Jump to content

Religião


Ana Maria Peres

Posts Recomendados

  • 3 meses depois...
há 2 horas, Ambrósio disse:

Quem é que daqui do fórum andou na catequese? Eu andei e detestava aquilo. Era uma sala fria e a catequista batia-nos se falassemos. Era uma beata da igreja tipo Dona Olga de Beirais. Não suporto estes falsos moralistas. Cada vez menos!

Eu andei até ao 6º ano, depois quis sair, e estava sempre a dizer ao catequista que não acreditava em nada dquilo e que estava lá forçado. 

Uma vez ele pôs-me de castigo e eu enviei-lhe um avião de papel com insultos mal escritos, e ele ainda hoje fala disso. (Ele era primo do meu pai) 

Era do tipo: vai para a medra seu estúprido. :lol: 

Foi um tempo perdido da minha vida. 

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Ambrósio disse:

Quem é que daqui do fórum andou na catequese? Eu andei e detestava aquilo. Era uma sala fria e a catequista batia-nos se falassemos. Era uma beata da igreja tipo Dona Olga de Beirais. Não suporto estes falsos moralistas. Cada vez menos!

Eu andei na catequese até fazer o crisma no 10º ano. Na minha catequese ninguém nos batia e as aulas eram divertidas. Por vezes tínhamos aulas ao ar livre. Não me lembro de haverem por lá beatas felizmente. 

Também tive Educação Moral e Religiosa Católica do 5º ao 9 º ano e até gostava da disciplina.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tive Educação Moral e Religiosa Católica no 5º ano. Até não desgostava das aulas, quando víamos filmes e tal. E era só 45 minutos, Ainda bem que é opcional, e no 6º ano já não quis ter.  

Estamos num estado laico nunca poderia ser obrigatório, só se estiveses numa dessas escolas privadas da ıgreja católica.

Enviado do meu GT-I9195 através de Tapatalk

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso da Educação Moral e Religiosa nem era mau, era só ver filmes e fazer uns trabalhitos :haha:

Mas também só tive no 5º e 6º penso eu, depois não quis mais porque era uma perda de tempo e assim era menos uma aula que tinha (o horário do ensino básico é super carregado mesmo, é horrível na minha opinião).

Quanto a catequese, só andei um ano pra fazer a Primeira Comunhão (lembro-me que eram dois anos mas eu passei 1 ano a frente por já saber as rezas todas :haha:), mas depois não fiz mais nada, nem os meus pais me obrigaram a tal.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A catequese, como muitas coisas nesta vida, tem os seus altos e baixos, dependendo das pessoas que vão para lá ensinar. Eu andei até ao fim (10º ano) para fazer o crisma e apanhei de tudo. O problema é que a maioria das catequistas ou levam tudo à letra no duro e cru sobre a religião ou então andam lá praticamente e nem sabem fazer nada. Mais do que qualquer coisa a catequese é um lugar para os jovens conviver e debaterem a vida, os seus problemas, os desafios da vida, etc e procurar ampliar os nossos horizontes na base do convívio. Sem ofensa, pode parecer uma comparação brusca, a catequese deveria ser quase como uma reunião de alcoólicos anónimos. Agora, sem uma boa mentora (catequista) não se faz nada. As catequistas tem que saber levar os seus 'aprendizes' não é no "ai tens que estar aqui só porque Deus manda" ou qq coisa do género, não, a catequese vai além dos ensinamentos da igreja, pena que hoje em dia já poucos sabem fazer isso...

  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A única coisa que me oponho é os pais obrigarem os filhos a irem pra catequese, eles deviam ir porque querem se assim o entendessem e não por obrigação (é isso e o batismo em bebe, acho isso uma idiotice porque o bebe não pediu pra levar com agua fria na cabeça).

 

Editado por Forbidden
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 52 minutos, Forbidden disse:

A única coisa que me oponho é os pais obrigarem os filhos a irem pra catequese, eles deviam ir porque querem se assim o entendessem e não por obrigação (é isso e o batismo em bebe, acho isso uma idiotice porque o bebe não pediu pra levar com agua fria na cabeça).

