Jump to content

Recommended Posts

Posted

A RTP Marcas continua sem mudança de identidade no site e nas redes, foi descontinuada?

A RTP Europa manteve o logo antigo na pfp, mas comunica com a RTP Notícias nos conteúdos (já há algum tempo).

A RDP Internacional continua sem resolver o drama o handle, o que me parece um pouco estranho, porque sendo quem mudou de nome, deveria ter como prioridade o estabelecimento da nova marca. 

:mico:

Posted
há 1 minuto, Televisão 10 disse:

A não ser no logótipo, que preferia, um grafismo bem menos criativo e trabalhado do que o atual.

Por acaso não acho, para 2016 era muito bom, o flat design era lei.

O problema foi ter ficado demasiados anos no ar e ter-se tornado numa manta de retalhos, há aqui tantos elementos do pacote que foram retirando do ar que faziam toda a diferença. Um dos piores foi mesmo acabarem com as linhas anuais de separadores novos feitos por vários artistas para ficarem com os básicos que tiveram até este ano.

O que eu não gostava mesmo era do quão básicos eram os oráculos dos noticiários.

• Like 7
Posted
há 27 minutos, ruio1999 disse:

Por acaso não acho, para 2016 era muito bom, o flat design era lei.

O problema foi ter ficado demasiados anos no ar e ter-se tornado numa manta de retalhos, há aqui tantos elementos do pacote que foram retirando do ar que faziam toda a diferença. Um dos piores foi mesmo acabarem com as linhas anuais de separadores novos feitos por vários artistas para ficarem com os básicos que tiveram até este ano.

O que eu não gostava mesmo era do quão básicos eram os oráculos dos noticiários.

Mesmo para flat design, dava para fazer melhor. Eu nem fui o maior crítico do grafismo na altura, mas agora, comparando com o atual, acho que o mesmo representa uma grande melhoria. Destaco, pela negativa, no anterior grafismo, os fundos em cor sólida no cartão de patrocínio ou no relógio (o que, por enquanto, se mantém em alguns canais, mesmo com o novo grafismo). Também começaram com um tipo de letra na RTP Memória e na RTP 3 e depois acabaram por mudar para outro, quando o grafismo chegou à RTP 1...

Essas linhas anuais de separadores feitos por artistas não resultaram muito bem, a meu ver, sobretudo os de 2017, que eram tenebrosos. Fizeram bem em remeter o projeto para a RTP 2.

• Like 5
Posted
há 9 horas, paups disse:

A RTP Marcas continua sem mudança de identidade no site e nas redes, foi descontinuada?

A RTP Europa manteve o logo antigo na pfp, mas comunica com a RTP Notícias nos conteúdos (já há algum tempo).

A RDP Internacional continua sem resolver o drama o handle, o que me parece um pouco estranho, porque sendo quem mudou de nome, deveria ter como prioridade o estabelecimento da nova marca. 

:mico:

a rtp marcas acho que não vai mudar o logo (é apenas um elemento comercial até recente n precisas mudar), assim como não mudaram o da rtp lab...

Posted
há 1 hora, Televisão 10 disse:

Mesmo para flat design, dava para fazer melhor. Eu nem fui o maior crítico do grafismo na altura, mas agora, comparando com o atual, acho que o mesmo representa uma grande melhoria. Destaco, pela negativa, no anterior grafismo, os fundos em cor sólida no cartão de patrocínio ou no relógio (o que, por enquanto, se mantém em alguns canais, mesmo com o novo grafismo). Também começaram com um tipo de letra na RTP Memória e na RTP 3 e depois acabaram por mudar para outro, quando o grafismo chegou à RTP 1...

Essas linhas anuais de separadores feitos por artistas não resultaram muito bem, a meu ver, sobretudo os de 2017, que eram tenebrosos. Fizeram bem em remeter o projeto para a RTP 2.

