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Ninguém Como Tu


Sara.L

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Nesta novela tudo é interesseiro até os putos. 

Não gosto nada de ver a Luíza Albuquerque a sofrer :(.

Aquele Pedro nunca soube o que queria e agora lembra-se de que gosta é da Dulce :rolleyes:


Acaba sexta porque o ultimo deve ser dividido em três partes.

Acaba sexta. nesse dia não dá A Outra. Mas não acho que seja dividido em três partes porque ainda faltam acontecer umas coisas antes do último episódio.

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Nesta novela tudo é interesseiro até os putos. 

Não gosto nada de ver a Luíza Albuquerque a sofrer :(.

Aquele Pedro nunca soube o que queria e agora lembra-se de que gosta é da Dulce :rolleyes:

Acaba sexta. nesse dia não dá A Outra. Mas não acho que seja dividido em três partes porque ainda faltam acontecer umas coisas antes do último episódio.

Amanhã dá o restante do penúltimo e talvez já talvez algumas cenas do último mas se não dá a Outra sexta é porque deve ser só em duas partes.

 

Seja como for o final não passa de sexta. 

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Amanhã dá o restante do penúltimo e talvez já talvez algumas cenas do último mas se não dá a Outra sexta é porque deve ser só em duas partes.

 

Seja como for o final não passa de sexta. 

Acho que estão a exagerar. O ultimo da todo sexta de certeza. Amanhã deve começar o penúltimo.

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Agora sim, Luiza Albuquerque, perdeu tudo! Sem dinheiro, sem casa e agora sem o seu grande amor. Mas foi uma chapada para a Luiza, que sempre abdicou do amor pelo dinheiro. Tarde demais.

Cena para la do alem, Alexandra Lencastre no seu melhor <3 

 

Agora que venha os anos do Mario  :cool:

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Mas antes dos anos do Mário...

A Luíza e a Guida zangam-se


A Guida e a Isabel tornam-se as melhores amigas

Acho que a Luíza ainda vai lutar por o Pedro

 

Vocês querem despachar a novela e esquecem-se de pormenores...

Que eu me lembre o ultimo episódio não deu três horas em 2005 :rolleyes:

O ultimo episódio não vai começar amanhã é impossível.

 

Não me consigo esquecer daqueles  que há uns tempos diziam que a novela terminava em setembro :haha:

  • Gosto 2
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Isto é o q falta do pen cap.

 

 

184/22 int calado sala                                             dia 182 manhã

 

NUNO e INES estão a discutir. O ambiente é tenso. A discussão já vai a meio.

 

Inês

Já te disse, Nuno! Eu não vou mudar de ideias!

 

Nuno

Tu não podes deixar o psicólogo, Inês!

 

Inês

Eu estou curada!

 

Nuno

Tu estás é louca! Tens que ser internada! Tu não acabaste o tratamento!

 

Inês

Eu não preciso mais.

 

Nuno

A mãe quando souber vai meter-se num avião e vir a correr para cá. É isso que queres?

 

Inês

A mãe só vai saber se tu disseres.

 

Nuno

Mesmo que eu não diga o tio vai dizer-lhe e a mãe vem para cá.

 

Inês

Ela não está na dúvida se vem ou não ao casamento do tio por causa da exposição do Rafael?! Então óptimo! Assim ela vem e pronto.

 

CORTA PARA:

 

 

 

 

 

 

 

 

184/23 int consultorio psicologo                    dia 182 manhã

 

INES está a falar com ALVARO. A conversa já vai a meio.

 

ALVARO

Você quer desistir, Inês?

 

INES

Quero. Eu sinto que estou curada. Nunca mais roubei. É uma perda de tempo aqui estar.

 

Álvaro

Uma perda de tempo eu não diria… mas se pensa assim não a posso obrigar a fazer o tratamento.

 

Inês

Óptimo! Se estamos de acordo… adeus.

 

Álvaro

Inês, oiça uma coisa. O facto de ter reconhecido e ter consciência do seu problema é sinal de que está no bom caminho…

 

Inês

Eu sei.

 

Álvaro

Mas tenha muita atenção… a qualquer momento você pode ter uma recaída.

 

Inês

Não tenho. Já lhe disse que estou curada. Agora tenha um bom dia. Adeus.

 

Na saída de Inês,

 

CORTA PARA:

 

 

 

 

 

 

 

184/24 int dulce sala                                                dia 182 manhã

 

JOAO está a falar com DULCE e ANA. Ele acabou de chegar e tem dois sacos de compras na mão.

 

JOAO

O Sérgio esteve aqui?

 

ANA

Esteve. Era suposto esperar por ti mas de repente deu-lhe um ataque e saiu.

 

João

Que estranho!

 

Dulce

Tu também demoraste tanto!

 

João

Queres o quê? De cinco caixas só estava uma aberta!

 

DULCE

Com tanta gente no desemprego… não entendo!

 

JOAO

(a entregar os sacos) Tens aqui as compras.

 

Dulce

Compraste duas dúzias de ovos?

 

João

Sim… e tudo o que estava na lista.

 

DULCE

Vê lá… se te esqueceste, já sabes: voltas!

 

JOAO

Essa história do Sérgio é muito estranha.

 

A campainha da porta toca e JOAO vai abrir.

 

Ana

A meio da conversa… ele disse que se tinha lembrado de uma coisa… e saiu!

 

Dulce

Nem cinco minutos ficou aqui à tua espera.

 

JOAO abre a porta e vemos SERGIO.

 

SERGIO

Olá João!

 

João

Olá! Já sei que estiveste aqui.

SERGIO

E voltei… porque preciso muito falar contigo.

 

Na troca de olhares sérios,

 

CORTA PARA:

 

 

184/25 ext tiago patio                                               dia 182 manhã

 

MIGUEL e TIAGO estão a ir para o carro de Tiago apressados.

 

Tiago

Temos que nos despachar.

 

Miguel

A Leonor disse que o caminho estava livre.

 

Tiago

O plano do Alexandre para ajudar a Paula tem que dar certo.

 

Miguel

Só mesmo o Alexandre para ter uma ideia destas!

 

TIAGO

No que depender de nós vai correr tudo como ele planeou.

 

MIGUEL

A Paula vai ter o final feliz que merece.

 

Miguel e Tiago entram no carro. Com o carro a arrancar,

 

CORTA PARA:

 

 

184/26 int alexandre sala                                      dia 182 manhã

 

ALEXANDRE, LEONOR, TIAGO, MIGUEL, TERESA e PEDRO estão todos a conversar. Confusão geral.

 

Alexandre

(alto) Atenção! Oiçam o que eu vou dizer.

 

Todos se calam e olham para Alexandre.

 

 

Alexandre

Já estamos todos… vamos deitar mãos à obra.

 

Teresa

O caminho está livre, não está?

 

Alexandre

Está. A Júlia já saiu com a Paula. Foram deixar o Gui com o Jaime e a Carmo e depois foram às compras para o casamento. 

 

Miguel

Esse lado está seguro.

 

Pedro

A dona Eugénia?

 

Leonor

A dona Conceição levou-a com ela. Não vai aparecer.

 

TIAGO

Temos que ser rápidos.

 

ALEXANDRE

Já todos sabem o que têm que fazer… mãos à obra.

 

Com todos a saírem de casa,

 

CORTA PARA:

 

 

184/27 int joao quarto                                             dia 182 manhã

 

JOAO e SÉRGIO estão frente a frente. A conversa já vai a meio.

 

João

Não é normal ficares à minha espera e depois saíres a correr.

 

Sérgio

Normal não é, eu sei. Mas saí porque tive uma ideia.

 

João

Uma ideia?!

 

Sérgio

Sim.

 

João

E saíste a correr?

 

Sérgio

Saí… porque fui fazer uma coisa.

 

João

Estás muito misterioso. O que é que se passa?

 

Sérgio tira um envelope do bolso e entrega-o a João.

 

Sérgio

(a entregar o envelope) Não é o que se passa mas sim o que se vai passar.

 

João

O que se vai passar?

 

Sérgio

Tu vais ao campeonato de jiu-jitsu no Rio de Janeiro.

 

João

O quê?

 

Sérgio

É isso mesmo que ouviste. Nesse envelope está o teu bilhete de avião e o voucher de hotel com pensão completa.

 

João abre o envelope e tira o bilhete.

 

João

Não sei o que te dizer…

 

CORTA PARA:

 

 

184/28 int dulce cozinha                                         dia 182 manhã

 

DULCE e ANA estão a falar com JOAO. A conversa já vai a meio. O ambiente é tenso. Dulce está a bater ovos.

 

DULCE

Tu não podes aceitar João!

 

Ana

Claro que pode. Eu no teu lugar não pensava duas vezes.

 

João

Eu ainda não decidi se vou.

