Televisão 10 Posted April 6 Posted April 6 On 30/03/2026 at 15:12, miguelalex23 disse: O novo rodapé, também com uma das pontas arredondadas. Entretanto, além do aumento de tamanho já referido, mudaram o tom de azul para o azul da RTP 1. 2 Quote
canal5 Posted April 6 Posted April 6 (edited) Aqui está um caso onde só mesmo com muita atenção os micros da Antena 1 e RTP Notícias se tornam distinguíveis. Os jornalistas da Antena 1 ainda utilizaram na última sexta-feira a esponja antiga numa cerimónia tão importante como a Sessão Solene dos 50 anos da Constituição, não me pareceu muito inocente. Acredito que mais tarde ou mais cedo irão existir novas esponjas para a rádio, mesmo que a administração ignore as opiniões deles contra o rebranding no geral. Edited April 6 by canal5 12 1 Quote
D91 Posted April 6 Posted April 6 há 10 minutos, canal5 disse: Aqui está um caso onde só mesmo com muita atenção os micros da Antena 1 e RTP Notícias se tornam distinguíveis. Os jornalistas da Antena 1 ainda utilizaram na última sexta-feira a esponja antiga numa cerimónia tão importante como a Sessão Solene dos 50 anos da Constituição, não me pareceu muito inocente. Acredito que mais tarde ou mais cedo irão existir novas esponjas para a rádio, mesmo que a administração ignore as opiniões deles contra o rebranding no geral. Eu até acho este rebranding bastante positivo. Não percebo a descontentamento dos jornalistas. A RTP como um todo precisa de uma nova vida e há coisas que tem que mudar. 3 1 Quote
User3468 Posted April 6 Posted April 6 (edited) há 1 minuto, D91 disse: Eu até acho este rebranding bastante positivo. Não percebo a descontentamento dos jornalistas. A RTP como um todo precisa de uma nova vida e há coisas que tem que mudar. Concordo. Mas acho que a RTP falhou redondamente nos microfones. O design não corresponde ao estilo adotado nas redes e na TV. Mais facilmente se aproxima do design de 2016. Edited April 6 by User3468 3 Quote
Unrav Posted April 6 Posted April 6 Enquanto os jornalistas da Antena 1 vão tendo microfone próprio já é uma sorte... Quote
Televisão 10 Posted April 6 Posted April 6 Nos eventos, continuam a assinalar o apoio da RTP e da RTP Antena 1, e não somente o da RTP, como se poderia esperar. 1 1 Quote
Rmeteora Posted April 6 Posted April 6 Tenho cada vez mais a sensação que os logótipos da RTP1 e RTP2 ficavam melhores em termos de legibilidade se tivessem o mesmo tamanho do que o "RTP". Apliquei apenas o mesmo "1" do que a Antena 1, e acho que em termos de leitura ficava melhor (antes/depois): (esse último é uma pequena experiência de DOG com influências de canal ARTE e Channel 4 UK. acho que também não ficava mal, dando mais protagonismo ao dígito "estilizado" atual ) 9 5 Quote
ilovetv.2008 Posted April 6 Posted April 6 há 29 minutos, Rmeteora disse: Tenho cada vez mais a sensação que os logótipos da RTP1 e RTP2 ficavam melhores em termos de legibilidade se tivessem o mesmo tamanho do que o "RTP". Apliquei apenas o mesmo "1" do que a Antena 1, e acho que em termos de leitura ficava melhor (antes/depois): (esse último é uma pequena experiência de DOG com influências de canal ARTE e Channel 4 UK. acho que também não ficava mal, dando mais protagonismo ao dígito "estilizado" atual ) Pessoalmente, prefiro o terceiro, mas entre os dois primeiros, acho que o que tem agora é a melhor opção mesmo... afinal, com este rebranding todo, o importante a ressalvar tem de ser o número ou o nome de cada canal, caso contrário, nem sabemos que RTP estamos a ver... (tal como já acontece com a france.tv) 5 Quote
dav01 Posted April 7 Posted April 7 há 9 horas, ilovetv.2008 disse: Pessoalmente, prefiro o terceiro, mas entre os dois primeiros, acho que o que tem agora é a melhor opção mesmo... afinal, com este rebranding todo, o importante a ressalvar tem de ser o número ou o nome de cada canal, caso contrário, nem sabemos que RTP estamos a ver... (tal como já acontece com a france.tv) Pior que sim, comparando diretamente entre o 1 e o 2 de facto dá para compreender a escolha do 1 agora 1 1 Quote
BillGaitas Posted April 7 Posted April 7 há 10 horas, ilovetv.2008 disse: Pessoalmente, prefiro o terceiro, mas entre os dois primeiros, acho que o que tem agora é a melhor opção mesmo... afinal, com este rebranding todo, o importante a ressalvar tem de ser o número ou o nome de cada canal, caso contrário, nem sabemos que RTP estamos a ver... (tal como já acontece com a france.tv) Hot take: na era do digital não faz nenhum sentido continuar a ter DOGs na emissão. Absolutamente ninguém fica confuso com o que está a ver lol, certamente que no RU sabem distinguir a BBC 1 e a 2 pelo simples facto de termos todos os nomes dos canais quando mudamos para um deles, não estamos na era analógica onde não existia essa informação. Quote
