Jump to content

Informação RTP1


Pedro

Posts Recomendados

São contextos diferentes. A Constança Cunha e Sá na TVI24, embora seja uma jornalista da casa, está ali a fazer uma análise das notícias dando também a sua opinião (porque sim, os jornalistas têm todo o direito a terem opiniões e a serem «bem pensantes» ou não ;) ) e é conduzida por uma pivot. Exactamente o que o José Gomes Ferreira faz com o Bento Rodrigues ou outros na SIC, ou o António José Teixeira, o Miguel Sousa Tavares ou jornalistas de rádios e jornais que os canais convidam.

O JRS estava ali como enviado especial para fazer acompanhar as eleições e fazer reportagens. Não é a mesma coisa, por muita vontade que o JRS tenha em mostrar a sua visão da crise grega. E isto serve para o JRS como serve para o António Esteves Martins e outros.

Pois têm e nenhum jornalista é imparcial, por mais que digam. O que constanto é que um tom do JRS levanta muito mais protesto que um tom de um António Esteves Martins. Mas essa é uma história que nos ia levar a outro lado e que foge ao âmbito do tópico.
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho o José Rodrigues dos Santos um ótimo profissional e está a anos-luz de que muitos que andam por aí.

Não compreendi as críticas do vídeo, disseram ao longo de 6 minutos que ele era imparcial! Pode até ser. Ninguém cinge-se totalmente ao assunto, sem mostrar a sua "opinião", assente no que se vê: A Grécia é um país corrupto.

Um jornalista também pode expressar a sua opinião, mais em género de informação sobre o que se está a passar ali, naquele ponto. Os telespectadores não assistem diretamente ao "evento" que o jornalista, neste caso enviado especial, assiste e quem os deve informar sobre o ambiente que paira naquele sítio é necessariamente ele.

Ele cumpre bastante bem o papel. A informação é  meramente informativa, lá está. Muitas pessoas podem discordar com o disse acerca de Grécia, mas perante as evidências, ele esclareceu a situação do país: Miserável, porque quiseram.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho o José Rodrigues dos Santos um ótimo profissional e está a anos-luz de que muitos que andam por aí.

Não compreendi as críticas do vídeo, disseram ao longo de 6 minutos que ele era imparcial! Pode até ser. Ninguém cinge-se totalmente ao assunto, sem mostrar a sua "opinião", assente no que se vê: A Grécia é um país corrupto.

Um jornalista também pode expressar a sua opinião, mais em género de informação sobre o que se está a passar ali, naquele ponto. Os telespectadores não assistem diretamente ao "evento" que o jornalista, neste caso enviado especial, assiste e quem os deve informar sobre o ambiente que paira naquele sítio é necessariamente ele.

Ele cumpre bastante bem o papel. A informação é  meramente informativa, lá está. Muitas pessoas podem discordar com o disse acerca de Grécia, mas perante as evidências, ele esclareceu a situação do país: Miserável, porque quiseram.

 

Também não percebi muito o exagero, ele estava ali a fazer uma reportagem e por mais que tentem ninguém é imparcial a fazer reportagens se assim fosse tinha de haver sempre o contraditório e neste caso aquilo eram factos e ele deu muitos exemplos. Pode-se criticar alguma da linguagem mais corriqueira que ele terá usado para se referir ao povo grego, mas o que eu vi ele atirou em todas as direcções (não era só aqueles 2 ou 3 minutos que andam por aí), os governos, os bancos, a UE, e claro a necessidade do povo de encontrar soluções fáceis para os seus problemas aldrabando os irs e até subsidios... é a lei da selva e da sobrevivência que ninguém naquele país teve mão de tentar corrigir.

 

Infelizmente jornalistas criticas e com opinião formada são poucos os que dão a cara e ele não tem medo disso... criou-se a falsa ideia que o jornalista só pode despejar factos e jamais demonstrar qualquer posição sobre os assuntos e isso é o que torna o jornalismo português chato e pouco interessante.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também muitos criticaram o José Rodrigues dos Santos, quando confrontou o José Socrátes que era golpe baixo e blá blá, mas eu na altura aplaudi e agora até uma vénia eu faço-o, porque teve a coragem de enfrentá-lo e não deixou intimidar-se por ele e hoje o dito coitadinho está na prisão, ironia do destino.

 

Quanto à Grécia aquilo é corrupção atrás de corrupção, Portugal é um oásis ao pé da Grécia. :rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente, ja tou habituado a imparcialidade dos jornalistas... nao e so o JRS, sao quase todos assim! Vejo constantemente os jornalistas a usarem adjetivos negativos em relação a pessoas ou países como se fosse normal, enfim... e nao me refiro a entrevistas ou comentários, isso nao me importo, mas durante as noticias acho mesmo estupido.

Editado por Forbidden
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não discordo do que o JRS disse, até pelo contrário, no entanto, ele não o devia ter dito (pelo menos daquela forma), uma vez que está ali na condição de jornalista e, como tal, deve cingir-se em dar as informações e não em analisá-las nem dar a sua opinião. Tendo em conta o contexto no qual estava inserido, o JRdS deveria ter sido imparcial.

 

E essa história da Constança tem muito que se lhe diga, porque ela é jornalista, na teoria, mas não o é em prática porque, basicamente, ela nem sequer faz reportagens, nem diretos nem qualquer outra coisa como os outros jornalistas. Ela é editora política da TVI que marca presença no Noticiário das 21h da TVI24 para dar a sua opinião enquanto comentadora e não enquanto jornalista!

 

Mais uma nota a saber: a Ana Sofia Cardoso também provou que conseguiu fazer uma excelente cobertura e, inclusive, conseguiu fazer algo que o JRS não fez... Entrevistou, em exclusivo, o recém-eleito PM da Grécia.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não discordo do que o JRS disse, até pelo contrário, no entanto, ele não o devia ter dito (pelo menos daquela forma), uma vez que está ali na condição de jornalista e, como tal, deve cingir-se em dar as informações e não em analisá-las nem dar a sua opinião. Tendo em conta o contexto no qual estava inserido, o JRdS deveria ter sido imparcial.

 

E essa história da Constança tem muito que se lhe diga, porque ela é jornalista, na teoria, mas não o é em prática porque, basicamente, ela nem sequer faz reportagens, nem diretos nem qualquer outra coisa como os outros jornalistas. Ela é editora política da TVI que marca presença no Noticiário das 21h da TVI24 para dar a sua opinião enquanto comentadora e não enquanto jornalista!

 

Mais uma nota a saber: a Ana Sofia Cardoso também provou que conseguiu fazer uma excelente cobertura e, inclusive, conseguiu fazer algo que o JRS não fez... Entrevistou, em exclusivo, o recém-eleito PM da Grécia.

 

 

Isso da Constança nao tem mesmo nada a ver, ela esta a dar o seu comentario, num espaço proprio pra isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Ontem, dia de carnaval depois de ter almoçado um belo cozido à portuguesa, estava sintonizado no Jornal da Tarde e quando o Carlos Daniel anuncia um direto ao carnaval de Ovar... deparo-me que a repórter era nada mais, nada menos que a Diana Bouça-Nova. Até fui encostar os olhinhos junta da televisão para confirmar se era mesmo real, aquilo que estava a ver...

Uma jovem com talento para o entretenimento, sem espaço na SIC e foi parar à Informação da RTP. Há coisas difíceis de compreender.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...