Jump to content

Recommended Posts

Posted
On 30/03/2026 at 15:12, miguelalex23 disse:

spacer.png

O novo rodapé, também com uma das pontas arredondadas.

Entretanto, além do aumento de tamanho já referido, mudaram o tom de azul para o azul da RTP 1. 

• Like 2
Posted (edited)

Aqui está um caso onde só mesmo com muita atenção os micros da Antena 1 e RTP Notícias se tornam distinguíveis. 

Du2gVNT.jpeg

Os jornalistas da Antena 1 ainda utilizaram na última sexta-feira a esponja antiga numa cerimónia tão importante como a Sessão Solene dos 50 anos da Constituição, não me pareceu muito inocente.
Acredito que mais tarde ou mais cedo irão existir novas esponjas para a rádio, mesmo que a administração ignore as opiniões deles contra o rebranding no geral.

Edited by canal5
  • Like 12
  • Sad 1
Posted
há 10 minutos, canal5 disse:

Aqui está um caso onde só mesmo com muita atenção os micros da Antena 1 e RTP Notícias se tornam distinguíveis. 

Du2gVNT.jpeg

Os jornalistas da Antena 1 ainda utilizaram na última sexta-feira a esponja antiga numa cerimónia tão importante como a Sessão Solene dos 50 anos da Constituição, não me pareceu muito inocente.
Acredito que mais tarde ou mais cedo irão existir novas esponjas para a rádio, mesmo que a administração ignore as opiniões deles contra o rebranding no geral.

Eu até acho este rebranding bastante positivo. Não percebo a descontentamento dos jornalistas. A RTP como um todo precisa de uma nova vida e há coisas que tem que mudar.

• Like 3
  • Disagree 1
Posted (edited)
há 1 minuto, D91 disse:

Eu até acho este rebranding bastante positivo. Não percebo a descontentamento dos jornalistas. A RTP como um todo precisa de uma nova vida e há coisas que tem que mudar.

Concordo. Mas acho que a RTP falhou redondamente nos microfones. O design não corresponde ao estilo adotado nas redes e na TV. Mais facilmente se aproxima do design de 2016.

Edited by User3468
  • Like 3
Posted

Tenho cada vez mais a sensação que os logótipos da RTP1 e RTP2 ficavam melhores em termos de legibilidade se tivessem o mesmo tamanho do que o "RTP".

Apliquei apenas o mesmo "1" do que a Antena 1, e acho que em termos de leitura ficava melhor (antes/depois):

spacer.png

spacer.pngspacer.png
(esse último é uma pequena experiência de DOG com influências de canal ARTE e Channel 4 UK. acho que também não ficava mal, dando mais protagonismo ao dígito "estilizado" atual :D)

• Like 9
  • Love 5
Posted
há 29 minutos, Rmeteora disse:

Tenho cada vez mais a sensação que os logótipos da RTP1 e RTP2 ficavam melhores em termos de legibilidade se tivessem o mesmo tamanho do que o "RTP".

Apliquei apenas o mesmo "1" do que a Antena 1, e acho que em termos de leitura ficava melhor (antes/depois):

spacer.png

spacer.pngspacer.png
(esse último é uma pequena experiência de DOG com influências de canal ARTE e Channel 4 UK. acho que também não ficava mal, dando mais protagonismo ao dígito "estilizado" atual :D)

Pessoalmente, prefiro o terceiro, mas entre os dois primeiros, acho que o que tem agora é a melhor opção mesmo... afinal, com este rebranding todo, o importante a ressalvar tem de ser o número ou o nome de cada canal, caso contrário, nem sabemos que RTP estamos a ver... (tal como já acontece com a france.tv) :abismado4:

• Like 5
Posted
há 9 horas, ilovetv.2008 disse:

Pessoalmente, prefiro o terceiro, mas entre os dois primeiros, acho que o que tem agora é a melhor opção mesmo... afinal, com este rebranding todo, o importante a ressalvar tem de ser o número ou o nome de cada canal, caso contrário, nem sabemos que RTP estamos a ver... (tal como já acontece com a france.tv) :abismado4:

Pior que sim, comparando diretamente entre o 1 e o 2 de facto dá para compreender a escolha do 1 agora 

• Like 1
  • Thanks 1
Posted
há 10 horas, ilovetv.2008 disse:

Hot take: na era do digital  não faz nenhum sentido continuar a ter DOGs na emissão. Absolutamente ninguém fica confuso com o que está a ver lol, certamente que no RU sabem distinguir a BBC 1 e a 2 pelo simples facto de termos todos os nomes dos canais quando mudamos para um deles, não estamos na era analógica onde não existia essa informação.