Acho que fizeram mal, sim os de 2017 eram caóticos, mas os de 2018 eram bastante bons.

E se quiserem matar saudades...

• Like 3
  • Sad 1
Posted
há 20 minutos, ruio1999 disse:

Acho que fizeram mal, sim os de 2017 eram caóticos, mas os de 2018 eram bastante bons.

E se quiserem matar saudades...

Credo! Que apaguem do arquivo do Departamento de Grafismo RTP .

• Like 3
Posted
On 01/04/2026 at 23:58, AndreRob disse:

Mupis nas estaçoes de comboios... simples com todos os 'canais' e apps... incluindo um que não se tinha falado o rtp solidária_  o substituto do rtp+

spacer.png

• Like 5
Posted
On 01/04/2026 at 21:51, Pires disse:

spacer.png

:mosking:

On 02/04/2026 at 23:06, ruio1999 disse:

RIP

Para além dos logos, o melhor deste rebrand de 2016 foi o website, que, com remendos e adaptações, ainda continua. 

Posted
há 10 horas, User3468 disse:

spacer.png

curiosamente o rtp solidária ainda nem existe sequer no site continua lá o rtp+ com a foto da vanessa oliveira... acho que essa área da rtp está bem mortinha.

Posted

Tendo-se passado quase uma semana desde a mudança na identidade da RTP, agora posso afirmar que este som é, de longe, a coisa mais irritante que a RTP decidiu implementar na emissão:torch:

• Thanks 6
Posted
há 1 minuto, User3468 disse:

Tendo-se passado quase uma semana desde a mudança na identidade da RTP, agora posso afirmar que este som é, de longe, a coisa mais irritante que a RTP decidiu implementar na emissão:torch:

Gosto da sonoridade, embora tenha pena que não seja original. Também acho que não fica bem no cartão de patrocínios. 

• Like 5
Posted
há 36 minutos, User3468 disse:

Ainda por cima é igual em todos os canais :(

• Shock 1
  • Sad 6
Posted
há 11 horas, Televisão 10 disse:

Interessante este episódio do Prova Oral sobre a nova imagem da RTP:

Marina Ramos que começou por ser jornalista na RTP, na área da economia. Não sabia que ainda estava na empresa.

• Like 5
Posted

O cronómetro nos intervalos mais curtos continua com o grafismo anterior.

há 21 minutos, AG. disse:

Marina Ramos que começou por ser jornalista na RTP, na área da economia. Não sabia que ainda estava na empresa.

A própria recordou esse percurso no Prova Oral. Foi em 2008 que se mudou para a direção de marketing e comunicação da RTP.

• Like 4
Posted
há 44 minutos, Televisão 10 disse:

Não me lembrava que Glee tinha tantos animais... :chocada: -q

2GwT1JL.jpeg

Empolgação pelo filme

Mas, a sério, estas indicações deviam desaparecer por completo.

• Like 1
  • Thanks 1
Posted
há 15 minutos, ATVTQsV disse:

Empolgação pelo filme

Faltava a indicação "Hoje às...", que depois apareceu no programa seguinte.

Têm é de desinstalar o Roboto e colocar o tipo de letra novo.

• Like 4
Posted
há 16 minutos, ATVTQsV disse:

Empolgação pelo filme

Acho estranho isso continuar com a mudança recente deveria ser mais chique mas isso é da regie certamente 

• Like 6
Posted

Eu ainda estou à espera que mudem as redes que faltam, os handles, as capas dos podcasts, as imagens dos ecrãs, as zonas cinzentas do website... havia coisas mais complexas que mudaram na hora, o que é digital ficou à espera de milagre. Não me parece a melhor estratégia. Até porque com o descontentamente dos profissionais da rádio, ver o logo antigo em mil e uma coisas, dá-me sempre a sensação de boicote interno (seja verdade ou não).

image.png.8b913435d44a2b8981abd21f9ab8c90b.png 

• Like 1