Jump to content

Recommended Posts

Posted

Morta que no televoto a Suécia ficou em antepenúltimo na semifinal! :shok: Aquilo não foi excelente (sobretudo para nós que tínhamos presente a performance do MF), mas era uma clara finalista. Deve ter sido a maldição do 2° lugar de actuação a fazer das suas...

Portugal não passou nem no público, nem no júri. Teve o que mereceu (objectivamente e figurativamente). :clap:

Morta que pelo júri Chipre tinha passado à final (ficou em 10°) mas a Albânia não (ficou em 11°)! Isto é completamente aviltante! :ohmy:

Engraçado também que na segunda semifinal foi a Austrália que ganhou o voto do júri e não a Bulgária. Aliás, a Bulgária só ficou em 5° lugar (:shok:)! Querem-me então fazer acreditar que na final a vitória dos júris não foi dada à Bulgária para maximar a vitória de alguém de forma a ultrapassar a votação israelita e arrastar isto por pelo menos mais um ano? Tudo bem que na final votam os júris de todos os países e não apenas os da respectiva semifinal (ou seja, há mais opiniões), mas mesmo assim (sobretudo tendo em conta que a Austrália manteve o nível de excelência) parece um pouco estranho...

Sobre a vencedora em si (depois de já ter dormido sobre o assunto :mosking:), acho que é aceitável (embora pessoalmente não tenha gostado da performance apresentada, sem dúvida que é original e foi bem executada). O facto de ter dado a vitória a um país que nunca tinha vencido também me ajudou a gostar mais um bocadinho.  

• Like 4
Posted
há 17 horas, User3468 disse:

O conhecido comentador da Eurovisão nos Países Baixos referiu esta semana num podcast que Israel deverá ganhar hoje o concurso. E segundo os neerlandeses eurovisivos, quando ele diz algo com muita convicção é porque o que disse vai acontecer.

Envelheceu mal isto.

Posted

Das audiências de ontem, começando pelos valores mais positivos:

• Na Bulgária foi a segunda final mais vista de sempre, ficando apenas atrás da final de 2017. Bulgária e Portugal eram os grandes favoritos a vencer nesse ano. 588 mil espectadores e um share de 45,7%.
  • Foi a final mais vista desde 2007 na Finlândia, ano em que o país sediou a Eurovisão. Cerca de 1.8 milhões de espectadores assistiram à final.
  • Foi também a final mais vista desde 2015 na Áustria, a última vez que a Áustria também sediou a Eurovisão. 1.57 milhões de espectadores assistiram à final, um share de 78%.
  • Na Grécia foi também a final mais vista desde 2011. Cerca de 2.82 milhões de espectadores viram a final de ontem, um share de 70,5%.
  • Na Itália, uma subida ligeira de 277 mil espectadores e uma subida em share de 2,1%. Cerca de 5 milhões assistiram à final de ontem (36% de share).

Pelo neutro/negativo:

• Na Alemanha, cerca de 8,94 milhões de telespectadores assistiram à final de ontem (42% de share). Foram menos quase 200 mil que em 2025, mas ainda assim das finais mais vistas ao longo dos últimos 10 anos.
  • Nos Países Baixos, país que boicotou o Festival, foi a final menos vista desde 2008. Menos de 800 mil viram a Final, um share de apenas 4,8%. Representa uma queda de 61,3p.p. em relação a 2025, ou uma queda de quase 2.8 milhões.
  • Na França, quase 4 milhões viram a final deste ano (33,3% de share). Representa uma queda de quase 1,3 milhões e uma queda de 6,7% de share em relação a 2025.
  • No Reino Unido, 5.2 milhões viram a final, mas também uma queda de praticamente 1.5 milhões em relação a 2025. É a final menos vista desde, pelo menos, 2010. Se os números de quem assistiu online forem igualmente baixos e não chegarem para ultrapassar os 5.52 milhões de 2010 esta será, possivelmente, a final menos vista desde, pelo menos, 1999.
  • No YouTube do canal oficial da Eurovisão, menos 165 mil espectadores em média viram a final (956 mil em 2026 vs. 1.120 milhões em 2025).
  • Like 10
Posted
há 7 minutos, Lurdes disse:

Envelheceu mal isto.

tendo em conta que ficou em segundo e os votos da bulgária parecem ter sido tirados de uma cartola que ninguém previu... tinha razão... alguém moveu pauzinhos para impedir a vitoria obvia de israel.