 

DULCE

E nem vais decidir. Tu não vais aceitar.

 

Ana

(irritada) Mãe… o Sérgio gosta do João. Está a dar-lhe uma prenda. Não te metas.   

 

Dulce

João, o que é que se passa entre ti e o Sérgio?

 

João

Não se passa nada.

 

Ana

Ainda…

 

Dulce

João, responde. Tu gostas do Sérgio?

 

João hesita por um instante.

 

João

Gosto, mãe.

 

Dulce

João, eu acho…

 

João

(a interromper) Mãe, eu não disse se aceitava ou não. Mas o Sérgio diz que já está pago e o pacote que ele comprou não tem direito a reembolso. Se eu disser que não ele vai perder o dinheiro todo. 

 

Dulce

Uma viagem dessas não se decide assim de um momento para o outro. Tu nem passaporte tens e demora imenso tempo a tirar.

 

Ana

Mas ele pode fazer um pedido urgente, paga mais e tem o passaporte em vinte e quatro horas.

 

Dulce

João, ouve uma coisa. Tu…

 

João

(a interromper) Eu vou pensar no que vou fazer, mãe.

 

João saiu para o quarto. Na troca de olhares sérios entre Ana e Dulce,

 

CORTA PARA:

 

 

184/29 int gabriel sala                                            dia 182 manhã

 

JAIME, CARMO e GUILHERME estão a discutir baixo num lado da sala. Afastados estão GABRIEL e NUNO a conversar. A cena começa com Jaime, Carmo e Guilherme.

 

JAIME

Não podes contar nada, Carmo. Só depois do casamento. 

 

CARMO

Mas temos que esperar muito e o meu pai tem que saber que a Júlia beijou o Tiago.

 

GUILHERME

A tia Júlia e a minha mãe já foram comprar cenas para o casamento.

 

Jaime

Vês, Carmo?! Nós não podemos estragar nada. Se falares acabas com o casamento e isso nenhum de nós quer.

 

A cena passa para Gabriel e Nuno.   

 

Gabriel

A Inês não pode deixar de ir ao psicólogo.

 

Nuno

Eu já lhe disse que ela ainda não está curada… mas a Inês é mais teimosa que uma mula.

 

Gabriel

Agora voltou tudo ao normal. A tua mãe está bem, a empresa é de novo vossa… Acho que agora ela é capaz de sossegar… mas temos que estar atentos.

 

NUNO

Sossegar a Inês?!

 

GABRIEL

Eu acho que sim… A obsessão dela não era vingar-se da Luiza? A Luiza já está sem nada.

 

Nuno

Mas para a Inês, isso não chega… Ela diz que não descansa enquanto a Luiza não for presa pela morte do nosso pai. E desconfio que alguma coisa ela anda a fazer.

 

Gabriel

O quê?

 

Nuno

Não sei, tio… mas tenho medo do que seja.

 

CORTA PARA:

 

 

184/30 int gabinete PJ                                                dia 182 manhã

 

ALTERNA COM

 

184/31 ext CARRO                                                          dia 182 manhã

 

RUI está no gabinete a falar ao telemóvel com IRINA que está no carro. A cena começa com Rui.

 

RUI

(ao telemóvel) Estás de olho na nossa presa? (pausa) Não podes perder a pessoa de vista!

 

A cena passa para Irina.

 

Irina

(ao telemóvel) Não te preocupes, Rui. Está tudo controlado. Só te posso dizer que quem matou o António está com uma vida agitada…

 

A cena passa Rui.

 

RUI

(ao telemóvel) Deixa ter… na prisão vai ter muito tempo para descansar. Assim que tentar matar a próxima vítima… é para lá que vai e não sai mais, garanto-te.

 

No olhar confiante de Rui,

 

CORTA PARA:  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

184/32 ext loja                                                              dia 182 manhã

 

OBS. Não descrevemos o objecto por não saber que tipo de loja.

 

Música acompanha. Vemos uma sequência de cenas de INES na loja. Ela vai andando e olhando para as coisas. Ela de repente pára e fica a olhar para um objecto. Percebemos que ela sente vontade de roubar. Inês hesita e olha em redor. Percebemos que ela está nervosa a tentar controlar-se para não roubar. Em seguida num movimento rápido coloca o objecto na mala e sai discretamente da loja. Com Inês a sair da loja,

 

CORTA PARA:

 

 

184/33 int alexandre sala                                      dia 182 manhã

 

ALEXANDRE está à procura de uma fita enquanto fala com LEONOR que está à espera. Estão os dois apressados. A porta da rua está aberta.

 

Leonor

Despacha-te Alexandre! Não temos tempo a perder.

 

Alexandre

Eu tenho a certeza que aqui tinha fita adesiva… mas agora não encontro.

 

Neste instante PEDRO entra da rua.

 

PEDRO

(apressado) Alexandre, o que é que eu faço com o que está lá em baixo?

 

Alexandre

Pergunta ao Tiago. Ele sabe.

 

Pedro

Ok.

 

Pedro sai para a rua.

 

Leonor

Alexandre, essa fita aparece ou não? Parece que estás com a cabeça no outro mundo!

 

Alexandre

No outro mundo não… mas no almoço da minha mãe com a dona Eugénia e o Luciano sim. Só me pergunto como é que as coisas estão a correr.

CORTA PARA:

 

 

184/34 ext ESPLANADA                                                dia 182 manhã

 

CONCEIÇÃO, EUGENIA e LUCIANO estão a almoçar. A conversa já vai a meio.

 

Eugenia

Eu não queria vir, Luciano.

 

Luciano

Não vejo porquê, Eugénia.

 

Eugenia

Não me sinto bem convosco… não é por mal… Além disso os dois devem querer estar sozinhos.

 

Conceição

Eugénia, nós já não temos quinze anos para passar a tarde aos beijos.

 

Luciano

Nós conversamos, falamos da vida, do passado, dos filhos… e isso também podemos fazer consigo.

 

Eugenia

Eu só não quero sentir-me a mais.

 

Conceição

Eugénia, na nossa idade, a amizade é um bem precioso… não nos podemos dar ao luxo de não sermos amigos.

 

Luciano

Os ciúmes são bons para os jovens… na nossa idade temos que dar valor a outras coisas.

 

Eugenia

A vossa amizade é importante para mim.

 

Conceição

E a sua para nós… com quem é que eu vou embirrar quando me apetecer?

 

Na troca de sorrisos cúmplices entre os três,

 

CORTA PARA: 

 

STOCK SHOT NOITE

TERMINA CASA CALADO

 

 

184/35 int alexandre sala                                      dia 182 noite

 

ALEXANDRE está a falar com LEONOR, MIGUEL, TIAGO, TERESA e PEDRO. A conversa já vai a meio. Estão todos com ar muito cansado.

 

Alexandre

Missão cumprida! Obrigado a todos pela ajuda.

 

Miguel

Nunca andei tanto de um lado para o outro como hoje.

 

Tiago

Mas o resultado vai valer a pena!

 

Teresa

A Paula nem imagina o que a espera.

 

Pedro

Ela merece.

 

Leonor

E depois disto nós é que merecemos um prémio.

 

Neste instante CONCEIÇÂO entra da rua.

 

Conceição

Olá a todos!

 

Alexandre

A dona Eugénia mãe?

 

Conceição

Foi para casa.

 

Alexandre

A mãe está louca?! Ela tinha que vir para aqui consigo.

 

Conceição

Passei o dia todo com ela para vos dar tempo… Já não tinha mais desculpas para a prender.

 

ALEXANDRE

A dona Eugénia não pode estragar a surpresa.

 

CORTA PARA:

 

 

184/36 int paula sala                                                dia 182 noite

 

NÃO VEMOS A SALA DURANTE TODA A CENA.

 

A cena começa com a porta a abrir-se. A sala está às escuras. EUGENIA entra e acende a luz. Ela fica parada a olhar para a sala.

 

EUGENIA

Valha-me Deus! O que é isto? 

 

Neste instante ALEXANDRE aparece por detrás de Eugénia.

Alexandre

Dona Eugénia…

 

Eugenia

Alexandre?

 

Alexandre

Isto tem uma explicação.

 

Eugenia

Tu sabes o que é isto?

 

Alexandre

Fomos nós que fizemos tudo porque…

 

Eugenia

(a interromper) Eu não quero saber de desculpas! Eu vou ligar à Paula. 

 

Alexandre

(firme) Não vai nada… até eu lhe explicar o que vai acontecer.

 

CORTA PARA:

 

 

184/37 int gabriel sala                                            dia 182 noite

 

PAULA, JULIA, GABRIEL, JAIME, CARMO e GUILHERME estão a conversar. A conversa já vai a meio. Paula e Júlia estão cansadas.

 

JULIA

Estou de rastos!

 

PAULA

Nunca vi tanto vestido na minha vida!

