Jump to content
Eurovisão 2024: Escolhe os 10 finalistas da Semifinal 2 ×

Cacau


Filipe

Posts Recomendados

há 7 minutos, rvben disse:

6 a 7 se não for esticada. Se fosse uma produção tipo os Papás que é quase só para tapar buraco, ainda me parecia possível. Mas esta produção parece-me mais ambiciosa, pode ser aumentada e a série apesar de apenas 7 episódios, leva meses de preparação dos próprios atores, filmagens, etc. Acho irrealista, a não ser que exista uma mega adaptação e coordenação entre a Plural e a Ukbar.

mas isso agora vai depender dos contratos dele... se a novela for esticada e ele já tiver as gravações agendadas o mais provavel é deixar a novela mais cedo ou anteciparem as gravações das suas cenas... muito ao género do que fez a Piovani, que apesar da novela ter sido esticada ela como tinha outros projetos agendados gravou tudo em modo maratona até ao final de janeiro para poder sair mais cedo da produção.

Mas pelo que geralmente leva a fazer uma série acredito que não vai sequer interferir as gravações da série só devem arrancar no proximo ano, a parte de escrita vai ocupar alguns meses e a pré produção.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 54 minutos, SorNunz disse:

Eu sou sincero, acho que o Condessa já tinha estatuto para deixar de fazer novelas. E depois os papéis dele nas novelas são sempre tão boring... Porque não um Ricardo Sá ou um Tiago Felizardo, para variar? Só não digo o Rodrigo Tomás, porque também está no Rabo de Peixe.

Até porque as novelas são um produto de quinta categoria. :rolleyes:

  • Gosto 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Vitória disse:

Até porque as novelas são um produto de quinta categoria. :rolleyes:

Não percebo... até parece que fazer novelas é desprestigiante para um ator. Eu acho que é muito pelo contrário: mostra a sua versatilidade e a sua capacidade de encaixe. Mas enfim... vivemos num país que sempre consumiu novelas, mas tem vergonha de conviver com elas. 

  • Gosto 8
  • Obrigado 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, SorNunz disse:

Eu sou sincero, acho que o Condessa já tinha estatuto para deixar de fazer novelas. E depois os papéis dele nas novelas são sempre tão boring... Porque não um Ricardo Sá ou um Tiago Felizardo, para variar? Só não digo o Rodrigo Tomás, porque também está no Rabo de Peixe.

Não será ele que torna as personagens assim? Nunca vi Rabo de Peixe, mas nas novelas ainda não vi nenhuma prestação estrondosa.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 52 minutos, Guida disse:

Não percebo... até parece que fazer novelas é desprestigiante para um ator. Eu acho que é muito pelo contrário: mostra a sua versatilidade e a sua capacidade de encaixe. Mas enfim... vivemos num país que sempre consumiu novelas, mas tem vergonha de conviver com elas. 

Não é vergonha, simplesmente a novela é um produto de fábrica, com um ritmo muito maior e saturado até ao tutano, e onde não se perde muito tempo em detalhes. Tem o lado bom de garantir trabalho por mais tempo e ser uma montra maior para o grande público, mas para os atores, no geral, é muito mais estimulante fazer outros trabalhos. No caso do Zé não é desprestigio, mas acredito que ele vá ter de recusar outros trabalhos interessantes (até internacionalmente) por estar preso a um projeto de meses.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 33 minutos, rvben disse:

Não é vergonha, simplesmente a novela é um produto de fábrica, com um ritmo muito maior e saturado até ao tutano, e onde não se perde muito tempo em detalhes. Tem o lado bom de garantir trabalho por mais tempo e ser uma montra maior para o grande público, mas para os atores, no geral, é muito mais estimulante fazer outros trabalhos. No caso do Zé não é desprestigio, mas acredito que ele vá ter de recusar outros trabalhos interessantes (até internacionalmente) por estar preso a um projeto de meses.

A revista diz que a TVI sabe que o José Condessa está a internacionalizar a sua carreira e que o objetivo é conciliar com esses projetos.

  • Gosto 9
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, rvben disse:

Não é vergonha, simplesmente a novela é um produto de fábrica, com um ritmo muito maior e saturado até ao tutano, e onde não se perde muito tempo em detalhes. Tem o lado bom de garantir trabalho por mais tempo e ser uma montra maior para o grande público, mas para os atores, no geral, é muito mais estimulante fazer outros trabalhos. No caso do Zé não é desprestigio, mas acredito que ele vá ter de recusar outros trabalhos interessantes (até internacionalmente) por estar preso a um projeto de meses.