• Like 2
Posted (edited)

Vitória da Bulgária foi surpreendente! Gostei da música até é bem completa, divertida, catchy boa coreografia, cenário, efeitos mas nunca pensei para ganhar. Pelo menos ganhou um país que nunca venceu, sou apologista que cada país tenha o seu momento de glória.

Pena que a música de Israel seja de Israel porque sinceramente achei a música muito boa. Se não fosse do país que é, o top3 era justo na minha opinião.

Não percebi avalanche de votos na Roménia, não merecia um lugar tão destacado, no máximo abaixo do top 10. A Austrália também um bocado overrated, a cantora é ótima mas também acho que não merece o top5.

Finlândia e França a floparem à grande! A Finlândia merecia alcançar o pódio pelo menos.

Malta e Polónia muito overrated pelos jury votes, achei as músicas super genéricas e sem grande interesse.

A Suécia já há muito tempo que não ficava tão mal classificada! Embora não acho que merecesse ficar tão abaixo ou quase excluída da final. Achei aquele Tusse do Million Voices de 2021 muito pior!

E Portugal no geral ficou em 28° lugar, podia ser pior :lol:

Edited by Manu Tenry
Posted
há 3 minutos, Manu Tenry disse:

Pena que a música de Israel seja de Israel porque sinceramente achei a música muito boa. Se não fosse do país que é, o top3 era justo na minha opinião.

Não percebi avalanche de votos na Roménia, não merecia um lugar tão destacado, no máximo abaixo do top 10. A Austrália também um bocado overrated, a cantora é ótima mas também acho que não merece o top5.

Finlândia e França a floparem à grande! A Finlândia merecia alcançar o pódio pelo menos.

Malta e Polónia muito overrated pelos jury votes, achei as músicas super genéricas e sem grande interesse.

A Suécia já há muito tempo que não ficava tão mal classificada! Embora não acho que merecesse ficar tão abaixo ou quase excluída da final. Achei aquele Tusse do Million Voices de 2021 muito pior!

E Portugal no geral ficou em 28° lugar, podia ser pior :lol:

A finlandia passou da grande favorita a ficar pelo sexto lugar... não é de ter em conta que Israel andou a fazer propaganda anti Finlandia porque estavam preocupados em ter de participar num evento num páis que nao lhes é favorável... acabou por ganhar a Bulgária um dos paises apoiantes de Israel e que voltou ao ESC sabe-se lá com que apoios.... :cool:

• Like 2
Posted

A vitória da Bulgária para mim foi tão aleatória, mais ainda do que a vitória do Salvador Sobral em 2017, que me dei ao trabalho de perguntar ao chatGPT se a Bulgária também comemorava este ano algum evento religioso marcante, como Portugal assinalava os 100 anos das aparições. Deu-me uma resposta negativa, respondeu apenas

Citação

A música e a estética de “Bangaranga” foram inspiradas nos kukeri, figuras tradicionais búlgaras mascaradas usadas em rituais para:

afastar maus espíritos,

trazer fertilidade,

e proteger a comunidade.

Resolvi depois perguntar se o país estava a assinalar alguma data da sua História e aí respondeu:

Citação

📜 150 anos da Revolta de Abril (April Uprising)

Em 2026, a Bulgária comemora os 150 anos da Revolta de Abril de 1876, um dos acontecimentos mais simbólicos da história búlgara moderna.

A revolta foi:

um levantamento contra o domínio do Império Otomano,

considerada o grande despertar nacional búlgaro,

e acabou por contribuir para a Guerra Russo-Turca de 1877–78, que levou à libertação da Bulgária.

🏛️ O país está mesmo a assinalar a data

Há:

conferências nacionais,

reconstituições históricas,

exposições,

programas escolares,

e até moedas comemorativas emitidas pelo banco central búlgaro.

