Jump to content

Tempo de Viver


Diogo_M

Posts Recomendados

On 06/09/2022 at 21:24, Afonso disse:

A que dava antes eu já não me lembrava, mas isso do horário eu lembro-me porque a São José Correia fez quase que um comunicado a prestar o seu descontentamento com a gestão da TVI. :mosking:

E com razão. A novela esteve uma semana na primeira faixa, dois meses na segunda e nove na terceira. Não foi justo.

Houve uma grande falta de planeamento por parte da TVI. Sedução nunca deveria ter estreado em Outubro. Deviam ter estreado a novela em Janeiro, sem diário do SS a atrasar tudo. 

Sedução foi um flop desnecessário. 

Agora, dizer que o Vilhena é um colecionador de flops é mentira. Só houve duas novelas dele que falharam audiometricamente. As restantes, pelo contrário, foram bem sucedidas (algumas muito, outras menos).

Editado por Guida
  • Gosto 4
  • Adoro 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 17/09/2022 at 21:59, Guida disse:

E com razão. A novela esteve uma semana na primeira faixa, dois meses na segunda e nove na terceira. Não foi justo.

Houve uma grande falta de planeamento por parte da TVI. Sedução nunca deveria ter estreado em Outubro. Deviam ter estreado a novela em Janeiro, sem diário do SS a atrasar tudo. 

Sedução foi um flop desnecessário. 

Agora, dizer que o Vilhena é um colecionador de flops é mentira. Só houve duas novelas dele que falharam audiometricamente. As restantes, pelo contrário, foram bem sucedidas (algumas muito, outras menos).

Sinceramente a tvi tratou mal as ultimas novelas do Vilhena. Onos ficou mais dark devido ao horário a que foi vetada, sedução foi vitima das trocas e baldrocas dos horários, mas para mim é a novela dele de que menos gosto. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 50 minutos, goncalovaz disse:

Sinceramente a tvi tratou mal as ultimas novelas do Vilhena. Onos ficou mais dark devido ao horário a que foi vetada, sedução foi vitima das trocas e baldrocas dos horários, mas para mim é a novela dele de que menos gosto. 

Eu adoro Sedução. Júlia e Danilo e Tiago são simplesmente icónicos. :brinde:

Eu sou daqueles que torcia para a Júlia acabar com a Alice

Spoiler

e fiquei triste do ícone não a ter destruído no final. :manas:

O Paulo Rocha com 

Spoiler

Francisco Macau. Ainda me lembro dessa cena. :pois:

 

A Vitória, os namorados dela, o pai dela, a Alice, podiam morrer. :zzz:

 

  • Gosto 1
  • Adoro 2
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Estou quase a terminá-la, que novelão :giveheart:. É incrível como a narrativa nunca está parada, está sempre a acontecer alguma coisa. O núcleo central é dos melhores já feitos pelo Vilhena. Margarida Vila-Nova com o papel da sua vida. No que toca às tramas paralelas, só não gosto da família da sexta-feira e o trio Inês+Tomás+Daniela. Que bem eu fiz ao rever este novelão. Continuo a dizer que esta é a melhor novela do Vilhena. 

Por enquanto (top3 Vilhena): Tempo de Viver, Boogie Oogie e Ninguém Como Tu.

"Sedução" é a próxima da minha lista. Esta, por sua vez, está na 4ª posição, mas talvez suba a 3ª. Eu lembro-me de gostar mais de Sedução, mas a Luizinha e a própria NCT é um clássico português, não tem como não gostar dessa novela. 

  • Gosto 7
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 18/10/2022 at 00:44, Afonso disse:

Estou quase a terminá-la, que novelão :giveheart:. É incrível como a narrativa nunca está parada, está sempre a acontecer alguma coisa. O núcleo central é dos melhores já feitos pelo Vilhena. Margarida Vila-Nova com o papel da sua vida. No que toca às tramas paralelas, só não gosto da família da sexta-feira e o trio Inês+Tomás+Daniela. Que bem eu fiz ao rever este novelão. Continuo a dizer que esta é a melhor novela do Vilhena. 

