Jump to content

Festival Eurovisão da Canção 2016


Ana Maria Peres

Posts Recomendados

há 1 hora, Rui Gonçalves disse:

Todos esses menos Rússia, em vez disso são os nuestros hermanos...

Por exemplo: http://www.dailymail.co.uk/news/article-2177553/BBC-bosses-spent-310-000-licence-payers-money-entering-Eurovision-year--British-entry-flop-again.html
E 310.000 libras são quase 400.000€...

A Roménia foi desqualificada porque tem dívidas acumuladas à EBU de uns 15 milhões de euros!

Com isso os romenos não vão ter ESC e muitas transmissões em directo de outros eventos desportivos (porque a EBU é que controla maioritariamente o sinal)!

Ucrânia e Moldávia pelo menos estão, mas a diferença é que estes ou vão pagando ou vão dando notícias a dizer que pagam... Os romenos foram sempre deixando andar...

Tanto dinheiro :S

Ainda bem que a RTP não entrou este ano, se já não tem dinheiro pra ter uma programaço decente ainda ia desperdiçar o pouco que tem a entrar num concurso em que o nosso pais flopa sempre? Pra quê, por masoquismo?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 706
  • Criado
  • Última Resposta

Apesar de ser a TVR que deve valores à EBU, penso que a atitude da EBU foi inqualificável. Se eles tivessem impedido a Roménia de participar logo no final do ano passado ou quando eles mostraram interesse em participar este ano, era uma coisa (ou, em última análise, terem impedido a participação logo quando a TVR começou a acumular dívidas). Mas dar a entender que podem participar, permitir o normal desenvolvimento das actividades de escolha da canção e sua promoção (fazer a selecção nacional e permitir a participação do cantor nos eventos de promoção como o Eurovision in Concert em Amstersão ou o Israel Calling) e até incluir a sua canção no CD oficial deste ano e, depois, a menos de um mês do evento, dizerem que afinal não vão poder participar, não é uma atitude digna de uma organização como a EBU. Ainda por cima a Roménia, apesar das dívidas acumuladas, já tinha pagado o valor para participar este ano! Quer dizer...

Pobre cantor e pobres fãs romenos. Para um evento que se diz tão solidário (e que este ano, aparentemente, até vai ter um interval act inspirado na questão dos refugiados para chamar a atenção dos espectadores para o assunto e para a necessidade de ser interventivo nesse campo), fazer isto a membro de pleno direito da EBU (ao contrário da Austrália, que não reúne as condições necessárias para participar no evento, mas participa) é de uma hipocrisia que eu nunca tinha visto associada ao ESC. Só espero que o cantor siga mesmo em frente com um processo para tribunal por causa do que lhe fizeram (para ver se ao menos consegue uma indemnização para pagar os custos que ele já teve - do seu próprio bolso! - nas deslocações relacionadas com a promoção da canção).

E, para finalizar, depois de ver tudo o que se está a passar com o ESC deste ano, sinceramente fico muito feliz por Portugal ter decidido não perder tempo e sobretudo dinheiro a entrar nesta loucura. Desde alterações aos métodos clássicos de votação de forma a transformar o ESC numa espécie de Melodifestivalen em ponto grande, passando pelo domínio sueco nas músicas de vários países (nem é preciso ir ver quem compôs as músicas da Lituânia, do Azerbaijão ou de Malta para perceber que são obviamente suecas; então a música de Malta... eu não estou a gozar quando digo que ouvi a música pela primeira vez e pensei "Isto é tão "Molly Petterson Hammar" - depois é que fui ver quem compôs a canção e a Molly Petterson Hammar era, de facto, uma das compositoras)  e a terminando nesta expulsão tardia da Roménia por dívidas. Isto já nem é o ESC. É um programa completamente descaracterizado. Só espero que o país que vier a ganhar este ano e organize o evento em 2017 desfaça uma data de regras que a Suécia implementou.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, BeMFiCa TV disse:

Digam-me qual o feedback em relação ao Festval Eurovisão deste ano, se está superior em termos de músicas em relação ao ano passado? :rolleyes:

Eu ainda não vi os vídeos de todos os participantes, mas do que pude apreciar até agora estou a achar os concorrentes deste ano aquém dos do ano passado. :| 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Maya disse:

Eu ainda não vi os vídeos de todos os participantes, mas do que pude apreciar até agora estou a achar os concorrentes deste ano aquém dos do ano passado. :| 

Ai não concordo mesmo. :O Este ano está recheado, diria que apenas umas 7 músicas é que prontos, porque de resto está tudo excelente.

