Jump to content

Tempo de Viver


Diogo_M

Posts Recomendados

há 17 minutos, D91 disse:

Mesmo na época as revistas repararam nas semelhanças entre as duas novelas. Acho que o Rui Vilhena se inspirou mesmo. 

Embora existam também algumas diferenças claro. E em "Tempo de Viver" não existe ninguém como Odete Roithman.

Que se inspirou isso nunca foi realmente algo que ele negasse o problema é que a novela em demasiados pontos é muito semelhante, mas pronto o que venceu ali foi o estilo proprio que quebrou totalmente aquela logica de novela pachorrenta e muito inspirada em tramas mexicanas.

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 25 minutos, D91 disse:

Mesmo na época as revistas repararam nas semelhanças entre as duas novelas. Acho que o Rui Vilhena se inspirou mesmo. 

Embora existam também algumas diferenças claro. E em "Tempo de Viver" não existe ninguém como Odete Roithman.

Sim e a parte política de crítica social também não foi integrada. Pelo menos nao de forma tão descarada.

 

há 3 horas, AndreRob disse:

Se duvidas houvesse... ele nem nos nomes disfarçou...

Ya basicamente pos o nome da vilã na protagonista e o marido “usado” nem muda sequer de nome :clink:

há 8 minutos, AndreRob disse:

Que se inspirou isso nunca foi realmente algo que ele negasse o problema é que a novela em demasiados pontos é muito semelhante, mas pronto o que venceu ali foi o estilo proprio que quebrou totalmente aquela logica de novela pachorrenta e muito inspirada em tramas mexicanas.

Exato! Dai eu dizer que a nossa é melhor. Mas claro que Vale Tudo tem atores mais consagrados

Por acaso tenho ideia que Vale Tudo em Portugal não marcou muito… Sinto o Sassá Mutema, Roque Santeiro, Tieta e até a Rainha da Sucata mais recordadas. Mas claro não andei a fazer inquéritos, não posso afirmar com clareza…

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 minutos, Rui Melo disse:

Sim e a parte política de crítica social também não foi integrada. Pelo menos nao de forma tão descarada.

 

Ya basicamente pos o nome da vilã na protagonista e o marido “usado” nem muda sequer de nome :clink:

Exato! Dai eu dizer que a nossa é melhor. Mas claro que Vale Tudo tem atores mais consagrados

Por acaso tenho ideia que Vale Tudo em Portugal não marcou muito… Sinto o Sassá Mutema, Roque Santeiro, Tieta e até a Rainha da Sucata mais recordadas. Mas claro não andei a fazer inquéritos, não posso afirmar com clareza…

As tramas rurais tinha mais impacto essa é igualmente bem lembrada mas era uma novela muito urbana e que tinha muita critica social ao brasil da altura que talvez aqui em portugal não fosse tão facilmente entendido, mas sim ainda teve o seu impacto, mas claro que novelas como roque santeiro, tieta e rainha da sucata são aqueles épicos que todos lembram mais...

Mas também na altura não havia mais nada para ver... todos paravam para ver a novela.

há 57 minutos, D91 disse:

Mesmo na época as revistas repararam nas semelhanças entre as duas novelas. Acho que o Rui Vilhena se inspirou mesmo. 

Embora existam também algumas diferenças claro. E em "Tempo de Viver" não existe ninguém como Odete Roithman.

A Odete Roitman era a mulher do Fausto mas o papel nunca progrediu naquele sentido, acho que até era impossivel, ela acabou por não ser uma vilã muito por causa de todos naquela casa serem piores que ela... mas até a bebeda está lá embora não fosse a filha dela mas sim a irmã. é como se o vilhena tivesse pegado naquilo misturado tudo para não ser tão descarado mas quase que podemos pegar em cada personagem e associa-los a algum de vale tudo.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 minutos, AndreRob disse:

As tramas rurais tinha mais impacto essa é igualmente bem lembrada mas era uma novela muito urbana e que tinha muita critica social ao brasil da altura que talvez aqui em portugal não fosse tão facilmente entendido, mas sim ainda teve o seu impacto, mas claro que novelas como roque santeiro, tieta e rainha da sucata são aqueles épicos que todos lembram mais...

Mas também na altura não havia mais nada para ver... todos paravam para ver a novela.

A Odete Roitman era a mulher do Fausto mas o papel nunca progrediu naquele sentido, acho que até era impossivel, ela acabou por não ser uma vilã muito por causa de todos naquela casa serem piores que ela... mas até a bebeda está lá embora não fosse a filha dela mas sim a irmã. é como se o vilhena tivesse pegado naquilo misturado tudo para não ser tão descarado mas quase que podemos pegar em cada personagem e associa-los a algum de vale tudo.

E novamente a alcoolica entra no triângulo amoroso com o casal protagonista ahahah

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a rever a novela e realmente a escolha do tubarão ser

Spoiler

O Gonçalo faz todo o sentido, aplica-se muito ao ditado, mantém os teus amigos por perto e os inimigos ainda mais perto. Tirando o período em que ele esteve desaparecido, esteve sempre ao lado do Fausto e até gozava na cara dele. 

