Jump to content

Grafismo e Promoção RTP2


Corppiz

Posts Recomendados

há 1 hora, TiagoAGCF disse:

A RTP2 também acabou com o slogan "Quem vê, quer ver". Agora o novo slogan é "Culta e Adulta"

Screenshot_2016-05-09-20-08-57.png

Aqui está a RTP2 que os pseudo-intelectuais queriam há anos... e com tantas imagens antigas parece uma apresentação da RTP Memória, por amor de deus.
Parabéns Teresa Paixão, estas a fazer com que eu passe a ignorar um canal que adorei durante anos.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, canal5 disse:

Excelente, o Portugal 3.0 apareceu à 00.30 e só vai ser transmitido precisamente à meia-noite e cinquenta e nove... É "culta e adulta" mas a continuar a fazer de burros os espectadores, como sempre. Enfim!

Será que eu e o @canal5 somos os únicos a achar que este slogan é uma pura estratégia de marketing?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, Televisão 10 disse:

E a Teresa Paixão disse na Página 2 que o Jornal 2 vai passar a começar às 21h30 em julho... deve ser nessa altura que mudam o grafismo do Jornal...

Espero que finalmente usem música 100% original, é certo.

E já vi um separador, meteram cenas da série infantil alemã "Cavaleiro Ferrugem" intercaladas com cenas de uma série prestigiada europeia ou qualquer coisa parecida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minutp, Rmeteora disse:

Diz que a "RTP2 é um canal para minorias diferenciadas". Primeiro não sei o que significa precisamente, segundo, a RTP2 não tem que se dirigir a minorias, mas sim a toda a gente. Serviço público sem público não é serviço público. Tem que ter uma programação generalista, variada, alternativa, de qualidade sim, mas nunca que exclui. Ser um canal para minorias não se enquadra neste cenário, e faria com que a RTP2 passasse a ser um canal temático... com audiências de canal temático.

É isto! Alguém que ponha isto aquelas cabecinhas pensadoras.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Rmeteora disse:

No que diz respeito ao grafismo, já se esperava que seria um retrocesso comparado com o anterior.
Para quê mudar o que estava quieto? O grafismo anterior não estava nada gasto (14 meses anteontem!) e era geralmente apreciado pelos telespectadores.
Sacrificar o melhor grafismo de sempre da RTP2 em nome da coerência não me parece ser correcto, mas pronto são escolhas que se entendem.

Tínhamos visto até agora três cores "oficiais" para o logótipo da RTP2 : amarelo-torrado do site, amarelo-limão da captura do Zapping, e cor-de-pele num vídeo removido há uns meses. O mais consensual era o amarelo do site da RTP, escolheram os dois outros... :dry:
O grafismo da RTP2 é o que mais quebra a coerência entre os canais RTP, pois tem duas cores e usa no separador de publicidade uma versão Black da tipografia oficial. Why not.
A nível da sonoridade, gosto bastante é está na continuidade dos últimos grafismos desde 2007. Só não gosto dos sons de trompete agudos que inseriram no meio de um ambiente sonoro calmo. Há aqui um contraste um pouco desagradável. :/
Em relação aos separadores, eram bons para um canal infantil (fazem-me até muito lembrar o genérico dos blocos infantis da France 4...), mas para um canal generalista como a RTP2 menos. Quanto mais quando se diz "adulta". A RTP2 não é só bonecos e documentários/concertos clássicos, e os separadores não refletem isso.

Mas o que mais me desiludiu hoje, foi não ter havido uma verdadeira remodelação da grelha do canal, como sucedeu na RTP3, RTP Memória e RTP1. Tanto bláblá para dizer que mudamos... mas que tudo continua na mesma. A Teresa Paixão ela própria reconheceu no Página 2 que nada mudava.
Não acho que é uma boa estratégia para um canal que perde audiências sem descontinuar desde 2009 e que consegue ser em 2016 o 8° canal nacional atrás de canais de televisão paga ; sangue novo e ambição precisam-se para o 2° canal público de Portugal!

Diz que a "RTP2 é um canal para minorias diferenciadas". Primeiro não sei o que significa precisamente, segundo, a RTP2 não tem que se dirigir a minorias, mas sim a toda a gente. Serviço público sem público não é serviço público. Tem que ter uma programação generalista, variada, alternativa, de qualidade sim, mas nunca que exclui. Ser um canal para minorias não se enquadra neste cenário, e faria com que a RTP2 passasse a ser um canal temático... com audiências de canal temático.
Quando se quer promover cultura e qualidade, não é lá muito bom perder relevância e voz no panorama de canais pois não? Espero que acordem a tempo, antes que seja tarde...

Usa duas cores, mas a principal é o amarelo limão. Além disso, na RTP1 e RTP 3 também usam um tom de azul mais escuro e outro mais claro.

Editado por Televisão 10
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, canal5 disse:

Aqui está a RTP2 que os pseudo-intelectuais queriam há anos... e com tantas imagens antigas parece uma apresentação da RTP Memória, por amor de deus.
Parabéns Teresa Paixão, estas a fazer com que eu passe a ignorar um canal que adorei durante anos.