Posted

Israel não irá sair da Eurovisão, muito menos quando o executivo do concurso tem como argumento de que desde que começou a guerra, é um dos países com mais votos do público, o que aos olhos deles significa que o público apoia a participação de Israel (mesmo sabendo que esses votos são super inflacionados, mas o que lhes interessa é terem um argumento para apresentar).

Agora o cúmulo seria apoiarem ainda um regresso da Rússia.

Veremos como irá correr para o ano em termos de participação. Saídas dos países que participaram este ano só vejo mesmo a de Portugal (e será mais por dificuldade em levar alguém que queira ir com alguma qualidade), e talvez a Bélgica. Em regressar, não sei se os Países Baixos estão preparados para regressar, mas de resto não estou a ver mais nenhum que queira, dos que saíram o ano passado. Alguns regressos do leste podem acontecer por ser na Bulgária.

• Thanks 1
Posted

Quanto a Israel se há alguma dúvida sobre a compra de votos, basta ver que Portugal não deu qualquer televoto na primeira semifinal. Já na final foi a canção mais votada. 

• Shock 2
Posted
há 34 minutos, joaosousa.95 disse:

Alguns regressos do leste podem acontecer por ser na Bulgária.

Todos menos a Bósnia e Herzegovina. A BHRT está numa crise que aparenta ser fatal.

Posted
há 42 minutos, joaosousa.95 disse:

Israel não irá sair da Eurovisão, muito menos quando o executivo do concurso tem como argumento de que desde que começou a guerra, é um dos países com mais votos do público, o que aos olhos deles significa que o público apoia a participação de Israel (mesmo sabendo que esses votos são super inflacionados, mas o que lhes interessa é terem um argumento para apresentar).

Agora o cúmulo seria apoiarem ainda um regresso da Rússia.

Veremos como irá correr para o ano em termos de participação. Saídas dos países que participaram este ano só vejo mesmo a de Portugal (e será mais por dificuldade em levar alguém que queira ir com alguma qualidade), e talvez a Bélgica. Em regressar, não sei se os Países Baixos estão preparados para regressar, mas de resto não estou a ver mais nenhum que queira, dos que saíram o ano passado. Alguns regressos do leste podem acontecer por ser na Bulgária.

A eurovisão atualmente tem tanta, tanta, mas tanta gente a participar, que eu só sei que os Países Baixos não participaram graças a comentários que li aqui. Não senti falta nenhuma deles! Só dei falta da Espanha, não fosse um Big 5 que acima disso faz fronteira com a gente, e da Turquia, porque o país, graças às suas novelas, está mais patente na minha cabeça. Eu tenho ideia de ter lido aqui mais comentários sobre outros países que não iam participar, mas não me consigo lembrar de quais eram.

Posted
há 17 minutos, flausina disse:

Quanto a Israel se há alguma dúvida sobre a compra de votos, basta ver que Portugal não deu qualquer televoto na primeira semifinal. Já na final foi a canção mais votada. 

Portugal deu 12 pontos do televoto a Israel na primeira semifinal também. O júri deu 2 pontos.

A desistência dos cinco países acabou por também, ironicamente, prejudicar um pouco o televoto de Israel. Dos 5 que desistiram, Israel recebeu em 2015 doze pontos de Espanha e Países Baixos, dez da Irlanda, seis da Eslovénia e quatro da Islândia. Estamos a falar de 44 pontos ao todo. Não iria tirar uma vitória da Bulgária (de certeza que a Bulgária também iria receber pontos), mas explica em parte a queda de 297 para 220 pontos no televoto.

No entanto, é insustentável para o concurso estar todos os anos à espera apenas que Israel não vença. As alterações nas regras não foram assim tão efetivas quanto isso e não vejo a EBU com muito interesse em puxar o assunto outra vez. Por outro lado, de países a voltar só vejo talvez a Hungria e a Bélgica deve desistir.

