Jump to content
Eurovisão 2024: Escolhe os 10 finalistas da Semifinal 1 ×

Tempo de Viver


Diogo_M

Posts Recomendados

Para mim Mar Salgado só é melhor que esta por causa da dose às vezes exagerada (para o meu gosto) de humor em Tempo de Viver. Eu adoro o humor do Vilhena mas sinto que em Tempo de Viver havia vezes em que ele exagerava. Nisto e na carga dramática.

Tirando isto, Tempo de Viver é perfeita e muito mais memorável que Mar Salgado por exemplo.

Spoiler

Vamos só fingir que o Vitor e a Clara não existem.:bye:

 

Editado por Diogo Marreiros
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Das novelas do Vilhena nenhuma está no meu top5 de novelas, nem considero nenhuma maravilhosa, algumas muito boas como NCT e TDV (com preferência para NCT), o resto é cada vez mais fraco (excetuando ONO que só vi os primeiros 4 episódios não posso comentar). Mas o endeusamento do Vilhena é excessivo, ele é um autor como qualquer outro, e como todos os autores não faz novelas perfeitas, ninguém faz.

Há outros autores que para os meios que lhes dão, são muito menos reconhecidos, o Rui também teve condicionantes como em NCB que não teve um bom tratamento, mas ele também não defendeu com unhas e dentes o projeto, a certo ponto nota-se que ele próprio "cagou" naquilo, apesar de tudo o que a TVI fez com a novela se estava nas mãos de alguém continuar a defender o projeto, era ele, através da escrita, mas o desleixo dele só provou que a TVI estava certa.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Dimitri disse:

Das novelas do Vilhena nenhuma está no meu top5 de novelas, nem considero nenhuma maravilhosa, algumas muito boas como NCT e TDV (com preferência para NCT), o resto é cada vez mais fraco (excetuando ONO que só vi os primeiros 4 episódios não posso comentar). Mas o endeusamento do Vilhena é excessivo, ele é um autor como qualquer outro, e como todos os autores não faz novelas perfeitas, ninguém faz.

Há outros autores que para os meios que lhes dão, são muito menos reconhecidos, o Rui também teve condicionantes como em NCB que não teve um bom tratamento, mas ele também não defendeu com unhas e dentes o projeto, a certo ponto nota-se que ele próprio "cagou" naquilo, apesar de tudo o que a TVI fez com a novela se estava nas mãos de alguém continuar a defender o projeto, era ele, através da escrita, mas o desleixo dele só provou que a TVI estava certa.

Quais sao as suas favoritas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu do Rui Vilhena só não vi Na Corda Bamba e Terra Mãe (vi alguns episódios mas como não vi tudo não as consigo avaliar). 

E não vi nada de Boogie Oogie. 

De resto gostei muito de Ninguém Como Tu e Tempo de Viver e também gostei de Olhos nos Olhos e Sedução. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, goncalovaz disse:

Quais sao as suas favoritas?

da TVI em geral?

  1. Todo o Tempo do Mundo
  2. Mulheres
  3. Deixa-me Amar
  4. Ilha dos Amores
  5. Para Sempre.
  6. Ninguém como tu
  7. Quer o Destino
  8. Mistura Fina
  9. Flor do Mar
  10. Tempo de Viver
  11. Espírito Indomável
  12. Queridas Feras
  13. O Último Beijo
  14. Filha do Mar
  15. Doce Fugitiva

 

Editado por Dimitri
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 06/08/2022 at 12:08, Free Live disse:

@Vitória @Maya @goncalovaz

Não me interpretem mal, achava a novela fantástica. É uma das melhores da TVI e pegando no núcleo principal, diria que é mesmo a melhor e a que tem mais personagens memoráveis.

Acho é que o Vilhena não estava tão inspirado nos núcleos secundários. Adorava a casa do Bráulio e os Martins de Mello, mas até a família da Fátima era chata. O núcleo do Francisco Barata era muito aborrecido, o da Rita Blanco era interessante no começo das visões mas rapidamente se tornou insuportável e o do swing sempre foi péssimo e constrangedor - embora eu perceba a importância de ser abordado. O casal protagonista era horrível, odiava o Fernando e a Fátima. Uma pena que ela não terminou com o Bráulio. O próprio núcleo do Bernardo foi por um caminho pouco interessante, tanto que ele saiu da novela antes do final.

Ninguém como Tu tinha um núcleo principal mais fraco, a família do Mário e da Beatriz era muito mais desinteressante e muito hipócrita, mas eu divertia-me mais com os núcleos secundários. Acho que a novela tinha uma envolvência mais "up", a banda sonora era mais leve e ficou-me na memória, as cenas dos vizinhos na cusquice e a discutir assuntos quotidianos funcionavam melhor e havia bons núcleos de humor (o núcleo de alpinistas sociais, as idosas a disputarem o Luciano...). Foi uma bela surpresa.