Aliás desde que acompanho a Eurovisão, acho que este ano está mesmo fantástico em termos de músicas.

 

Relativamente à polémica da Roménia, há coisas que aqui não se sabem. A EBU deixou-os participar porque tinha estabelecido uma data para o pagamento das dívidas, no qual eles como é óbvio aceitaram, mas chegou essa data e simplesmente não pagaram e como é natural a EBU retirou-os do concurso. É verdade que não é lá muito bonito, mas a Roménia se tivesse pago pelo menos parte das suas dívidas na data acertada, duvido que tivesse acontecido. E sobre a questão de que a Eurovisão está a perder a sua essência e isso, acho uma autêntica parvoíce. Está simplesmente a reinventar-se. Em termos de espetáculo e do burburinho relativamente à Eurovisão é muito maior do que há anos atrás, assim como em termos de público. Realmente à Austrália, acho que se sinceramente começa a ser cansativo ler sempre os mesmos comentários. A Austrália participa porque o país dá muito mais valor à Eurovisão do que por exemplo o nosso lindo país. Sabe valorizar bons espetáculos e sabe a verdadeira essência da Eurovisão, por isso qual é o problema em participar? Desde que traga uma boa música e saiba para o que vem, são muito bem vindos. Portugal simplesmente não valoriza, aliás dá mais valor a outros programas que simplesmente não interessam para nada, do que isto. Mas aqui quem perde é sem dúvida o nosso país. E um dos responsáveis pelo desinteresse tem um nome: RTP1.

 

Quanto às minhas expetativas este ano espero mais um grande espetáculo diretamente de Estocolmo. E este ano tenho um favorito e esse é a Letónia. :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, Jtv disse:

Ai não concordo mesmo. :O Este ano está recheado, diria que apenas umas 7 músicas é que prontos, porque de resto está tudo excelente.

Aliás desde que acompanho a Eurovisão, acho que este ano está mesmo fantástico em termos de músicas.

Do que vi acho que este ano está um pouco mais fraco comparado ao ano passado, mas ainda me falta ver alguns vídeos. 

Até agora os meus favoritos são os representantes da França, Islândia, Noruega, Bulgária e República Checa :giveheart: Estes cinco para mim são inequivocamente superiores ao top 5 do ano passado, mas como já o tinha dito anteriormente ainda não vi todos os vídeos. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este ano, as canções, a meu ver, até que são um bocadinho fraquitas em relação ao ano passado, mas ainda assim há boas/excelentes propostas musicais. Até agora os meus favoritos são os seguintes países: Itália; Malta; França; Austrália; Azerbaijão; Sérvia; Letónia; Macedónia; Islândia. As restantes músicas ora são medíocres (caso de Montenegro, São Marino, Moldávia e Albânia) ora são razoáveis (Bulgária, Rússia, Hungria, Ucrânia, Arménia).

Mas penso que a televisão sueca fará um excelente espectáculo, pois é o único país que se esmera na apresentação e mantém a chama da Eurovisão "alive"!! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, no processo de fazer uma análise mais cuidada de todas as músicas, é com tristeza que noto que talvez 50% ou mais têm a mesma sonoridade. Euro-pop de influência Sueca... Mau para o espectáculo e mau para a diversidade musical :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outras canções que estão a subir na minha consideração e depois de ver um bocado dos seus ensaios são a Bulgária com "If Love Was a Crime" por Poli Genova e a República Checa ("I Stand" - que dizem que foi um ensaio muito bom e vocalmente perfeito) e a Arménia (que foi considerado o melhor ensaio até agora pelos jornalistas e com grandes hipóteses de passar à final e ganhar a Eurovisão deste ano, segundo a casa de apostas).

Agora não percebo o fascínio das pessoas por músicas como as da Espanha, Polónia ou Noruega. Mas gostos são gostos e eu os respeito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 34 minutos, Tomas Nabais disse:

Outras canções que estão a subir na minha consideração e depois de ver um bocado dos seus ensaios são a Bulgária com "If Love Was a Crime" por Poli Genova e a República Checa ("I Stand" - que dizem que foi um ensaio muito bom e vocalmente perfeito) e a Arménia (que foi considerado o melhor ensaio até agora pelos jornalistas e com grandes hipóteses de passar à final e ganhar a Eurovisão deste ano, segundo a casa de apostas).

Agora não percebo o fascínio das pessoas por músicas como as da Espanha, Polónia ou Noruega. Mas gostos são gostos e eu os respeito.

