Jump to content

Informação RTP1


Pedro

Posts Recomendados

Não concordo. O "Telejornal" sempre teve 1 hora de duração durante os seus mais de 40 anos de emissões.

Eu devo ser antiquado  :crying:.   

 

Concordo sim que o "Telejornal" sofra uma mudança no seu modelo, tornando-se mais modernizado e demonstrando uma nova forma de fazer jornalismo.

 

A RTP nos seus blocos de informação não costuma (e nem deve) encher "chouriços", como a TVI e a SIC fazem até que chegue a altura certa de mudar para as suas "armas" do horário nobre.

Não teve não. Só a partir dos anos 90 é que passou a ter 1 hora de duração. Antes tinha 30 minutos, e até começava às 19h30! É só procurar no youtube que dá para ver isso.

 

Acho sobretudo que a RTP1 deve reduzir o espaço dado à informação e lançar a ficção no mínimo às 21h15, daí eu ter falado na fusão do 360 com os programas de informação que agora existem. 

Depois às 22h30 apostar noutro tipo de produtos, cinema, séries de época, programas de debate... e à meia-noite um talk-show.

Editado por RCP
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não teve não. Só a partir dos anos 90 é que passou a ter 1 hora de duração. Antes tinha 30 minutos, e até começava às 19h30! É só procurar no youtube que dá para ver isso.

 

Acho sobretudo que a RTP1 deve reduzir o espaço dado à informação e lançar a ficção no mínimo às 21h15, daí eu ter falado na fusão do 360 com os programas de informação que agora existem. 

Depois às 22h30 apostar noutro tipo de produtos, cinema, séries de época, programas de debate... e à meia-noite um talk-show.

 

Se tu dizes, eu acredito e peço desculpa pelo meu erro ;).

Apesar disso a minha opinião mantém-se intacta, o "Telejornal" deve ter 1 hora de emissão por dia.

 

Isso também defendo. Claramente que a RTP têm que reduzir nos programas de informação, para um canal generalista e do estado... é exagerado :dry:.

 

Tens razão, a RTP deveria antecipar para o horário das 21 horas o começo dos seus conteúdos de ficção.

Porque não extinguir o "360º" ou mandar o programa para a RTP Informação??? Penso que a solução não passa por continuar na grelha da RTP 1. :huh:

 

O horário nobre da RTP 1 estão um pouco baralhado é certo, aconselho vivamente o Hugo Andrade na rentrée televisiva a refletir, mudar algumas peças... mas por favor não venha com invenções para esta parte da grelha que pode ser a melhor dos últimos anos.

 

Um exemplo de um bom Horário Nobre para a RTP 1:

 

20h00 - "Telejornal"

21h00 - Um espaço dedicado à Informação (Ex: "De Caras", "Sexta às 9", os Comentários Políticos e etc)

21h40 - Novela Portuguesa

23h10 - Série Portuguesa

23h55 - Talk-Show

01h25 - Filme

 

A RTP pode-se queixar de não ter dinheiro, mas têm condições para ter um Horário Nobre com mais qualidade do que nos tempos em que o dinheiro abundava pelos corredores da estação. :)

Editado por Cristiano.Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas,

 

 

Se tu dizes, eu acredito e peço desculpa pelo meu erro ;).

Apesar disso a minha opinião mantém-se intacta, o "Telejornal" deve ter 1 hora de emissão por dia.

 

Isso também defendo. Claramente que a RTP têm que reduzir nos programas de informação, para um canal generalista e do estado... é exagerado :dry:.

 

Tens razão, a RTP deveria antecipar para o horário das 21 horas o começo dos seus conteúdos de ficção.

Porque não extinguir o "360º" ou mandar o programa para a RTP Informação??? Penso que a solução não passa por continuar na grelha da RTP 1. :huh:

 

O horário nobre da RTP 1 estão um pouco baralhado é certo, aconselho vivamente o Hugo Andrade na rentrée televisiva a refletir, mudar algumas peças... mas por favor não venha com invenções para esta parte da grelha que pode ser a melhor dos últimos anos.

