Jump to content

Curiosidades Audimétricas


Maria A.

Posts Recomendados

Como 2012 está prestes a acabar, apresento aqui o gráfico das médias mensais do ano que fiz durante o ano ;) :

257280_3611058134988_1594265375_o.jpg

Para resumir, a RTP consegue os seus melhores resultados com desporto (Euro 2012 em Junho para a RTP1, JO de Londres em agosto para a RTP2). A TVI está prestes a bater um recorde este mês, sempre a aumentar desde o mês de agosto.

Se gostarem de estatísticas, se compararmos as audiências 2011 e 2012 dentro do período 26/10 > 14/12, temos:

- RTP1 : 22,4% > 13,6% (- 39,1 % !!)
- RTP2 : 3,8% > 2,8% (- 26,2 %)
- SIC : 21,1% > 22,6% (+ 7,3%)
- TVI : 25,6% > 25,2% (- 1,7%)
- TV Paga : 27,1% > 35,7% (+ 31,7% !)

E como a programação é sensivelmente a mesma do que o ano passado, concluo que as movimentações de audiências são devidas principalmente à mudança na medição de audiências Marktest/GfK.

Quem sofreu mais foi sem surpresas a RTP1, e quem ganhou com a chegada da GfK foi a TV paga. No entanto, se tirarmos a televisão paga, entre os generalistas misteriosamente só há uma favorecida com a GfK, misteriosamente a estação do próprio presidente da CAEM...

Aliás, nas audiências Marktest, a RTP1 e a SIC continuavam pelo menos em Setembro mais ou menos equivalentes, mas na GfK, a RTP1 só passa à SIC em dias de futebol, e nem sempre...

A SIC tem vindo a descer a cada semana que passa. Já a TVI tem uma média semanal cada vez mais alta. Sinais de mudança no painel da GfK?

Ao meu ver, não é tanto a SIC que está a descer mas sim a TVI que está a subir. :happy:

Acho que é por causa do Secret Story a acabar. O "suspense" está a aumentar, os concorrentes são agora bem conhecidos, e por isso deve ter algum efeito no horário nobre. Só vejo esta explicação.

Editado por Rmeteora
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é notório! Mas pergunto-me: se houvesse mudanças no painel da GfK, não beneficiaria a RTP dessa mudança tmb?

pois, pq neste painel da Gfk o cabo ganhou uma notoriedade mto gde, na Marktest já tinha, mas parece q a RTP perdeu po cabo, qdo foi emitido o NdH é q a RTP voltou aos valores de antigamente :P

vamos la ver em jan como as coisas ficam, espero q estabilizadas pq isto de tar a fazer mexidas e mais mexidas no painel, n da c nada :S

Editado por abacacia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Marcos desculpa la mas o Perdidamente Florbela como o pior da RTP1?! foi dos melhores programas da RTP1 e apenas teve fracos resultados, o Canal 1 teve programas bem piores. :unsure:

Sara, esta crónica como é um especial do ano, calhou uma parte a cada cronista. Eu fiquei com a SIC. :) No entanto, concordo com o meu colega porque esta crónica tem como objetivo avaliar simplesmente os resultados audiométricos e a série «Perdidamente Florbela» registou resultados muito mauzinhos comparados com outras séries da RTP1. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sara, esta crónica como é um especial do ano, calhou uma parte a cada cronista. Eu fiquei com a SIC. :) No entanto, concordo com o meu colega porque esta crónica tem como objetivo avaliar simplesmente os resultados audiométricos e a série «Perdidamente Florbela» registou resultados muito mauzinhos comparados com outras séries da RTP1. :)

ok, muito bem, obrigado! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Ranking dos finais mais vistos desde 2001:

1 - Ninguém Como Tu (TVI) - 25.9 (2005)
2 - Ilha dos Amores (TVI) - 23.3 (2007)
3 - Feitiço de Amor (TVI) - 22.6 (2009)
4 - A Outra (TVI) - 22.5 (2008)
5 - Gabriela (SIC) - 22.4 (2013)
6 - Fascínios (TVI) - 21.9 (2008)
7 - Chocolate com Pimenta (SIC) - 21.9 (2004)
8 - Olhos de Água (TVI) - 20.7 (2001)
9 - Deixa Que Te Leve (TVI) - 20.5 (2010)
10 - Tempo de Viver (TVI) - 20.2 (2007)
11 - Laços de Família (SIC) - 20.0 (2001)

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novela brasileira com melhor média geral em Portugal desde "Terra Nostra"!


