Jump to content

TVI24


_zapping_

Posts Recomendados

  • 2 semanas depois...

João Maia Abreu abandona TVI 24

João Maia Abreu vai assumir a direcção de novos canais da TVI, confirmou o próprio ao Correio da Manhã, mas fica dependente da direcção de antena, cujo director/coordenador é Luís Cunha Velho.

O jornalista, que estava a coordenar o canal de notícias TVI 24 e já foi director de Informação da estação de Queluz – tendo-se demitido após a suspensão do ‘Jornal Nacional de 6º’ – vai agora coordenar o lançamento dos novos canais cabo que a estação da Media Capital quer pôr no ar ainda este ano.

Maia Abreu não confirmou se os canais são os já falados de economia e de lazer. Mas o CM sabe que as mudanças na estrutura se prendem com o mau desempenho que o canal de notícias tem registado. Lançado a 26 de Fevereiro de 2009, o TVI 24 nunca conseguiu liderar audiências no segmento, ficando atrás da SIC Notícias (que no ano passado aumentou o seu share) e da RTPN. E, nas últimas semanas, registou menos de 1% de share, não figurando sequer na lista dos 15 mais vistos do cabo.

Na reestruturação agora levada a cabo na estação de Queluz, o canal TVI 24 passa a depender directamente da direcção de antena, ficando a direcção de Informação com "a gestão de conteúdos, dos recursos humanos e dos orçamentos de todos os programas de Informação", refere nota interna da estação, a que o CM teve acesso.

Entretanto, Marques Mendes deixa o editorial de opinião ‘Palavras Assinadas’ para integrar, a partir de Março, o novo espaço de análise política do ‘Diário de Noite’ (TVI 24), de Paulo Magalhães.

"É um homem que pensa muito bem a política", diz o jornalista ao CM.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fernanda Serrano estreia programa de entrevistas do Goucha

Manuel Luís Goucha está a preparar um programa de entrevistas para o canal TVI24. "As mulheres da minha vida", o seu título, ocupa o lugar deixado vago com o formato, também de conversa, protagonizado por Alexandra Lencastre. Fernanda Serrano será a primeira convidada, dia 28 de Fevereiro.

"Sempre quis ter um programa de entrevistas", conta Manuel Luís Goucha. "Vou falar com mulheres que enriqueceram a minha vida à custa do seu talento", diz, em síntese, sobre este projecto.

Da lista dos nomes confirmados, constam a fadista Carminho e as escritoras Maria Teresa Horta e Alice Vieira. O apresentador gostava de ver aceites os convites a encaminhar à líder do PSD, Manuela Ferreira Leite. E poder fechar esta primeira série com Maria Cavaco Silva, a primeira-dama.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

TVI 24 renova imagem

Aniversário do canal é o pretextopara novas apostas. Programa comMarques Mendes estreia quinta-feira

A TVI 24 celebrou ontem, sexta-feira, o primeiro aniversário. Durante as próximas semanas, o canal de notícias da estação de Queluz vai apresentar novidades no que diz respeito ao alinhamento e a comentadores. Marques Mendes e Santana Lopes reforçam a opinião.

Foi um aniversário quase discreto. Além da renovação do grafismo, só nas próximas semanas os espectadores vão começar a dar conta do reforço prometido pela Direcção de Informação da TVI, liderada por Júlio Magalhães. Uma das novidades é o espaço de comentário com Marques Mendes que estreia quinta-feira no "Diário da noite", conduzido por Paulo Magalhães.

Pedro Santana Lopes é outra das contratações, para um painel de debate moderado por Constança Cunha e Sá. Esta deixa a editoria de Política, para passar a ser editora principal e tornar-se numa das presenças mais regulares da emissão.

O magazine de informação desportiva "Mais futebol" - feito em parceria do site com o mesmo nome com o Desporto do canal - viu o seu tempo de duração aumentado em 30 minutos.

O canal regista uma quota de audiência de 0,9%, de acordo com dados da Marktest, pouco mais de metade da RTPN (1,7%) e quatro vezes menos que a SIC Notícias (4%). Segundo informação de Queluz, o TVI 24 obtém diariamente um contacto superior a 931 mil espectadores e uma quota de 16% se foram só contabilizados os canais de notícias. Esse número sobe para 17,8% no horário nobre.

Site com novas apostas

Lançado no mesmo dia que o canal, o site TVI 24 agrega a informação dos canais cabo e generalista. Uma das mais-valias do espaço é, além de agregar a informação da estação, o facto de transmitir em directo o canal informativo, uma vez que este é emitido em exclusivo pelo operador Zon.