 

GABRIEL

Pelo menos conseguiram escolher alguma coisa?

 

JULIA

Conseguimos! Mas não penses que vais ver. O vestido está bem guardado.

 

CARMO

O teu vestido é de noiva não é, Júlia?

 

JULIA

É uma coisa simples…

 

PAULA

O noivo só pode ver o vestido da noiva no dia do casamento senão dá azar.

 

JAIME

E tem que haver casamento!

 

Gabriel

E vai haver. Nenhum de nós está a pensar em fugir, não é Júlia?

 

Júlia

(a disfarçar a atrapalhação) Claro que não.

 

Jaime e Carmo trocam um olhar.

 

Paula

Bem, eu tenho que ir que quero descansar. Vamos Gui.   

 

Guilherme

Eu quero ficar, mãe.

 

Paula

Já estiveste aqui o dia todo. Agora vens comigo para casa.

 

Júlia

Eu levo-vos.

 

Paula

Não te preocupes que eu apanho um táxi.

 

Júlia

Nem penses. Eu vou só buscar a minha mala e levo-te.

 

Júlia sai para o quarto.

 

Paula

Gui, as tuas coisas?

 

Guilherme

Estão no quarto do Jaime.

 

Paula

Estás à espera do quê para as ir buscar?

 

Guilherme, Jaime e Carmo saem para o quarto.

 

Gabriel

A Júlia está estranha, não achas, Paula?

 

Paula

Porque é que dizes isso?

 

GABRIEL

Ela parece-me distante… tensa…

 

PAULA

(a disfarçar) Uma noiva sem nervos não é uma noiva, Gabriel.

 

CORTA PARA:

 

 

184/38 int JULIA quarto                                            dia 182 noite

 

JÚLIA está a falar ao telefone com Alexandre. A conversa já vai a meio.

 

Júlia

(ao telefone) Alexandre, vou sair daqui com a Paula. Está tudo pronto aí? (pausa) Óptimo! (pausa) Não ela não desconfiou de nada e nem faz ideia. (pausa) Vou sair agora, se não houver trânsito… devo chegar aí daqui a uns vinte minutos. Prepara tudo.  

 

CORTA PARA: 

 

 

184/39 int alexandre sala                                      dia 182 noite

 

A cena começa com ALEXANDRE a desligar o telefone e a falar com CONCEIÇÃO e EUGENIA.

 

Alexandre

A Júlia vem a caminho com a Paula e com o Gui.

 

Eugenia

A Paula não vai gostar nada disto.

 

Conceição

Olhe que eu acho que sim.

 

Alexandre

A Paula precisa de um empurrão para deixar de ter medo.

 

Eugenia

Medo, devias ter tu da reacção dela! Garanto-te que boa não vai ser. Não devias ter feito nada sem falar com ela antes.

 

Alexandre

Dona Eugénia esqueça a Paula e diga-me se foi uma má ideia.

 

Eugenia

Má não foi mas…

 

Conceição

(a interromper) Não quer a felicidade da sua filha?

 

Eugenia

Quero.

 

Alexandre

Então dona Eugénia? O que nós fizemos foi para o bem da Paula… ela merece ser feliz e não pode adiar essa felicidade só porque tem medo.

 

Eugenia

Vocês têm razão mas eu tenho muito medo da reacção da Paula… não sei se ela vai nisto.

 

Conceição

Agora, está tudo feito… não há como voltar atrás.

 

Alexandre

E temos é que nos preparar para lhe fazer a surpresa.

 

CORTA PARA:

 

STOCK SHOT CASA CALADO

 

 

184/40 int calado sala                                             dia 182 noite

 

INES e NUNO estão a discutir. A discussão já vai a meio. O ambiente é tenso.

 

Nuno

Não podias Inês! Não podias ter desistido do psicólogo assim.

 

INES

Mas desisti e não vou voltar a falar da minha vida feita maluca para um homem que eu não conheço de lado nenhum.

 

Nuno

Inês, tu continuas obcecada com a história da Luiza, andas tensa… podes ter uma recaída!

 

Inês

Eu estou curada. Eu não roubo mais. A Luiza é outra história e essa só acaba quando eu a vir na cadeia a apodrecer. 

 

Nuno

Inês, esquece essa história de te vingares da Luiza. Ela já está a pagar por tudo o que fez.

 

Inês

Não esqueço! E digo-te mais… eu tenho a minha vingança preparada… eu vou ver-me livre do demónio da Luiza para sempre.

 

Nuno

Inês, a Luiza vai pagar. Se ela for a assassina do pai a judiciária vai prendê-la e ela vai apodrecer na prisão.

 

Inês

Eu não vou esperar pela judiciária.

 

Nuno

Inês, tu vais acabar mal… se tu não te livras desse fantasma da Luiza vais voltar a roubar.

 

Inês

Nuno, mete isto na tua cabeça: Eu estou curada.

CORTA PARA:

 

 

184/41 int inês quarto                                               dia 182 noite

 

Música acompanha. Vemos INES a tirar da sua mala o objecto que roubou na loja. Com Inês a olhar para o objecto,

 

CORTA PARA: 

 

STOCK SHOT VIVENDA

 

 

184/42 INT vivenda sala                                             dia 182 noite

 

TERESA está a falar com MARIO. Ela acabou de chegar e está com ar cansado.

 

MARIO

Como é que correu tudo com a surpresa para a Paula?

 

TERESA

Melhor impossível. O Alexandre ligou-me ainda agora a dizer que ela está quase a chegar lá.

 

Mário

Ela vai ter um choque.

 

Teresa

Mas vai valer a pena… eu vou tomar um banho que estou imunda.

 

Mário

Sabes alguma coisa da tua irmã?

 

Teresa

Desde que a Isabel saiu daqui com o Frederico não soube mais nada. Porquê?

 

Mário

Estou a achar a tua irmã quieta e calada demais.

 

Teresa

Também já pensei nisso… aquela conversa do testamento do pai, da herança… será que ela está a preparar alguma?

 

Mário

Talvez não… se calhar foi ter com a tua mãe e estão as duas lá em casa a rogarem-me pragas.

 

Teresa

A pergunta que se coloca é: como é que a Luiza agora vai viver naquela casa sem um único empregado? Ela não sabe cozinhar nem fazer nada. Eu pagava para ver como é que ela está.

 

CORTA PARA:

 

 

184/43 int mario cozinha                                          dia 182 noite

 

Música acompanha. Vemos uma sequência de cenas com LUIZA atrapalhada. Primeiro ela tenta abrir um frasco e não consegue até que se irrita de atira-o para o caixote do lixo. Em seguida ela pega numa lata de cogumelos e quando a vai abrir corta-se. Vemos o ar furioso de Luiza. A campainha da porta toca.

 

CORTA PARA:

 

Elipse

 

 

184/44 int MARIO sala                                                 dia 182 noite

 

A cena começa com LUIZA a abrir a porta a LUCIANO que entra.

 

Luciano

(a entrar) Olá, Luiza!

 

Luiza

O que é que está aqui a fazer?

 

Luciano

Vim falar contigo.

 

Luiza

Também vem gozar com a minha cara, humilhar-me?

 

Luciano

Eu sou teu pai… não te faria isso!

 

Luiza

Então veio fazer o quê? Dizer-me Luiza só estás a pagar pelo que fizeste. Já ouvi. Obrigado. Pode-se ir embora.

 

Luciano

Luiza, chegou a hora de fazermos o que prometemos à tua mãe. Tu e as tuas irmãs têm de se entender de vez.

 

Na troca de olhares sérios,

 

CORTA PARA:

 

 

184/45 int DULCE sala                                                dia 182 noite

 

DULCE está a falar com SERGIO que acabou de chegar. A conversa já vai a meio.

 

DULCE

O João está a tomar banho.

 

Sérgio

Posso esperar por ele?

 

DULCE

Claro. Fica à vontade.

 

Dulce fica em silêncio a olhar Sérgio como quem quer falar e não sabe como.

 

Sérgio

Quer dizer-me alguma coisa?

 

Dulce

Quero!

 

Sérgio

Diga…

 

Dulce

Eu achei muito simpático da tua parte ofereceres a viagem ao João.

 

Sérgio

O sonho dele é ir ao campeonato internacional de jiu-jitsu no Rio de Janeiro.

 

Dulce

Eu sei… mas ele não pode aceitar, Sérgio. Estamos a falar de muito dinheiro. Uma prenda assim é demais.

 

Sérgio

Dulce, acho que chegou a hora de termos uma conversa sincera sobre o João.

 

Na troca de olhares sérios,

 

CORTA PARA:

 

 

184/46 int MARIO sala                                                 dia 182 noite

 

LUIZA e LUCIANO estão frente a frente. O ambiente é um pouco tenso. A conversa já vai a meio.