 

Concordo em género, número e grau!

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Ambrósio disse:

Quem é que daqui do fórum andou na catequese? Eu andei e detestava aquilo. Era uma sala fria e a catequista batia-nos se falassemos. Era uma beata da igreja tipo Dona Olga de Beirais. Não suporto estes falsos moralistas. Cada vez menos!

"beatas" há em todo o lado, um amigo meu era assim, mas depois levou um raspanete e disseram lhe tudo o que havia para dizer, e até lhe disseram que ele andava a ser uma personagem e não ele mesmo, ele não tem ido á igreja nem nada e tornou-se uma pessoa chata, arrogante e só pensa em trabalho.. E tal como tu, não suporto esse tipo de gente e evito-as.. e esse meu amigo já mal falo com ele, apesar de o ter visto nos últimos tempos

Eu apesar de ser da Igreja, tive os meus afastamentos. Tive catequese até fazer a Comunhão Solene, voltei para fazer o crisma e lá continuo, andei no Grupo de Jovens e vou ás missas e pertenço ao Caminho Neocatecumenal.


 

Editado por Linkin
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fui obrigado a fazer a profissão de fé, e no dia em que era para fazer isso, fugi de casa e só apareci no dia seguinte. 

Não fiz o crisma tb, nem sei para que serve, sinceramente.

Fiz a primeira comunhão só, e nem sei para quê. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma coisa é certa a catequese que é dada na cidade é muito diferente da catequese na aldeia. Na cidade a mentalidade das pessoas em relação à religião é muito aberta. Digo isto porque tive a minha catequese toda na cidade e até gostava mas quando fui viver para a aldeia uma vez cheguei cedo demais para a missa e como a catequese lá era dentro da igreja pus-me a ouvir e só me dava pena de ver as crianças a serem ensinadas como se estivessem em 1920. Parece que ainda me estou a lembrar da velhota a dizer à criança que ela ia para o inferno só pela criança ter dito que não gostava de ir à missa e de estar ali. 

há 5 horas, Linkin disse:

"beatas" há em todo o lado, um amigo meu era assim, mas depois levou um raspanete e disseram lhe tudo o que havia para dizer, e até lhe disseram que ele andava a ser uma personagem e não ele mesmo, ele não tem ido á igreja nem nada e tornou-se uma pessoa chata, arrogante e só pensa em trabalho.. E tal como tu, não suporto esse tipo de gente e evito-as.. e esse meu amigo já mal falo com ele, apesar de o ter visto nos últimos tempos

Acho que vocês fizeram mal em tê-lo chamado à razão. É tão engraçado e divertido falar sobre certos assuntos com essas pessoas.:lol: Escandalizam-se por tudo e por nada.

há 1 hora, João F. disse:

Fui obrigado a fazer a profissão de fé, e no dia em que era para fazer isso, fugi de casa e só apareci no dia seguinte. 

Não fiz o crisma tb, nem sei para que serve, sinceramente.

Fiz a primeira comunhão só, e nem sei para quê. 

Eu lembro-me de ir com roupa normal: calças de fato, camisa branca e laço mas sei que nas aldeias usam roupa diferente tipo religiosa.Tinhas medo ou vergonha de usar aquelas roupas patéticas que vestem na profissão de fé? 

O Crisma serve para um dia mais tarde poderes ser padrinho de um bebé ou padrinho de algum casamento.

A primeira comunhão serve para poderes comungar na missa. 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado por ser tanta gente a participar no tema que iniciei antes de mais.  Peço desculpa não responder a todos mas nem imaginam as mil e uma coisas que tenho pra fazer... adiante!

Eu tive catequese no 1°, 2°, 3° e 6° ano. Tudo isto no centro da cidade.

