ATVTQsV Postado 19 de maio 2025 Postado 19 de maio 2025 Já estou a prever a Eurovisão de 2026 a ter 35 países ou menos. Se para uns a música nos une, para quem se queixa de dois pesos, duas medidas e misturar alhos e bugalhos, a música é que nos divide. Isto se a posição face a certos conflitos não mudar. Não houve acordo de cessar-fogo para paz duradoura na Ucrânia, o que implica que a Rússia não voltará em 2026, também lançar um cessar-fogo sobre a Palestina é quase impossível por causa do próprio Netanyahu. No fundo, quem acaba por perder é a UER. 1 1 Citar
SecretNavy Postado 19 de maio 2025 Postado 19 de maio 2025 Era só as 15 ou 16 emissoras que já vieram publicamente condenar Israel ameaçaram desistir todas ao mesmo tempo e a UER não teria hipótese a não ser suspender a participação de Israel. 2 Citar
ATVTQsV Postado 19 de maio 2025 Postado 19 de maio 2025 há 22 minutos, SecretNavy disse: Era só as 15 ou 16 emissoras que já vieram publicamente condenar Israel ameaçaram desistir todas ao mesmo tempo e a UER não teria hipótese a não ser suspender a participação de Israel. Mas se o dinheiro israelita continuar, o número de países vai diminuir. 1 Citar
MrGrant Postado 19 de maio 2025 Postado 19 de maio 2025 há 3 horas, ATVTQsV disse: Mas se o dinheiro israelita continuar, o número de países vai diminuir. Tenho ideia que a parceria com a Morocconoil terminou este ano. Agora não sei se vão continuar porque sem eles já fica mais fácil remover Israel da Eurovisão e deve ser por isso que têm pago tanto o televoto para passar a mensagem que as pessoas querem Israel no certame 2 Citar
Televisão 10 Postado 19 de maio 2025 Postado 19 de maio 2025 há 7 horas, Televisão 10 disse: A RTP está a preparar uma posição oficial sobre o assunto: https://expresso.pt/blitz/2025-05-19-eurovisao-espanha-pede-investigacao-ao-televoto-que-deu-pontuacao-maxima-a-israel-rtp-prepara-posicao-oficial-ce01bdce?fbclid=IwY2xjawKYDYtleHRuA2FlbQIxMABicmlkETFQWDJQd2tPOVpYbVhwN0x6AR4cpinst3I8cl29SjdWOK3fVoHRFQbXnDpTGy_o9hMYc5ZYzu1L3RIqrqFv0Q_aem__myHpaEcGv8jXBfwdnYlrA Afinal, houve uma interpretação errada das palavras de Gonçalo Madaíl, segundo a RTP: Citação "Houve uma interpretação errada das palavras do responsável da RTP pela Música e Artes de Palco, Gonçalo Madaíl, à Blitz, a RTP não disse que ía preparar uma posição oficial sobre o televoto em Portugal na canção israelita. Sobre o tema apenas temos a acrescentar que o processo de votação do público no Eurovision Song Contest é da exclusiva responsabilidade da EBU, entidade que contrata diretamente as Operadoras de Comunicações em cada país participante, como se tem verificado nos últimos anos. Continuaremos, como sempre, atentos aos desenvolvimentos e a participar legitimamente nos fóruns a que pertencemos." Quer-me parecer que a RTP não quer saber do assunto... 1 4 Citar
AndreRob Postado 19 de maio 2025 Postado 19 de maio 2025 há 42 minutos, Televisão 10 disse: Afinal, houve uma interpretação errada das palavras de Gonçalo Madaíl, segundo a RTP: Quer-me parecer que a RTP não quer saber do assunto... chutou para canto... a EBU que resolva. 2 Citar
Ruben Postado 20 de maio 2025 Autor Postado 20 de maio 2025 O El Diário publicou documentos internos da EBU após as polémicas de 2024 com Israel. https://www.eldiario.es/vertele/analisis/eurovision-israel-uer-documentos-internos-muestran-eludido-propias-medidas-evitar-crisis_1_12311078.html Os documentos mostram como a EBU nunca colocou em dúvida a participação de Israel em 2024 e 2025. Mesmo advertindo a KAN pelos comentários feitos aos artistas do ano passado, e após receber queixas de, pelo menos, 16 delegações, a EBU apenas decidiu isolar a delegação de Israel e publicou um roadmap que basicamente restringe e silencia