GP - MT Posted April 7 Posted April 7 há 18 minutos, BillGaitas disse: Hot take: na era do digital não faz nenhum sentido continuar a ter DOGs na emissão. Absolutamente ninguém fica confuso com o que está a ver lol, certamente que no RU sabem distinguir a BBC 1 e a 2 pelo simples facto de termos todos os nomes dos canais quando mudamos para um deles, não estamos na era analógica onde não existia essa informação. Nesse caso, ter-se-ia que alterar a lei, pois os canais são obrigados a sinalizar os seus programas (exceto a publicidade, portanto) com o símbolo da estação ou, pelo menos, o nome do canal por extenso. 9 Quote
AndreRob Posted April 8 Posted April 8 há 4 minutos, Televisão 10 disse: Continuam a inventar... Qual será mesmo a relevância de dizer episódio duplo... mania da rtp seguir as tendencias das privadas. 3 Quote
rwd Posted April 8 Posted April 8 On 07/04/2026 at 09:08, GP - MT disse: Nesse caso, ter-se-ia que alterar a lei, pois os canais são obrigados a sinalizar os seus programas (exceto a publicidade, portanto) com o símbolo da estação ou, pelo menos, o nome do canal por extenso. Qual lei? Quote
GP - MT Posted April 8 Posted April 8 há 13 minutos, rwd disse: Qual lei? Não te sei dizer agora em concreto mas, com o aparecimento das privadas em 1992, ficou estipulado que cada canal deveria sinalizar a sua emissão com um elemento gráfico, só devendo-o retirar durante a publicidade. 3 Quote
User3468 Posted April 9 Posted April 9 Tal como na RTP2, parece que resolveram o problema dos contornos 2 5 1 Quote
User3468 Posted April 9 Posted April 9 (edited) E também desistiram da ideia da indicação no lado direito da imagem. A indicação de episódio duplo na transmissão da série da RTP LAB ‘Introverso’ está no lado esquerdo da imagem, junto ao DOG. Edited April 9 by User3468 6 Quote
Frank Posted April 9 Posted April 9 há 35 minutos, User3468 disse: Tal como na RTP2, parece que resolveram o problema dos contornos O e-mail à provedora surtiu efeito -q 1 5 Quote
Televisão 10 Posted April 9 Posted April 9 há 1 minuto, User3468 disse: E também desistiram da ideia da indicação no lado direito da imagem. Também colocaram o nome do programa com alinhamento à direita. Veremos se é para ficar. Só falta mudar o tipo de letra das moscas para a nova. 3 Quote
User3468 Posted April 9 Posted April 9 agora mesmo, Televisão 10 disse: Também colocaram o nome do programa com alinhamento à direita. Veremos se é para ficar. Só falta mudar o tipo de letra das moscas para a nova. Aos poucos, lá vão acertando e aperfeiçoando 3 Quote
miguelalex23 Posted April 10 Posted April 10 Já mudaram a cor do site da RTP2 para laranja. Só falta mudar os logos na versão mobile, mas isso é geral a todos os canais excepto a RTPN (e os internacionais, que têm um layout diferente). No da RTP Memória mudaram a cor das letras com os dias da semana para preto (era cinzento escuro), mas a cor do site continua a cinzento em vez de castanho. 3 Quote
paups Posted April 10 Posted April 10 Segue o drama na RTP Mundo com mais uma inconsistência gráfica 🩷 https://www.instagram.com/p/DW7A4w_Amrn/ É que eu nem percebo porque é que este micro fica com a cor e perde a submarca, achava que inconsistência era o pecado número 1 do branding Quote
AndreRob Posted April 10 Posted April 10 (edited) há 58 minutos, paups disse: Segue o drama na RTP Mundo com mais uma inconsistência gráfica 🩷 https://www.instagram.com/p/DW7A4w_Amrn/ É que eu nem percebo porque é que este micro fica com a cor e perde a submarca, achava que inconsistência era o pecado número 1 do branding mas no caso do internacional nem é necessario a submarca, é rtp simplesmente. Embora seja criticavel o facto das radios nao se distinguirem da tv... mas no caso dos micros não é de facto o maior problema no caso das antenas internacionais. Edited April 10 by AndreRob 5 Quote
D91 Posted April 10 Posted April 10 On 07/04/2026 at 08:47, BillGaitas disse: Hot take: na era do digital não faz nenhum sentido continuar a ter DOGs na emissão. Absolutamente ninguém fica confuso com o que está a ver lol, certamente que no RU sabem distinguir a BBC 1 e a 2 pelo simples facto de termos todos os nomes dos canais quando mudamos para um deles, não estamos na era analógica onde não existia essa informação. Em televisão faz todo o sentido ter o logo durante a emissão, e não vejo porque isso iria ser alterado. 3 Quote
canal5 Posted April 11 Posted April 11 Parece que o Tiago Ribeiro ficou mesmo como única principal voz-off da RTP1 e a Andreia Pinto irá se manter apenas nos patrocínios, uma vez que começou a fazer vários spots para a Antena 1 quando trabalha na 3. Noto já algumas melhorias na voz dele em relação ao primeiro dia da mudança, provavelmente nas gravações já podem estar a ser utilizados os mesmos efeitos de equalização que a voz do Nuno Reis sempre levou. 2 Quote
Recommended Posts