 

Luciano

Não há mais motivos de discórdia, Luiza!

 

Luiza

Não me faça rir, pai!

 

Luciano

Luiza, tu e as tuas irmãs não tem mais por que não se entender. Tu agora estás no mesmo patamar que elas.

 

Luiza

Não me ofenda, sim! Eu não lutei contra isso anos e anos para logo hoje ter que levar com isso na cara!

 

Luciano

Tu e a Júlia discutiam por causa da tua ganância pelo dinheiro… mas esse já não tens… e tu e a Dulce…

 

Luiza

(a interromper) Não vamos discutir mais por causa do Pedro? O pai só pode ter enlouquecido para me estar a dizer essas barbaridades!

 

Luciano

O Pedro decidiu-se pela Dulce não há mais porque lutares…

 

Luiza

A Dulce não quis o Pedro e eu não vou abrir mão dele… eu só estar a dar ao Pedro o tempo que ele precisa para ficar comigo.

 

Luciano

A Dulce não o quis agora… mas ela ama-o e vão-se entender.

 

Luiza

E a fome no mundo também vai acabar!

 

LUCIANO

Eu tenho esperança!

 

LUIZA

Na sua idade é muito bonito que se viva de esperança mas no meu estado eu não posso. Eu vivo de factos e um deles é que o Pedro está livre e eu amo-o.

 

Luciano

O Pedro vai ficar com a Dulce. É ela quem ele quer e ela vai perdoá-lo. Os dois vão ficar juntos.

 

Luiza

O pai engana-se: o Pedro vai ser meu.

 

Luciano

Luiza, tu tens que…

 

Luiza

(a interromper) Eu não tenho que fazer nada, nem dizer nada. Eu não quero saber das minhas irmãs… se assim estou a elas também o devo.

 

Luciano

Luiza, lembra-te que…

 

Luiza

(a interromper) Toda a vida me invejaram e me criticaram… agora que estou sem nada fazemosas pazes para fingir que um dia fomos amigas e que elas gostam e têm de pena de mim? Não obrigada.

 

Luciano

A tua mãe pediu-vos antes de morrer para que fossem amigas. Nem o último desejo da tua mãe te faz pensar?

 

Luiza

A mãe morreu.

 

Luciano

A tua mãe…

 

Luiza

(a interromper) Não se preocupe que em breve eu vou morrer e quando lá chegar resolvo tudo com a mãe.

 

Luciano

Se é assim que pensas…

 

Luiza

É isso mesmo pai… não perca tempo.

 

Luciano

Tenho pena que termines assim, Luiza.

 

Luciano sai. No ar furioso de Luiza,

 

CORTA PARA:

 

 

184/47 int dulce sala                                                dia 182 noite

 

SERGIO e DULCE estão frente a frente. A conversa já vai a meio.

 

Sérgio

A viagem que eu dei ao João é um presente.

 

Dulce

Eu sei mas…

 

Sérgio

(a interromper) Dulce, se há coisa que vai fazer o João feliz é ir ao campeonato de jiu-jitsu. Eu gosto do João e quero vê-lo feliz.

 

Dulce

Sérgio, tu gostas do João só porque ele é um rapaz bonito, atraente ou gostas mesmo dele?

 

Sérgio

Dulce… eu amo o seu filho.

 

Dulce e Sérgio trocam um olhar em silêncio. Neste instante JOAO entra dos quartos.

 

João

Já aqui estás?

 

Sérgio

Estava a conversar com a tua mãe.

 

João

Sobre o quê?

 

Sérgio

Sobre se aceitas ou não a viagem que eu te ofereci?

 

João

Eu pensei muito Sérgio.

 

Sérgio

Salta essa parte.

 

João

Eu não quero que penses…

 

Sérgio

(a interromper) João, deixa-te de rodeios por favor. Aceitas ou não?

 

João fica em silêncio por um instante.

 

Sérgio

Já percebi que esse silêncio é um não…

 

João

Enganas-te… Eu aceito a viagem.

 

SERGIO

Fantástico!

 

Os dois abraçam-se de contentamento. Dulce olha para os dois e sorri. Em seguida ela sai para a cozinha.

 

Sérgio

Nem imaginas o quanto fico feliz!

 

João

E nem imaginas o quanto feliz me estás a fazer!

 

Sérgio e João ficam a olhar-se olhos nos olhos. Em seguida João faz um carinho no ombro de Sérgio. Com os dois olhos nos olhos,

 

CORTA PARA:   

 

 

STOCK SHOT PREDIO

 

 

184/48 int paula sala                                                dia 182 noite

 

A cena começa com PAULA e GUILHERME a entrarem dentro de casa. Está tudo às escuras.

 

Paula

Que esquisito! Está tudo às escuras.

 

Guilherme

Eu acendo a Luz.

 

Guilherme acende a luz. NÃO VEMOS A SALA. Paula e Guilherme ficam boquiabertos.

 

Paula

Mas o que é que aconteceu?

 

Guilherme

Mãe, fomos assaltados?

 

Só agora vemos a sala que está quase vazia -  não há objectos de decoração nem fotografias, só moveis. Neste instante ALEXANDRE e EUGENIA aparecem dos quartos.

ALEXANDRE

Surpresa!

 

PAULA

Surpresa?! O que é que aconteceu?

 

Eugenia

Eu só soube há pouco, filha.

 

Alexandre

Não tomavas uma decisão porque estavas com medo, nós tomámos por ti.

 

Paula

Eu nem sei o que dizer… onde é que estão as minhas coisas?

 

Alexandre

Nós pegamos em tudo e levamos para um sítio.

 

Paula

Para que sítio?

 

ALEXANDRE

Para onde elas já deviam estar.

 

CORTA PARA:

    

 

 

 

 

 

184/49 int mario sala                                                 dia 182 noite

 

PAULA que acabou de chegar com GUILHERME e EUGENIA está a falar com TERESA.

 

PAULA

Eu não acredito que trouxeram tudo para cá!

 

TERESA

Decidimos fazer-te uma mudança surpresa.

 

GUILHERME

Mãe, nós vamos ficar aqui a viver?

 

Paula fica em silêncio por um instante.

 

Paula

Vamos Gui.

 

Guilherme

Fixe! Fixe!

 

Teresa

Dona Eugénia, Gui… venham comigo que eu vou mostrar onde ficam os vossos quartos.

 

Paula

O teu pai, Teresa?

 

Teresa

Está à tua espera.

 

Paula

Onde?

 

CORTA PARA:

 

 

184/50 int vivenda sala jantar                            dia 182 noite

 

A cena começa com PAULA a entrar na sala de jantar. A mesa está posta de forma romântica, com flores e a sala está à luz das velas. MARIO tem duas taças de champanhe na mão.

 

 

Paula

Eu não acredito nisto!

 

Mário

(a estender uma taça) Bem vinda à tua nova casa, Paula.

 

Paula

Nem tenho palavras…

 

Mário

Não são palavras que eu quero…

 

Paula e Mário beijam-se apaixonadamente. Com os dois a beijarem-se,

 

CORTA PARA:

 

 

STOCK SHOT NOITE-MANHÃ TERMINA VIVENDA

 

 

184/51 int vivenda sala JANTAR                            dia 183 manhã

 

PAULA, GUILHERME, TERESA, EUGENIA e MARIO estão a tomar o pequeno-almoço. O ambiente é de confusão matinal e boa disposição.

 

MARIO

Nunca estive tão feliz! Tenho a minha família, a minha casa de volta…

 

Paula

Nem imaginas a minha cara quando ontem entrei em casa e não tinha lá nada.

 

Guilherme

Mãe, dá-me sumo.

 

Eugenia

Se faz favor, Guilherme. A avô serve-te.

 

Eugenia serve Guilherme de sumo.

 

Teresa

Nem imaginas a trabalheira que a mudança deu. Se não ficasses cá acho que te apertávamos o pescoço.

 

eugenia

Eu estava com medo que ela reagisse mal.

 

Paula

Eu precisava mesmo de empurrão. Estou tão feliz.

 

Mário

A minha festa de anos vai ser aqui e vou querer uma coisa em grande… tenho uma nova vida para comemorar.

 

Teresa

Quem é que vais convidar?

 

Mário

A família e os amigos. Todos aqueles que me ajudaram a lutar, a conseguir estar de volta a esta casa, a ter uma vida nova…

 

Paula

Não foi um caminho fácil…

 

Teresa

O meu pai é um lutador…

 

Mário

Mas a ajuda e a força das pessoas que acreditaram em mim foi muito importante.

 

Teresa

Vamos convidar toda a gente e fazer desta festa um acontecimento.

 

CORTA PARA:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

184/52 INt gabinete PJ                                                dia 183 manhã

 

RUI e IRINA estão de saída a conversar.