potenciais focos de protesto, como o uso de bandeiras. Além disso, a EBU acabou por fazer o oposto daquilo que prometeu: “Reforçar estratégias de comunicação” aparece no roadmap, mas a conferencia de imprensa habitual após as semis foi abolida e o próprio Martin Österdahl já não diz nada após as votações. A EBU também prometeu ouvir as variadas opiniões dos membros, algo que mais uma vez falhou este ano. Ainda exposto ficou a importância económica da MoroccoOil e, consequentemente, de Israel para o concurso e para ambição da EBU de reduzir custos e aumentar o número de bilhetes. Notícias da Suécia mencionam que Martin Österdahl pode estar mesmo de saída na primavera do próximo ano: Mais países já pediram esclarecimentos à EBU. Os Países Baixos querem discutir a participação de Israel e as implicações que isso tem para os princípios fundamentais da EBU. Também a Eslovénia, Islândia, Finlândia e Bélgica se juntaram publicamente às críticas sobre o sistema de votação e os problemas que a Eurovisão tem tido nos últimos dois anos. Também a público - e a confirmar aquilo que já se sabia - foi que agências governamentais de Israel voltaram a fazer uma campanha massiva de ads para encorajar o público a votar em massa por Israel, contribuindo para os quase 300 pontos no televoto de Israel: https://spotlight.ebu.ch/p/israeli-government-agency-paid-for 2 4 2 Citar
Lurdes Postado 20 de maio 2025 Postado 20 de maio 2025 Isto é tudo uma grande hipocrisia. Se estão tão preocupados saiam do evento e deixem de compactuar com isto. 1 Citar
Dimitri Postado 20 de maio 2025 Postado 20 de maio 2025 (editado) Saiu também que a emissora ADR da Alemanha ameaçou a EBU para que Israel não fosse retirado da competição! Editado 20 de maio 2025 por Dimitri 1 Citar
Dimitri Postado 20 de maio 2025 Postado 20 de maio 2025 (editado) há 7 minutos, Dimitri disse: Saiu também que a emissora NDR da Alemanha ameaçou a EBU para que Israel não fosse retirado da competição! Dr. , que trabalha como jornalista na Alemanha. De acordo com a fonte de Martin Gak na União Europeia de Radiodifusão (EBU), o motivo da permanência de Israel na competição, apesar da reação negativa à sua permanência no Eurovision devido ao genocídio em Gaza, é a ameaça do primeiro canal de televisão da Alemanha, ARD, que disse: "Se Israel for excluído, nós também nos retiraremos". O fracasso dos apelos para expulsar Israel do Eurovision devido ao genocídio em Gaza e a participação de Israel no concurso levantaram questões sobre a atitude em relação a Israel nas instituições internacionais. Dr., que trabalhou como jornalista na Alemanha por muitos anos. Gak afirmou que a Alemanha desempenhou um papel ativo na permanência de Israel do Eurovision e comentou à AA sobre a decisão da organização de manter Israel do concurso, apesar da exclusão da Rússia. "O CONCORRENTE DA OPOSIÇÃO FOI ASSASSINADO EM SUA REPUTAÇÃO" Gak alegou que as demandas pela exclusão de Israel do Eurovision estavam sendo bloqueadas, em particular, pela Alemanha, e disse: "A Alemanha é um membro forte da UER. Enquanto várias emissoras se sentaram à mesa para exigir a expulsão de Israel, os alemães disseram que, se a participação de Israel fosse suspensa, eles também se retirariam . " "Se você observar o relacionamento do governo alemão com Israel, a atitude deles torna essa alegação crível", disse Gak , citando uma fonte dentro da EBU, organizadora do Eurovision, que forneceu essa informação. Afirmando que a postura da Alemanha é frequentemente explicada pela "culpa alemã", Gak disse : "Depois de viver aqui por 15 anos, tenho uma explicação psicológica ligeiramente diferente. Os israelenses estão basicamente fornecendo aos alemães um certificado de salvação moral e espiritual após a Segunda Guerra Mundial." Gak afirmou que a relação germano-israelense se baseia em interesses mútuos e disse: "Os alemães obtêm grandes benefícios comerciais da relação com Israel. Eles vendem para Israel, compram de Israel, fornecem armas a Israel e trocam ferramentas de inteligência. Existe realmente uma relação muito próxima . " Editado 20 de maio 2025 por Dimitri 3 Citar