Os dados mais recentes, divulgados pela estação dizem que "50 mil pessoas assistem todos os dias às emissões em directo". E que no primeiro ano o site contabilizou mais de 70 milhões de páginas visitadas.

"Jornal Nacional" na Madeira

Este fim-de-semana, o "Jornal da uma" e o noticiário de horário nobre serão emitidos a partir do Funchal. Júlio Magalhães será o apresentador e no domingo o "Jornal Nacional" conta com uma entrevista ao Presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Sobre o canal da TVI, o TVI24, vi esta notícia na revista Telecabo:

«Mais de um ano passou sobre o aparecimento da TVI24 e, no mínimo, é um canal totalmente irrelevante. As audiências são baixas, tão baixas que até a RTP Memória tem habitualmente mais pessoas a assistir.

Os programas não têm garra, nem aproveitam sinergias com a TVI, e tudo soa a falta de direcção»

Fonte: Telecabo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"nem aproveitam sinergias com a TVI"?!

:puppyeyes:

Essa afirmação é completamente ridícula e vinda de alguém que não sabe como "isto" funciona! Obviamente que os funcionários de informação da TVI (generalista) são os mesmos do TVI24. As peças são (re)aproveitadas e não há distinção a nível espacial (dentro da empresa).

E, no caso da Direcção, o Director de Informação e respectiva equipa mandam tanto na informação da TVI como do TVI24.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não condeno tanto a TVI a nível informativo, porque não sou ninguém para a poder criticar, mas penso que o canal em geral deveria ter um director de programação que se dedicasse especialmente àquele canal, para analisar audiências, verificar os perfis do público-alvo, fazer estudos de mercado, etc, e tentar erguer o canal. Os canais temáticos da SIC também o têm.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Manuel Luís Goucha apresenta "De Homem Para Homem"

É já no final de Agosto que o apresentador termina a segunda série de Mulheres da minha Vida. Mas não se pense que a "aventura" de Manuel Luís Goucha em programas de entrevistas fica por aqui.

O companheiro de Cristina Ferreira já tem outro projecto: De Homem para Homem. Com algumas semelhanças com o outro programa, este é também uma ideia original do apresentador. Desta vez, os convidados serão homens que marcam a actualidade.

E, para a estreia, está já assegurado um convidado de luxo: o primeiro ministro José Sócrates. Na segunda emissão, Manuel Luís Goucha conversará com o líder do PSD, Pedro Passos Coelho.

Apesar de tudo, o apresentador disse à Correio TV: "É um registo diferente do anterior. Não serei tão contundente como um jornalista, mas colocarei perguntas de forma frontal, franca e civilizada".

O primeiro De Homem Para Homem deverá ir para o ar a meio do mês de Setembro, e será emitido, ao que tudo indica, no horário do antecessor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TVI24 integra Meo a partir de Setembro

O canal de notícias da TVI vai passar a integrar a grelha do Meo a partir de Setembro.

Esta mudança surge na sequência de um acordo entre a estação de Queluz e a Portugal Telecom, depois do canal TVI 24 se ter estreado na Zon, com um contrato de exclusividade de um ano.

Por diversas vezes, o presidente da Portugal Telecom, Zeinal Bava, mostrou interesse em integrar o canal na grelha do serviço de televisão Meo, que já ultrapassou os 700 mil clientes, representando cerca de 78 por cento dos clientes ADSL da PT e 27% das suas linhas geradoras de tráfego.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

"Quero abrir o programa com José Sócrates"

"De homem para homem" dará sequência a "Mulheres da minha vida" que termina amanhã na TVI 24. Manuel Luís Goucha quer aprimorar registo

A mãe do apresentador de "Você na TV" encerra amanhã a série de entrevistas de "Mulheres da minha vida", transmitido pela TVI24. No entanto, Manuel Luís Goucha já tem na calha o sucedâneo, cujo arranque acontecerá a 12 de Setembro. Intitulado "De homem para homem", Goucha receberá no programa de políticos a artistas incontornáveis. Para começar, quer ter o chefe de Governo. O apresentador vê vantagem na exibição do formato nos canais cabo. "As pessoas que vêem são só aquelas que os procuram".

"De homem para homem" baseia-se na mesma fórmula, só que aplicada ao sexo masculino?

É um programa diferente, ainda que a matriz seja a mesma - conversas longas, de 50 minutos, agora com homens. Com as mulheres, escolhi pessoas que verdadeiramente admiro e que tocam a minha vida, ou afectivamente, ou através do que escrevem, do que dizem e por aí, tirando a minha mãe e a Teresa Guilherme que é uma amiga de há 30 anos. Nomeadamente na política. Penso que não se esgotou a receita, mas 26 conversas é um número razoável. Até porque estou a trabalhar num livro sobre elas.

