Jump to content

Informação RTP1


Pedro

Posts Recomendados

  • 1 mês depois...

Hoje fiquei completamente espantado com a RTP. O Telejornal foi 1 hora a falar da tragédia em Paris e 5 minutos de notícias nacionais...
Eu não se isto é sensacionalismo, mas que é exagero é...

R.I.P a todos os que morreram  :(

Editado por canal7
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje fiquei completamente espantado com a RTP. O Telejornal foi 1 hora a falar da tragédia em Paris e 5 minutos de notícias nacionais...

Eu não se isto é sensacionalismo, mas que é exagero é...

R.I.P a todos os que morreram  :(

 

Enfim para falar de uma hora de uma coisa existe a RTP Inf enfim tem tido boas audiencias hoje estou a ver que voltaram a fazer asneira 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje fiquei completamente espantado com a RTP. O Telejornal foi 1 hora a falar da tragédia em Paris e 5 minutos de notícias nacionais...

Eu não se isto é sensacionalismo, mas que é exagero é...

R.I.P a todos os que morreram  :(

É um exagero claramente. O que se passou em Paris é grave, é deplorável, é condenável mas é uma coisa simples e rápida de noticiar. Muito embora seja uma coisa grave, nunca um noticiário devia estar mais do que 5 minutos no mesmo assunto, fosse ele qual fosse (a menor que houvesse a cobertura de um evento, um direto, etc.). Eles podiam era depois voltar à notícia depois, com novos desenvolvimentos ou novidades.

Por acaso, hoje vi as notícias na TVI e já me estava a fartar. Passaram toda a primeira parte (mais do que 20 minutos) a dar a mesma notícia [tragedia em Paris] e quando regressam do intervalo começam a falar da doença da mulher do PM... Mas como gosto de variar nos noticiários qje vejo até para ver as várias faces da mesma notícia, vou vendo noticiários sempre diferentes. Até a CMTV vejo e é a única coisa deste canal que eu vejo

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um exagero claramente. O que se passou em Paris é grave, é deplorável, é condenável mas é uma coisa simples e rápida de noticiar. Muito embora seja uma coisa grave, nunca um noticiário devia estar mais do que 5 minutos no mesmo assunto, fosse ele qual fosse (a menor que houvesse a cobertura de um evento, um direto, etc.). Eles podiam era depois voltar à notícia depois, com novos desenvolvimentos ou novidades.

Um tema como estes tem de ser acompanhado com pelo menos 3 ou 4 peças sobre o assunto (não só a notícia em si mas a contextualização, as reacções, etc), análise com um convidado, directos de Paris, etc. Isso não se faz em 5 minutos em lado nenhum do mundo.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um tema como estes tem de ser acompanhado com pelo menos 3 ou 4 peças sobre o assunto (não só a notícia em si mas a contextualização, as reacções, etc), análise com um convidado, directos de Paris, etc. Isso não se faz em 5 minutos em lado nenhum do mundo.

Foi o que a RTP fez e bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez tenha exagerado um pouco mas o que vi na TVI foram mais de 20 minutos sobre o mesmo assunto, a passar as mesmas imagens várias vezes, a falar sempre sobre a mesma coisa. Via-se que já não havia assunto é que tudo o que havia para ser dito já tinha sido dito e mesmo assim lá vinha mais uma reação de não sei quem, mais um isto, mais um aquilo.

Ontem, tal como sempre, o tagesschau, o noticiário da hora de jantar da televisão pública alemã teve na mesma os seus cerca de 20 minutos e falaram sobre esta e outras notícias. Cá há muito a mania de espremer os assuntos até as pessoas ficarem fartas e saberem tudo de cor e isso não faz sentido nem é preciso. Se não há assunto faz-se um noticiário mais pequeno, não se aproveita histórias para esticar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho vergonhoso que a RTP1 não tenha entrado em simultâneo com a RTP Informação há pouco, como a SIC fez. Aliás, deram-se ao luxo de fazer um intervalo publicitário enquanto a SIC estava em Última Hora, e depois voltaram ao Há Tarde como se nada fosse. Assim vai a informação da RTP...

