Jump to content
miguelalex23

Memórias RTP2

Recommended Posts

Hoje na Voz do Cidadão mostrou uma imagem da grelha da Universidade Aberta quando esta era um contentor educativo e não um magazine promocional da UA.

O genérico:

Deixou de ser usado em 2007 que eu saiba.

• Like 1

Muitas manhãs de sábado no final da década de 90 e inicio da de 2000 passei a ver as aulas da Universidade Aberta...

Também tinham um espaço de meia-hora na Rádio Renascença entre as 22.00 e as 22.30 diariamente nessa época. E creio que ao fim de semana havia um outro espaço mas sem certeza.

• Like 2

Abertura do Escola Paraíso em 1994. Fonte do vídeo na descrição. O DOG da TV2 aparecia depois do apresentador introduzir o programa, aqui um episódio de Faerie Tale Theatre (Vamos ao Teatro) que era emitido com legendas (a Teresa Paixão de hoje iria ficar consternada só por causa de haver legendas, mas houve um tempo em que haviam programas infantis legendados, até na RTP, e pelo que vi no Facebook, a TPA 2 passa o Capitão Planeta com as mesmas cópias que a RTP deu nos anos 90, legendas e tudo)

@LP 98 Eu até te implorava pra publicar o fecho. Infelizmente, a cassete acabou ainda sem aparecer um único segundo da grelha, o que é pena, mas só por causa destes segundos é que podemos contemplar o facto de que a RTP 2 usou os mesmos fundos da grelha que a RTP 1.

Temos de esperar por um novo carregamento do LUSITANIATV. Talvez por volta do Carnaval, que para o ano calha na semana de aniversário da RTP.

• Like 1

há 11 horas, ATVTQsV disse:

O instrumental que se ouve no final da rúbrica "Cineclube" logo no princípio deste video faz-me lembrar isto:

Edited by LAboy 456

há 2 horas, Vascof2001 disse:

Então a 2 fez anos há uma semana e ninguem lembrou-se disso?

A RTP preferiu falar sobre o aniversário do canal no dia em que fez a festa de aniversário, cerca de duas semanas antes.

Promos e encerramento do Canal 2 publicados separadamente por mim (o link do vídeo está na descrição). Bem, por hoje é tudo. Fique em paz. Durma, se for capaz. Até amanhã.

• Like 2

Encerramento do Troféu (e da emissão) de 6 de Junho de 1987.

há 35 minutos, Vascof2001 disse:

2º genérico do Informação 2, estreado em 1980?

Edited by LP 98

há 7 minutos, LP 98 disse:

2º genérico do Informação 2, estreado em 1980?

Sim, pelo menos o logótipo mas a imagens são do ano de 82. As segundas são alusivas ao fim do noticíario por parte do diretor do conselho de admistração

Edited by Vascof2001

É mesmo raro. Sobretudo a parte do relógio a ir à mira (e o relógio ainda a preto e branco). Supostamente o genérico de abertura da RTP (talvez da RTP 2) começava com uma espécie de animação da mira a desmontar, mas acho que tal não era o caso. Acho que algum "ancião" com mais de quarenta anos deverá saber.

E acho que enfiaram o primeiro genérico aquando do seu fecho. Imagine se ainda hoje a RTP 1 e a 2 tivessem as suas próprias redacções de informação como a Rai.

há 1 minuto, ATVTQsV disse:

É mesmo raro. Sobretudo a parte do relógio a ir à mira (e o relógio ainda a preto e branco). Supostamente o genérico de abertura da RTP (talvez da RTP 2) começava com uma espécie de animação da mira a desmontar, mas acho que tal não era o caso. Acho que algum "ancião" com mais de quarenta anos deverá saber.

E acho que enfiaram o primeiro genérico aquando do seu fecho. Imagine se ainda hoje a RTP 1 e a 2 tivessem as suas próprias redacções de informação como a Rai.

Acho que explicação para a mira é que mudaram de reloógio para VT com a videotape parada.

E é de notar o relógio a preto e branco, quando não tinham equipamento na altura para pintar o relógio de azul (no Reino Unido pintavam os relógios electronicamente na altura). 1982 e ainda com um cheiro a 1980.

há 4 horas, ATVTQsV disse:

E é de notar o relógio a preto e branco, quando não tinham equipamento na altura para pintar o relógio de azul (no Reino Unido pintavam os relógios electronicamente na altura). 1982 e ainda com um cheiro a 1980.

Provavelmente o relógio até era filmado ainda com uma câmara preto e branco. O relógio azul que apareceu em 1982/83, apesar de ter um design semelhante, creio que não é o mesmo Omega dos anos 70.

On 28/01/2019 at 18:52, Vascof2001 disse:

O tema músical da "Informação/2" em 1982 (logo no ínicio do video após a visualização do relógio da Omegaé bem viciante...

Edited by LAboy 456

Jornal das 9 (segunda metade).

O tempo com grafismo a condizer com os genéricos de abertura e encerramento (hino nacional) da altura.

Edited by ATVTQsV

há 1 hora, ATVTQsV disse:

Jornal das 9 (segunda metade).

Provávelmente no Verão de 1992, já que o jornalista referencia os 78 anos da declaração de guerra do Império Austro-Hungaro contra a Alemanha:  https://en.wikipedia.org/wiki/Assassination_of_Archduke_Franz_Ferdinand

Edited by LAboy 456

Isto já foi respondido há dias. É um canal fake que há uns meses passou a usar a designação "Vasco Ferreira 2019". Inicialmente eu julgava que o canal era dele, pois fazia a evolução dos genéricos dos noticiários e adicionava datas, mas depois comecei a desconfiar.

• Thanks 1

há 50 minutos, ATVTQsV disse:

Isto já foi respondido há dias. É um canal fake que há uns meses passou a usar a designação "Vasco Ferreira 2019". Inicialmente eu julgava que o canal era dele, pois fazia a evolução dos genéricos dos noticiários e adicionava datas, mas depois comecei a desconfiar.

Pois, eu pensei que o Vasco F. daqui do fórum pudesse ser Ferreira de apelido. Mas depois comecei a ver todos aqueles vídeos copiados do Lusitania...

Edited by LP 98

há 12 horas, LP 98 disse:

@Vascof2001 Uma questão: este canal é teu?

Não! Quando comecei a publicar coisas de cassetes no meu canal, com o meu nome, Vasco Ferreira, um tal de João Pedro (se calhar o mesmo que foi banido do fórum há uns tempos) apercebeu-se do sucesso do meu canal e mudou o nome do seu canal para "Vasco Ferreira 2018". 

• Shock 1

Estou com muita sorte porque alguém ainda não roubou os meus intervalos da SIC de 1998 que saquei da novela Vidas Cruzadas. Direi apenas que estou seguro.