Jump to content

Memórias RTP2


miguelalex23

Posts Recomendados

há 18 minutos, ATVTQsV disse:

Afinal, este fecho, segundo um comentário do Transmontano de Gema, data da noite de 19 para 20 de Abril de 1998.

@LP 98, @Vascof2001, para a Comarca de Arganil se faz favor

Pelos vistos tinha dado o filme dia 20, mas segundo a Comarca tinha dado Bonanza no lugar de Negócios de familia, e desenhos animados do Tex Avery entre o Hugo e confissões de adolescente. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Vascof2001 disse:

Pelos vistos tinha dado o filme dia 20, mas segundo a Comarca tinha dado Bonanza no lugar de Negócios de familia, e desenhos animados do Tex Avery entre o Hugo e confissões de adolescente. 

Fora isso, grelhas idênticas, mas pode ser por causa de mudanças feitas à beira do próprio dia. Estes fins de emissão são importantes porque dá para ver a verdadeira grelha ao contrário da imprensa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então continua o mistério daquele grafismo do Jornal 2. Voltamos à teoria inicial que terá durado desde o regresso da 'RTP2' (22 de abril de 1996) até ao verão de 97.

Infelizmente neste vídeo só dá para perceber pelo fade out que já era outro o genérico:

 

Editado por Rangel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 29 minutos, Rangel disse:

Então continua o mistério daquele grafismo do Jornal 2. Voltamos à teoria inicial que terá durado desde o regresso da 'RTP2' (22 de abril de 1996) até ao verão de 97.

Infelizmente neste vídeo só dá para perceber pelo fade out que já era outro o genérico:

 

Na vidiwall tinha o logo, era o mesmo genérico, musica diferente.

Em 96 acredito que o genérico era outro ainda com a música do Jornal das 9

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

@Vascof2001 Estive hoje a conferir uma cassete que contém uma gravação da TV2 e de seguida uma da TVI, e tenho a certeza absoluta que a gravação da "4" é da madrugada de 14 para 15 de janeiro de 1995. Sabes o que é que aparece no preciso momento em que a gravação muda da TV2 para a TVI? O separador de autopromoção que a TV2 utilizou até 29 de abril de 1996... Creio que cada vez se confirma mais a tua teoria de que o grafismo com o fundo amarelo e as fitas "esvoaçantes" estreou ainda em 1994.

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, LP 98 disse:

@Vascof2001 Estive hoje a conferir uma cassete que contém uma gravação da TV2 e de seguida uma da TVI, e tenho a certeza absoluta que a gravação da "4" é da madrugada de 14 para 15 de janeiro de 1995. Sabes o que é que aparece no preciso momento em que a gravação muda da TV2 para a TVI? O separador de autopromoção que a TV2 utilizou até 29 de abril de 1996... Creio que cada vez se confirma mais a tua teoria de que o grafismo com o fundo amarelo e as fitas "esvoaçantes" estreou ainda em 1994.

Eu já sabia desta teoria há uns dez anos quando começaram a surgir mais e mais gravações, o problema é que com a falta de provas que haviam na altura, não se sabia exactamente quando é que se estreou. Julgava que o grafismo de 1995 (o de Janeiro) do Canal 1 estreou em 1994 e deu até 1996, mas afinal era o segundo dos três. Com base nas ideias que tinha na altura mais o facto de não prestarem muita atenção à TV2 quando decidiu mudar a sua estética de grelha, já tinha a certeza que o grafismo amarelo das fitas tinha sido estreado em 1994.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 minutos, Vascof2001 disse:

Tenho uma teoria que em Fevereiro de 95 entrou em vigor uma lei que ordenasse a que todos os canais tivessem separadores de publicidade a dizer "Publicidade" e foi nessa altura em que a RTP1 e Tvi mudaram de grafismo

Julgo que até à altura o separador da RTC da TV2 era já o amarelo e só com o símbolo da RTC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

19 hours ago, LP 98 said:

@Vascof2001 Estive hoje a conferir uma cassete que contém uma gravação da TV2 e de seguida uma da TVI, e tenho a certeza absoluta que a gravação da "4" é da madrugada de 14 para 15 de janeiro de 1995. Sabes o que é que aparece no preciso momento em que a gravação muda da TV2 para a TVI? O separador de autopromoção que a TV2 utilizou até 29 de abril de 1996... Creio que cada vez se confirma mais a tua teoria de que o grafismo com o fundo amarelo e as fitas "esvoaçantes" estreou ainda em 1994.

Não foi em 1 de janeiro de 95? 

Se não, talvez tenha estreado em setembro de 94 como o grafismo «azul e amarelo» do Canal1 e que terá sido usado até à semana do aniversário da RTP, em 7 de março de 95.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Rangel disse:

Se não, talvez tenha estreado em setembro de 94 como o grafismo «azul e amarelo» do Canal1 e que terá sido usado até à semana do aniversário da RTP, em 7 de março de 95.

É isso mesmo que eu penso. Eu só sei que tenho muitas gravações da RTP2 nas cassetes do meu pai, e como não faço ideia exatamente do que lá está, vou descobrindo à medida que as for convertendo. A ver se logo encontro alguma coisa de entre setembro e dezembro de 1994 que confirme estas teorias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

IUmas curiosas sobre o Informação dois nas suas últimas fases:

O jornal tinha linguagem gestual décadas antes de estar presente em quase todos os telejornais terem. 