 

RUI

Com que então o Mário vai dar uma festa?

 

IRINA

Aposto como o assassino vai lá estar…

 

RUI

Isso é uma certeza. Vamos que o Costa está a tomar conta da nossa presa e temos que o substituir.

 

Irina

E achas que é durante a festa que a nossa presa vai atacar?

 

Rui

Quase de certeza… quem matou o António vai voltar ao local do crime e tentar fazer o mesmo pela segunda vez.

 

Irina

Quem será a vitima desta vez?

 

RUI

Essa pergunta ainda não tem resposta… mas na festa do Mário esta história vai chegar ao fim.

 

Na saída de Rui e Irina,

 

CORTA PARA:

 

 

GENERICO DE FECHO:

 

Fim do 184º Episódio

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Isto é o q falta do pen cap.

 

 

184/22 int calado sala                                             dia 182 manhã

 

NUNO e INES estão a discutir. O ambiente é tenso. A discussão já vai a meio.

 

Inês

Já te disse, Nuno! Eu não vou mudar de ideias!

 

Nuno

Tu não podes deixar o psicólogo, Inês!

 

Inês

Eu estou curada!

 

Nuno

Tu estás é louca! Tens que ser internada! Tu não acabaste o tratamento!

 

Inês

Eu não preciso mais.

 

Nuno

A mãe quando souber vai meter-se num avião e vir a correr para cá. É isso que queres?

 

Inês

A mãe só vai saber se tu disseres.

 

Nuno

Mesmo que eu não diga o tio vai dizer-lhe e a mãe vem para cá.

 

Inês

Ela não está na dúvida se vem ou não ao casamento do tio por causa da exposição do Rafael?! Então óptimo! Assim ela vem e pronto.

 

CORTA PARA:

 

 

 

 

 

 

 

 

184/23 int consultorio psicologo                    dia 182 manhã

 

INES está a falar com ALVARO. A conversa já vai a meio.

 

ALVARO

Você quer desistir, Inês?

 

INES

Quero. Eu sinto que estou curada. Nunca mais roubei. É uma perda de tempo aqui estar.

 

Álvaro

Uma perda de tempo eu não diria… mas se pensa assim não a posso obrigar a fazer o tratamento.

 

Inês

Óptimo! Se estamos de acordo… adeus.

 

Álvaro

Inês, oiça uma coisa. O facto de ter reconhecido e ter consciência do seu problema é sinal de que está no bom caminho…

 

Inês

Eu sei.

 

Álvaro

Mas tenha muita atenção… a qualquer momento você pode ter uma recaída.

 

Inês

Não tenho. Já lhe disse que estou curada. Agora tenha um bom dia. Adeus.

 

Na saída de Inês,

 

CORTA PARA:

 

 

 

 

 

 

 

184/24 int dulce sala                                                dia 182 manhã

 

JOAO está a falar com DULCE e ANA. Ele acabou de chegar e tem dois sacos de compras na mão.

 

JOAO

O Sérgio esteve aqui?

 

ANA

Esteve. Era suposto esperar por ti mas de repente deu-lhe um ataque e saiu.

 

João

Que estranho!

 

Dulce

Tu também demoraste tanto!

 

João

Queres o quê? De cinco caixas só estava uma aberta!

 

DULCE

Com tanta gente no desemprego… não entendo!

 

JOAO

(a entregar os sacos) Tens aqui as compras.

 

Dulce

Compraste duas dúzias de ovos?

 

João

Sim… e tudo o que estava na lista.

 

DULCE

Vê lá… se te esqueceste, já sabes: voltas!

 

JOAO

Essa história do Sérgio é muito estranha.

 

A campainha da porta toca e JOAO vai abrir.

 

Ana

A meio da conversa… ele disse que se tinha lembrado de uma coisa… e saiu!

 

Dulce

Nem cinco minutos ficou aqui à tua espera.

 

JOAO abre a porta e vemos SERGIO.

 

SERGIO

Olá João!

 

João

Olá! Já sei que estiveste aqui.

SERGIO

E voltei… porque preciso muito falar contigo.

 

Na troca de olhares sérios,

 

CORTA PARA:

 

 

184/25 ext tiago patio                                               dia 182 manhã

 

MIGUEL e TIAGO estão a ir para o carro de Tiago apressados.

 

Tiago

Temos que nos despachar.

 

Miguel

A Leonor disse que o caminho estava livre.

 

Tiago

O plano do Alexandre para ajudar a Paula tem que dar certo.

 

Miguel

Só mesmo o Alexandre para ter uma ideia destas!

 

TIAGO

No que depender de nós vai correr tudo como ele planeou.

 

MIGUEL

A Paula vai ter o final feliz que merece.

 

Miguel e Tiago entram no carro. Com o carro a arrancar,

 

CORTA PARA:

 

 

184/26 int alexandre sala                                      dia 182 manhã

 

ALEXANDRE, LEONOR, TIAGO, MIGUEL, TERESA e PEDRO estão todos a conversar. Confusão geral.

 

Alexandre

(alto) Atenção! Oiçam o que eu vou dizer.

 

Todos se calam e olham para Alexandre.

 

 

Alexandre

Já estamos todos… vamos deitar mãos à obra.

 

Teresa

O caminho está livre, não está?

 

Alexandre

Está. A Júlia já saiu com a Paula. Foram deixar o Gui com o Jaime e a Carmo e depois foram às compras para o casamento. 

 

Miguel

Esse lado está seguro.

 

Pedro

A dona Eugénia?

 

Leonor

A dona Conceição levou-a com ela. Não vai aparecer.

 

TIAGO

Temos que ser rápidos.

 

ALEXANDRE

Já todos sabem o que têm que fazer… mãos à obra.

 

Com todos a saírem de casa,

 

CORTA PARA:

 

 

184/27 int joao quarto                                             dia 182 manhã

 

JOAO e SÉRGIO estão frente a frente. A conversa já vai a meio.

 

João

Não é normal ficares à minha espera e depois saíres a correr.

 

Sérgio

Normal não é, eu sei. Mas saí porque tive uma ideia.

 

João

Uma ideia?!

 

Sérgio

Sim.

 

João

E saíste a correr?

 

Sérgio

Saí… porque fui fazer uma coisa.

 

João

Estás muito misterioso. O que é que se passa?

 

Sérgio tira um envelope do bolso e entrega-o a João.

 

Sérgio

(a entregar o envelope) Não é o que se passa mas sim o que se vai passar.

 

João

O que se vai passar?

 

Sérgio

Tu vais ao campeonato de jiu-jitsu no Rio de Janeiro.

 

João

O quê?

 

Sérgio

É isso mesmo que ouviste. Nesse envelope está o teu bilhete de avião e o voucher de hotel com pensão completa.

 

João abre o envelope e tira o bilhete.

 

João

Não sei o que te dizer…

 

CORTA PARA:

 

 

184/28 int dulce cozinha                                         dia 182 manhã

 

DULCE e ANA estão a falar com JOAO. A conversa já vai a meio. O ambiente é tenso. Dulce está a bater ovos.

 

DULCE

Tu não podes aceitar João!

 

Ana

Claro que pode. Eu no teu lugar não pensava duas vezes.

 

João

Eu ainda não decidi se vou.

 

DULCE

E nem vais decidir. Tu não vais aceitar.

 

Ana

(irritada) Mãe… o Sérgio gosta do João. Está a dar-lhe uma prenda. Não te metas.   

 

Dulce

João, o que é que se passa entre ti e o Sérgio?

 

João

Não se passa nada.

 

Ana

Ainda…

 

Dulce

João, responde. Tu gostas do Sérgio?

 

João hesita por um instante.

 

João

Gosto, mãe.

 

Dulce

João, eu acho…

 

João

(a interromper) Mãe, eu não disse se aceitava ou não. Mas o Sérgio diz que já está pago e o pacote que ele comprou não tem direito a reembolso. Se eu disser que não ele vai perder o dinheiro todo. 

 

Dulce

Uma viagem dessas não se decide assim de um momento para o outro. Tu nem passaporte tens e demora imenso tempo a tirar.

 

Ana

Mas ele pode fazer um pedido urgente, paga mais e tem o passaporte em vinte e quatro horas.

 

Dulce

João, ouve uma coisa. Tu…

 

João

(a interromper) Eu vou pensar no que vou fazer, mãe.

 

João saiu para o quarto. Na troca de olhares sérios entre Ana e Dulce,

 

CORTA PARA:

 

 

184/29 int gabriel sala                                            dia 182 manhã

 

JAIME, CARMO e GUILHERME estão a discutir baixo num lado da sala. Afastados estão GABRIEL e NUNO a conversar. A cena começa com Jaime, Carmo e Guilherme.

 

JAIME

Não podes contar nada, Carmo. Só depois do casamento. 