Pelo contrário. A novela deve ser o formato televisivo mais desafiante e estimulante para um ator. Comparem a novela a uma maratona e uma série ou minissérie a um sprint. É mais ou menos isso. Novela dá uma estaleca aos atores que projetos de curta duração não dá.

  • Gosto 3
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 minutos, EFMR disse:

Pelo contrário. A novela deve ser o formato televisivo mais desafiante e estimulante para um ator. Comparem a novela a uma maratona e uma série ou minissérie a um sprint. É mais ou menos isso. Novela dá uma estaleca aos atores que projetos de curta duração não dá.

Estaleca dá. Mas falo artisticamente. Já conheci vários atores e pessoas do meio (séniores, sobretudo) que criticam imenso a novela e tentam fugir a sete pés. E não estou a falar daquelas pessoas armadas em super intelectuais. É evidente que a novela para além de enrolar imenso, ter momentos de pura palha, “é a despachar” e não tem o cuidado de uma série ou filme onde uma cena semelhante pode demorar o dobro ou o triplo do tempo a ser gravada.

Mas tem vantagens, claro. O que não falta são atores a pedinchar para conseguir entrar numa. No caso do Zé, neste momento, quem pode pode. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 53 minutos, EFMR disse:

Pelo contrário. A novela deve ser o formato televisivo mais desafiante e estimulante para um ator. Comparem a novela a uma maratona e uma série ou minissérie a um sprint. É mais ou menos isso. Novela dá uma estaleca aos atores que projetos de curta duração não dá.

É exatamente o contrário. Série (ou cinema) são maratona, mais metódica e com tempo, o ator se prepara, os takes são inúmeros até irem de encontro à visão do(a) diretor(a). Já para não falar na precisão técnica (que não tem a ver com o ator).

Novela é sim uma corrida de velocidade. Muito longa, mas corrida de velocidade. Não é nada desafiante ou estimulante para o trabalho de ator. No máximo é divertido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 58 minutos, EFMR disse:

Pelo contrário. A novela deve ser o formato televisivo mais desafiante e estimulante para um ator. Comparem a novela a uma maratona e uma série ou minissérie a um sprint. É mais ou menos isso. Novela dá uma estaleca aos atores que projetos de curta duração não dá.

Não é, porque numa novela tu não tens tempo de desenvolver o personagem, ou melhor é o autor que faz isso na escrita somente, o ator apenas debita texto em modo maratona. O ator limita-se a ter de cumprir por dia um x de cenas onde na maioria das vezes não consegue dar muita emoção. Numa série um episódio pode levar uma semana a gravar fazendo com que seja mais cuidado e mais trabalhado...

Não digo que não seja relevante fazer novelas e não me parece que os atores tenham ou devam ter vergonha, apenas ocupa é demasiado tempo fazendo com que muitas vezes não consigam aceitar outros projetos.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, AndreRob disse:

Não é, porque numa novela tu não tens tempo de desenvolver o personagem, ou melhor é o autor que faz isso na escrita somente, o ator apenas debita texto em modo maratona. O ator limita-se a ter de cumprir por dia um x de cenas onde na maioria das vezes não consegue dar muita emoção. Numa série um episódio pode levar uma semana a gravar fazendo com que seja mais cuidado e mais trabalhado...

Estás tão errado... É verdade que as séries e os filmes são mais trabalhados, mas já vi melhores personagens em novelas do que em séries ou filmes. Personagens cheias de camadas, com personalidades fortíssimas e que ficaram na nossa memória. Posso fazer-te uma lista, se quiseres. 

É o facto de ter de desenvolver uma personagem em tempo record e dar-lhe uma roupagem credível que faz com o que trabalho de um ator seja verdadeiramente desafiante. É sob pressão que se vê realmente o talento de uma pessoa. Um ator de novela está preparado para fazer uma série ou um filme, mas um ator que só faz séries e filmes, se calhar não está preparado para fazer uma novela. É essa a diferença. 