Mais quais pseudo-intelectuais? Conheces minimamente a história da RTP2? Conheces as suas obrigações de serviço público? A cultura sempre fez parte da RTP2, achar que isso é coisa só para pseudo-intelectuais é, além de um preconceito absurdo, achar que a RTP2 deve ir atrás da mediocridade reinante. E eu sou daqueles que acha que a RTP2 não tem feito o suficiente para evitar a queda de audiências, mas isso é porque acho que é possível conciliar uma programação alternativa (com cultura e não só) com níveis de audiência minimamente satisfatórios, sem ter que ceder na qualidade e no cumprimento do serviço público. Que a RTP2 não seja um canal de um nicho, mas de vários nichos, e que para esses públicos específicos (o infantil, o dos documentários, o da música clássica, o do cinema independente, o das grandes produções europeias, o das modalidades, o das sitcoms americanas, etc etc etc) seja uma referência, como já foi.

Quanto ao slogan... ridículo. Deve ter vindo das mesmas mentes brilhantes que fizeram o "Continua" da RTP1. Aliás, eles fazem questão de meter desenhos animados em tudo o que é separador para realçar o ridículo do slogan. :rolleyes:
As cores não me agradam muito, mas pronto... ainda não vi bem a utlização do grafismo no ar, mas parece-me ter alguma dinâmica. Ainda assim, não deve tardar muito até ter saudades do grafismo anterior. 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, miguelalex23 disse:

Quanto ao slogan... ridículo. Deve ter vindo das mesmas mentes brilhantes que fizeram o "Continua" da RTP1. Aliás, eles fazem questão de meter desenhos animados em tudo o que é separador para realçar o ridículo do slogan. :rolleyes:
As cores não me agradam muito, mas pronto... ainda não vi bem a utlização do grafismo no ar, mas parece-me ter alguma dinâmica. Ainda assim, não deve tardar muito até ter saudades do grafismo anterior. 

Verdade. Não percebo. A RTP1 e RTP2 tinham slogans tão bons. O "Somos o Primeiro" e "Quem Vê Quer Ver" eram excelentes e foram substituílos por dois slogans que não fazem sentido nenhum. Não se percebe mesmo.:|

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 minutos, LFTV disse:

Verdade. Não percebo. A RTP1 e RTP2 tinham slogans tão bons. O "Somos o Primeiro" e "Quem Vê Quer Ver" eram excelentes e foram substituílos por dois slogans que não fazem sentido nenhum. Não se percebe mesmo.:|

Mudavam a imagem deixavam os slogans mas não toca mudar tudo fogo... isto vai de mal a pior 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só soube agora do novo grafismo, porque ao fazer zapping reparei no novo logótipo da 2.

Não gostei lá muito... Mas aquela transição do antigo grafismo (excelente) para o actual antes do Jornal 2 de ontem ficou engraçada :)

E como são os separadores de publicidade?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 09/05/2016 at 23:27, miguelalex23 disse:

Mais quais pseudo-intelectuais? Conheces minimamente a história da RTP2? Conheces as suas obrigações de serviço público? A cultura sempre fez parte da RTP2, achar que isso é coisa só para pseudo-intelectuais é, além de um preconceito absurdo, achar que a RTP2 deve ir atrás da mediocridade reinante. E eu sou daqueles que acha que a RTP2 não tem feito o suficiente para evitar a queda de audiências, mas isso é porque acho que é possível conciliar uma programação alternativa (com cultura e não só) com níveis de audiência minimamente satisfatórios, sem ter que ceder na qualidade e no cumprimento do serviço público. Que a RTP2 não seja um canal de um nicho, mas de vários nichos, e que para esses públicos específicos (o infantil, o dos documentários, o da música clássica, o do cinema independente, o das grandes produções europeias, o das modalidades, o das sitcoms americanas, etc etc etc) seja uma referência, como já foi.

Quanto ao slogan... ridículo. Deve ter vindo das mesmas mentes brilhantes que fizeram o "Continua" da RTP1. Aliás, eles fazem questão de meter desenhos animados em tudo o que é separador para realçar o ridículo do slogan. :rolleyes:
As cores não me agradam muito, mas pronto... ainda não vi bem a utlização do grafismo no ar, mas parece-me ter alguma dinâmica. Ainda assim, não deve tardar muito até ter saudades do grafismo anterior. 

Conheço. Desde que me conheço que a RTP2 era a televisão "só para intelectualóides", mas sempre vi que era mentira e até procurei desmitificar isso com os meus amigos e a minha família. Foi graças à RTP2 que vi grandes séries, que tenho grandes recordações de infância não só com os desenhos animados mas com as séries que falava na escola com os meus amigos como o Everybody Hates Chris, o Chuck ou da mítica Friends e aquelas das mais dramáticas como o Serviço de Urgência ou do grande 24. Sou do tempo do Quiosque que me informava quando achava o Telejornal demasiado chato, do Kulto ou do P.I.C.A. Do tempo em que me ria com a Revolta dos Pasteis de Nata, o Sempre em Pé ou os grandes tempos do 5. Também vi grandes documentários, grandes filmes na Sessão Dupla com os clássicos do cinema. Era um canal que conseguia ser infomal e cultural ao mesmo tempo, e era bem aceite dessa maneira.
Até o maravilhoso Relvas vir com a história da privatização era o canal que mais me gozo e tempo passava a ver. Quando finalmente essa ideia foi esquecida, parecia que o canal se queria tornar acessível a todos até como os separadores que agora foram deitados ao lixo mostravam. 
O resto o @RMeteora já disse, não se admirem de qualquer dia terem menos de 1% e voltarem a ser perseguidos pelos políticos e pelo povinho para o canal ser fechado...

Editado por canal7
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...