 

Editado por ake
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
há 3 horas, Lee disse:

Lídia: O seu relógio funciona?

Maria Laurinda: Não, eu gosto de andar com ele no pulso para lhe puder atirar à cabeça quando você me faz perder a paciência.

Lídia: Tenha calma, só estou a perguntar isto porque normalmente essas imitações baratas compradas na praça de Espanha não costumam durar mais de 15 dias.

Maria Laurinda: É o caso do seu cérebro. 

Adoro os diálogos desta novela:mosking:

O Vilhena simplesmente conseguiu inspirar se numa trama clássica do Gilberto para construir um icone ainda melhor :adoro_xmas:

  • Gosto 1
  • Adoro 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Cheguei ao épico episódio do casamento do Afonso e da Maria Laurinda. Que prazer que está a ser ver este grande clássico pela primeira vez.

Uma pena que a nossa ficção tenha regredido tanto, nota-se logo uma diferença abismal sobre as novelas atuais. Um dos aspectos mais positivos desta novela reside nas histórias secundárias tão fortes quanto a trama principal, algo que falta às novelas hoje em dia. Os autores precisam compreender que uma novela não se resume apenas ao núcleo principal e que  os restantes núcleos são cruciais quando essa trama principal está "parada".

As minhas personagens preferidas são, até ao momento, a Maria Laurinda, a Lídia e a Bárbara.

Editado por Lee
  • Gosto 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Encontrei um artigo do CM que inlcui declarações do Rui Vilhena sobre a novela. Achei interessante partilhar...

Tempo de Viver leva grande volta

O regresso de ‘Maria Laurinda’, interpretada por Margarida Vila-Nova, vai provocar uma reviravolta na novela ‘Tempo de Viver’, exibida pela TVI. Rui Vilhena, o autor da trama, afirma que este acontecimento marcará o arranque do segundo acto da narrativa.

“Com o regresso da ‘Maria Laurinda’, a história vai mudar por completo. Mais para a frente, onde eu já estou [Vilhena trabalha no centésimo episódio e já foram exibidos 48], vai haver muitas surpresas que transformarão, novamente, a narrativa”, diz ao CM o argumentista.

O retorno da personagem interpretada por Margarida Vila-Nova marcará o início do segundo acto. “Normalmente, quando começo a escrever uma novela, já a tenho praticamente toda esquematizada. Em ‘Tempo de Viver’, dividi-a em quatro pequenas novelas, logo, existirão outros momentos em que a história mudará por completo, confidencia o autor, explicando, de forma pragmática, o objectivo: “Não aborrecer o público.”

‘Tempo de Viver’ terá, ao que tudo indica, “180 episódios, mas tudo pode alterar-se consoante a receptividade do público”. Tendo em conta o sucesso do formato nas audiências, é bem provável que seja ‘esticada’. Vilhena, contudo, refere que “até pode acontecer o contrário”. Para combater essa possibilidade, “o autor deve ter a capacidade de criar e conservar a chama acesa. A preocupação é manter a surpresa, renovar constantemente a história, torná-la dinâmica, com ritmo”.

Sobre os dois primeiros meses de exibição, Vilhena faz um “balanço extremamente positivo”, embora, por ser “muito crítico” considere, sempre, quando assiste à novela, que “pode haver melhorias. Trabalho muito com técnica, portanto, é a esse nível, geralmente, que encontro algo que gostaria de melhorar, nomeadamente o tamanho das cenas”.

O primeiro episódio continua a ser o que mais o satisfez. “É antológico”, afirma, sublinhando o seu carácter inovador, “especialmente nos efeitos especiais. Marcou, sem dúvida, uma viragem e mostrou que em Portugal faz-se ficção da melhor qualidade. As novelas portuguesas não devem nada ao que se faz lá fora”, mas, claro, “há sempre espaço para evoluir”.

“Sou uma pessoa que acompanha atentamente as tendências da teledramaturgia”, diz Vilhena, apontando Brasil, EUA e Inglaterra como os mercados que mais explora. Na sua análise, “a linha do suspense vai ser a nova tendência. Isso nota-se nos EUA. Não só por ‘Perdidos’ mas também pelos formatos infantis e juvenis”.

"TODAS AS HISTÓRIAS SÃO BOAS"

Todas as histórias são boas”, diz Rui Vilhena. O que marca a diferença, segundo o argumentista, “é a forma como as coisas são narradas. As novelas, geralmente, começam sempre muito bem. A questão passa por manter o público ‘preso’ ao longo de 180/200 episódios”. Para o autor de ‘Tempo de Viver’, a fórmula é simples: os diferentes núcleos que compõem a história devem ser igualmente fortes.
“Se os secundários não forem tão bons quanto o principal, a novela não se aguenta”, explica, apontando esse factor como o problema das novelas latino-americanas, que não seguem o modelo brasileiro. “O núcleo central é excessivamente importante e não deixa espaço para os outros. Eles não gostam de ter várias histórias dentro de uma novela e têm até dificuldade em adaptar as novelas brasileiras, porque o público não aprecia o modelo”, refere.