 

Um exemplo de um bom Horário Nobre para a RTP 1:

 

20h00 - "Telejornal"

21h00 - Um espaço dedicado à Informação (Ex: "De Caras", "Sexta às 9", os Comentários Políticos e etc)

21h40 - Novela Portuguesa

23h10 - Série Portuguesa

23h55 - Talk-Show

01h25 - Filme

 

A RTP pode-se queixar de não ter dinheiro, mas têm condições para ter um Horário Nobre com mais qualidade do que nos tempos em que o dinheiro abundava pelos corredores da estação. :)

 

 

Esta resposta já vem tarde, mas tenho que te dizer que discordo com a presença de uma novela portuguesa no horário nobre da RTP1. Novelas já há muitas em horário nobre na SIC e na TVI. A RTP devia "concorrer" com algo diferente: séries nacionais de qualidade, entretenimento, etc. Novelas no horário nobre é que não.

 

Fica Bem.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Esta resposta já vem tarde, mas tenho que te dizer que discordo com a presença de uma novela portuguesa no horário nobre da RTP1. Novelas já há muitas em horário nobre na SIC e na TVI. A RTP devia "concorrer" com algo diferente: séries nacionais de qualidade, entretenimento, etc. Novelas no horário nobre é que não.

 

Fica Bem.

 

Mais vale tarde do que nunca ;).

 

Eu só dei um exemplo de um bom horário nobre para a RTP 1 e, só coloquei a novela nesse exemplo, porque todos nós sabemos que vai ai uma, que promete bater o recorde de duração de "Anjo Selvagem" da TVI :|.

Pois tens razão quando dizes que há demasiadas novelas nas televisões portuguesas e 40% delas são reposições. É a crise :(.

 

«A RTP devia "concorrer" com algo diferente: séries nacionais de qualidade, entretenimento, etc.»

 

E o meu exemplo não contém as tuas opções? :S

 

A RTP também não pode inventar muito, para isso já bastou aqueles programas que colocou no inicio da era low-cost e que só serviu para meter a Sílvia Alberto e Catarina Furtado a trabalhar.

Editado por Cristiano.Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Mais vale tarde do que nunca ;).

 

Eu só dei um exemplo de um bom horário nobre para a RTP 1 e, só coloquei a novela nesse exemplo, porque todos nós sabemos que vai ai uma, que promete bater o recorde de duração de "Anjo Selvagem" da TVI :|.

Pois tens razão quando dizes que há demasiadas novelas nas televisões portuguesas e 40% delas são reposições. É a crise :(.

 

«A RTP devia "concorrer" com algo diferente: séries nacionais de qualidade, entretenimento, etc.»

 

E o meu exemplo não contém as tuas opções? :S

 

A RTP também não pode inventar muito, para isso já bastou aqueles programas que colocou no inicio da RTP low-cost e que só serviu para meter a Sílvia Alberto e Catarina Furtado a trabalhar.

 

Não disse que a tua grelha não tinha o que apresentei. Apenas quis dizer que a RTP não devia apostar nas novelas em horário nobre, mas antes nos pontos que referi. Apenas e só isso. ;)

 

Fica Bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não disse que a tua grelha não tinha o que apresentei. Apenas quis dizer que a RTP não devia apostar nas novelas em horário nobre, mas antes nos pontos que referi. Apenas e só isso. ;)

 

Fica Bem.

 

Se a RTP não devia apostar na sua novela no horário nobre, não me digas que és de acordo que a mesma seja colocada às 14h15m?

É que o tempo da luxuria em que as televisões gastavam dinheiro para ter algum produto a seguir ao almoço, que não fossem os talk-shows da tarde, não tinha acabado? :huh: Onde está a crise? :rolleyes:

 

A RTP vai gastar dinheiro numa novela para colocar num horário em que os "velhotes" estão a fazer contas de cabeça (a dormir)? :haha:

É certo que levaria alguma vantagem em relação às privadas. Algo de novo trás sempre os seus benefícios bons ou maus. :cool:

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Se a RTP não devia apostar na sua novela no horário nobre, não me digas que és de acordo que a mesma seja colocada às 14h15m?