No primeiro ano tive uma catequista idosa mas muito mente aberta e simpática. Nessa altura adorava ir lá.  E víamos filmes e tudo. No 2° ano igual e fiz a primeira comunhão nesse ano. Nada contrariado.  No 3° a catequista reformou se porque teve um problema qualquer nas costas mas felizmente está td bem pq ainda a encontro na rua. Tive  a tal que nos batia e dizia aquelas coisas do inferno e isso. Chorava sempre que era para ir e uma vez faltei e fiquei no parque infantil ao pé da igreja a brincar. E quando a catequista uma vez bateu a um, uma ajudante que estava com ela muito nova disse para não contarmos nada aos pais. Abandonei a catequese depois nos 2 anos seguintes. No sexto ano um amigo meu convenceu me a ir para não estar sozinho sem ninguém conhecido e lá fui. Fiz a profissão de fé.  Depois saí e nunca voltei por falta De tempo mas tb agora não tenho vontade nenhuma. Quanto a ir à missa em pequeno ia todos os domingos mas agora só vou na Páscoa e no Verão nas procissões da terra dos meus avós. Não ligo muito a religião mas gosto de ir àquelas procissões mais pelo convívio e caminhar.  E sinto me bem. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, os sacramentos da igreja católica são sete: Batismo, Primeira Comunhão, Crisma, Matrimônio, Ordem (Sacerdócio) e a Unção dos Enfermos. O batismo nada mais é uma entrada para o reino de Deus, Jesus instituiu este sacramento como uma forma de aliança do Pai, Filho e Espírito Santo, com isso nos tornamos um só com Ele, uma entrada da salvação. A catequese muito questionada aqui neste tópico, nada mais é do que aprender desde criancinha os ensinamentos de Deus, vamos a escola desde pequenos não vamos?, então, como crianças, podemos aprender desde cedo as coisas de Deus. A primeira comunhão é a entrada da instituição que Jesus instituiu como principal na igreja que é a comunhão, a partilha com o próximo. Crisma é a confirmação na fé, como criança nós somos batizados pelos pais que nos conduz a fé religiosa, com o Crisma (que é uma renovação batismal), nós já adultos confirmamos a seguir a fé católica, a servir a igreja, dentre deles pastorais, ser missionários, levar e evangelizar a palavra de Deus. 

Sou contra pais levarem crianças a batizar ou fazer a primeira comunhão sem ao menos estarem inseridos na igreja, só para ter um simples sacramento, sem entenderem o que é estes sacramentos. Hoje em dia é muito comum aqui no Brasil, pessoas fazerem os sacramentos na criança sem ao menos ir a missa ou engajados na igreja, ou mesmo estar em uma outra religião ou ceita. Agora se os pais querem levar os filhos a fazer estes sacramentos é obrigação dos pais conduzirem seus filhos a levar (a catequese) e a ensinar desde cedo a eles o que representa a fé católica no meio deles.

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Ambrósio disse:

Obrigado por ser tanta gente a participar no tema que iniciei antes de mais.  Peço desculpa não responder a todos mas nem imaginam as mil e uma coisas que tenho pra fazer... adiante!

Eu tive catequese no 1°, 2°, 3° e 6° ano. Tudo isto no centro da cidade.

No primeiro ano tive uma catequista idosa mas muito mente aberta e simpática. Nessa altura adorava ir lá.  E víamos filmes e tudo. No 2° ano igual e fiz a primeira comunhão nesse ano. Nada contrariado.  No 3° a catequista reformou se porque teve um problema qualquer nas costas mas felizmente está td bem pq ainda a encontro na rua. Tive  a tal que nos batia e dizia aquelas coisas do inferno e isso. Chorava sempre que era para ir e uma vez faltei e fiquei no parque infantil ao pé da igreja a brincar. E quando a catequista uma vez bateu a um, uma ajudante que estava com ela muito nova disse para não contarmos nada aos pais. Abandonei a catequese depois nos 2 anos seguintes. No sexto ano um amigo meu convenceu me a ir para não estar sozinho sem ninguém conhecido e lá fui. Fiz a profissão de fé.  Depois saí e nunca voltei por falta De tempo mas tb agora não tenho vontade nenhuma. Quanto a ir à missa em pequeno ia todos os domingos mas agora só vou na Páscoa e no Verão nas procissões da terra dos meus avós. Não ligo muito a religião mas gosto de ir àquelas procissões mais pelo convívio e caminhar.  E sinto me bem. 