No seu último dia (15 Outubro 1982) os jornalistas vestiram todos de preto e no fim da última edição do I2 apagaram-se as luzes

http://casacomum.org/cc/visualizador?pasta=06838.188.29465#!9

http://casacomum.org/cc/visualizador?pasta=06838.188.29464#!9

 

 

Editado por Vascof2001
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Vascof2001 disse:

IUmas curiosas sobre o Informação dois nas suas últimas fases:

O jornal tinha linguagem gestual décadas antes de estar presente em quase todos os telejornais terem. 

No seu último dia (15 Outubro 1982) os jornalistas vestiram todos de preto e no fim da última edição do I2 apagaram-se as luzes

http://casacomum.org/cc/visualizador?pasta=06838.188.29465#!9

http://casacomum.org/cc/visualizador?pasta=06838.188.29464#!9

Esclarece-me uma dúvida, sff. Houve um segundo genérico da Informação/2 ou foi sempre o mesmo até ao fim de 1978? E já agora, se por ventura tiveres algum registo do suposto segundo genérico...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, LP 98 disse:

Esclarece-me uma dúvida, sff. Houve um segundo genérico da Informação/2 ou foi sempre o mesmo até ao fim de 1978? E já agora, se por ventura tiveres algum registo do suposto segundo genérico...

Não houve apenas só um genérico porque em 1980 o logotipo do informação 2 era as letras inf numa fonte que parece ser um mixo entre gráfico e escrita à mão com um 2 em cima ou em baixo, no episódio da revolução a normalidade do RTP Retratos de uma televisão/Quatro Décadas aparece outro genérico além do de 78.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal da minha idade (ou mais velho do que eu), lembram-se de uma série de documentários muito interessante que dava no Zig Zag em 2004?

Acho que o nome era Eu e a Minha Família (ou algo parecido), e cheira-me a uma produção francófona (lembro-me que o canal ontariano TFO era uma das produtoras), porém a canção de abertura ainda estava em inglês. Em cada episódio retratava-se o dia de uma família numa região qualquer, lembro-me de uma sobre o dia de uma família na Gronelândia e outro sobre uma na Coreia do Sul.

Infelizmente como já não me lembro exactamente do seu título, é difícil encontrar mais informações sobre a dita.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Intervalo promocional em 1991.

Mais dois intervalos do dia 1 de Março do ano seguinte da mesma natureza, durante o filme O Meu Tio, de Jacques Tati.

A casa Villa Arpel (vista nos primeiros segundos do próximo vídeo) serviu de inspiração ao exterior da casa das Powerpuff Girls, mas isto já é off-topic.

O Canal 2 era um canal com conteúdos muito premium, e é difícil imaginar a reviravolta que teve meio ano mais tarde quando passou a ser a semi-generalista TV2.

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 59 minutos, ATVTQsV disse:

Intervalo promocional em 1991.

Mais dois intervalos do dia 1 de Março do ano seguinte da mesma natureza, durante o filme O Meu Tio, de Jacques Tati.

A casa Villa Arpel (vista nos primeiros segundos do próximo vídeo) serviu de inspiração ao exterior da casa das Powerpuff Girls, mas isto já é off-topic.

O Canal 2 era um canal com conteúdos muito premium, e é difícil imaginar a reviravolta que teve meio ano mais tarde quando passou a ser a semi-generalista TV2.

E aproveito para chamar a atenção para o separador "Destaque" em versão Carnaval, o qual creio que não estava anteriormente no Youtube ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em homenagem ao Dia da Língua Gestual, recordamos o tempo em que a RTP 2 repetia o Jornal da Tarde duas horas depois nesta modalidade.

Até à extinção do Acontece (que foi "de férias" e nunca mais voltou), a repetição do programa do dia anterior deu com linguagem gestual. Infelizmente, a mudança da RTP 2 para 2: matou a chamada "Informação Gestual". Nos últimos anos o Telejornal e o Jornal da Tarde passaram a incluir linguagem gestual, inicialmente uma vez por semana e agora todos os dias.

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 42 minutos, ATVTQsV disse:

Em homenagem ao Dia da Língua Gestual, recordamos o tempo em que a RTP 2 repetia o Jornal da Tarde duas horas depois nesta modalidade.

Até à extinção do Acontece (que foi "de férias" e nunca mais voltou), a repetição do programa do dia anterior deu com linguagem gestual. Infelizmente, a mudança da RTP 2 para 2: matou a chamada "Informação Gestual". Nos últimos anos o Telejornal e o Jornal da Tarde passaram a incluir linguagem gestual, inicialmente uma vez por semana e agora todos os dias.

Volto a citar o que disse na sexta que muito antes disso, o Informação Dois tinha Linguagem Gestual.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Vascof2001 disse:

Volto a citar o que disse na sexta que muito antes disso, o Informação Dois tinha Linguagem Gestual.

A ideia voltaria no fim dos anos 90, depois do regresso da RTP 2 em 1996, ainda o canal abria a meio da tarde, com a combinação de programas que durou até 2003.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...