Por enquanto (top3 Vilhena): Tempo de Viver, Boogie Oogie e Ninguém Como Tu.

"Sedução" é a próxima da minha lista. Esta, por sua vez, está na 4ª posição, mas talvez suba a 3ª. Eu lembro-me de gostar mais de Sedução, mas a Luizinha e a própria NCT é um clássico português, não tem como não gostar dessa novela. 

O meu problema é mesmo fazer um top de novelas só do Vilhena (também na realidade são as únicas novelas que vejo, dado ser para mim o melhor autor a escrever), mas no contexto geral, acho que Tempo de Viver assume bem o primeiro lugar, mas também tenho saudades da vibe dark e pesadona de ONO, mas adorei tb as restantes e NCB podia ter sido um novelão se não levasse alterações a meio da exibição..

Agora contudo em vilãs a minha preferida de todas até ao momento é Lúcia Lobo,

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
On 18/10/2022 at 00:44, Afonso disse:

Estou quase a terminá-la, que novelão :giveheart:. É incrível como a narrativa nunca está parada, está sempre a acontecer alguma coisa. O núcleo central é dos melhores já feitos pelo Vilhena. Margarida Vila-Nova com o papel da sua vida. No que toca às tramas paralelas, só não gosto da família da sexta-feira e o trio Inês+Tomás+Daniela. Que bem eu fiz ao rever este novelão. Continuo a dizer que esta é a melhor novela do Vilhena. 

Eu também achava chato o núcleo do swing. Para mim o mais chato da novela. Mas acabou por perder destaque.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
há 51 minutos, Maria Patiño disse:

Em homenagem à TVI e à melhor novela destes 30 anos (não está aberto a discussão neste tópico) deixo algumas pérolas de TdV: (PARABÉNS TVI!) /cdn-cgi/mirage/3aedc1834327c43dffc0fa26d2e5b23ab6d7a1d33bbb4365c47dff4eb08e8654/1280/https://forum.atelevisao.com/uploads/emoticons/Adoro21.png

"A vida sem prazer é apenas uma sala de espera para a morte." Lídia Martins de Mello

 

Filipe: 18 valores, mãe. Melhor aluno do curso de Gestão para quê? Para acabar agora a fazer montras.

Lídia: Filipe, tenha calma, tenha calma com a história dos 18 valores. Lembre-se que o reitor era amigo do seu tio.

Filipe: O que é a mãe veio cá fazer? Atacar mais o meu ego, é?

 

Bárbara: As desilusões amorosas são patrocinadas pelas bebidas alcoólicas. O que é que eu estou a fazer assim de tão estranho?

 

Maria Laurinda: A minha mãe, a sra dona Fátima vai abrir uma empresa.

Bruno: Com o esquisitinho do Bráulio.

Maria Laurinda: Uma empresa especializada em quê? Falhados da vida? Pessoas cansadas do sucesso?

Bruno: Olha que as novidades não acabam por aqui.

Maria Laurinda: O meu tio avô vai largar o táxi para se tornar motorista do primeiro ministro.

Bruno: Mais surreal ainda. Adivinha quem está apaixonadíssimo pela tua mãe.

Maria Laurinda: É agora. O próprio primeiro ministro.

 

 

Antónia: Bárbara, foste tu que atropelaste a Fátima?

Bárbara: Não, mas se tens dúvidas vai ver se tenho restos de esfregona nos pneus do meu carro.

 

 

Lídia para Filipe: Sabe como é que eu me sinto, Filipe? Sinto-me como aqueles desgraçados que se levantam todos os dias cedo, apanham o autocarro para ir trabalhar, chegam ao fim do dia e voltam para casa, para recomeçarem tudo no dia seguinte. Para quê? Para não chegarem a lado nenhum. Para não terem nada.