 

CARMO

Mas temos que esperar muito e o meu pai tem que saber que a Júlia beijou o Tiago.

 

GUILHERME

A tia Júlia e a minha mãe já foram comprar cenas para o casamento.

 

Jaime

Vês, Carmo?! Nós não podemos estragar nada. Se falares acabas com o casamento e isso nenhum de nós quer.

 

A cena passa para Gabriel e Nuno.   

 

Gabriel

A Inês não pode deixar de ir ao psicólogo.

 

Nuno

Eu já lhe disse que ela ainda não está curada… mas a Inês é mais teimosa que uma mula.

 

Gabriel

Agora voltou tudo ao normal. A tua mãe está bem, a empresa é de novo vossa… Acho que agora ela é capaz de sossegar… mas temos que estar atentos.

 

NUNO

Sossegar a Inês?!

 

GABRIEL

Eu acho que sim… A obsessão dela não era vingar-se da Luiza? A Luiza já está sem nada.

 

Nuno

Mas para a Inês, isso não chega… Ela diz que não descansa enquanto a Luiza não for presa pela morte do nosso pai. E desconfio que alguma coisa ela anda a fazer.

 

Gabriel

O quê?

 

Nuno

Não sei, tio… mas tenho medo do que seja.

 

CORTA PARA:

 

 

184/30 int gabinete PJ                                                dia 182 manhã

 

ALTERNA COM

 

184/31 ext CARRO                                                          dia 182 manhã

 

RUI está no gabinete a falar ao telemóvel com IRINA que está no carro. A cena começa com Rui.

 

RUI

(ao telemóvel) Estás de olho na nossa presa? (pausa) Não podes perder a pessoa de vista!

 

A cena passa para Irina.

 

Irina

(ao telemóvel) Não te preocupes, Rui. Está tudo controlado. Só te posso dizer que quem matou o António está com uma vida agitada…

 

A cena passa Rui.

 

RUI

(ao telemóvel) Deixa ter… na prisão vai ter muito tempo para descansar. Assim que tentar matar a próxima vítima… é para lá que vai e não sai mais, garanto-te.

 

No olhar confiante de Rui,

 

CORTA PARA:  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

184/32 ext loja                                                              dia 182 manhã

 

OBS. Não descrevemos o objecto por não saber que tipo de loja.

 

Música acompanha. Vemos uma sequência de cenas de INES na loja. Ela vai andando e olhando para as coisas. Ela de repente pára e fica a olhar para um objecto. Percebemos que ela sente vontade de roubar. Inês hesita e olha em redor. Percebemos que ela está nervosa a tentar controlar-se para não roubar. Em seguida num movimento rápido coloca o objecto na mala e sai discretamente da loja. Com Inês a sair da loja,

 

CORTA PARA:

 

 

184/33 int alexandre sala                                      dia 182 manhã

 

ALEXANDRE está à procura de uma fita enquanto fala com LEONOR que está à espera. Estão os dois apressados. A porta da rua está aberta.

 

Leonor

Despacha-te Alexandre! Não temos tempo a perder.

 

Alexandre

Eu tenho a certeza que aqui tinha fita adesiva… mas agora não encontro.

 

Neste instante PEDRO entra da rua.

 

PEDRO

(apressado) Alexandre, o que é que eu faço com o que está lá em baixo?

 

Alexandre

Pergunta ao Tiago. Ele sabe.

 

Pedro

Ok.

 

Pedro sai para a rua.

 

Leonor

Alexandre, essa fita aparece ou não? Parece que estás com a cabeça no outro mundo!

 

Alexandre

No outro mundo não… mas no almoço da minha mãe com a dona Eugénia e o Luciano sim. Só me pergunto como é que as coisas estão a correr.

CORTA PARA:

 

 

184/34 ext ESPLANADA                                                dia 182 manhã

 

CONCEIÇÃO, EUGENIA e LUCIANO estão a almoçar. A conversa já vai a meio.

 

Eugenia

Eu não queria vir, Luciano.

 

Luciano

Não vejo porquê, Eugénia.

 

Eugenia

Não me sinto bem convosco… não é por mal… Além disso os dois devem querer estar sozinhos.

 

Conceição

Eugénia, nós já não temos quinze anos para passar a tarde aos beijos.

 

Luciano

Nós conversamos, falamos da vida, do passado, dos filhos… e isso também podemos fazer consigo.

 

Eugenia

Eu só não quero sentir-me a mais.

 

Conceição

Eugénia, na nossa idade, a amizade é um bem precioso… não nos podemos dar ao luxo de não sermos amigos.

 

Luciano

Os ciúmes são bons para os jovens… na nossa idade temos que dar valor a outras coisas.

 

Eugenia

A vossa amizade é importante para mim.

 

Conceição

E a sua para nós… com quem é que eu vou embirrar quando me apetecer?

 

Na troca de sorrisos cúmplices entre os três,

 

CORTA PARA: 

 

STOCK SHOT NOITE

TERMINA CASA CALADO

 

 

184/35 int alexandre sala                                      dia 182 noite

 

ALEXANDRE está a falar com LEONOR, MIGUEL, TIAGO, TERESA e PEDRO. A conversa já vai a meio. Estão todos com ar muito cansado.

 

Alexandre

Missão cumprida! Obrigado a todos pela ajuda.

 

Miguel

Nunca andei tanto de um lado para o outro como hoje.

 

Tiago

Mas o resultado vai valer a pena!

 

Teresa

A Paula nem imagina o que a espera.

 

Pedro

Ela merece.

 

Leonor

E depois disto nós é que merecemos um prémio.

 

Neste instante CONCEIÇÂO entra da rua.

 

Conceição

Olá a todos!

 

Alexandre

A dona Eugénia mãe?

 

Conceição

Foi para casa.

 

Alexandre

A mãe está louca?! Ela tinha que vir para aqui consigo.

 

Conceição

Passei o dia todo com ela para vos dar tempo… Já não tinha mais desculpas para a prender.

 

ALEXANDRE

A dona Eugénia não pode estragar a surpresa.

 

CORTA PARA:

 

 

184/36 int paula sala                                                dia 182 noite

 

NÃO VEMOS A SALA DURANTE TODA A CENA.

 

A cena começa com a porta a abrir-se. A sala está às escuras. EUGENIA entra e acende a luz. Ela fica parada a olhar para a sala.

 

EUGENIA

Valha-me Deus! O que é isto? 

 

Neste instante ALEXANDRE aparece por detrás de Eugénia.

Alexandre

Dona Eugénia…

 

Eugenia

Alexandre?

 

Alexandre

Isto tem uma explicação.

 

Eugenia

Tu sabes o que é isto?

 

Alexandre

Fomos nós que fizemos tudo porque…

 

Eugenia

(a interromper) Eu não quero saber de desculpas! Eu vou ligar à Paula. 

 

Alexandre

(firme) Não vai nada… até eu lhe explicar o que vai acontecer.

 

CORTA PARA:

 

 

184/37 int gabriel sala                                            dia 182 noite

 

PAULA, JULIA, GABRIEL, JAIME, CARMO e GUILHERME estão a conversar. A conversa já vai a meio. Paula e Júlia estão cansadas.

 

JULIA

Estou de rastos!

 

PAULA

Nunca vi tanto vestido na minha vida!

 

GABRIEL

Pelo menos conseguiram escolher alguma coisa?

 

JULIA

Conseguimos! Mas não penses que vais ver. O vestido está bem guardado.

 

CARMO

O teu vestido é de noiva não é, Júlia?

 

JULIA

É uma coisa simples…

 

PAULA

O noivo só pode ver o vestido da noiva no dia do casamento senão dá azar.

 

JAIME

E tem que haver casamento!

 

Gabriel

E vai haver. Nenhum de nós está a pensar em fugir, não é Júlia?

 

Júlia

(a disfarçar a atrapalhação) Claro que não.

 

Jaime e Carmo trocam um olhar.

 

Paula

Bem, eu tenho que ir que quero descansar. Vamos Gui.   

 

Guilherme

Eu quero ficar, mãe.

 

Paula

Já estiveste aqui o dia todo. Agora vens comigo para casa.

 

Júlia

Eu levo-vos.

 

Paula

Não te preocupes que eu apanho um táxi.

 

Júlia

Nem penses. Eu vou só buscar a minha mala e levo-te.

 

Júlia sai para o quarto.

 

Paula

Gui, as tuas coisas?

 

Guilherme

Estão no quarto do Jaime.

 

Paula

Estás à espera do quê para as ir buscar?

 

Guilherme, Jaime e Carmo saem para o quarto.

 

Gabriel

A Júlia está estranha, não achas, Paula?

 

Paula

Porque é que dizes isso?

 

GABRIEL

Ela parece-me distante… tensa…

 

PAULA

(a disfarçar) Uma noiva sem nervos não é uma noiva, Gabriel.