TOP desde que a Marktest assumiu o comando das audiências em 1999:

1.Torre de Babel (SIC) 24,1%
2.Terra Nostra (SIC) 23,5%
3. Suave Veneno (SIC) 19,6%
4. Olhos de Água (TVI) 17,0%
5. Filha do Mar (TVI) 16,8%
6. Dei-te Quase Tudo (TVI) 16,6%
7. Ninguém Como Tu (TVI) 16,5%
8. A Outra (TVI) 15,8%
9. Gabriela (SIC) 15,7%
10. Ilha dos Amores (TVI) 15,5%
11. Laços de Família (SIC) 15,0%

By;JNPC - fantastic

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ranking dos finais mais vistos desde 2001:

1 - Ninguém Como Tu (TVI) - 25.9 (2005)

2 - Ilha dos Amores (TVI) - 23.3 (2007)

3 - Feitiço de Amor (TVI) - 22.6 (2009)

4 - A Outra (TVI) - 22.5 (2008)

5 - Gabriela (SIC) - 22.4 (2013)

6 - Fascínios (TVI) - 21.9 (2008)

7 - Chocolate com Pimenta (SIC) - 21.9 (2004)

8 - Olhos de Água (TVI) - 20.7 (2001)

9 - Deixa Que Te Leve (TVI) - 20.5 (2010)

10 - Tempo de Viver (TVI) - 20.2 (2007)

11 - Laços de Família (SIC) - 20.0 (2001)

Novela brasileira com melhor média geral em Portugal desde "Terra Nostra"!

TOP desde que a Marktest assumiu o comando das audiências em 1999:

1.Torre de Babel (SIC) 24,1%

2.Terra Nostra (SIC) 23,5%

3. Suave Veneno (SIC) 19,6%

4. Olhos de Água (TVI) 17,0%

5. Filha do Mar (TVI) 16,8%

6. Dei-te Quase Tudo (TVI) 16,6%

7. Ninguém Como Tu (TVI) 16,5%

8. A Outra (TVI) 15,8%

9. Gabriela (SIC) 15,7%

10. Ilha dos Amores (TVI) 15,5%

11. Laços de Família (SIC) 15,0%

By;JNPC - fantastic

Bons e curiosos post's. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta notícia vinha no Diário Económico-Principal e está de acordo com o Media Facts 2008, elaborado pela Opera, Empresa de OmnicomMedia Group.

Segundo esse relatório a SIC é o canal português que mais jovens tem entre os seus espectadores e é a mais vista pelas classes A e B, ou seja, pelas classes altas e media-altas.

Esta percentagem, diz o relatório, é bem superior à do seus concorrentes.

A TVI é o que tem maior percentagem de público com mais de 64 anos.

ANÁLISE POR IDADES:

Público até aos 24 anos:

1º-SIC-27%

2º-RTP-24%

3º-TVI-10%

Público com mais de 64 anos:

1º- TVI-38%

2º-RTP-25%

3º-SIC-19%

ANÁLISE ÀS CLASSES:

Classes A e B-

1º- SIC-20%

2º-TVI-14%

3-RTP-9%

Classe D:

1º-TVI-41%

2º-RTP-34%

3º-SIC-28%

Conclusão: A SIC é a preferida pelos jovens e classes altas, bem longe da concorrência.

A TVI é a preferida pelos idosos e pela classe D, a mais baixa.

Segundo Filipa Osório «manager director »da Opera a diferença de perfil de espectadores faz com que a SIC seja «mais apetecível » para anunciar determinados produtos , já que o canal «consegue segmentar targets importantes»

Já a TVI tem a vantagem de ser mais «generalista», e dar a conhecer produtos de grande consumo.

Fonte: Diário Económico, Principal.

Comentário: Interessante este relatório, que nos mostra que a SIC continua a atrair os jovens e as classes mais altas.

Assim se entende que as novelas da TVI tenham as audiências que têm.

Os mais idosos e as classes baixas, não são exigentes! Qualquer coisa serve!

Quer-me parecer que há aí um certo fanatismo pela SIC!!!

Depois, se a SIC é a mais vista no público jovem, porque é que a TVI é a que tem valores líderes nas Redes Sociais, tendo em conta que são os jovens que têm mais acesso às novas tecnologias????

TRL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quer-me parecer que há aí um certo fanatismo pela SIC!!!

Depois, se a SIC é a mais vista no público jovem, porque é que a TVI é a que tem valores líderes nas Redes Sociais, tendo em conta que são os jovens que têm mais acesso às novas tecnologias????

TRL

Quer-me parecer que há aí um certo fanatismo pela SIC!!!

Depois, se a SIC é a mais vista no público jovem, porque é que a TVI é a que tem valores líderes nas Redes Sociais, tendo em conta que são os jovens que têm mais acesso às novas tecnologias????

TRL

Claro que há um certo fanatismo pela SIC, estamos a falar da Maria A. uma fanática ferrenha pela SIC, felizmente já foi banida há algum tempo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quer-me parecer que há aí um certo fanatismo pela SIC!!!

Depois, se a SIC é a mais vista no público jovem, porque é que a TVI é a que tem valores líderes nas Redes Sociais, tendo em conta que são os jovens que têm mais acesso às novas tecnologias????

TRL

É difícil de acreditar também para mim, mas é efectivamente o que dizem os estudos. Até a própria Marktest o diz.

Pessoalmente, acho que na SIC de 2013 só aos fins-de-semana é que corresponde mais ou menos a este modelo. No resto da semana, SIC e TVI são a mesma coisa. Só os nomes e os rostos é que mudam. :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...