 

Lídia: Ó Antónia, este seu filho é um pouco confuso, não é? Ele não sabe o que quer. Ele nem sequer sabe se gosta de homens ou de mulheres.

Afonso: Está enganada, ti-tia. Eu sei muito bem do que gosto. Gosto dos dois.

Filipe: Essa é que não me entra na cabeça.

Lídia: Ai querido, ainda bem!

 

Lídia: FILIPE, ACABOU ESTA PALHAÇADA! Acha que eu acredito que você se enrolou com a Célia? Você nem numa toalha se consegue enrolar, quanto mais com uma mulher.

 

(Antónia e Bárbara preparam-se para sair e Lídia aparece )

Lídia: Então, já vão?

Bárbara: Não, estavámos só aqui a jogar à macaca com a Celina.

 

(Roubam a cassete do Afonso)

Bárbara: Foi a Lídia, eu tenho a certeza...!

Antónia: Bárbara, mas tu tás sempre contra ela...

Bárbara: Ó Bárbara nada, eu nessa manhã só tinha bebido um suminho, desci as escadas e apanhei a Lídia com a cassete na mão.

Fausto: Não é que eu acredite muito na Lídia mas imaginá-la a si a beber um suminho....

 

Lídia: Quem é esse sardinha?

Filipe: Mãe, sardinha deve ter sido algum namorado seu. Eu falei-lhe de "Tubarão"!

Lídia: É a mesma coisa, andam dentro de água.

 

(Artur surpreende Madalena com uma viagem à Madeira)

Madalena: Mas eu nunca andei de avião... Não sei se tenho medo.

Fátima: Ó mãe, vais ver, a paisagem lá de cima é linda, vais adorar.

Maria Laurinda (com ar de sonsa): Vais adorar... com este vendaval aterrar no Funchal...

Fátima: Maria Laurinda!! Que disparate!

 

Bárbara: Eu não quero a morte da Fátima. Eu prefiro vê-la paraplégica.

Fernando: Desculpa?

Bárbara: Nem é tanto por ela, é mais por ti. Eu queria se tu não a pudesses levar para a cama, se esse teu amor continuaria assim tão grande.

 

Bárbara: É preciso isto Fernando? Porque é que tu não fazes um musical em vez de escreveres livros? Adoras dar espetáculo!

 

Lídia: Portugal e Espanha eram donos de meio mundo. Agora Espanha é dona de meio Portugal. As mulheres não tinham direito a voto, agora as mulheres votam mais do que os homens.

Bárbara: Eu sei que devia ligar para o 112, mas não tenho saldo.

 

Sebastião: Nós nem temos dinheiro para ir passar um fim-de-semana à Malveira quanto mais agora para ir para uma clínica de luxo na Suécia..

 

 

Lídia: Vim dar-lhe uma boa notícia.

Bárbara: Os médicos diagnosticaram-lhe uma doença terminal...

Lídia: Não! O Seu Fernandinho está de volta e sabe da última?

Bárbara: Traz um anel de noivado com um bocadinho de esfregona e mais relevo?

 

Filipe: Porque é que não pergunta ao tio Fausto?

Lídia: Já perguntei.

Filipe: E ele?

Lídia: Mandou-me ir plantar batatas. A Antónia e o Gonçalo fizeram o mesmo, só que com legumes diferentes.

 

Fausto: Estou farto. Não aguento mais. Eu vou para o Rio de Janeiro passear na praia, vender águas de coco, assaltar turistas, o que for preciso. Qualquer coisa é melhor que esta vida.

Gonçalo: Eu estou a falar a sério.

Fausto: Eu sei. Isso é que é grave. Era o Afonso com a Maria Laurinda, o Bernardo agora com a Rita, e você agora com a Raquel. Onde é que isto vai acabar? Comigo a apaixonar-me pela Fátima?