Por que não se chama "Homens da minha vida?

Até poderia chamar-se, se o grau de admiração fosse tão intenso. Sinceramente, são mais as mulheres que admiro do que propriamente homens. Estes homens com quem me interessa conversar têm o meu respeito, ou um outro elemento: o da intensa curiosidade. Em "Mulheres da minha vida" eu estava a beber todas as palavras das minhas convidadas, era um interveniente apagado. Este novo programa será um frente-a-frente entre um cidadão que coloca questões e um homem que pode ser de vários quadrantes. É um registo que ainda estou a aprender, e não aquele do espalhafato das manhãs.

Quem gostaria que fosse o primeiro convidado?

O primeiro-ministro. Aliás, já contactei o seu gabinete e aguardo resposta. Não será a típica entrevista jornalística. Interessa--me mais perceber o seu pensamento, o que conseguiu fazer, o que não conseguiu. Mas gostaria de conversar também com Passos Coelho, Jerónimo de Sousa, Manuel de Oliveira, Nicolau Breyner, Toni Carreira, Nadir Afonso, Júlio Pomar, Belmiro de Azevedo, Joe Berardo. Vou agora iniciar os convites.

Alguma figura que tivesse pena de ter deixado de fora em "Mulheres da minha vida"?

Sim, Maria Cavaco Silva, por uma questão de agenda. Falei com Manuela Eanes, Maria Barroso e Maria José Ritta. Faria sentido falar com ela também.

Teve recusas?

Tive um único não. Nem foi bem um não, foi alguém que não lhe apetecia muito falar naquela fase: Leonor Beleza.

De entre o leque de 26 emissões, qual a que mais releva?

A que mais me terá surpreendido foi com Manuela Ferreira Leite, porque conseguiu-se veicular uma imagem, que eu conhecia, mas a maioria das pessoas, não. Há 17 anos, por acaso, fiz uma viagem de uma semana no Nilo na qual Ferreira Leite também estava presente com a família. A conversa correu mesmo muito bem. Ela riu, emocionou-se. Julgo que terá servido para amaciar ideias erróneas acerca dela. Outro que me tocou foi o da Alice Vieira, que abriu a sua alma. Adorei, porque sou fã, conversar com a soprano portuguesa mais internacional, Elizabete Matos. E depois, o da minha mãe, em que se desfiam memórias desde que nasci.

Prevê que vá ser mais difícil conversar com homens?

As mulheres são muito mais corajosas, têm outra sensibilidade, conversar com elas é muito mais visceral. Acho que os homens medem mais as palavras, têm uma imagem a defender, vão mais pelo lado racional e não tanto pelo emocional.

Impõe limites a si próprio nas perguntas que faz?

É mais fácil perguntar-me se alguma convidada me impôs limites, o que nunca ninguém fez. Há uma regra que uso no dia-a-dia: posso perguntar tudo desde que o faça de uma forma elegante.

Como reagiria se lhe sugerissem uma pergunta encomendada?

Nunca pensei como reagiria, mas era capaz de me esquecer dessa pergunta (risos). Sou um bocado torcido. Irrita-me que alguém me diga para ir por ali.

Sente que esta não é a sua praia?

Não era a minha praia, mas há-de ser. Estou a formar-me. As pessoas conhecem-me num outro registo. Houve alguém que me perguntou: "Manel, quem é você, o espalhafatoso da manhã, ou o sério da noite?", eu respondi que era isso e muito mais. Uma pessoa não é preta nem branca, todos temos uma gama de cores. Uns optam por só usar esta ou aquela, outros usam-nas a todas.

Tem algum outro projecto gizado neste registo?

Estou nas manhãs e adoro o que faço. São uma grande escola. Quero fazer televisão até me apetecer. Aquela ideia de me porem a andar, comigo não dá. Vou-me embora quando me apetecer. Daqui a uns anos, gostaria de ter um programa de conversas. Mas tenho de me aprimorar, limar arestas.

Tem um restaurante. Um programa de culinária mais sofisticado está fora de planos?

Não sei. Para já, sim. Mas o universo do cabo permite fazer coisas diferentes. Em televisão só se podem fazer planos a seis meses, com ou sem contrato, porque de repente tudo muda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Este canal precisa de um grande investimento. A começar num director de programas só para o TVI24, e depois tem que apostar em programas de debate com gente conhecida e com notoriedade(porque não dar um programa a Marcelo Rebelo de Sousa?). É que agora já não desculpas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...