 

CORTA PARA:

 

 

184/38 int JULIA quarto                                            dia 182 noite

 

JÚLIA está a falar ao telefone com Alexandre. A conversa já vai a meio.

 

Júlia

(ao telefone) Alexandre, vou sair daqui com a Paula. Está tudo pronto aí? (pausa) Óptimo! (pausa) Não ela não desconfiou de nada e nem faz ideia. (pausa) Vou sair agora, se não houver trânsito… devo chegar aí daqui a uns vinte minutos. Prepara tudo.  

 

CORTA PARA: 

 

 

184/39 int alexandre sala                                      dia 182 noite

 

A cena começa com ALEXANDRE a desligar o telefone e a falar com CONCEIÇÃO e EUGENIA.

 

Alexandre

A Júlia vem a caminho com a Paula e com o Gui.

 

Eugenia

A Paula não vai gostar nada disto.

 

Conceição

Olhe que eu acho que sim.

 

Alexandre

A Paula precisa de um empurrão para deixar de ter medo.

 

Eugenia

Medo, devias ter tu da reacção dela! Garanto-te que boa não vai ser. Não devias ter feito nada sem falar com ela antes.

 

Alexandre

Dona Eugénia esqueça a Paula e diga-me se foi uma má ideia.

 

Eugenia

Má não foi mas…

 

Conceição

(a interromper) Não quer a felicidade da sua filha?

 

Eugenia

Quero.

 

Alexandre

Então dona Eugénia? O que nós fizemos foi para o bem da Paula… ela merece ser feliz e não pode adiar essa felicidade só porque tem medo.

 

Eugenia

Vocês têm razão mas eu tenho muito medo da reacção da Paula… não sei se ela vai nisto.

 

Conceição

Agora, está tudo feito… não há como voltar atrás.

 

Alexandre

E temos é que nos preparar para lhe fazer a surpresa.

 

CORTA PARA:

 

STOCK SHOT CASA CALADO

 

 

184/40 int calado sala                                             dia 182 noite

 

INES e NUNO estão a discutir. A discussão já vai a meio. O ambiente é tenso.

 

Nuno

Não podias Inês! Não podias ter desistido do psicólogo assim.

 

INES

Mas desisti e não vou voltar a falar da minha vida feita maluca para um homem que eu não conheço de lado nenhum.

 

Nuno

Inês, tu continuas obcecada com a história da Luiza, andas tensa… podes ter uma recaída!

 

Inês

Eu estou curada. Eu não roubo mais. A Luiza é outra história e essa só acaba quando eu a vir na cadeia a apodrecer. 

 

Nuno

Inês, esquece essa história de te vingares da Luiza. Ela já está a pagar por tudo o que fez.

 

Inês

Não esqueço! E digo-te mais… eu tenho a minha vingança preparada… eu vou ver-me livre do demónio da Luiza para sempre.

 

Nuno

Inês, a Luiza vai pagar. Se ela for a assassina do pai a judiciária vai prendê-la e ela vai apodrecer na prisão.

 

Inês

Eu não vou esperar pela judiciária.

 

Nuno

Inês, tu vais acabar mal… se tu não te livras desse fantasma da Luiza vais voltar a roubar.

 

Inês

Nuno, mete isto na tua cabeça: Eu estou curada.

CORTA PARA:

 

 

184/41 int inês quarto                                               dia 182 noite

 

Música acompanha. Vemos INES a tirar da sua mala o objecto que roubou na loja. Com Inês a olhar para o objecto,

 

CORTA PARA: 

 

STOCK SHOT VIVENDA

 

 

184/42 INT vivenda sala                                             dia 182 noite

 

TERESA está a falar com MARIO. Ela acabou de chegar e está com ar cansado.

 

MARIO

Como é que correu tudo com a surpresa para a Paula?

 

TERESA

Melhor impossível. O Alexandre ligou-me ainda agora a dizer que ela está quase a chegar lá.

 

Mário

Ela vai ter um choque.

 

Teresa

Mas vai valer a pena… eu vou tomar um banho que estou imunda.

 

Mário

Sabes alguma coisa da tua irmã?

 

Teresa

Desde que a Isabel saiu daqui com o Frederico não soube mais nada. Porquê?

 

Mário

Estou a achar a tua irmã quieta e calada demais.

 

Teresa

Também já pensei nisso… aquela conversa do testamento do pai, da herança… será que ela está a preparar alguma?

 

Mário

Talvez não… se calhar foi ter com a tua mãe e estão as duas lá em casa a rogarem-me pragas.

 

Teresa

A pergunta que se coloca é: como é que a Luiza agora vai viver naquela casa sem um único empregado? Ela não sabe cozinhar nem fazer nada. Eu pagava para ver como é que ela está.

 

CORTA PARA:

 

 

184/43 int mario cozinha                                          dia 182 noite

 

Música acompanha. Vemos uma sequência de cenas com LUIZA atrapalhada. Primeiro ela tenta abrir um frasco e não consegue até que se irrita de atira-o para o caixote do lixo. Em seguida ela pega numa lata de cogumelos e quando a vai abrir corta-se. Vemos o ar furioso de Luiza. A campainha da porta toca.

 

CORTA PARA:

 

Elipse

 

 

184/44 int MARIO sala                                                 dia 182 noite

 

A cena começa com LUIZA a abrir a porta a LUCIANO que entra.

 

Luciano

(a entrar) Olá, Luiza!

 

Luiza

O que é que está aqui a fazer?

 

Luciano

Vim falar contigo.

 

Luiza

Também vem gozar com a minha cara, humilhar-me?

 

Luciano

Eu sou teu pai… não te faria isso!

 

Luiza

Então veio fazer o quê? Dizer-me Luiza só estás a pagar pelo que fizeste. Já ouvi. Obrigado. Pode-se ir embora.

 

Luciano

Luiza, chegou a hora de fazermos o que prometemos à tua mãe. Tu e as tuas irmãs têm de se entender de vez.

 

Na troca de olhares sérios,

 

CORTA PARA:

 

 

184/45 int DULCE sala                                                dia 182 noite

 

DULCE está a falar com SERGIO que acabou de chegar. A conversa já vai a meio.

 

DULCE

O João está a tomar banho.

 

Sérgio

Posso esperar por ele?

 

DULCE

Claro. Fica à vontade.

 

Dulce fica em silêncio a olhar Sérgio como quem quer falar e não sabe como.

 

Sérgio

Quer dizer-me alguma coisa?

 

Dulce

Quero!

 

Sérgio

Diga…

 

Dulce

Eu achei muito simpático da tua parte ofereceres a viagem ao João.

 

Sérgio

O sonho dele é ir ao campeonato internacional de jiu-jitsu no Rio de Janeiro.

 

Dulce

Eu sei… mas ele não pode aceitar, Sérgio. Estamos a falar de muito dinheiro. Uma prenda assim é demais.

 

Sérgio

Dulce, acho que chegou a hora de termos uma conversa sincera sobre o João.

 

Na troca de olhares sérios,

 

CORTA PARA:

 

 

184/46 int MARIO sala                                                 dia 182 noite

 

LUIZA e LUCIANO estão frente a frente. O ambiente é um pouco tenso. A conversa já vai a meio.

 

Luciano

Não há mais motivos de discórdia, Luiza!

 

Luiza

Não me faça rir, pai!

 

Luciano

Luiza, tu e as tuas irmãs não tem mais por que não se entender. Tu agora estás no mesmo patamar que elas.

 

Luiza

Não me ofenda, sim! Eu não lutei contra isso anos e anos para logo hoje ter que levar com isso na cara!

 

Luciano

Tu e a Júlia discutiam por causa da tua ganância pelo dinheiro… mas esse já não tens… e tu e a Dulce…

 

Luiza

(a interromper) Não vamos discutir mais por causa do Pedro? O pai só pode ter enlouquecido para me estar a dizer essas barbaridades!

 

Luciano

O Pedro decidiu-se pela Dulce não há mais porque lutares…

 

Luiza

A Dulce não quis o Pedro e eu não vou abrir mão dele… eu só estar a dar ao Pedro o tempo que ele precisa para ficar comigo.

 

Luciano

A Dulce não o quis agora… mas ela ama-o e vão-se entender.

 

Luiza

E a fome no mundo também vai acabar!

 

LUCIANO

Eu tenho esperança!

 

LUIZA

Na sua idade é muito bonito que se viva de esperança mas no meu estado eu não posso. Eu vivo de factos e um deles é que o Pedro está livre e eu amo-o.

 

Luciano

O Pedro vai ficar com a Dulce. É ela quem ele quer e ela vai perdoá-lo. Os dois vão ficar juntos.

 

Luiza

O pai engana-se: o Pedro vai ser meu.