 

(Raquel vai à casa dos Martins de Mello) - falam com Raquel

Bárbara: Por aqui? Tirou folga das Escandalosas Anónimas, foi?

Lídia: Olhe minha querida, se veio roubar relógios não está com sorte nenhuma, só temos uns de parede mas são muito grandes para levar debaixo do braço.

Melhor novela portuguesa? Com certeza. :adoro:

  • Adoro 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 20/02/2023 at 21:35, Maria Patiño disse:

Em homenagem à TVI e à melhor novela destes 30 anos (não está aberto a discussão neste tópico) deixo algumas pérolas de TdV: (PARABÉNS TVI!) :adoro:

"A vida sem prazer é apenas uma sala de espera para a morte." Lídia Martins de Mello

 

Filipe: 18 valores, mãe. Melhor aluno do curso de Gestão para quê? Para acabar agora a fazer montras.

Lídia: Filipe, tenha calma, tenha calma com a história dos 18 valores. Lembre-se que o reitor era amigo do seu tio.

Filipe: O que é a mãe veio cá fazer? Atacar mais o meu ego, é?

 

Bárbara: As desilusões amorosas são patrocinadas pelas bebidas alcoólicas. O que é que eu estou a fazer assim de tão estranho?

 

Maria Laurinda: A minha mãe, a sra dona Fátima vai abrir uma empresa.

Bruno: Com o esquisitinho do Bráulio.

Maria Laurinda: Uma empresa especializada em quê? Falhados da vida? Pessoas cansadas do sucesso?

Bruno: Olha que as novidades não acabam por aqui.

Maria Laurinda: O meu tio avô vai largar o táxi para se tornar motorista do primeiro ministro.

Bruno: Mais surreal ainda. Adivinha quem está apaixonadíssimo pela tua mãe.

Maria Laurinda: É agora. O próprio primeiro ministro.

 

 

Antónia: Bárbara, foste tu que atropelaste a Fátima?

Bárbara: Não, mas se tens dúvidas vai ver se tenho restos de esfregona nos pneus do meu carro.

 

 

Lídia para Filipe: Sabe como é que eu me sinto, Filipe? Sinto-me como aqueles desgraçados que se levantam todos os dias cedo, apanham o autocarro para ir trabalhar, chegam ao fim do dia e voltam para casa, para recomeçarem tudo no dia seguinte. Para quê? Para não chegarem a lado nenhum. Para não terem nada.

 

Lídia: Ó Antónia, este seu filho é um pouco confuso, não é? Ele não sabe o que quer. Ele nem sequer sabe se gosta de homens ou de mulheres.

Afonso: Está enganada, ti-tia. Eu sei muito bem do que gosto. Gosto dos dois.

Filipe: Essa é que não me entra na cabeça.

Lídia: Ai querido, ainda bem!

 

Lídia: FILIPE, ACABOU ESTA PALHAÇADA! Acha que eu acredito que você se enrolou com a Célia? Você nem numa toalha se consegue enrolar, quanto mais com uma mulher.

 

(Antónia e Bárbara preparam-se para sair e Lídia aparece )

Lídia: Então, já vão?

Bárbara: Não, estavámos só aqui a jogar à macaca com a Celina.

 

(Roubam a cassete do Afonso)

Bárbara: Foi a Lídia, eu tenho a certeza...!

Antónia: Bárbara, mas tu tás sempre contra ela...

Bárbara: Ó Bárbara nada, eu nessa manhã só tinha bebido um suminho, desci as escadas e apanhei a Lídia com a cassete na mão.

Fausto: Não é que eu acredite muito na Lídia mas imaginá-la a si a beber um suminho....

 

Lídia: Quem é esse sardinha?

Filipe: Mãe, sardinha deve ter sido algum namorado seu. Eu falei-lhe de "Tubarão"!

Lídia: É a mesma coisa, andam dentro de água.

 

(Artur surpreende Madalena com uma viagem à Madeira)

Madalena: Mas eu nunca andei de avião... Não sei se tenho medo.