  • Gosto 8
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Guida disse:

Estás tão errado... É verdade que as séries e os filmes são mais trabalhados, mas já vi melhores personagens em novelas do que em séries ou filmes. Personagens cheias de camadas, com personalidades fortíssimas e que ficaram na nossa memória. Posso fazer-te uma lista, se quiseres. 

É o facto de ter de desenvolver uma personagem em tempo record e dar-lhe uma roupagem credível que faz com o que trabalho de um ator seja verdadeiramente desafiante. É sob pressão que se vê realmente o talento de uma pessoa. Um ator de novela está preparado para fazer uma série ou um filme, mas um ator que só faz séries e filmes, se calhar não está preparado para fazer uma novela. É essa a diferença. 

Tanto há más novelas como maus filmes e más séries não é essa a questão.

Quando se tem talento brilha-se em qualquer papel, mas nas novelas tudo isso que falas é criado pelo texto e pelo autor e não desenvolvido pelo ator porque não há tempo, no brasil ainda há algum tempo de trabalho e isso consegue passar muitas vezes, o modelo de produção é bem mais cuidado. Agora em Portugal se o texto não for mesmo bom o ator por melhor que seja não consegue tirar dali nada.

Temos excelentes atores nas novelas mas muitas vezes o que ali está é uma coisa completamente banal e que nem eles conseguem tirar nada de emocionante, porque não têm tempo de o trabalhar... e ao fim de alguns meses é extremamente desgastante e por isso é que grande parte das fases finais das novelas é um arrastar dos atores que ninguém aguenta porque são 7 a 8 ou 9 meses a debitar o mesmo texto sem nada de novo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podem comparar novelas com séries, guiões, realizações, o que for. Mas a verdade é que um 'The Last of Us', um 'Succession' ou até mesmo um 'Game of Thrones' nunca faria o que um 'Festa é Festa' ou até mesmo um 'Sangue Oculto' faz às 21h50. O público que ainda vê TV é um público de novela. O público noveleiro não é um público de séries. As pessoas que veem essas séries são subjugadas pelo imediatismo. O público noveleiro não, portanto não percebo essas comparações. 

O público noveleiro não quer ver a Rosa Bela à luta com um zombie que saiu do núcleo da terra. Estão a misturar alhos com cebolas, isto não faz o menor sentido. 

 

  • Gosto 2
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, SorNunz disse:

Eu sou sincero, acho que o Condessa já tinha estatuto para deixar de fazer novelas. E depois os papéis dele nas novelas são sempre tão boring... Porque não um Ricardo Sá ou um Tiago Felizardo, para variar? Só não digo o Rodrigo Tomás, porque também está no Rabo de Peixe.

Eu acho que ele (e a namorada Bárbara Branco) estão a fazer uma gestão de carreira perfeita... Entre séries e novelas, entre nacional e internacional... Acho que está óptimo e deve estar a dar um bom retorno na carteira...

  • Gosto 9
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Afonso disse:

Podem comparar novelas com séries, guiões, realizações, o que for. Mas a verdade é que um 'The Last of Us', um 'Succession' ou até mesmo um 'Game of Thrones' nunca faria o que um 'Festa é Festa' ou até mesmo um 'Sangue Oculto' faz às 21h50. O público que ainda vê TV é um público de novela. O público noveleiro não é um público de séries. As pessoas que veem essas séries são subjugadas pelo imediatismo. O público noveleiro não, portanto não percebo essas comparações. 

O público noveleiro não quer ver a Rosa Bela à luta com um zombie que saiu do núcleo da terra. Estão a misturar alhos com cebolas, isto não faz o menor sentido. 

 

Creio que não se estavam discutindo formatos, mas sim qual deles representa maior desafio e estímulo para o trabalho dos atores. Para os telespectadores tem novela boa, novela má, série boa e série má. E formatos preferidos. Do ponto de vista dos atores (e excluindo o fator dinheiro) duvido muito que algum eleja o formato novela como o preferido de fazer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, EFMR disse:

Pelo contrário. A novela deve ser o formato televisivo mais desafiante e estimulante para um ator. Comparem a novela a uma maratona e uma série ou minissérie a um sprint. É mais ou menos isso. Novela dá uma estaleca aos atores que projetos de curta duração não dá.

Mas dificilmente uma novela é tão estimulante em termos de filmmaking - neste caso, representação - como uma série, que é mais ágil, mais compacta, muito menos presa a melodrama e clichés, e acima de tudo, é muito mais cinemática, com uma linguagem filmica bastante diferente de uma novela, que até mesmo no Brasil é um formato super industrializado.