O motivo para que isso aconteça deve-se ao facto de ser “um mercado com tradição de produzir novelas... mas uma tradição que aponta para uma linguagem completamente diferente, muito mais dramática e centrada no tema do ‘patinho feio’, em oposição ao Brasil, onde há uma preocupação em transportar a realidade do quotidiano para o ecrã”, explica o argumentista.

SEXO TORNA-SE "TENDÊNCIA DO MERCADO"

As novelas portuguesas da SIC estão prestes a chegar e Teresa Guilherme, responsável pela sua produção, já avisou que não há tabus. Teremos, pois, muito sexo. ‘Tempo de Viver’ lançou a moda e parece que ela está para durar. Contudo, Rui Vilhena não vê isso como um elogio ao seu trabalho.

“É apenas uma tendência do mercado”, declara, salientando que “é um tema que o público quer ver numa telenovela e a preocupação dos autores deve ser a de ir ao seu encontro.” No entanto, se agarrasse agora num projecto, “certamente faria algo distinto de ‘Tempo de Viver’. Já foi assim quando a comecei a escrever: rompi com ‘Ninguém como Tu’, através de uma linguagem mais ousada, diálogos mais elaborados e uma construção de personagens mais complexas”, diz ao nosso jornal.

PERFIL

Filho de portugueses, Rui Vilhena nasceu em Moçambique, corria o ano de 1961. Aos três anos mudou-se com os pais para o Brasil e aos 19 foi viver sozinho para os Estados Unidos, onde fez o curso de guionista na cidade de Los Angeles. ‘Tempo de Viver’ é a sua quarta novela, depois de ter escrito os argumentos de ‘Terra Mãe’, ‘Bastidores’ e ‘Ninguém como Tu’.

https://www.cmjornal.pt/tv-media/detalhe/tempo-de-viver-leva-grande-volta

Editado por Lee
  • Gosto 2
  • Adoro 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta novela já não repete desde 2017 quando passou nas madrugadas e na TVI Ficção só passou uma vez em 2015. Está mais que na hora de ter uma nova repetição se bem que esta é das poucas que se passasse em loop nunca me cansaria de rever :adoro_xmas:

Melhor novela portuguesa de sempre, Bárbara Gomes Martins de Mello minha eterna Queen e há muitos anos sonhei que fui com ela para uma discoteca enfrascar-me :riso_xmas: Seria um sonho tornado realidade :adoro_xmas: 

  • Gosto 2
  • Adoro 4
  • Haha 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Lee disse:

 

Nesta cena, o Ruy De Carvalho mostrou o motivo pelo qual é considerado um dos melhores atores que temos em Portugal. Uma combinação perfeita de fúria, mágoa, culpa, tristeza e ódio, todos expressos de forma exímia.

A cara do Fernando no funeral, sempre com ar de enjoado do primeiro ao último episódio. :ok:

O fim da Teresa na novela é tão triste :(

O Artur foi muito injusto, e depois quando ela morre, apaixona-se pela irmã e passa o resto da novela a querer ir com ela para a cama, o que ainda é pior que o segredo da Teresa.

 

Editado por Patiño
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, Patiño disse:

A cara do Fernando no funeral, sempre com ar de enjoado do primeiro ao último episódio. :ok:

O fim da Teresa na novela é tão triste :(

O Artur foi muito injusto, e depois quando ela morre, apaixona-se pela irmã e passa o resto da novela a querer ir com ela para a cama, o que ainda é pior que o segredo da Teresa.

 

Incomoda-me que, se passados 40 anos, a Teresa não tivesse contado a sua história à irmã, nada disto teria acontecido. E não acredito que no final, a Madalena ainda fica com o marido da própria irmã. :ph34r:

Editado por Lee
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Lee disse:

 

Se passados 40 anos, a Teresa não tivesse contado a sua história à irmã, nada disto teria acontecido. E não acredito que no final, a Madalena ainda fica com o marido da própria irmã. :ph34r:

Era uma maneira do Rui Vilhena mandar a Laura Soveral de férias mais cedo, aquela personagem também era fraquinha. Ou era assim, ou então o Rui Vilhena podia ter escrito que tinha sido a Teresa a responsável pelo 11 de Setembro e consequentemente matou o filho :confusa_julia: -q

Editado por Patiño
  • Gosto 1
  • Adoro 1
  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, D91 disse:

Para mim a personagem mais fraca era a Sara (Cristina Homem de Mello).

Nem mesmo o segredo da mãe que a envolvia a ela lhe deu uma nova vida.

 

Spoiler

Ela também se apaixona pelo Braulio. Claramente também era uma pessoa que não estava muito bem da cabeça. 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 32 minutos, Lee disse:

Mds, isto está tão bom:

- A morte da Teresa

- O sucesso da LimpArt

- A Maria Laurinda a receber presentes macabros

- O Filipe a revelar estar por trás do plano para destronar o Fausto

- As primeiras referências ao Tubarão 

:adoro:

Ainda faltam tantos escândalos na casa dos Martins de Mello até acabares a novela :abismado4:

  • Adoro 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...