Jump to content

Memórias RTP2


miguelalex23

Posts Recomendados

On 07/10/2018 at 15:38, ATVTQsV disse:

LUSITANIATV mitou qual Bonoro, mais um fim de emissão delicioso

Sempre adorei os finais de emissão desta época mais alterna da RTP2. Facto curioso: nessa programação conseguimos ver o terceiro título que Portugal dá à série de animação para adultos "Duckman"!

Temos "As Aventuras de Duckman" aquando da sua estreia, "O Pato" quando foi dobrado (lost media!) e, agora, "Duckman, O Trapalhão".
Segundo a RTP2, a série era para os, e cito, "Simpsonmaníacos".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 58 minutos, OTalAntiquado disse:

Sempre adorei os finais de emissão desta época mais alterna da RTP2. Facto curioso: nessa programação conseguimos ver o terceiro título que Portugal dá à série de animação para adultos "Duckman"!

Temos "As Aventuras de Duckman" aquando da sua estreia, "O Pato" quando foi dobrado (lost media!) e, agora, "Duckman, O Trapalhão".
Segundo a RTP2, a série era para os, e cito, "Simpsonmaníacos".

Das melhores fases do canal. Uma grelha meio premium tipo antes da TV2 porém desafiada por rotinas diárias que envolviam A Fé dos Homens, o extinto Acontece (os sucessores não tiveram o mesmo impacto) e o Jornal 2 numa hora tardia. Ainda assim passava grandes fitas e bate a grelha actual.

Acho que a RTP 2 tinha uma essência algo premium até 2004, quando a 2: foi criada. A RTP 2 actual segue os passos da 2: mas sem sucesso.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de uma fase difícil em 2012/13 em que o futuro do canal esteve em causa, a qualidade do canal melhorou. O problema da RTP2 é só um: a organização da grelha que é terrível. A Teresa Paixão - que é excelente a escolher programas - devia ter alguém que a ajudasse nesse campo.

Acho que também era altura de reduzir os espaços infantis, sobretudo ao final da tarde, deviam acabar com o espaço infantil às 19 e apostar em séries juvenis nesse horário.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já há vinte anos teve outro problema: a grelha era limitada e começava por volta das 16 horas de segunda a sexta. Por volta do ano 2000 passou a emitir de manhã com a estreia do Hora Viva. Quando este se mudou para a RTP 1 a grelha arrancava com o RTP Crianças que trocou de canal. Também chegou a ter um simultâneo gigantesco com o Euronews que costumava durar cinco ou seis horas até investirem no horário matinal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 minutos, LP 98 disse:

Mesmo antes de terminar uma das minhas cassetes, logo após a emissão do filme Barton Fink em sessão Cine Paraíso, aparece por um segundo a saudosa Helena Ramos, no dia 5 de julho de 1994.

148129600_cineparaso5-7-19942.jpg.b79ba69bde492e47603f66bbad954367.jpg

Isto é continuidade? Pensava que tinha acabado quando o Canal 2 passou a ser TV2?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 27 minutos, LP 98 disse:

Mesmo antes de terminar uma das minhas cassetes, logo após a emissão do filme Barton Fink em sessão Cine Paraíso, aparece por um segundo a saudosa Helena Ramos, no dia 5 de julho de 1994.

148129600_cineparaso5-7-19942.jpg.b79ba69bde492e47603f66bbad954367.jpg

Só esta imagem já é ouro!

Editado por ATVTQsV
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por falar em continuidade em em coisas que aparecem em um segundo. Tenho uma cassete em que aparece este cenário da continuidade duarante um segundo, penso que seria em 87-88 porque aparecia RTP encaixado durante o filme que antecedia essa locução:

cont28.jpg

Nota:Tirei a imagem do site Brinca Brincando, só para saberem

Editado por Vascof2001
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, ATVTQsV disse:

Sobre a enigmática locutora de continuidade em 1994: teria a TV2 voltado temporariamente a esta prática no mesmo ano? O facto de haverem várias fitas e uma cor alaranjada na parede levam-me a acreditar que o segundo grafismo da TV2 já estava em uso.