Isto não é para dizer que a novela é um péssimo formato. Simplesmente, a série é melhor :clap:

há 31 minutos, Guida disse:

Estás tão errado... É verdade que as séries e os filmes são mais trabalhados, mas já vi melhores personagens em novelas do que em séries ou filmes. Personagens cheias de camadas, com personalidades fortíssimas e que ficaram na nossa memória. Posso fazer-te uma lista, se quiseres. 

É o facto de ter de desenvolver uma personagem em tempo record e dar-lhe uma roupagem credível que faz com o que trabalho de um ator seja verdadeiramente desafiante. É sob pressão que se vê realmente o talento de uma pessoa. Um ator de novela está preparado para fazer uma série ou um filme, mas um ator que só faz séries e filmes, se calhar não está preparado para fazer uma novela. É essa a diferença. 

Discordo totalmente.

Trabalho feito sob pressão é exatamente isso: trabalho feito sob pressão. Sim, existem personagens de novela que são interessantes, multidimensionais e profundas, mas nunca na vida um formato industrial que tem de despachar 180-200-às vezes 300 episódios em pouco tempo de rodagem pode ser mais estimulante do que um formato pensado milimetricamente e com uma linguagem mais cinemática.

E sinceramente, não acho nada que quem esteja pronto para fazer novelas seja mais completo. O Ivo Canelas ou o Nuno Lopes são atores mais completos do que a maioria e não fazem novelas.

  • Gosto 6
  • Obrigado 2
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 54 minutos, Johnman disse:

Mas dificilmente uma novela é tão estimulante em termos de filmmaking - neste caso, representação - como uma série, que é mais ágil, mais compacta, muito menos presa a melodrama e clichés, e acima de tudo, é muito mais cinemática, com uma linguagem filmica bastante diferente de uma novela, que até mesmo no Brasil é um formato super industrializado.

Isto não é para dizer que a novela é um péssimo formato. Simplesmente, a série é melhor :clap:

Discordo totalmente.

Trabalho feito sob pressão é exatamente isso: trabalho feito sob pressão. Sim, existem personagens de novela que são interessantes, multidimensionais e profundas, mas nunca na vida um formato industrial que tem de despachar 180-200-às vezes 300 episódios em pouco tempo de rodagem pode ser mais estimulante do que um formato pensado milimetricamente e com uma linguagem mais cinemática.

E sinceramente, não acho nada que quem esteja pronto para fazer novelas seja mais completo. O Ivo Canelas ou o Nuno Lopes são atores mais completos do que a maioria e não fazem novelas.

Os filhos que o cinema alternativo pariu... Não acho nada que o Ivo Canelas e o Nuno Lopes sejam atores mais completos. São bons atores, mas talvez não tenham a 'pedalada' de muitos que fazem novelas. Falta-lhe algo que não falta, por exemplo, a uma Alexandra ou uma Dalila. Talvez, fazendo uma telenovela, perdessem o brilho. E é por isso que não são atores completos. Falta-lhes uma componente essencial ao trabalho de um ator.

Desculpem o OT excessivo. 

  • Obrigado 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 39 minutos, Guida disse:

Os filhos que o cinema alternativo pariu... Não acho nada que o Ivo Canelas e o Nuno Lopes sejam atores mais completos. São bons atores, mas talvez não tenham a 'pedalada' de muitos que fazem novelas. Falta-lhe algo que não falta, por exemplo, a uma Alexandra ou uma Dalila. Talvez, fazendo uma telenovela, perdessem o brilho. E é por isso que não são atores completos. Falta-lhes uma componente essencial ao trabalho de um ator.

Desculpem o OT excessivo. 

A Alexandra e a Dalila não são melhores atrizes por fazerem novelas :mosking:  O trabalho de ator é o desenvolvimento e a humanidade que o mesmo dá à sua personagem, não o ambiente em que ele consegue dar boas prestações. Podes dizer que és bom a trabalhar sob pressão, mas não podes dizer que uma prestação sob pressão é o que faz de ti bom ator, e nunca na vida fazer novelas incute em ti a tua capacidade como ator. E, tipo, nomeia dez atores portugueses que sejam mais completos que o Ivo Canelas e o Nuno Lopes.

Editado por Johnman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...