 

UPDATE: Também a TVI deu um pequeno simultâneo com a TVI24 no A Tarde é Sua com um resumo dos acontecimentos.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

N ten nd de entrar em simultâneo nada ja existe canal de notícias para que dar em dois

Porque quem não tem cabo também tem direito à informação, não? E mesmo que a RTP Informação emitisse na TDT, seria perfeitamente natural que acontecimentos de grande importância e em directo dessem no principal canal generalista também.
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque quem não tem cabo também tem direito à informação, não? E mesmo que a RTP Informação emitisse na TDT, seria perfeitamente natural que acontecimentos de grande importância e em directo dessem no principal canal generalista também.

Isso n tem de dar em directo pois e uma coisa inconstante sp informação a surgir n adianta nd

Para isso espera se pelo jornal e da o fundamental simples agora num directo para k menos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso n tem de dar em directo pois e uma coisa inconstante sp informação a surgir n adianta nd

Para isso espera se pelo jornal e da o fundamental simples agora num directo para k menos

Caso não tenhas percebido eu não estava a sugerir que a RTP1 tivesse estado a tarde inteira a encher chouriços em simultâneo com a RTP Informação, mas sim que entrasse em directo quando os terroristas foram abatidos para, em 10 minutos, actualizar a informação. Mas se achas que é melhor ignorar o assunto e falar exaustivamente dele 4 horas depois...
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As notícias vindo de França desta tarde são suficientemente graves para serem alvo de uma Edição Especial na RTP1.

Nem toda a gente tem acesso a canais de informação, e mesmo se fosse o caso não impedia um rodapé ou uma actualização curta da notícia (nem que fossem 20 segundos tirados do Portugal em Direto). Nem o serviço mínimo fazem... :dry:

 

- A SIC e a TVI acharam que os seus telespectadores deviam de estar informados, e não o serviço público de televisão.

Terei eu de concluir que a informação da RTP chegou ao ponto de ser mais negligente do que a informação privada?

 

- A Bola de Ouro tem direito a uma Edição Especial na RTP1 na próxima segunda-feira, mas não o fim dos acontecimentos trágicos de Paris.

Terei eu de concluir que a cerimónia de auto-congratulação dum futebolista é muito mais importante do que uma notícia de última hora de impacto internacional?

 

Em outros tempos (2003, 2010, etc.) tenho a certeza que nunca teria acontecido tal, mas a informação da RTP infelizmente não está na sua melhor fase... :(

  • Gosto 9
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As notícias vindo de França desta tarde são suficientemente graves para serem alvo de uma Edição Especial na RTP1.

Nem toda a gente tem acesso a canais de informação, e mesmo se fosse o caso não impedia um rodapé ou uma actualização curta da notícia (nem que fossem 20 segundos tirados do Portugal em Direto). Nem o serviço mínimo fazem... :dry:

 

- A SIC e a TVI acharam que os seus telespectadores deviam de estar informados, e não o serviço público de televisão.

Terei eu de concluir que a informação da RTP chegou ao ponto de ser mais negligente do que a informação privada?

 

- A Bola de Ouro tem direito a uma Edição Especial na RTP1 na próxima segunda-feira, mas não o fim dos acontecimentos trágicos de Paris.

Terei eu de concluir que a cerimónia de auto-congratulação dum futebolista é muito mais importante do que uma notícia de última hora de impacto internacional?

 

Em outros tempos (2003, 2010, etc.) tenho a certeza que nunca teria acontecido tal, mas a informação da RTP infelizmente não está na sua melhor fase... :(

Tens razão em tudo o que dizes e assino por baixo. Ainda assim, não podemos deixar de considerar que o Sexta às 9 de hoje foi um Sexta às 9 mascarado de Edição Especial uma vez que estiveram simplesmente à mesa a debater o assunto e a recapitular os factos, como de resto continuou a ser feito nos canais do cabo e ainda está a ser feito

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Honestamente, gostava de saber quais foram os motivos que levaram à escolha do José Manuel Portugal como directo de informação televisiva. É que, desde que me lembro, nunca o vi a fazer algo decente ou conhecido dentro da empresa. O gajo sempre me pareceu um tachista que andava lá a roubar o lugar a outros. É muito suspeita a queda do anterior director e a ascensão deste...