No fundo, a trama de Ninguém como Tu era mais redonda e interligada entre si, parecia que aquelas personagens podiam ser nossas vizinhas também. Tempo de Viver já era mais "over the top", eu adorava as pérolas mas o diálogo já era bem mais artificial, os núcleos secundários mal contracenavam com os núcleos principais e lembro-me que a novela tem ali um período mais chatinho enquanto a Maria Laurinda tenta ter o filho do Afonso.

Enfim, são opiniões e eu adoro as duas, só tenho uma leve preferência por uma delas. Talvez o @Dimitri e o @D91 consigam perceber.

'Ninguém como Tu' também é aquele novelão bem clássico que marcou toda uma geração. Independentemente de ter algumas semelhanças com a igualmente extraordinária 'Por Amor' (cada autor deve ser livre de se poder inspirar naquilo que bem quiser e assim entender, a isto chama-se liberdade criativa), isso não tira qualquer mérito ao nosso "mestre" Rui Vilhena. <3

A família da Fátima era "chata q.b", mas fazendo hoje uma retrospectiva é tão raro vermos os nossos atores veteranos com bons personagens e a trabalharem com um texto que faça justiça ao incrível talento deles que olhando para muitas das cenas com a Teresa, Madalena e o Artur não tem como não ficar deliciada ou encantada com muitos dos diálogos e falas proferidas por estes personagens. 

Porém não te tiro a razão. A novela foi toda ela "Martins de Mello" da cabeça aos pés.

  • Gosto 2
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, screation disse:

O Fernando era verdadeiramente sofrível. De longe a pior personagem da novela e quiçá, pior personagem de todas as novelas do Vilhena, na minha opinião. Não sei se se deve exclusivamente ao ator (de quem nunca fui fã), mas o Fernando estava SEMPRE com cara de frete, de enjoo. Mesmo nas cenas com a Fátima, que era suposto ser o "grande amor" da vida dele. Nunca nutri qualquer empatia pelo personagem e acharei sempre que ele não merecia ter ficado com a Fátima. Era revoltante ver as atitudes e a forma nojenta com que ele sempre tratou a Bárbara. Deu-lhe todas as razões para ela o odiar, no entanto, insistia sempre em vestir a pele de "vítima" nas mãos da Bárbara. Consegue ser pior do que o Pedro e o Frederico de NCT.

concordo com tudo, ele é mesmo insuportável. revi muitos eps o ano passado no tvi player e avançava todas as cenas dele kk

torcia muito pela fátima e pelo braulio :/

as novelas do Vilhena (e falando mais especificamente de tdv e nct) têm muitas falhas e excesso de personagens e núcleos desinteressantes mas a escrita dele é um luxo, em tdv então... para não falar que os vilões mais memoráveis da tv portuguesa são os dele. 

 

Editado por mbeatriz5509
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 horas, goncalovaz disse:

@sara.c claramente são os 2 nucleos de que mais gosto em Tdv. Quais as suas novelas favoritas?

Tempo de viver e Belmonte (pena que Belmonte teve demasiados episódios o que fez com que a história se arrastasse um pouco, mas ainda assim é um novelão). Há outras que também gostei muito como IdA, quer o destino, espírito indomável, ouro verde, santa bárbara...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 horas, Laurindinha disse:

Acho que esta novela foi, de facto, o melhor papel da Dalila Carmo na ficção (o de A Impostora também está lá perto, gostei muito da prestação dela nessa novela na primeira temporada... o resto foi só encher chouriços; Na Corda Bamba também de destacar).

Curiosamente a Dalila não adora a sua prestação

  • Surpresa 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, goncalovaz disse:

Claramente! Gosta bastante mais da Lucia Lobo 

Gosta ela, e gosto também eu, a Bárbara sim é icónica e foi um papel de carreira da Dalila, mas na minha opinião a Lúcia Lobo dá-lhe 10 a 5 à Barbará, e além disso com a Lúcia Lobo, a Dalila teve a sua protagonista Vilã escrita pelo Vilhena,e na minha opinião este sim o seu Papel de Carreira em ficção do Vilhena.

Editado por gugas
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei imenso de TdV. Vi na altura e ñ voltei a rever, tenho de o fazer. Mas há coisas que ñ se compreendem numa novela tão disruptiva ao nível da escrita e das personagens é o facto do típico final feliz da Fátima com o Fernando (quando devia ter acabado com o Bráulio) e o facto de o Gonçalo ser o tubarão (que é tipo a hipótese mais óbvia). O Vilhena foi super original ao escolher a Guida para assassina do António em NCT e escolhe o mais óbvio para tubarão nesta?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, thass_hot disse:

Gostei imenso de TdV. Vi na altura e ñ voltei a rever, tenho de o fazer. Mas há coisas que ñ se compreendem numa novela tão disruptiva ao nível da escrita e das personagens é o facto do típico final feliz da Fátima com o Fernando (quando devia ter acabado com o Bráulio) e o facto de o Gonçalo ser o tubarão (que é tipo a hipótese mais óbvia). O Vilhena foi super original ao escolher a Guida para assassina do António em NCT e escolhe o mais óbvio para tubarão nesta?

