarem mais discreto com um pouco de marca d'água.

Também acho o anterior grande demais, então as indicações (Direto, Teletexto e afins) são enormes... Acho que devia ser encontrado o tamanho que referes, ou seja, mais ou menos o do DOG da RTP 2.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Televisão 10 disse:

Também acho o anterior grande demais, então as indicações (Direto, Teletexto e afins) são enormes... Acho que devia ser encontrado o tamanho que referes, ou seja, mais ou menos o do DOG da RTP 2.

Mas o da 2 é do mesmo tamanho que este anterior da 1... Grande demais à mesma. Quanto aos "Diretos", "Teletexto" e por aí fora, mesmo tendo passado já praticamente 2 anos, ainda não me habituei àquilo à direita do logo... Não dá! :D Preferia que estivesse por baixo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, LP 98 disse:

Mas o da 2 é do mesmo tamanho que este anterior da 1... Grande demais à mesma. Quanto aos "Diretos", "Teletexto" e por aí fora, mesmo tendo passado já praticamente 2 anos, ainda não me habituei àquilo à direita do logo... Não dá! :D Preferia que estivesse por baixo.

Não é nada. É mais pequeno. Pelo menos parece-me, quando se muda de canal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Televisão 10 disse:

Não é nada. É mais pequeno. Pelo menos parece-me, quando se muda de canal.

Creio que é impressão tua, mas não meto as mãos no fogo. Acho que os DOGs da RTP 1, 2 e 3 têm neste momentos tamanhos iguais, ou pelo menos muito próximos uns dos outros. O posicionamento já não digo, claro. Quanto a isso, o que noto mais é que as CRTs cortam um bocado a lateral do DOG da 2, enquanto que a 1 e a 3 acabam por ter uma melhor safe zone nesse aspeto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Tiago TV disse:

Em 2018 deviam fazer um upgrade da linha gráfica de todos os canais da RTP, um design moderno mantendo a linha antes destes.

Quem me dera mas, preguiçosos como eles andam, são bem capazes de manter esta linha gráfica por mais uns 2 anos :dry: E não, não acho que esteja a exagerar.

Editado por LP 98
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

39 minutes ago, Tiago TV said:

Em 2018 deviam fazer um upgrade da linha gráfica de todos os canais da RTP, um design moderno mantendo a linha antes destes.

Na minha opinião, só no aniversário de 2019. Fariam assim 3 anos com esta linha gráfica, que para mim é o tempo ideal. É que as RTPs regionais e os internacionais mudaram há pouco tempo, há que consolidar primeiro o grafismo de 2016.

Quanto ao DOG, gosto deste tamanho, prefiro-o de longe ao anterior, mas realmente podia ser maior em 5%, ou assim. Mais também não é preciso. Agora deviam aplicar este DOG aos outros canais da RTP.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Rangel disse:

Na minha opinião, só no aniversário de 2019. Fariam assim 3 anos com esta linha gráfica, que para mim é o tempo ideal. É que as RTPs regionais e os internacionais mudaram há pouco tempo, há que consolidar primeiro o grafismo de 2016.

Quanto ao DOG, gosto deste tamanho, prefiro-o de longe ao anterior, mas realmente podia ser maior em 5%, ou assim. Mais também não é preciso. Agora deviam aplicar este DOG aos outros canais da RTP.

Se até março de 2019 fizessem dois packs de separadores para a RTP1, até conseguiria aguentar esta linha gráfica até lá. Por exemplo, um pack a utilizar entre janeiro e setembro de 2018 e o outro de setembro de 2018 a março de 2019 (se sempre for para insistirem com esta cena das vinhetas dos artistas...).

E sim, 5% já era uma diferença! Só como referência; a meu ver, o tamanho de DOG ideal é o da RTP Memória (notar o tamanho da parte das barras).

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora, no "Bom Dia Portugal" o DOG está cheio de contornos à volta.

A RTP podia também publicitar as emissões integrais em HD.

há 8 horas, canal5 disse:

Outra coisa, porquê é que agora têm o 887 disponível em algumas séries? Será que estão a pensar retirar as legendas embutidas no futuro e quem as quiser ver seleciona-as no teletexto? É que as do teletexto estão perfeitamente sincronizadas com as "normais".

Já acontece há algum tempo, inclusive em filmes. Penso que a RTP tem que cumpriu uma determinada percentagem de conteúdo legendado em Teletexto. Suponho também que as legendas em Teletexto tenham indicação da pessoa que fala e também de sons.

Editado por Televisão 10
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Televisão 10 disse:

Agora, no "Bom Dia Portugal" o DOG está cheio de contornos à volta.

A RTP podia também publicitar as emissões integrais em HD.

Já acontece há algum tempo, inclusive em filmes. Penso que a RTP tem que cumpriu uma determinada percentagem de conteúdo legendado em Teletexto. Suponho também que as legendas em Teletexto tenham indicação da pessoa que fala e também de sons.

Mais outra coisa que o provedor me disse:

A passagem integral para HD será progressiva e à medida que as origens ou a produção forem migrando para HD. Dada a multiplicidade de estúdios e sistemas de produção de conteúdos que terão que ser substituídos para HD, será um processo que dependerá da capacidade de investimento da empresa."

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais outra coisa que o provedor me disse:
A passagem integral para HD será progressiva e à medida que as origens ou a produção forem migrando para HD. Dada a multiplicidade de estúdios e sistemas de produção de conteúdos que terão que ser substituídos para HD, será um processo que dependerá da capacidade de investimento da empresa."
Resumindo só teremos total HD daqui muito tempo...
Mas os conteúdos comprados porque não é logo em HD? Para ser primeiro os conteúdos próprios

Enviado do meu SM-J500F através de Tapatalk

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 13.12.2017 at 23:05, Televisão 10 disse:

Eu lembro-me desses problemas técnicos. Foi quando começou um episódio da série “Amor a Quanto Obrigas”. A imagem estava a piscar e o som com problemas. Os atores pareciam que estavam a gaguejar...

Ainda assim, eu vejo bem, não uso óculos e acho que o DOG está pequeno demais, mesmo para HD. O “1” quase nem se nota. A mudança de tamanho em relação do DOG em SD é considerável e depois vemos que, em geral, os oráculos dos programas da RTP têm um tipo de letra grande. Além disso, os contornos à moda da RTP 2 ficam mal. Se é para fazerem as mudanças, façam-nas em condições. Também não entendo essa questão da emissão simultânea ter que ter o mesmo DOG. Na maioria dos canais da versão HD escrevem “HD”, por isso o DOG não há de ser o mesmo.

O AXN só adiciona o "HD" na emissão HD. De resto, o DOG é o mesmo, sem tirar nem pôr, ao ponto do "HD" no HD até ser estúpido e não fazer o mesmo sentido (além de ser um insulto à inteligência das pessoas).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 55 minutos, Corppiz disse:

Consegues comparar com o canal hd?

Enviado do meu SM-J500F através de Tapatalk
 

Não consigo tirar captura de ecrã na RTP1 HD, mas estive a mudar entre o SD e o HD e aquilo parecia tudo menos um upscale... ou então o upscale está bom demais. Vou tentar qualquer coisa...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...