Posted
há 18 minutos, BillGaitas disse:

Hot take: na era do digital  não faz nenhum sentido continuar a ter DOGs na emissão. Absolutamente ninguém fica confuso com o que está a ver lol, certamente que no RU sabem distinguir a BBC 1 e a 2 pelo simples facto de termos todos os nomes dos canais quando mudamos para um deles, não estamos na era analógica onde não existia essa informação.

Nesse caso, ter-se-ia que alterar a lei, pois os canais são obrigados a sinalizar os seus programas (exceto a publicidade, portanto) com o símbolo da estação ou, pelo menos, o nome do canal por extenso.

• Like 9
Posted
há 4 minutos, Televisão 10 disse:

Continuam a inventar...

4xf1yry.png

Qual será mesmo a relevância de dizer episódio duplo... mania da rtp seguir as tendencias das privadas.

• Thanks 3
Posted
On 07/04/2026 at 09:08, GP - MT disse:

Nesse caso, ter-se-ia que alterar a lei, pois os canais são obrigados a sinalizar os seus programas (exceto a publicidade, portanto) com o símbolo da estação ou, pelo menos, o nome do canal por extenso.

Qual lei?

Posted
há 13 minutos, rwd disse:

Qual lei?

Não te sei dizer agora em concreto mas, com o aparecimento das privadas em 1992, ficou estipulado que cada canal deveria sinalizar a sua emissão com um elemento gráfico, só devendo-o retirar durante a publicidade.

• Like 3
Posted (edited)

E também desistiram da ideia da indicação no lado direito da imagem. A indicação de episódio duplo na transmissão da série da RTP LAB ‘Introverso’ está no lado esquerdo da imagem, junto ao DOG.

Edited by User3468
  • Like 6
Posted
há 35 minutos, User3468 disse:

Tal como na RTP2, parece que resolveram o problema dos contornos :adoro:

O e-mail à provedora surtiu efeito -q :ok:

• Love 1
  • LOL 5
Posted
há 1 minuto, User3468 disse:

E também desistiram da ideia da indicação no lado direito da imagem.

Também colocaram o nome do programa com alinhamento à direita. Veremos se é para ficar.

Só falta mudar o tipo de letra das moscas para a nova.

• Thanks 3
Posted
agora mesmo, Televisão 10 disse:

Também colocaram o nome do programa com alinhamento à direita. Veremos se é para ficar.

Só falta mudar o tipo de letra das moscas para a nova.

Aos poucos, lá vão acertando e aperfeiçoando :adoro:

• Like 3
Posted

Já mudaram a cor do site da RTP2 para laranja. Só falta mudar os logos na versão mobile, mas isso é geral a todos os canais excepto a RTPN (e os internacionais, que têm um layout diferente).

No da RTP Memória mudaram a cor das letras com os dias da semana para preto (era cinzento escuro), mas a cor do site continua a cinzento em vez de castanho.

• Like 3
Posted (edited)
há 58 minutos, paups disse:

Segue o drama na RTP Mundo com mais uma inconsistência gráfica 🩷

https://www.instagram.com/p/DW7A4w_Amrn/

É que eu nem percebo porque é que este micro fica com a cor e perde a submarca, achava que inconsistência era o pecado número 1 do branding

mas no caso do internacional nem é necessario a submarca, é rtp simplesmente. Embora seja criticavel o facto das radios nao se distinguirem da tv... mas no caso dos micros não é de facto o maior problema no caso das antenas internacionais.

Edited by AndreRob
  • Like 5
Posted
On 07/04/2026 at 08:47, BillGaitas disse:

Em televisão faz todo o sentido ter o logo durante a emissão, e não vejo porque isso iria ser alterado.

• Like 3
Posted

Parece que o Tiago Ribeiro ficou mesmo como única principal voz-off da RTP1 e a Andreia Pinto irá se manter apenas nos patrocínios, uma vez que começou a fazer vários spots para a Antena 1 quando trabalha na 3.

Noto já algumas melhorias na voz dele em relação ao primeiro dia da mudança, provavelmente nas gravações já podem estar a ser utilizados os mesmos efeitos de equalização que a voz do Nuno Reis sempre levou.

• Like 2