Não acredito que a TV2 tivesse mudado de grafismo antes da 1:

 

Editado por Vascof2001
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Vascof2001 disse:

Não acredito que a TV2 tivesse mudado de grafismo antes da 1:

 

Parece que era uma mudança faseada. Se fosse o encerramento era a locutora e depois a grelha da TV2 com o fundo vermelho e os quartzos a seguir. No encerramento ainda usavam o separador dos quartzos até 1996 no fim do hino.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, ATVTQsV disse:

Sobre a enigmática locutora de continuidade em 1994: teria a TV2 voltado temporariamente a esta prática no mesmo ano? O facto de haverem várias fitas e uma cor alaranjada na parede levam-me a acreditar que o segundo grafismo da TV2 já estava em uso.

Em julho? Hmm... Tal como o @Vascof2001 disse, não acredito. Além disso, sempre julguei que a última emissora a ter locutora de continuidade foi a TVI, e que por essa altura já esse "serviço" tivesse acabado. Não sei, eu cá suponho que a locução da Helena Ramos provavelmente seria específica do Cine Paraíso, mas como não consegui encontrar outros registos da dita sessão, torna-se difícil confirmar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Hoje é o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA e recordamos o tempo em que os canais da RTP se ornamentavam com um laço vermelho para que os telespectadores ficassem sensibilizados sobre a doença. A exemplo ilustrativo, um Hugo de há precisamente vinte anos.

A RTP deixou de colocar laços neste dia em 2004 mais ou menos.

  • Gosto 1
  • Adoro 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pergunta: mais alguém se lembra como era o separador de Natal de 2007? Lembro-me que tinha a mesma sonoridade do separador de piano mas não me lembro de como era.

Sei que havia outro separador que era de outono que dava às vezes que era a preto e branco mas com folhas em cores de outono (as cores da RTP 2) a caírem e com a mesma música de fundo. Se calhar o separador de Natal era parecido esteticamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, ATVTQsV disse:

Pergunta: mais alguém se lembra como era o separador de Natal de 2007? Lembro-me que tinha a mesma sonoridade do separador de piano mas não me lembro de como era.

Sei que havia outro separador que era de outono que dava às vezes que era a preto e branco mas com folhas em cores de outono (as cores da RTP 2) a caírem e com a mesma música de fundo. Se calhar o separador de Natal era parecido esteticamente.

Seria o mesmo de 2008? Não me lembro de mais nenhum, se calhar não houve nesse ano.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 16/11/2018 at 16:30, Rangel disse:

Acho que também era altura de reduzir os espaços infantis, sobretudo ao final da tarde, deviam acabar com o espaço infantil às 19 e apostar em séries juvenis nesse horário.

Mais tarde ou mais cedo, a RTP2 terá também de renovar o Jornal 2. Afinal de contas, permanece praticamente estagnado há quase cinco anos...

Parece-me que a Teresa Paixão não se apercebeu que a RTP2 completa meio século de existência neste mês de Dezembro. Já que os recursos não chegam para produzir um documentário, poderiam pelo menos criar uns separadores alusivos a essa efeméride!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, pedrodepinto disse:

Parece-me que a Teresa Paixão não se apercebeu que a RTP2 completa meio século de existência neste mês de Dezembro. Já que os recursos não chegam para produzir um documentário, poderiam pelo menos criar uns separadores alusivos a essa efeméride!

Em depoimentos da Teresa Paixão em edições mais recentes do Voz do cidadão, aparece atrás dela uma fotocópia a dizer RTP 50 anos e em 2 em forma de um coração 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pior já era a qualidade da série, que ultimamente tem caído e nos EUA continua vivo, com mais de vinte temporadas que nem um zombie.

Sobre o separador de Natal de 2007, sim, houve. A de 2008 só deu em 2008, não me lembro de ser utilizado no ano anterior. Acho que foi em 2008/2009 que comecei a ver os primeiros sinais de desgaste do grafismo e o pior foi aquele de Natal de 2009, usado durante anos a fio com a sonoridade irritante de 2008, realmente parecia muito infantil.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...