 

Luciano

Luiza, tu tens que…

 

Luiza

(a interromper) Eu não tenho que fazer nada, nem dizer nada. Eu não quero saber das minhas irmãs… se assim estou a elas também o devo.

 

Luciano

Luiza, lembra-te que…

 

Luiza

(a interromper) Toda a vida me invejaram e me criticaram… agora que estou sem nada fazemosas pazes para fingir que um dia fomos amigas e que elas gostam e têm de pena de mim? Não obrigada.

 

Luciano

A tua mãe pediu-vos antes de morrer para que fossem amigas. Nem o último desejo da tua mãe te faz pensar?

 

Luiza

A mãe morreu.

 

Luciano

A tua mãe…

 

Luiza

(a interromper) Não se preocupe que em breve eu vou morrer e quando lá chegar resolvo tudo com a mãe.

 

Luciano

Se é assim que pensas…

 

Luiza

É isso mesmo pai… não perca tempo.

 

Luciano

Tenho pena que termines assim, Luiza.

 

Luciano sai. No ar furioso de Luiza,

 

CORTA PARA:

 

 

184/47 int dulce sala                                                dia 182 noite

 

SERGIO e DULCE estão frente a frente. A conversa já vai a meio.

 

Sérgio

A viagem que eu dei ao João é um presente.

 

Dulce

Eu sei mas…

 

Sérgio

(a interromper) Dulce, se há coisa que vai fazer o João feliz é ir ao campeonato de jiu-jitsu. Eu gosto do João e quero vê-lo feliz.

 

Dulce

Sérgio, tu gostas do João só porque ele é um rapaz bonito, atraente ou gostas mesmo dele?

 

Sérgio

Dulce… eu amo o seu filho.

 

Dulce e Sérgio trocam um olhar em silêncio. Neste instante JOAO entra dos quartos.

 

João

Já aqui estás?

 

Sérgio

Estava a conversar com a tua mãe.

 

João

Sobre o quê?

 

Sérgio

Sobre se aceitas ou não a viagem que eu te ofereci?

 

João

Eu pensei muito Sérgio.

 

Sérgio

Salta essa parte.

 

João

Eu não quero que penses…

 

Sérgio

(a interromper) João, deixa-te de rodeios por favor. Aceitas ou não?

 

João fica em silêncio por um instante.

 

Sérgio

Já percebi que esse silêncio é um não…

 

João

Enganas-te… Eu aceito a viagem.

 

SERGIO

Fantástico!

 

Os dois abraçam-se de contentamento. Dulce olha para os dois e sorri. Em seguida ela sai para a cozinha.

 

Sérgio

Nem imaginas o quanto fico feliz!

 

João

E nem imaginas o quanto feliz me estás a fazer!

 

Sérgio e João ficam a olhar-se olhos nos olhos. Em seguida João faz um carinho no ombro de Sérgio. Com os dois olhos nos olhos,

 

CORTA PARA:   

 

 

STOCK SHOT PREDIO

 

 

184/48 int paula sala                                                dia 182 noite

 

A cena começa com PAULA e GUILHERME a entrarem dentro de casa. Está tudo às escuras.

 

Paula

Que esquisito! Está tudo às escuras.

 

Guilherme

Eu acendo a Luz.

 

Guilherme acende a luz. NÃO VEMOS A SALA. Paula e Guilherme ficam boquiabertos.

 

Paula

Mas o que é que aconteceu?

 

Guilherme

Mãe, fomos assaltados?

 

Só agora vemos a sala que está quase vazia -  não há objectos de decoração nem fotografias, só moveis. Neste instante ALEXANDRE e EUGENIA aparecem dos quartos.

ALEXANDRE

Surpresa!

 

PAULA

Surpresa?! O que é que aconteceu?

 

Eugenia

Eu só soube há pouco, filha.

 

Alexandre

Não tomavas uma decisão porque estavas com medo, nós tomámos por ti.

 

Paula

Eu nem sei o que dizer… onde é que estão as minhas coisas?

 

Alexandre

Nós pegamos em tudo e levamos para um sítio.

 

Paula

Para que sítio?

 

ALEXANDRE

Para onde elas já deviam estar.

 

CORTA PARA:

    

 

 

 

 

 

184/49 int mario sala                                                 dia 182 noite

 

PAULA que acabou de chegar com GUILHERME e EUGENIA está a falar com TERESA.

 

PAULA

Eu não acredito que trouxeram tudo para cá!

 

TERESA

Decidimos fazer-te uma mudança surpresa.

 

GUILHERME

Mãe, nós vamos ficar aqui a viver?

 

Paula fica em silêncio por um instante.

 

Paula

Vamos Gui.

 

Guilherme

Fixe! Fixe!

 

Teresa

Dona Eugénia, Gui… venham comigo que eu vou mostrar onde ficam os vossos quartos.

 

Paula

O teu pai, Teresa?

 

Teresa

Está à tua espera.

 

Paula

Onde?

 

CORTA PARA:

 

 

184/50 int vivenda sala jantar                            dia 182 noite

 

A cena começa com PAULA a entrar na sala de jantar. A mesa está posta de forma romântica, com flores e a sala está à luz das velas. MARIO tem duas taças de champanhe na mão.

 

 

Paula

Eu não acredito nisto!

 

Mário

(a estender uma taça) Bem vinda à tua nova casa, Paula.

 

Paula

Nem tenho palavras…

 

Mário

Não são palavras que eu quero…

 

Paula e Mário beijam-se apaixonadamente. Com os dois a beijarem-se,

 

CORTA PARA:

 

 

STOCK SHOT NOITE-MANHÃ TERMINA VIVENDA

 

 

184/51 int vivenda sala JANTAR                            dia 183 manhã

 

PAULA, GUILHERME, TERESA, EUGENIA e MARIO estão a tomar o pequeno-almoço. O ambiente é de confusão matinal e boa disposição.

 

MARIO

Nunca estive tão feliz! Tenho a minha família, a minha casa de volta…

 

Paula

Nem imaginas a minha cara quando ontem entrei em casa e não tinha lá nada.

 

Guilherme

Mãe, dá-me sumo.

 

Eugenia

Se faz favor, Guilherme. A avô serve-te.

 

Eugenia serve Guilherme de sumo.

 

Teresa

Nem imaginas a trabalheira que a mudança deu. Se não ficasses cá acho que te apertávamos o pescoço.

 

eugenia

Eu estava com medo que ela reagisse mal.

 

Paula

Eu precisava mesmo de empurrão. Estou tão feliz.

 

Mário

A minha festa de anos vai ser aqui e vou querer uma coisa em grande… tenho uma nova vida para comemorar.

 

Teresa

Quem é que vais convidar?

 

Mário

A família e os amigos. Todos aqueles que me ajudaram a lutar, a conseguir estar de volta a esta casa, a ter uma vida nova…

 

Paula

Não foi um caminho fácil…

 

Teresa

O meu pai é um lutador…

 

Mário

Mas a ajuda e a força das pessoas que acreditaram em mim foi muito importante.

 

Teresa

Vamos convidar toda a gente e fazer desta festa um acontecimento.

 

CORTA PARA:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

184/52 INt gabinete PJ                                                dia 183 manhã

 

RUI e IRINA estão de saída a conversar.

 

RUI

Com que então o Mário vai dar uma festa?

 

IRINA

Aposto como o assassino vai lá estar…

 

RUI

Isso é uma certeza. Vamos que o Costa está a tomar conta da nossa presa e temos que o substituir.

 

Irina

E achas que é durante a festa que a nossa presa vai atacar?

 

Rui

Quase de certeza… quem matou o António vai voltar ao local do crime e tentar fazer o mesmo pela segunda vez.

 

Irina

Quem será a vitima desta vez?

 

RUI

Essa pergunta ainda não tem resposta… mas na festa do Mário esta história vai chegar ao fim.

 

Na saída de Rui e Irina,

 

CORTA PARA:

 

 

GENERICO DE FECHO:

 

Fim do 184º Episódio

Mas eu lembro-me de uma discussão da Luíza e da Guida na casa da Guida...

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Mas não dizem que vai ser outro assassino? Eu tenho esperança até ao último momento que mudem... mas já sei que a tvi pouco se importa com isso.

Claro que não mudam. Isto é uma reposição. A novela é toda transmitida tal como foi originalmente incluído claro o último episódio, assim é que faz sentido. 

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Claro que não mudam. Isto é uma reposição. A novela é toda transmitida tal como foi originalmente incluído claro o último episódio, assim é que faz sentido. 

 

Não faz sentido é nenhum... se existem outros finais era uma forma de voltar a colocar as pessoas a questionar quem seria o assassino... a sic fez isso com a proxima vitima.  Além disso todos sabem que o assassino que foi mostrado nem era a escolha real do autor portanto deviam ter mudado para esse.

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