Filipe Postado 18 de maio 2025 Postado 18 de maio 2025 há 4 minutos, Fox Scully disse: Peço imensa desculpa, mas há aqui coisas muito estranhas a acontecer no televoto.... 12 pontos massivos em Israel em tantos países com uma música miserável, os 0 pontos da Suiça, na semifinal o lugar da Bélgica.... Ucrânia mostrar o seu bom gosto a dar os ,12 pontos à Lituânia No entanto, povo israelita a dar 12 pontos à Ucrânia, porque será?! Ao menos algum bom senso.... Alguém consegue por aqui os resultados da 2a semi final? Qual bom senso? Isso é Israel a querer fazer parecer que está a passar pelo mesmo que a Ucrânia. há 11 minutos, User3468 disse: Entretanto a Áustria ganhou a Eurovisão sem ter recebido a pontuação máxima de qualquer país no televoto. Claro 1 Citar
Phoenix Postado 18 de maio 2025 Postado 18 de maio 2025 há 1 minuto, Televisão 10 disse: É mesmo verdade, com uma diferença de 4 pontos em relação a Israel, que ficou em 2.º lugar. Lá está então o que eu estava a dizer em relação à situação da Suécia e da Estónia na 1ª semifinal. Não digo que as ordens não se poderiam inverter (sobretudo quando os pontos de diferença são tão poucos), mas não é muito credível quando depois, na final, há uma grande diferença de pontos entre as duas canções. Citar
User3468 Postado 18 de maio 2025 Postado 18 de maio 2025 (editado) há 5 minutos, Televisão 10 disse: É mesmo verdade, com uma diferença de 4 pontos em relação a Israel, que ficou em 2.º lugar. Não esperava tão bons resultados para a Letónia, embora fosse fã da canção. Mas deve ser algum erro pois no site diz que a Chéquia teve quase 200 pontos Editado 18 de maio 2025 por User3468 1 Citar
Post Popular Ruben Postado 18 de maio 2025 Autor Post Popular Postado 18 de maio 2025 Não só é moralmente injustificável ter Israel a participar e ver a EBU continuar com justificações ridículas e que não fazem sentido com as suas próprias regras, como continuamos a própria EBU a forçar uma narrativa que não existe. Sim, os apupos este ano foram menores que no ano passado. Estou em Basileia, houve apupos, mas acima de tudo houve apatia. No entanto, a arena explodiu quando Áustria venceu, unicamente porque toda a gente sabia o que uma vitória de Israel significava para a Eurovisão. E é aqui que vem o meu maior problema: que a EBU queira Israel na competição, já se percebeu. Que a EBU continue a aceitar estes votos em massa concentrados, depois de ver o que se passou no ano passado; que a EBU continue a adicionar apoio que não existe e a calar uma arena que pagou centenas de euros para ver algo, isso já entra em território de censura e que vai contra uma das regras fundamentais da própria EBU - a liberdade de expressão. Mais ainda, depois do episódio que se passou a RTVE ainda hoje e depois de se saber ao longo desta semana que jornalistas, que há uns 20 anos tinham acreditação de imprensa, foram este ano barrados. Acabaram-se as conferências dos semifinalistas, o Martin já nem fala sequer para não levar contestação. Está na altura da RTP e outros se juntarem e baterem com o pé. Mais do que boicotes de fãs sem qualquer poder no concurso, é hora das estações de TV começarem a usar esta dualidade de critérios para ameaçar desistir. Israel não vai descansar enquanto não vencer e organizar a Eurovisão e, no dia em que isso acontecer, a Eurovisão deixa de existir. 8 11 Citar
Phoenix Postado 18 de maio 2025 Postado 18 de maio 2025 (editado) há 4 minutos, User3468 disse: Mas deve ser algum erro pois no site diz que a Chéquia teve quase 200 pontos Qual erro, qual quê! A esta hora ainda está a EBU a fabricar resultados das semifinais! Editado 18 de maio 2025 por Phoenix Citar
André Postado 18 de maio 2025 Postado 18 de maio 2025 (editado) Como é que aquele espetáculo da Finlândia me fica em 11.º lugar? Os zero pontos do televoto à Suíça? Israel em 2.º lugar e com o maior televoto? Miranda Grécia levada ao colo? Malta não serviu? É caso para dizer: What the Hell Just Happened? Editado 18 de maio 2025 por André 2 3 Citar
User3468 Postado 18 de maio 2025 Postado 18 de maio 2025 Confirma-se: Letónia em segundo lugar! 2 1 2 2 Citar
André Postado 18 de maio 2025 Postado 18 de maio 2025 (editado) há 1 minuto, User3468 disse: Confirma-se: Letónia em segundo lugar! E a Áustria em 5.º lugar na semi-final com praticamente metade dos pontos de Israel. Ainda estou a ver é que Israel vai contentar os resultados e criar polémica. Editado 18 de maio 2025 por André 1 Citar