 

Fiquem Bem.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Honestamente, gostava de saber quais foram os motivos que levaram à escolha do José Manuel Portugal como directo de informação televisiva. É que, desde que me lembro, nunca o vi a fazer algo decente ou conhecido dentro da empresa. O gajo sempre me pareceu um tachista que andava lá a roubar o lugar a outros. É muito suspeita a queda do anterior director e a ascensão deste...

 

Fiquem Bem.

O Paulo Ferreira também não me parecia com grande capacidade para dirigir a Informação da RTP e não deixou trabalho visível, a começar pelo equívoco chamado 360º. A saída do JAC e da Judite foi um golpe bem fundo na RTP.

Lamentavelmente, Portugal tem tornado a informação da RTP cada vez mais sensacionalista e nota-se bem que há falta de quadros na estação.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Paulo Ferreira também não me parecia com grande capacidade para dirigir a Informação da RTP e não deixou trabalho visível, a começar pelo equívoco chamado 360º. A saída do JAC e da Judite foi um golpe bem fundo na RTP.

Lamentavelmente, Portugal tem tornado a informação da RTP cada vez mais sensacionalista e nota-se bem que há falta de quadros na estação.

 

Na minha opinião, o Paulo Ferreira limitou-se apenas a executar o que já estava planeado pelo Nuno Santos (como foi o caso do "360º"). Eu acho que o problema da RTP na altura dele foi terem continuado com os programas de informação em horário nobre, sem se aperceberem que o "Telejornal" teria que ser reduzido muito para além dos 45 minutos planeados (neste caso, acho que meia-hora seria o melhor).  O "360º" não era uma má ideia, mas acho que não tinha espaço na RTP1 e estaria muito melhor na RTPN (argh, quase me recuso a chamar-lhe "RTP Informação"), como aliás, acabou por ir ter.

 

Foi daqueles que originalmente quis o fim da informação temática na RTP1, mas tenho de voltar atrás e admitir que estava errado. Como já sugeri várias vezes, a informação da RTP1 poderia ser esquematizada da seguinte forma:

 

06h30min (ou 06h0min) - "Bom Dia Portugal"

13h00min - "Jornal da Tarde (com duração de 30 minutos)

20h00min - "Telejornal"

20h30min - Informação Temática ("Sexta às 9", "Grande Entrevista", etc.)

00h00min - "24 Horas"

 

Voltando ao José Manuel Portugal, talvez também tenha sido por essa falta de quadros que ele acabou por ser eleito. Contudo, não havia alguém melhor do que ele? Porra, acho que preferia o João Adelino Faria, o João Fernando Ramos ou Carlos Daniel (este último já com a experiência de ter tido a RTPN nas suas mãos antes de esta passar a ser gerida pela direcção de informação)...

 

Fiquem Bem.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Paulo Ferreira também não me parecia com grande capacidade para dirigir a Informação da RTP e não deixou trabalho visível, a começar pelo equívoco chamado 360º. A saída do JAC e da Judite foi um golpe bem fundo na RTP.

Lamentavelmente, Portugal tem tornado a informação da RTP cada vez mais sensacionalista e nota-se bem que há falta de quadros na estação.

E é a SIC quem mais tem ganho com isto. Só a falta de qualidade (para os padrões desejaveis) da informação da RTP já é um incentivo à melhoria contínua da informação da sic que, de resto, vai dando cartas e parece estar muitas vezes à frente (em vários aspetos: imparcialidade, apresentação, grafismo dos noticiários, rapidez na divulgação de notícias de última hora, etc.) da RTP, o que é totalmente lamentável uma vez que a Rtp é parcialmente paga com os impostos dos portugueses, e mais do que novelas ou concursos, os portugueses querem e precisam de estar informados. Ver a RTP investir em Got Talent, The Voice ou novelas é subverter as coisas desvirtuando as prioridades...

  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...