Fátima: Ó mãe, vais ver, a paisagem lá de cima é linda, vais adorar.

Maria Laurinda (com ar de sonsa): Vais adorar... com este vendaval aterrar no Funchal...

Fátima: Maria Laurinda!! Que disparate!

 

Bárbara: Eu não quero a morte da Fátima. Eu prefiro vê-la paraplégica.

Fernando: Desculpa?

Bárbara: Nem é tanto por ela, é mais por ti. Eu queria se tu não a pudesses levar para a cama, se esse teu amor continuaria assim tão grande.

 

Bárbara: É preciso isto Fernando? Porque é que tu não fazes um musical em vez de escreveres livros? Adoras dar espetáculo!

 

Lídia: Portugal e Espanha eram donos de meio mundo. Agora Espanha é dona de meio Portugal. As mulheres não tinham direito a voto, agora as mulheres votam mais do que os homens.

Bárbara: Eu sei que devia ligar para o 112, mas não tenho saldo.

 

Sebastião: Nós nem temos dinheiro para ir passar um fim-de-semana à Malveira quanto mais agora para ir para uma clínica de luxo na Suécia..

 

 

Lídia: Vim dar-lhe uma boa notícia.

Bárbara: Os médicos diagnosticaram-lhe uma doença terminal...

Lídia: Não! O Seu Fernandinho está de volta e sabe da última?

Bárbara: Traz um anel de noivado com um bocadinho de esfregona e mais relevo?

 

Filipe: Porque é que não pergunta ao tio Fausto?

Lídia: Já perguntei.

Filipe: E ele?

Lídia: Mandou-me ir plantar batatas. A Antónia e o Gonçalo fizeram o mesmo, só que com legumes diferentes.

 

Fausto: Estou farto. Não aguento mais. Eu vou para o Rio de Janeiro passear na praia, vender águas de coco, assaltar turistas, o que for preciso. Qualquer coisa é melhor que esta vida.

Gonçalo: Eu estou a falar a sério.

Fausto: Eu sei. Isso é que é grave. Era o Afonso com a Maria Laurinda, o Bernardo agora com a Rita, e você agora com a Raquel. Onde é que isto vai acabar? Comigo a apaixonar-me pela Fátima?

 

(Raquel vai à casa dos Martins de Mello) - falam com Raquel

Bárbara: Por aqui? Tirou folga das Escandalosas Anónimas, foi?

Lídia: Olhe minha querida, se veio roubar relógios não está com sorte nenhuma, só temos uns de parede mas são muito grandes para levar debaixo do braço.

Os diálogos desta novela eram incríveis, uma boa conjugação de núcleos cómicos e dramáticos.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Dimitri disse:

O que achavam da personagem da Gracinda Nave?

A Clara era muito choninhas, até o casal com o João Ricardo era mesmo uma dupla de choninhas, ninguém percebe como é que eles faziam swing às sextas-feiras.

Mas never forget, ela era a única pessoa amiga da Bárbara (a única pessoa que a aturava, além da Antónia, claro).

  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Dimitri disse:

O que achavam da personagem da Gracinda Nave?

Eu achei piada quando o Fausto pensou que ela era o Tubarão.:lol:

Acho que a personagem podia ter sido melhor explorada. Aquele plot do swing era secante. Acho que no núcleo da casa dela não havia nenhum vilão. Por isso ela podia ter sido vilã...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, D91 disse:

Eu achei piada quando o Fausto pensou que ela era o Tubarão.:lol:

Acho que a personagem podia ter sido melhor explorada. Aquele plot do swing era secante. Acho que no núcleo da casa dela não havia nenhum vilão. Por isso ela podia ter sido vilã...

Despediu a Clara, não foi? Ahah... e quando o Fausto tentou um pseudo-romance com a Marta (Rita Blanco)? Amo as ideias do Vilhena non sense. <3 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...