No secundário não tens assim tanto para fazer, se achas muito, imagina quando chegares à universidade. :P 

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu andei na catequese 4 anos. Só fiz a Primeira Comunhão. A catequista era uma senhora já idosa. As aulas consistiam na leitura do livro daquele ano e na tal senhora a explicar os textos. Lembro-me que um dos livros se chamava "Jesus gosta de mim". No fim, fazíamos um desenho acerca do que tínhamos aprendido na aula. Depois da aula íamos à missa (a aula era uma hora antes da missa). Lembro-me que, nos primeiros dias, em vez de dizer "Hosana nas alturas" dizia "Ó Sandra nas alturas.". Era o que eu percebia. Depois deixei de ir porque deixei de ter pressão dos meus pais para o fazer.

Acho que a catequese pode ser uma coisa gira, se servir para os jovens conviverem e partilharem as suas dúvidas, como o João 94 disse. Por falar nisto, eu conheço uma pessoa que é de uma religião cristã não católica (evangélica) e os encontros de jovens deles parecem seguir mais essa abordagem.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Manuel Silva disse:

Acho que vocês fizeram mal em tê-lo chamado à razão. É tão engraçado e divertido falar sobre certos assuntos com essas pessoas.:lol: Escandalizam-se por tudo e por nada.

Mal? ahahaha, ele achava o "maior" e agora anda afastado e se perguntares isso, ele nem "pia".. 

Lembro me da catequista do meu primeiro ano que era bem jeitosa.. :$ :lol: 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, João F. disse:

No secundário não tens assim tanto para fazer, se achas muito, imagina quando chegares à universidade. :P 

Se calhar já cá não estarei para contar a história :P Nem quero pensar nisso... mas se calhar com a maturidade habituo-me...

Só que agora tive com trabalho a dobrar porque faltei uns dias no mês passado e perdi matéria.

Editado por Ambrósio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 horas, Jenny disse:

Eu andei na catequese 4 anos. Só fiz a Primeira Comunhão. A catequista era uma senhora já idosa. As aulas consistiam na leitura do livro daquele ano e na tal senhora a explicar os textos. Lembro-me que um dos livros se chamava "Jesus gosta de mim". No fim, fazíamos um desenho acerca do que tínhamos aprendido na aula. Depois da aula íamos à missa (a aula era uma hora antes da missa). Lembro-me que, nos primeiros dias, em vez de dizer "Hosana nas alturas" dizia "Ó Sandra nas alturas.". Era o que eu percebia. Depois deixei de ir porque deixei de ter pressão dos meus pais para o fazer.

Acho que a catequese pode ser uma coisa gira, se servir para os jovens conviverem e partilharem as suas dúvidas, como o João 94 disse. Por falar nisto, eu conheço uma pessoa que é de uma religião cristã não católica (evangélica) e os encontros de jovens deles parecem seguir mais essa abordagem.

Eu lembro-me desse livro "Jesus Gosta de Mim". E havia outro que era "Estou com Jesus". Ainda os tenho cá. O do 3º ano não sei o que lhe fiz mas devo-lhe ter dado sumiço dado o trauma desse ano :P

Concordo com o que dizes da catequese poder ser gira. Eu nos 2 primeiros anos era como a tua catequese, mas depois é que piorou. É preciso é um bom catequista.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Ambrósio disse:

Se calhar já cá não estarei para contar a história :P Nem quero pensar nisso... mas se calhar com a maturidade habituo-me...

Só que agora tive com trabalho a dobrar porque faltei uns dias no mês passado e perdi matéria.

Pensa que estás quase de férias. :P 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...