Ruben Postado 20 de maio 2025 Autor Postado 20 de maio 2025 há 14 minutos, Lurdes disse: Isto é tudo uma grande hipocrisia. Se estão tão preocupados saiam do evento e deixem de compactuar com isto. Porque é que a solução é os outros saírem do evento quando é mais que claro que o problema vem sobretudo de um país? Pela tua ordem de ideias, os outros países é que deveriam ter saído em 2022 para manter-se a Rússia, é isso? 6 Citar
Lurdes Postado 20 de maio 2025 Postado 20 de maio 2025 há 1 minuto, Ruben disse: Porque é que a solução é os outros saírem do evento quando é mais que claro que o problema vem sobretudo de um país? Pela tua ordem de ideias, os outros países é que deveriam ter saído em 2022 para manter-se a Rússia, é isso? Eu disse isso onde, podes ajudar-me a perceber? 2 Citar
Ruben Postado 20 de maio 2025 Autor Postado 20 de maio 2025 há 7 minutos, Lurdes disse: Eu disse isso onde, podes ajudar-me a perceber? Gostei da maneira como fugiste à pergunta, mas é muito simples: a grande hipocrisia é a EBU achar que a Rússia merece continuar de fora e que Israel tem direito a manter-se na comunicação, apesar de ser evidente que fabrica o seu apoio e quebra aquilo que se pretende do concurso. Achar que são os outros que devem apenas retirar-se e deixar Israel sossegado é basicamente compactuar com essa visão. 3 Citar
Lurdes Postado 20 de maio 2025 Postado 20 de maio 2025 há 1 minuto, Ruben disse: Gostei da maneira como fugiste à pergunta, mas é muito simples: a grande hipocrisia é a EBU achar que a Rússia merece continuar de fora e que Israel tem direito a manter-se na comunicação, apesar de ser evidente que fabrica o seu apoio. Achar que são os outros que devem apenas retirar-se e deixar Israel sossegado é basicamente compactuar com essa visão. Eu não disse em momento algum que concordo com a permanência de Israel na competição. Eu não fugi a nada. Só estou à espera que me expliques em que momento é que eu disse o que dás a entender que eu insinuei. 2 Citar
Ruben Postado 20 de maio 2025 Autor Postado 20 de maio 2025 há 15 minutos, Lurdes disse: Eu não disse em momento algum que concordo com a permanência de Israel na competição. Eu não fugi a nada. Só estou à espera que me expliques em que momento é que eu disse o que dás a entender que eu insinuei. Simples: diz-me, então, porque é que a hipocrisia vem dos outros países por manterem-se no concurso e não pela decisão de manter a participação de Israel. — Anyway, a VRT (estação belga) divulgou o número de votos dos últimos 3 anos (semis e final). Reparem no aumento de votos na final de 2024 e 2025: Este ano foram registados 220 mil votos, praticamente o dobro de 2023 - isto apesar da final da Eurovisão 2025 ter sido a menos vista na Bélgica desde 2014, ficando abaixo dos 1 milhão de espectadores. 3 2 2 Citar
ATVTQsV Postado 20 de maio 2025 Postado 20 de maio 2025 há 31 minutos, Dimitri disse: Dr. , que trabalha como jornalista na Alemanha. De acordo com a fonte de Martin Gak na União Europeia de Radiodifusão (EBU), o motivo da permanência de Israel na competição, apesar da reação negativa à sua permanência no Eurovision devido ao genocídio em Gaza, é a ameaça do primeiro canal de televisão da Alemanha, ARD, que disse: "Se Israel for excluído, nós também nos retiraremos". O fracasso dos apelos para expulsar Israel do Eurovision devido ao genocídio em Gaza e a participação