É que o tempo da luxuria em que as televisões gastavam dinheiro para ter algum produto a seguir ao almoço, que não fossem os talk-shows da tarde, não tinha acabado? :huh: Onde está a crise? :rolleyes:

 

A RTP vai gastar dinheiro numa novela para colocar num horário em que os "velhotes" estão a fazer contas de cabeça (a dormir)? :haha:

É certo que levaria alguma vantagem em relação às privadas. Algo de novo trás sempre os seus benefícios bons ou maus. :cool:

 

Sim, eu defendo que, tal como acontece noutros países europeus, que as novelas devem ser emitidas de tarde, seja no horário pós-almoço (14h00min-15h00min) ou nos finais de tarde (18h00min-19h00min ou 19h00min-20h00min). Agora o horário nobre deve ser reservado para programação, enfim, nobre. Séries de qualidade, entretenimento, documentários. Estamos a falar de um canal de serviço público e não de um canal privado low-cost que tem de contar os tostões ao final do mês.

 

Fica Bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sim, eu defendo que, tal como acontece noutros países europeus, que as novelas devem ser emitidas de tarde, seja no horário pós-almoço (14h00min-15h00min) ou nos finais de tarde (18h00min-19h00min ou 19h00min-20h00min). Agora o horário nobre deve ser reservado para programação, enfim, nobre. Séries de qualidade, entretenimento, documentários. Estamos a falar de um canal de serviço público e não de um canal privado low-cost que tem de contar os tostões ao final do mês.

 

Fica Bem.

 

Na grelha da RTP... não vejo o Hugo Andrade a acabar com o "Preço Certo" ou o "Portugal em Direto" para colocar a novela, porque esses são programas históricos. Mas há uma primeira vez para tudo :D.

 

E o que é que nos resta? O horário após o almoço e o maldito horário nobre? Enfim... eu prefiro à noite, mas compreendo que não traria nada de novo ao horário em relação às privadas. :(. Ao almoço sempre poderia surpreender as reposições das privadas. :)

 

Do tipo de apostas que estamos a sugerir, a RTP tem vindo apostar nos últimos tempos no horário nobre. E tem dado resultado? Parece que não. :dontknow:

 

A RTP tem que contar os tostões ao final do mês, é certo. Mas há apostas baratas e boas e há outras que são mais caras e más. :dry:

Em tempos de crise os responsáveis do canal têm que ter a imaginação em alta ;).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, eu defendo que, tal como acontece noutros países europeus, que as novelas devem ser emitidas de tarde, seja no horário pós-almoço (14h00min-15h00min) ou nos finais de tarde (18h00min-19h00min ou 19h00min-20h00min). Agora o horário nobre deve ser reservado para programação, enfim, nobre. Séries de qualidade, entretenimento, documentários. Estamos a falar de um canal de serviço público e não de um canal privado low-cost que tem de contar os tostões ao final do mês.

 

Fica Bem.

As novelas em horário nobre (penso) que seja já um hábito, como os noticiários começarem às 13h e às 20h, e formatos de grande entretenimento serem ao domingo. Por tanto, mudar hábitos é sempre arriscado, mas a RTP1 foi a única que teve condições para isso, mas em breve deixará de poder gastar onde e como quer.

Editado por JohnRoft
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novelas na RTP em horário nobre : nunca!

O serviço público de televisão tem que ser diferente da oferta privada pela variedade e pela qualidade da sua programação. Isso deve ser a sua prioridade antes da preocupação das audiências, ou entao mais vale privatizar.

Telenovelas em horário nobre não é serviço público. Serviço público, é fazer como agora e emitir uma programação diferente e mais decente da dos privados.

A programação da RTP pode não ser perfeita, mas as novelas não são com certeza a solução.

Se não fosse a RTP1/2 em horário nobre a EDP ganhava menos dinheiro com a minha TV apagada. :P

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novelas na RTP em horário nobre : nunca!

O serviço público de televisão tem que ser diferente da oferta privada pela variedade e pela qualidade da sua programação. Isso deve ser a sua prioridade antes da preocupação das audiências, ou entao mais vale privatizar.

Telenovelas em horário nobre não é serviço público. Serviço público, é fazer como agora e emitir uma programação diferente e mais decente da dos privados.

A programação da RTP pode não ser perfeita, mas as novelas não são com certeza a solução.