Phoenix Postado 18 de maio 2025 Postado 18 de maio 2025 (editado) Juro que as votações deste ano não me parecem mais fiáveis do que as de uma selecção nacional da Bielorrússia. Editado 18 de maio 2025 por Phoenix 8 Citar
Sylvester Postado 18 de maio 2025 Postado 18 de maio 2025 (editado) Ha aqui resultados do televoto que nao fazem sentido nenhum, então juntando os resultados das semi finais e da final, a coerência é zero. O vencedor a ficar em quinto na sua semi final, eu nunca vi tal Editado 18 de maio 2025 por Sylvester 4 Citar
User3468 Postado 18 de maio 2025 Postado 18 de maio 2025 (editado) Tudo caótico. Como esperava, Malta flopou. 9° lugar para um país com um mega marketing, desapontou graças ao staging. A Arménia foi à justa. Mas a Austrália não deu luta. Geórgia ter 28 pontos é choque total. Dinamarca e Islândia nas respetivas semifinais um tanto quanto seguros. Portugal, em parte, também. Chipre teve azar. Bélgica com o mesmo número de pontos da Eslovénia, ambos tendo ficado atrás da Croácia. Bélgica foi o flop do ano. Albânia em segundo. Ao menos foram reconhecidos pelo público. A Letónia igual. Lituânia também super segura. Mas nota-se os votos super partidos (exceto Israel na semifinal). Editado 18 de maio 2025 por User3468 1 Citar
André Postado 18 de maio 2025 Postado 18 de maio 2025 (editado) Basta olhar para os resultados do ano passado e comparar com este ano e ver quem deu 12 pontos no televoto. Desde o ano passado que passámos todos a adorar Israel? Editado 18 de maio 2025 por André 1 1 1 Citar
Filipe Postado 18 de maio 2025 Postado 18 de maio 2025 há 4 minutos, André disse: Basta olhar para os resultados do ano passado e comparar com este ano e ver quem deu 12 pontos no televoto. Desde o ano passado que passámos todos a adorar Israel? As pessoas não podem ver uma guerra que começam logo a gastar centenas de euros para apoiar esse país na Eurovisão, isso mesmo Citar
Televisão 10 Postado 18 de maio 2025 Postado 18 de maio 2025 O nosso júri: Alberto Hernández Seruca (Luar) Alexandre Manuel Valério Mesquita Guimarães Luís Oliveira Nunes Lia Isabel Pereira Nádia Lima Pereira 2 Citar
Filipe Postado 18 de maio 2025 Postado 18 de maio 2025 As alterações de lugar entre as semifinais e a final pode sempre acontecer porque primeiro nas semifinais só há voto do público, segundo porque há mais gente a ver a final e terceiro porque vão saindo algumas músicas e os votos podem-se acumular noutras. Julgo que o que nos prova que há algo de estranho nos votos são os votos do televoto de Israel e Suíça. Querem-nos fazer crer que Israel começa uma guerra e de repente tem sempre a música preferida do público? E a Suíça com uma música que era facílima de arrancar uns bons votos no televoto não conseguiu nada em Portugal, França, Itália ou Luxemburgo? E Portugal conseguiu? A EBU estava com medo que fosse na Suíça outra vez? 2 Citar
Televisão 10 Postado 18 de maio 2025 Postado 18 de maio 2025 há 7 minutos, Filipe disse: E a Suíça com uma música que era facílima de arrancar uns bons votos no televoto não conseguiu nada em Portugal, França, Itália ou Luxemburgo? Em Portugal, ficou em 11.º lugar do televoto, às portas de receber pontuação. 1 2 Citar
dankilaa Postado 18 de maio 2025 Postado 18 de maio 2025 Mas os países que votam na semi final não são apenas e só aqueles que estão em competições nesse dia? Na final não temos a inclusão do júri? Não entendo porque estão chocados com algumas discrepâncias entre as semis e final. Citar
SecretNavy Postado 18 de maio 2025 Postado 18 de maio 2025 Amanhã comento as restantes classificações, mas eu tenho orgulho do júri de Portugal em não compactuar com o genocídio e não pontuar Israel 🙏 Citar