• Like 2
Posted
há 3 minutos, srcbica disse:

A eurovisão atualmente tem tanta, tanta, mas tanta gente a participar, que eu só sei que os Países Baixos não participaram graças a comentários que li aqui. Não senti falta nenhuma deles! Só dei falta da Espanha, não fosse um Big 5 que acima disso faz fronteira com a gente, e da Turquia, porque o país, graças às suas novelas, está mais patente na minha cabeça. Eu tenho ideia de ter lido aqui mais comentários sobre outros países que não iam participar, mas não me consigo lembrar de quais eram.

Irlanda, Islândia e acho que a Eslovénia.

• Thanks 2
Posted (edited)

Israel tornou-se a main character do ESC, nos últimos três anos, a narrativa é o esgrimir de argumentos contra e a favor da participação do estado tem-se sobreposto a tudo, eclipsando quase todo os outros aspetos. Na media tradicional, é por aí que se tem pegado quando a notícia é o ESC. 

Há de chegar um ponto em que a situação ficará insustentável. Quanto tempo mais o ESC sobrevivirá a edições onde é essa narrativa dominante, a protestos e manifestações nas cidades anfitriãs, a mobilizações de televotos inorgânicos? Tantas vezes vai o cântaro à fonte...  

Edited by FraisesSucrées
  • Like 4
Posted
há 7 minutos, Ruben disse:

Portugal deu 12 pontos do televoto a Israel na primeira semifinal também. O júri deu 2 pontos.

Tens razão. Vi o grafismo errado no Eurovision World. Os pontos que Portugal recebeu e não os que deu. 

Posted
há 11 minutos, FraisesSucrées disse:

Israel tornou-se a main character do ESC, nos últimos três anos, a narrativa é o esgrimir de argumentos contra e a favor da participação do estado tem-se sobreposto a tudo, eclipsando quase todo os outros aspetos. Na media tradicional, é por aí que se tem pegado quando a notícia é o ESC. 

Há de chegar um ponto em que a situação ficará insustentável. Quanto tempo mais o ESC sobrevivirá a edições onde essa narrativa domina, a protestos e manifestações nas cidades anfitriãs, a mobilizações de televotos inorgânicos? Tantas vezes vai o cântaro à fonte...  

Eu já me lembrei de tentarem fazer uma edição em que a nacionalidade dos artistas fosse desconhecida do público. Cada qual cantava o que tinha a cantar, havia linha telefónica com o nome do artista/banda e nada de país, o país seria só revelado no final para efeitos de conhecimento de onde seria a próxima edição, mas isso seria muito complicado, para não dizer impossível, num mundo dominado pela internet, em que cada país precisa de televisionar o seu festival da canção para escolher o representante.

• Like 2
Posted

Para quem acompanhava as odds, a Bulgária era indicada como uma possível vencedora? Apesar da música ser boa, senti que a vitória foi bastante inesperada.

Posted (edited)
há 1 hora, liv disse:

Para quem acompanhava as odds, a Bulgária era indicada como uma possível vencedora? Apesar da música ser boa, senti que a vitória foi bastante inesperada.

Subiu nos últimos dias para o top 5, mas ainda longe de ser considerada uma possível vencedora. Mais facilmente acreditava-se num grande televoto do que num grande voto do júri.

Edited by User3468
Posted
há 1 hora, liv disse:

Não, acho que a hipótese só começou a surgir após a semifinal. Mas este foi um dos anos em que nenhum dos favoritos era inatingível e havia espaço para uma vitória-surpresa.  

• Like 2
Posted
há 33 minutos, FraisesSucrées disse:

Não, acho que a hipótese só começou a surgir após a semifinal. Mas este foi um dos anos em que nenhum dos favoritos era inatingível e havia espaço para uma vitória-surpresa.  

Bota surpresa nisso! Eu colocava a música búlgara no mesmo leque que a sueca, cipriota, grega, belga... e não se viu o público a dar pontos a essas como deram à búlgara.

Posted

FESTIVAL EUROVISÃO DA CANÇAO 2025 - FINAL 8.8 20.5%
↓ FESTIVAL EUROVISÃO DA CANÇAO 2026 - FINAL 4.7 11.2%

• Like 1
  • Love 2
  • Shock 3