Se não fosse a RTP1/2 em horário nobre a EDP ganhava menos dinheiro com a minha TV apagada. :P

 

Concordo contigo. Aliás, eu acho que a RTP1 está cada vez melhor. Os programas de infotainment são espectaculares, acho que só falta um concurso no HN e reformular a hora de almoço.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Novelas na RTP em horário nobre : nunca!
O serviço público de televisão tem que ser diferente da oferta privada pela variedade e pela qualidade da sua programação. Isso deve ser a sua prioridade antes da preocupação das audiências, ou entao mais vale privatizar.

Telenovelas em horário nobre não é serviço público. Serviço público, é fazer como agora e emitir uma programação diferente e mais decente da dos privados.
A programação da RTP pode não ser perfeita, mas as novelas não são com certeza a solução.

Se não fosse a RTP1/2 em horário nobre a EDP ganhava menos dinheiro com a minha TV apagada. :P

 

O que é Serviço Público de Televisão? Alguém sabe o conceito? Eu sinceramente não sei, mas não vejo ninguém com interesse e pachorra para debater este assunto. ;)

 

Seria benéfico para todos que fosse debatido e esclarecido, porque nós portugueses não sabemos o conceito.

Um serviço público de televisão esclarecido poderia ser uma ajuda aos responsáveis da RTP na hora de escolher as apostas para a grelha televisiva. :)

 

Uma novela em horário nobre na RTP não é serviço público? E as séries nacionais ou internacionais já são? Não compreendo :huh:.

 

Concordo que a RTP tenha uma alternativa na sua programação, mas acho que deveria ser mais popular, cultural, portuguesa de «gema» e não ser um canal para as «tias», os politicos e para um outro lote pequeno de espectadores «anti-privadas».

 

A grelha da RTP está bastante melhor é certo, com erros, mas não me lembro de uma grelha tão barata e boa na estação pública. :D.

 

Já vi que és um patriota ou um «anti privadas» :cool:.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novelas na RTP em horário nobre : nunca!

O serviço público de televisão tem que ser diferente da oferta privada pela variedade e pela qualidade da sua programação. Isso deve ser a sua prioridade antes da preocupação das audiências, ou entao mais vale privatizar.

Telenovelas em horário nobre não é serviço público. Serviço público, é fazer como agora e emitir uma programação diferente e mais decente da dos privados.

A programação da RTP pode não ser perfeita, mas as novelas não são com certeza a solução.

Se não fosse a RTP1/2 em horário nobre a EDP ganhava menos dinheiro com a minha TV apagada. :P

Não percebo a teimosia de a RTP1 não ter novelas em horário nobre... A questão é a seguinte, a RTP1 pode sim ter novelas em horário nobre, mas não como as da concorrência... O problema não é do formato, o problema é o conteúdo que as privadas incutiram ao formato!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebo a teimosia de a RTP1 não ter novelas em horário nobre... A questão é a seguinte, a RTP1 pode sim ter novelas em horário nobre, mas não como as da concorrência... O problema não é do formato, o problema é o conteúdo que as privadas incutiram ao formato!

 

Quando vires uma telenovela da qualidade dum Homeland, dum Game of Thrones, ou de qualquer série BBC/Canal+/DR/SVT chama-me... :dry:

O formato próprio da telenovela é de privilegiar a quantidade de episódios e a redução de custos ao invés duma série ou dum filme onde concentram os mesmos meios em 1 ou vários episódios. Mas claro, isso custa dinheiro.

 

Não digo que só há boas séries e más novelas, o oposto também existe, mas a tendência é globalmente essa.

 

Já vi que és um patriota ou um «anti privadas» :cool:.

 

Não é da minha culpa se a SIC e a TVI de 2013 são o que são agora.

Dantes até gostava desses canais, principalmente ao fim-de-semana. Agora em 95% dos programas tenho crises de alergia televisiva...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não é da minha culpa se a SIC e a TVI de 2013 são o que são agora.

Dantes até gostava desses canais, principalmente ao fim-de-semana. Agora em 95% dos programas tenho crises de alergia televisiva...

 

Claro que não, a culpa não é tua, nem minha! 

A culpa está nos responsáveis desses canais que não sabem aproveitar os poucos recursos que possuem. Falta muita imaginação às privadas e já agora também à RTP ;).