Post Popular JDaman Postado 18 de maio 2025 Post Popular Postado 18 de maio 2025 (editado) Quero tentar nos próximos dias deixar aqui um post mais em detalhe sobre o que achei de cada participação (excepto de uma em específico...), porque primeiro vou tentar reagir (embora a quente) ao possível desastre de relações públicas em que o ESC se está a transformar lentamente. Já vejo o evento de forma quase ininterrupta desde 2003 (ainda vi a participação portuguesa em directo na edição de 2001, contudo) e já apanhei com as polémicas do voto em bloco, com saídas e entradas de países pelos mais diversos motivos (alguns justificáveis, outros com base em treta), mas nunca vi o ESC tão mau a nível de polémicas como vejo agora e nem vou falar apenas sobre a participação de Israel. Há todo um rol de decisões tomadas a partir de 2016 que me deixa completamente abesbílico. 1 - A mudança no sistema de votação. Vamos ser sinceros: o sistema actual é um sistema baseado numa falácia de custo perdido. Serve acima de tudo para justificar aumentar o tempo da transmissão televisiva e tentar justificar aos SPs (principalmente aqueles que estão mais apertados a nível financeiro) como é que o ESC pode ser um bom investimento dado o número de horas de programação que gera. O problema é que todo este enche-chouriços pode estar a ajudar a aumentar os custos de produção de forma completamente escusada, além de cansar o espectador ao maçá-lo com interval acts que por vezes têm zero conteúdo. Há custa disto e pegando em fusos horários, temos países em que isto acaba às 2 da manhã locais. Completamente insustentável para aquilo que supostamente é um "programa de família" a emitir em horário nobre. 2 - Falando em custos de produção, estamos a atingir o nível do ridículo com o tipo de palcos e apresentações carregados de LEDs que se têm feito desde há um anos para cá. Nada, mas absolutamente nada justifica que um SP deva gastar um absurdo nisto e ter que passar a conta aos restantes. Mas a restante produção televisiva está a ficar cada vez pior. A produção do ESC foi capturada pela malta do departamento de marketing, o que é algo irónico para algo feito por uma organização de engenheiros que estabelecem padrões de televisão e rádio por essa Europa fora. Acho que nunca vi um cuspir na cara tão grande a nível de trabalho técnico como vi nas duas últimas edições do ESC. Este ano a mistura de som estava miserável e aquelas transições de 24fps para 50fps do nada davam gigantescas vibes de "actuação musical no 'Você na TV!' em 2006" que até mete dó. 3 - Voltando às votações: o fim dos júris nas semi-finais. Provavelmente a decisão mais idiota que vi a ser tomada. Portanto, temos uma final com um conjunto de regras para votação e na outra é algo totalmente diferente? Faz todo o sentido... Zero impacto que isso teve logo na primeira edição em que puseram isso em prática com a criação de uma polémica desnecessária. 4 - Patrocinadores. Esse tópico vai sempre ser problemático dado o facto de alguns SPs europeus terem fortes restrições em relação à emissão de publicidade comercial, daí a presença reduzida de patrocinadores no ESC ter sido até algo celebrado. Contudo, dado o crescimento dos custos do evento, já se sabia que não seria uma situação sustentável e que mais cedo ou mais tarde isso viria à baila. Contudo, os génios que tiveram a belíssima ideia de abrir um slot de patrocinador principal e deixar o concurso demasiado dependente das vontades de uma só empresa, merecem um belo chuto no rabo. 5 - As constantes restrições. Para um evento que sobreviveu a alturas em que caminhava para a irrelevância à custa de fãs fervorosos que seguraram o formato ao encontrarem neste um espaço seguro, é incrível como a UER restringe cada vez mais tudo e mais qualquer e por vezes, sem qualquer benefício para os artistas. São imagens de ensaios, entrevistas, conferências canceladas. Há uma falta de abertura cada vez pior. 6 - Israel. Engane-se quem ache que isto é um problema actual. O que está a acontecer é apenas uma escalada, porque o evento já foi bastante vezes criticado pela participação de Israel, não só por causa de Gaza, como também pelo papel de vários governos israelitas no seu apoio aos colonatos na Cisjordânia. Contudo, a situação actual permite-nos fazer uma fita do tempo e ver o absurdo em que por várias vezes as participações e organizações israelitas puderam fazer o que lhes deu na real gana com zero consequências para o seu futuro no evento. E é aqui que entramos em: 6.1 - A KAN. De forma a tentar controlar o SP local, um dos vários governos de Netanyahu (que já devia estar a apodrecer numa cadeia há muitos anos, só à custa dos escândalos de corrupção em que está envolvido...), acabou com a IBA e decidiu criar dois novos SPs: um seria para entretenimento, outro para a informação. Aliás, o último programa emitido pela IBA foi o ESC de 2017, ganho por Portugal. O engraçado nesta história é que a UER disse que não aceitaria este arranjo para ter Israel a participar no ESC. Ou criavam um operador unificado com serviço de informação ou não havia Israel no ESC. Depois deste volte-face Israel e a UER aceitaram uma situação de compromisso: o operador de entretenimento (a actual KAN) iria temporariamente ter um serviço de informação para que Israel pudesse estar no ESC. Foi no decorrer dessa solução de recurso que Israel competiu e ganhou o ESC de 2018. No final do dia, acabou por não surgir qualquer separação e a KAN manteve-se a funcionar como se fosse a IBA, tornando todo o processo à volta da sua reforma numa completa anedota. 