de Israel no concurso levantaram questões sobre a atitude em relação a Israel nas instituições internacionais. Dr., que trabalhou como jornalista na Alemanha por muitos anos. Gak afirmou que a Alemanha desempenhou um papel ativo na permanência de Israel do Eurovision e comentou à AA sobre a decisão da organização de manter Israel do concurso, apesar da exclusão da Rússia. "O CONCORRENTE DA OPOSIÇÃO FOI ASSASSINADO EM SUA REPUTAÇÃO" Gak alegou que as demandas pela exclusão de Israel do Eurovision estavam sendo bloqueadas, em particular, pela Alemanha, e disse: "A Alemanha é um membro forte da UER. Enquanto várias emissoras se sentaram à mesa para exigir a expulsão de Israel, os alemães disseram que, se a participação de Israel fosse suspensa, eles também se retirariam . " "Se você observar o relacionamento do governo alemão com Israel, a atitude deles torna essa alegação crível", disse Gak , citando uma fonte dentro da EBU, organizadora do Eurovision, que forneceu essa informação. Afirmando que a postura da Alemanha é frequentemente explicada pela "culpa alemã", Gak disse : "Depois de viver aqui por 15 anos, tenho uma explicação psicológica ligeiramente diferente. Os israelenses estão basicamente fornecendo aos alemães um certificado de salvação moral e espiritual após a Segunda Guerra Mundial." Gak afirmou que a relação germano-israelense se baseia em interesses mútuos e disse: "Os alemães obtêm grandes benefícios comerciais da relação com Israel. Eles vendem para Israel, compram de Israel, fornecem armas a Israel e trocam ferramentas de inteligência. Existe realmente uma relação muito próxima . " Tradução melhorada: Dr. Martin Gak trabalha como jornalista na Alemanha. De acordo com a fonte de Martin Gak na União Europeia de Radiodifusão (UER), o motivo da permanência de Israel na competição, apesar da reacção negativa à sua expulsão da Eurovisão devido ao genocídio em Gaza, é a ameaça do primeiro canal de televisão da Alemanha, ARD, que disse: "Se Israel for excluído, nós também nos retiraremos". O fracasso dos apelos para expulsar Israel da Eurovisão devido ao genocídio em Gaza e a participação de Israel no concurso levantaram questões sobre a atitude em relação a Israel nas instituições internacionais. Martin Gak trabalhou como jornalista na Alemanha por muitos anos. Gak afirmou que a Alemanha desempenhou um papel activo na exclusão de Israel da Eurovisão e comentou à AA (Agência Anadolu) sobre a decisão da organização de excluir Israel do concurso, apesar da exclusão da Rússia. "O CONCORRENTE DA OPOSIÇÃO FOI ASSASSINADO EM SUA REPUTAÇÃO" Gak alegou que as demandas pela exclusão de Israel do Eurovision estavam sendo bloqueadas, em particular, pela Alemanha, e disse: "A Alemanha é um membro forte da UER. Enquanto várias emissoras se sentaram à mesa para exigir a expulsão de Israel, os alemães disseram que, se a participação de Israel fosse suspensa, eles também se retirariam." "Se você observar o relacionamento do governo alemão com Israel, a atitude deles torna essa alegação crível", disse Gak , citando uma fonte dentro da UER, organizadora da Eurovisão, que forneceu essa informação. Gak explicou que o concorrente holandês Joost Klein foi desclassificado da Eurovisão de 2024 logo após criticar Israel, e disse: "O concorrente holandês, que é mostrado como o favorito para a Eurovisão, criticou Israel enquanto estava sentado ao lado do concorrente israelita na conferência de imprensa e deixou claro que é contra a participação de israelitas no concurso." "Alguns dias depois, do nada, começou a circular um boato de que Klein havia assediado ou intimidado uma integrante feminina da equipa nos bastidores, e a UER anunciou que estava investigando o incidente", disse Gak, acrescentando que os