 

As privadas tem de perceber que não é com programas de propaganda às chamadas telefónicas de valor acrescentado com umas «musiquinhas» pelo meio, aumento das reposições de produtos de ficção e uma boa doce de reality-shows ou outros programas em que o conteúdo está abaixo de zero, que vão conseguir cativar os portugueses :sleep:.

 

Os portugueses atualmente quando ligam a televisão a um domingo à noite, escolhem sempre o que dá «mais canal», como diria alguém muito conhecido lolololol :rolleyes:.

E o que dá mais canal é o "Big Brother VIP".  

 

Um «novelão» escrito e lido por Teresa Guilherme, com «atores de excelência», que daqui a pouco tempo poderão estar em Nova Iorque a receberem o Emmy pela melhor telenovela :haha:. Sem dúvida que a melhor ficção nacional está na TVI :).

 

Aos fins-de-semana a programação é muito má, até já sinto saudades dos filmes repetidos da TVI e da SIC :crying:.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho por habito acompanhar a Informação da TVI, mas nos últimos tempos, a RTP1 tem estado irrepressível no acompanhamento desta crise política e desta possível integração do PS num acordo com o Governo!

Tenho pena dos resultados audiométricos que a RTP1 tem feito nos programas de informação, que são muitos bons!

Se se juntasse a informação da RTP1 com a da TVI! Acho que ficaria algo muito bom! O profissionalismo da RTP, os programas de análise e debate com a Fátima Campos Ferreira, com a análise desenvolvida no «Jornal das 8» com o José Alberto Carvalho e as entrevistas da Judite Sousa....... fica a ideia!

 

Parabéns RTP, que continua a mostrar e a fazer jus ao lema INFORMAÇÃO DE CONFIANÇA (OBS: só falta a RTP Informação na TDT, o passo seguinte para mostrar + Serviço Público)

 

TRL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho por habito acompanhar a Informação da TVI, mas nos últimos tempos, a RTP1 tem estado irrepressível no acompanhamento desta crise política e desta possível integração do PS num acordo com o Governo!

Tenho pena dos resultados audiométricos que a RTP1 tem feito nos programas de informação, que são muitos bons!

Se se juntasse a informação da RTP1 com a da TVI! Acho que ficaria algo muito bom! O profissionalismo da RTP, os programas de análise e debate com a Fátima Campos Ferreira, com a análise desenvolvida no «Jornal das 8» com o José Alberto Carvalho e as entrevistas da Judite Sousa....... fica a ideia!

 

Parabéns RTP, que continua a mostrar e a fazer jus ao lema INFORMAÇÃO DE CONFIANÇA (OBS: só falta a RTP Informação na TDT, o passo seguinte para mostrar + Serviço Público)

 

TRL

É verdade. Mas a SIC para mim é melhor que a RTP1 e a TVI

Para Mim! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade. Mas a SIC para mim é melhor que a RTP1 e a TVI

Para Mim! 

 

De facto a SIC, na minha opinião, aposta muito na componente de reportagem, o que é muito bom, mas acho que se devem abordar outras disciplinas jornalísticas, como por exemplo, os debates na RTP e as Grandes Entrevistas na TVI

 

;)

 

TRL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Quando falam do alargamento do Telejornal de 10 a 15 minutos, eles tomam como base o fim do TJ às 20h45 como antes das férias ou às 21h como agora? Porque se passar de 45 minutos para 1 hora máximo, com as reportagens do Informação 21 integradas ao Telejornal como referido, tudo bem.

O facto do Telejornal da RTP1 ter uma duração aceitável (< 1hora) é uma forte mais-valia em relação às notícias intermináveis da SIC e TVI, que não se esqueçam disso!

 

Quanto à integração dos comentadores ao Telejornal, é mau porque se perde a separação notícias/comentário, dá-se menos importância ao espaço dos comentadores, e num aspecto mais técnico perde-se o 16:9.

Achava que era mais urgente ter mudado o comentário do Sócrates para outro dia do que estar em concorrência directa com o Marcelo Rebelo de Sousa na TVI...

 

Senão, reparo que o coitado do 360°, depois dum lançamento caótico em finais de 2012, não durou muito tempo. :P

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...