Jump to content

Tempo de Viver


Diogo_M

Posts Recomendados

Olhos nos Olhos é a mais arrojada, digo eu. Esta novela Tempo de Viver aproxima-se muito do quotidiano das novelas do Gilberto Braga, e aqueles cenários interiores, cenas de almoços, jantares, festas, também podem se enquadrar no universo do Manoel Carlos. 

É basicamente o mesmo universo de Ninguém Como Tu, por isso é que deu muito certo. Porém, continuo a preferir TdV a NcT. 

Editado por Afonso
  • Gosto 8
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Afonso disse:

Olhos nos Olhos é a mais arrojada, digo eu. Esta novela Tempo de Viver aproxima-se muito do quotidiano das novelas do Gilberto Braga, e aqueles cenários interiores, cenas de almoços, jantares, festas, também podem se enquadrar no universo do Manoel Carlos. Aliás, nesta novela houve um núcleo muito idêntico a um outro núcleo de Por Amor:mosking: 

É basicamente o mesmo universo de Ninguém Como Tu, por isso é que deu muito certo. Porém, continuo a preferir TdV a NcT. 

Qual é o núcleo parecido a um de "Por Amor"? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, D91 disse:

Qual é o núcleo parecido a um de "Por Amor"? 

Eu achei muito mais parecida a "Vale Tudo" - até os nomes de personagens e certos enredos.

Neste site aqui, na aba das curiosidades há umas comparações a VT muito interessantes: https://brincabrincando.com/tempo-de-viver/#1592516976487-d2077a7a-afef

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, D91 disse:

Qual é o núcleo parecido a um de "Por Amor"? 

Eu agora que estava a escrever é que reparei que confundi as novelas, o núcleo igual ao de Por Amor era em Ninguém como Tu, não em Tempo de Viver. Mas, basicamente, aquela relação da Benedita Pereira com a mãe Luisinha, e depois também o namorado da Benedita - a personagem do Fidalgo, era uma cópia escancarada da relação Milena e Branca de Por Amor, e o Fidalgo também tinha traços do Nando (Por Amor). :mosking:

  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Laurindinha disse:

Eu achei muito mais parecida a "Vale Tudo" - até os nomes de personagens e certos enredos.

Neste site aqui, na aba das curiosidades há umas comparações a VT muito interessantes: https://brincabrincando.com/tempo-de-viver/#1592516976487-d2077a7a-afef

Que Tempo de Viver é o remake de Vale Tudo não há qualquer duvida... Aliás o Vilhena não esconde a sua inspiração em outras novelas, mas Tempo de Viver foi muito descarado o plágio. Até me espanta até hoje não ter tido problemas com isso.

Mas também quem foi para a globo fazer um remake de Dancin Days em Boogie Oogie  é porque tem as costas quentes... de um outro plagiador nato: o Aguinaldo.

Editado por AndreRob
  • Haha 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, AndreRob disse:

Que Tempo de Viver é o remake de Vale Tudo não há qualquer duvida... Aliás o Vilhena não esconde a sua inspiração em outras novelas, mas Tempo de Viver foi muito descarado o plágio. Até me espanta até hoje não ter tido problemas com isso.

Mas também quem foi para a globo fazer um remake de Dancin Days em Boogie Oogie  é porque tem as costas quentes... de um outro plagiador nato: o Aguinaldo.

Sim, realmente foi uma cópia muito à descarada mas também com as suas particularidades secalhar, até melhoroes, que Vale Tudo.

Esta adapção/remake "indiret@" de uma novela brasileira acabou por ser melhor que o Dancin' Days que foi uma coisa feita a sério cá. :paperbag:

Parabéns ao Rui Vilhena, sinceramente.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Rui nunca teve problemas, porque são meras inspirações. Digamos que ele reutiliza a base e o resto é completamente diferente. Bases usadas em muitas novelas, diga-se de passagem. Não foi o Gilberto Braga e o Maneco que inventaram aquelas tramas. 

Boogie Oogie nada tem a ver com Dancin' Days. Só a discoteca mesmo. Menos... 

  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 56 minutos, Laurindinha disse:

Quais foram?

Fina Estampa (a relação de Vavá e Teté parecia-se com a relação da Tereza Cristina e Crô, o próprio Vavá tinha uns traços do Crô. :mosking:), A Liliana Marise e o seu background era muito parecido com a trama da Chayene de Cheias de Charme, apenas uma leve pitada. E, por último, a vilã da Mariana Monteiro, no tocante a ciúmes e cenas de ciúmes, lembrava a Sílvia de Duas Caras, aliás teve uma cena que parecia mesmo ser uma cena da Sílvia de Duas Caras

Pronto, é claro que não são plágios até porque as tramas, no quesito história, são diferentes. Mas que há certas parecenças, lá isso há. 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 29 minutos, Afonso disse:

Fina Estampa (a relação de Vavá e Teté parecia-se com a relação da Tereza Cristina e Crô, o próprio Vavá tinha uns traços do Crô. :mosking:), A Liliana Marise e o seu background era muito parecido com a trama da Chayene de Cheias de Charme, apenas uma leve pitada. E, por último, a vilã da Mariana Monteiro, no tocante a ciúmes e cenas de ciúmes, lembrava a Sílvia de Duas Caras, aliás teve uma cena que parecia mesmo ser uma cena da Sílvia de Duas Caras

Pronto, é claro que não são plágios até porque as tramas, no quesito história, são diferentes. Mas que há certas parecenças, lá isso há. 