6.2 - Postcards de 2019 filmados em territórios ocupados por Israel. Não há palavras para descrever isto. Como é óbvio, a KAN sofreu zero represálias por isto. 6.3 - A situação actual. Chega a ser ridículo em como, mais uma vez, vemos um país e um operador claramente beneficiados. Vale de tudo: silenciar o público na arena, inserir aplausos falsos, ignorar que há literalmente uma campanha paga por órgãos estatais israelitas para fomentar o televoto nas participações de Israel, músicas e actuações com claras alusões políticas, etc. O pior é que isto está claramente à vista de todos e a UER simplesmente ignora, sem nunca apresentar um motivo válido. Ter países com tendências pró-Palestina fortes na sua sociedade como é o caso da Irlanda a darem um televoto forte a Israel chega a ser ridículo. A UER caiu em cima do Azerbaijão por andarem a aldrabar o televoto (e curiosamente desde que foram catados, que os resultados do Azerbaijão nunca mais foram a mesma coisa...) e agora simplesmente ignora uma situação que está ainda mais à vista de todos? Como se costuma dizer "cego é aquele que não quer mesmo ver". Estão a deixar isto andar até o televoto maciço levar a uma vitória israelita e ficarem com um problema em mãos que irá destruir para sempre a reputação do concurso (a começar a nível comercial...)? Estas duas últimas edições do ESC deixaram-me com um sabor bastante agridoce. Por um lado adorei um número vasto de coisas a concurso, mesmo alguns NQs. Por outro, a forma como o concurso tem sido gerido, em vez de me deixar triste ao ouvir o Te Deum pela última vez no ano, deixa-me antes cansado e exasperado. Chego ao ponto de pensar se o melhor que faço é simplesmente acompanhar as finais nacionais e em Maio desligar-me e arranjar outra coisa para ver ou para fazer, porque não estou a ver alterações significativas a nível de organização do concurso que me dêem a confiança suficiente de que algo irá mudar para melhor e que me traga uma melhor experiência enquanto fã e espectador assíduo do mesmo. Deixa-me triste se tiver que deixar de acompanhar algo que gosto, mas neste momento revela-se como a opção mais fácil e zero esforço em comparação com o cansaço que tenho sentido nos últimos anos. Editado 18 de maio 2025 por JDaman 11 2 2 Citar
CarlosTeixeira Postado 18 de maio 2025 Postado 18 de maio 2025 Gente ainda bem que não ganhou Israel, que musica mais secante. E também ainda bem que não ganhou Suécia, apesar de até ter gostado da musica, mas já teem ganho mtas vezes. Eu que só ouvi as músicas "todas" esta semana nas minhas fav estavam Espanha, Malta, Países Baixos, Estónia e Noruega, fico com pena que não tenha ganho nenhuma destas. Áustria, não tinha uma música má porém não apreciei... Citar
dankilaa Postado 18 de maio 2025 Postado 18 de maio 2025 (editado) O meu Top 5 (no order): Albânia Alemanha (O banger desta edição... Que injustiça! ) Áustria (Foi a Suíça do ano passado. Fantástico ter ganho!) Suécia Lituânia De um modo geral, foi uma edição decente no máximo, mas bastante equilibrada onde ainda deu para guardar alguma coisa. Editado 18 de maio 2025 por dankilaa Citar
canal5 Postado 18 de maio 2025 Postado 18 de maio 2025 há 4 horas, Televisão 10 disse: O nosso júri: Alberto Hernández Seruca (Luar) Alexandre Manuel Valério Mesquita Guimarães Luís Oliveira Nunes Lia Isabel Pereira Nádia Lima Pereira Alexandre Guimarães da Antena 3, Lia Pereira jornalista da Blitz, os outros dois não faço ideia de quem serão. 1 Citar
Duarte Postado 18 de maio 2025 Postado 18 de maio 2025 há 3 horas, RodrigoMarquês. disse: Grandes Citar
CRF Postado 18 de maio 2025 Postado 18 de maio 2025 Estou triste. Cada vez me sinto mais desconectado da eurovisao... estes finais chegam a tornar-se momentos anticlimáticos da animação do concurso. Citar
Posts Recomendados
Junta-te a nós!
Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.