Compreendo a tua opinião, mas acho que a questão da originalidade na escolha ou o quão óbvio é a identidade do vilão é debatível. Eu lembro-me que na altura as pessoas tinhas opiniões muito díspares sobre quem seria o Tubarão.

Spoiler

Eu sempre pus as minhas fichas tanto na Guida como no Gonçalo, porque para mim seriam as únicas personagens que, de facto, faria sentido serem os culpados em termos narrativos. Eu sempre fui mais a favor de escolhas em que podemos voltar atrás e perceber que a maneira como agiram no passado faz sentido com o desenlace final, do que com coelhos tirados da cartola e que não fazem sentido nenhum xD Por exemplo, diziam que a primeira escolha do Vilhena para ser o assassino do António era o Gabriel. Isso para mim é que não faria o menor sentido, porque nunca houve pistas nenhumas nesse sentido ao longo da trama. O mesmo se aplica no Tempo de Viver: iria haver muitos plot holes caso a escolha tivesse recaído sobre outra personagem.

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, carioquins disse:

Compreendo a tua opinião, mas acho que a questão da originalidade na escolha ou o quão óbvio é a identidade do vilão é debatível. Eu lembro-me que na altura as pessoas tinhas opiniões muito díspares sobre quem seria o Tubarão.

  Ocultar conteúdo

Eu sempre pus as minhas fichas tanto na Guida como no Gonçalo, porque para mim seriam as únicas personagens que, de facto, faria sentido serem os culpados em termos narrativos. Eu sempre fui mais a favor de escolhas em que podemos voltar atrás e perceber que a maneira como agiram no passado faz sentido com o desenlace final, do que com coelhos tirados da cartola e que não fazem sentido nenhum xD Por exemplo, diziam que a primeira escolha do Vilhena para ser o assassino do António era o Gabriel. Isso para mim é que não faria o menor sentido, porque nunca houve pistas nenhumas nesse sentido ao longo da trama. O mesmo se aplica no Tempo de Viver: iria haver muitos plot holes caso a escolha tivesse recaído sobre outra personagem.

 

O gabriel foi a 1a hipótese só não foi ele porque uma revista o publicou. Gonçalo fez sentido como tubarão e um outro poderia abrir buracos narrativos. 

há 1 hora, D91 disse:

No caso do assassino do António havia muito mais personagens por onde escolher. 

Já para a identidade do Tubarão havia poucas personagens por onde escolher, logo não dava para o Rui Vilhena ser muito original. 

Fernando barbara braulio goncalo e antonia foram os nomes em cima da mesa. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 39 minutos, goncalovaz disse:

O gabriel foi a 1a hipótese só não foi ele porque uma revista o publicou. Gonçalo fez sentido como tubarão e um outro poderia abrir buracos narrativos. 

Fernando barbara braulio goncalo e antonia foram os nomes em cima da mesa. 

O Gabriel era um bom nome. O irmão que mata o outro. 

A Bárbara e a Antónia eram bons nomes para o Tubarão. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, D91 disse:

No caso do assassino do António havia muito mais personagens por onde escolher. 

Já para a identidade do Tubarão havia poucas personagens por onde escolher, logo não dava para o Rui Vilhena ser muito original. 

O plot do "Quem?" foi muito melhor no NCT. Eu sinto que em TDV, o plot do "Tubarão" acabou às pressas, muito em cima do joelho. Eu e a minha avó víamos a novela juntos e ela, coitada, nem percebeu quem era o Tubarão. É o único defeito da novela. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 57 minutos, carioquins disse:

Revi há pouco tempo a novela com o meu namorado, que nunca tinha visto, e ele ficou frustrado porque queria que o Tubarão fosse a Antónia xP

E ele gostou da novela? Tb gostaria da Antónia ou da Bárbara como rainha dos 7 mares

há 37 minutos, xfinity disse:

O plot do "Quem?" foi muito melhor no NCT. Eu sinto que em TDV, o plot do "Tubarão" acabou às pressas, muito em cima do joelho. Eu e a minha avó víamos a novela juntos e ela, coitada, nem percebeu quem era o Tubarão. É o único defeito da novela. 

O vilhena não quis ir pelo cliché de juntar os suspeitos numa sala e alguém acusar o criminoso. Só o público ficou a saber e o Fausto.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que foi triste na novela foi o Artur ter descoberto que não era pai da Sara e deixar de falar à mulher, e ela morrer com o desgosto... Foi um imbecil, depois viu-se viúvo e ficou com a irmã dela.

Mas lá está, representa bem a sociedade, há muitos casos assim. 

Editado por Maria Patiño
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...