E a trama das sósias é semelhante à trama de "O Outro". :haha:

Mort que só copiou o Aguinaldo, praticamente. :cryhappy:

Editado por Vitória
  • Gosto 1
  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Vitória disse:

E a trama das sósias é semelhante à trama de "O Outro". :haha:

Mort que só copiou o Aguinaldo, praticamente. :cryhappy:

E agora lembrei-me de Remédio Santo que tinha ali um cheirinho de A Próxima Vítima do Silvio de Abreu. Mas, pronto, nenhum autor consegue ser 100% original, referências são sempre necessárias para a construção de uma narrativa, seja ela novela, série, livro etc. 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Laurindinha disse:

Acho que até hoje o Afonso (Hugo Tavares) foi uma das melhores (se não a melhor) representação de um bissexual na televisão, não foi de todo esterotipado, o que adorei.

Afonso: Tia, eu gosto dos dois.

Filipe: Isso é que não me entra na cabeça...

Lídia: Ai filho, ainda bem! 

  • Haha 9
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Vitória disse:

O Rui nunca teve problemas, porque são meras inspirações. Digamos que ele reutiliza a base e o resto é completamente diferente. Bases usadas em muitas novelas, diga-se de passagem. Não foi o Gilberto Braga e o Maneco que inventaram aquelas tramas. 

Boogie Oogie nada tem a ver com Dancin' Days. Só a discoteca mesmo. Menos... 

Tempo de Viver não é mera inspiração, ele nem se deu ao trabalho de disfarçar que boa parte das personagens eram iguais às de Vale Tudo... Uma coisa são histórias inspiradas outra é copiar quase a trama principal por completo, por menos que isso o Aguinaldo viu o Sétimo Guardião dar borrada.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 25 minutos, AndreRob disse:

Tempo de Viver não é mera inspiração, ele nem se deu ao trabalho de disfarçar que boa parte das personagens eram iguais às de Vale Tudo... Uma coisa são histórias inspiradas outra é copiar quase a trama principal por completo, por menos que isso o Aguinaldo viu o Sétimo Guardião dar borrada.

 

Só "copiou" os arquétipos. As tramas eram completamente diferentes. 

A Bárbara e a Heleninha só têm em comum o alcoolismo. A Mª de Fátima era extremamente inteligente e a Mª Laurinda era mais anta, impulsiva, muitas das vezes. A Raquel era afrontosa, extremamente honesta, enquanto que a Fátima era uma pasmada, embora também fosse honesta. Já o Bruno tem muitas semelhanças com o César, o que muda é realmente a idade. Os Afonsos só têm em comum o nome e a posição social, de resto... 

Tirando estes personagens, os núcleos secundários (as restantes personagens) de Vale Tudo e Tempo de Viver, nada têm a ver. 

  • Gosto 5
  • Obrigado 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 25/03/2023 at 15:32, Afonso disse:

Fina Estampa (a relação de Vavá e Teté parecia-se com a relação da Tereza Cristina e Crô, o próprio Vavá tinha uns traços do Crô. :mosking:), A Liliana Marise e o seu background era muito parecido com a trama da Chayene de Cheias de Charme, apenas uma leve pitada. E, por último, a vilã da Mariana Monteiro, no tocante a ciúmes e cenas de ciúmes, lembrava a Sílvia de Duas Caras, aliás teve uma cena que parecia mesmo ser uma cena da Sílvia de Duas Caras

Pronto, é claro que não são plágios até porque as tramas, no quesito história, são diferentes. Mas que há certas parecenças, lá isso há. 

E ainda falta a Soninha com vibes de Suellen de Avenida Brasil, e a Rita pereira que era decalcada na personagem da Lília Cabral em Fina Estampa. :rolleyes: 

Eu sou da equipa, que diz que tudo já foi praticamente feito, que é difícil ser original, portanto defendo a inspiração do Vilhena em novelas brasileiras. Porém, havia coisas desnecessárias, como a Benedita Pereira em NCT chamar a mãe pelo nome igual à Milena de por Amor, o seu interesse amoroso ser motoqueiro como era o Fernadinho de Por Amor e terem de passar a ponte para se verem, a Lauridinha, ser Maria Laurinda e não gostar de ser Maria, o Afonso ser Afonso, acho que era desnecessário. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Duarte com D disse:

E ainda falta a Soninha com vibes de Suellen de Avenida Brasil, e a Rita pereira que era decalcada na personagem da Lília Cabral em Fina Estampa. :rolleyes: 

 

Por acaso, não acho que a Nanda tenha alguma coisa da Griselda de FE. Apenas partilham a mesma profissão, as personagens são muito diferentes entre si.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Por acaso ainda tenho bem presente o primeiro episódio da transmissão original e da parte dos atentados do 11 de Setembro como se fosse ontem mas já passaram 17 anos :cryhappy: 

Laurinda, Bárbara e Lídia eternas ícones :adoro: 

Editado por Max30
  • Gosto 3
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 18/06/2023 at 12:45, Ficcão Total disse:

18/06/2006

Já passaram 17 anos

 

Meu Deus!! Lembro-me perfeitamente do primeiro episódio, tinha 7 anos e nunca tinha tomado atenção à situação das Torres Gémeas, até que fiz um comentário sobre aquilo e a minha mãe decidiu explicar-me que tinha acontecido mesmo. Durante dias fiquei com medo que um avião fosse contra o meu prédio :triste_teresa:. Agora que penso não era de todo uma novela indicada para uma criança, mas valeu a pena, é a minha novela preferida, já a vi n de vezes. 

 

Eterna fã do Tubarão e dos dramas da Raquel pelos 5000 euros que o Gonçalo ficou a dever ao marido. 

  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...