israelenses culparam Klein e a UER desclassificou o competidor holandês da final sem esperar a conclusão da investigação. Gak disse que o concorrente holandês estava a ser massacrado porque criticou a participação de Israel na Eurovisão. A RÚSSIA FOI EXPULSA, ISRAEL NÃO Lembremos que a Rússia foi expulsa da Eurovisão em 2022 após a invasão da Ucrânia, Gak disse: "Quando os organizadores da Eurovisão anunciaram que estavam a suspender a participação da Rússia, eles alegaram que a participação russa 'prejudicaria a reputação do concurso' como justificativa. Não era uma preocupação humanitária, mas sim uma preocupação com a reputação da Eurovisão." "Dois anos depois, em 2024, Israel está a destruir Gaza e matando civis em massa. Entre eles estão jornalistas, milhares de crianças e mulheres", disse Gak, criticando também a não exclusão de Israel da disputa, apesar da destruição de infraestrutura civil, instituições culturais e universidades. Gak enfatizou que as acções de Israel contradizem os valores das emissoras europeias, acrescentando: "As acções de Israel são completamente inconsistentes não apenas com a intuição moral que deve guiar as emissoras europeias, mas também com compromissos políticos, a lei e os direitos humanos. Permitir que a bandeira israelita seja hasteada no palco coloca directamente em risco a reputação da UER e da Eurovisão." Lembrando que a Rússia foi expulsa da competição de 2022 por questões de reputação, Gak disse: "Se os russos foram expulsos da competição por questões de reputação, os israelenses cometeram atos muito mais graves, aos quais nenhuma pessoa sensata gostaria de ser associada. Agora, há um silêncio muito estranho novamente." Gak enfatizou que o objetivo de Israel ao participar do concurso é atingir a geração mais jovem, a chamada geração "TikTok", e disse: "O objectivo de Israel na Eurovisão é completamente político. Permitir que Israel esteja no palco do Eurovision, permitindo que chegue à final, significa sucesso para a imagem pública de Israel." A RAZÃO DO APOIO DA ALEMANHA Afirmando que a postura da Alemanha é frequentemente explicada pela "culpa alemã", Gak disse: "Depois de viver aqui por 15 anos, tenho uma explicação psicológica ligeiramente diferente. Os israelitas estão basicamente fornecendo aos alemães um certificado de salvação moral e espiritual após a Segunda Guerra Mundial." Gak afirmou que a relação germano-israelita se baseia em interesses mútuos e disse: "Os alemães obtêm grandes benefícios comerciais da relação com Israel. Eles vendem para Israel, compram de Israel, fornecem armas a Israel e trocam ferramentas de inteligência. Existe realmente uma relação muito próxima." Criticando a política da Alemanha em relação a Israel, que contradiz a sua posição histórica sobre direitos humanos, Gak fez a seguinte avaliação: Historicamente, a Alemanha tem sido uma grande apoiadora da Human Rights Watch, da Anistia Internacional, um bastião do direito internacional e de organizações internacionais, membro do Tribunal Penal Internacional, defensora das Nações Unidas, da Oxfam e dos esforços humanitários da Save the Children. Eles circulam com o logotipo dos Médicos Sem Fronteiras. Editoras europeias e alemãs adoram falar sobre liberdade de imprensa. Mas a contradição do sistema político alemão com todas essas instituições que mencionei e seu alinhamento com grupos de extrema direita em Israel vai muito além da culpa e da lealdade a Israel. Até mesmo alemães de esquerda estão a tentar defender (Benjamin) Netanyahu de alguma forma. Gak concluiu os seus comentários da seguinte forma: Há 19 meses, assistimos ao assassinato de crianças em nossos telemóveis. É algo que não é estranho à classe política alemã. Quando um radialista mostra um israelense com trajes chamativos e vistosos andando por aí com uma bandeira israelense, ele está basicamente dizendo que não se importa muito com os sentimentos ou a intuição moral de seu povo assistindo às crianças sendo mortas em Gaza. 2 Citar
SecretNavy Postado 20 de maio 2025 Postado 20 de maio 2025 Porque é que a Alemanha está sempre do lado errado da história? 2 Citar
Lurdes Postado 20 de maio 2025 Postado 20 de maio 2025 há 14 minutos, Ruben disse: Simples: diz-me, então, porque é que a hipocrisia vem dos outros países por manterem-se no concurso e não pela decisão de manter a participação de Israel. — Anyway, a VRT (estação belga) divulgou o número de votos dos últimos 3 anos (semis e final). Reparem no aumento de votos na final de 2024 e 2025: Este ano foram registados 220 mil votos, praticamente o dobro de 2023 - isto apesar da final da Eurovisão 2025 ter sido a menos vista na Bélgica desde 2014, ficando abaixo dos 1 milhão de espectadores. Primeiro, eu disse que TUDO era uma hipocrisia. Mas a velocidade com que se deturpam coisas neste fórum é incrível e às vezes não nos permite perceber o que realmente se disse. Para começar, a participação de Israel é uma hipocrisia. Tal como sabendo que a UER não vai desistir de ter Israel na competição, é uma hipocrisia países que se assumem pró-Palestina continuarem a fazer parte daquilo que dizem ser uma propaganda israelita. Nada muda sem verdadeiras tomadas de partido. Reclamar não vai adiantar de absolutamente nada. Citar
User3468 Postado 20 de maio 2025 Postado 20 de maio 2025 Parece-me óbvio que vamos ter grandes mudanças à vista. Comparado com o ano passado, isto está a ganhar uma dimensão nunca antes vista. Os espanhóis estão mesmo a liderar os protestos. A carreira do Martin está morta. Basta ver o que aconteceu no ano passado no JESC: Entretanto o sogro do vocalista dos Napa (um dos mais conhecidos jornalistas da Bélgica) afirmou nos últimos dias que a iolanda foi multada por causa das unhas na grande final do ano passado. (ignorem a legenda do post, as declarações foram mal interpretadas) 1 3 Citar
George Postado 20 de maio 2025 Postado 20 de maio 2025 Acho que está mais perto de Espanha sair do que Israel 2 Citar
Televisão 10 Postado 20 de maio 2025 Postado 20 de maio 2025 A emissora pública neerlandesa pediu formalmente a retirada de Israel. https://www.formulatv.com/noticias/avrotros-paises-bajos-expulsion-israel-eurovision-133187/ 6 Citar
AndreRob Postado 20 de maio 2025 Postado 20 de maio 2025 há 7 minutos, Televisão 10 disse: A emissora pública neerlandesa pediu formalmente a retirada de Israel. https://www.formulatv.com/noticias/avrotros-paises-bajos-expulsion-israel-eurovision-133187/ A Neerlandia devia era desistir da eurovisao depois do que fizeram o ano passado e do roubo descarado deste ano... Citar
Pierre Ribeiro Postado 20 de maio 2025 Postado 20 de maio 2025 Mesmo que Israel seja expulso, o sistema de votação tem que ser repensado. Não pode haver interferência de agentes externos na votação online a partir de outros países. Também gostava que a RTP se juntasse à RTVE. Para continuar igual, este tipo de coisas só estraga a experiência eurovisiva, mais vale não participar e ainda poupa uns trocos, win win para a RTP. 8 Citar
JDaman Postado 20 de maio 2025 Postado 20 de maio 2025 há 16 horas, Pierre Ribeiro disse: Alguém sabe o que se passou? Para além da questão de Israel, pode estar relacionado com algum contrato que ele tenha assinado para se distribuir a música dele. Ele não tinha a música dele no Spotify antes do FdC de 2019, por exemplo. Para ajudar à festa, depois do NQ ele foi praticamente arrumado para um canto pela RTP. Citar
Posts Recomendados
Junta-te a nós!
Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.