A Polónia ainda vai surpreender na semifinal. O Michal tem uma voz fantástica ao vivo (arrisco a dizer que é a melhor voz masculina do ano), portanto não será surpresa para mim se passar à final. E merece, após dois anos a enviar coisas sem jeito nenhum e só a pedir o televoto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 26 minutos, Bloody disse:

A Polónia ainda vai surpreender na semifinal. O Michal tem uma voz fantástica ao vivo (arrisco a dizer que é a melhor voz masculina do ano), portanto não será surpresa para mim se passar à final. E merece, após dois anos a enviar coisas sem jeito nenhum e só a pedir o televoto!

Sim, acredito que a Polónia vá se qualificar para a semifinal, devido ao novo sistema de votação, mas mesmo assim a música ainda não em agrada totalmente, talvez é a voz dele, não sei dizer.

Já agora: alguém me consegue explicar como vai ser o sistema de votação deste ano? É que dizem que com as mudanças que fizeram pode haver surpresas na votação (a Rússia pode não ganhar este ano e a França sim... ou então há muitos países com grandes hipóteses de vencer como é o caso de Malta, Arménia, Ucrânia)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 minutos, Tomas Nabais disse:

Sim, acredito que a Polónia vá se qualificar para a semifinal, devido ao novo sistema de votação, mas mesmo assim a música ainda não em agrada totalmente, talvez é a voz dele, não sei dizer.

Já agora: alguém me consegue explicar como vai ser o sistema de votação deste ano? É que dizem que com as mudanças que fizeram pode haver surpresas na votação (a Rússia pode não ganhar este ano e a França sim... ou então há muitos países com grandes hipóteses de vencer como é o caso de Malta, Arménia, Ucrânia)

Se perceberes inglês está aqui uma explicação: 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 36 minutos, Tomas Nabais disse:

Ou seja, é o público que desta vez terá mais peso, certo?

O juri de cada país da 1 a 12.

O público dá de 1 a 12.
(Antes faziam a média, mas agora é uma soma direta). A forma de revelar é diferente (os spokesperson dizem os 12 pontos de cada país), depois dos pontos dos juris somados os apresentadores dizem a soma dos pontos do público.
Por isso, o peso é de 50% para cada lado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 27 minutos, Rui Gonçalves disse:

O juri de cada país da 1 a 12.

O público dá de 1 a 12.
(Antes faziam a média, mas agora é uma soma direta). A forma de revelar é diferente (os spokesperson dizem os 12 pontos de cada país), depois dos pontos dos juris somados os apresentadores dizem a soma dos pontos do público.
Por isso, o peso é de 50% para cada lado!

Bem... que confusão... Fiquei na mesma... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Tomas Nabais disse:

Bem... que confusão... Fiquei na mesma... 

Antes deste ano, os votos do público e do júri eram juntos, e cada país revelava o seu top 10 final (o do júri + público). Agora os votos do júri e do público serão divididos, em que em primeiro lugar haverá revelação dos top 10 dos júris de cada país participante, e depois os pontos do público serão revelados em conjunto. Isto faz com que os votos sejam mesmo 50% júri e 50% público, porque no método anterior caso dois países ficassem empatados com a junção dos dois pontos, ficava à frente o país com maior votação no público. Entendeste? :P 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minutp, Maya disse:

Desculpem se ando desactualizada, mas já á data para o início do Festival?!

1ª Semifinal: 10 de Maio (Terça em diferido na RTP  por volta das 22h); 2ª Semifinal: 12 de Maio (Quinta em diferido na RTP também por volta das 22h); Final: 14 de Maio (Sábado em directo na RTP às 20h). Os comentários serão feitos pelo Hélder Reis.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minutp, Tomas Nabais disse:

1ª Semifinal: 10 de Maio (Terça em diferido na RTP  por volta das 22h); 2ª Semifinal: 12 de Maio (Quinta em diferido na RTP também por volta das 22h); Final: 14 de Maio (Sábado em directo na RTP às 20h). Os comentários serão feitos pelo Hélder Reis.

 

Obrigada. Não gosto muito do Hélder Reis mas whatever!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Bloody disse:

Antes deste ano, os votos do público e do júri eram juntos, e cada país revelava o seu top 10 final (o do júri + público). Agora os votos do júri e do público serão divididos, em que em primeiro lugar haverá revelação dos top 10 dos júris de cada país participante, e depois os pontos do público serão revelados em conjunto. Isto faz com que os votos sejam mesmo 50% júri e 50% público, porque no método anterior caso dois países ficassem empatados com a junção dos dois pontos, ficava à frente o país com maior votação no público. Entendeste? :P 

Percebi sim... portanto este ano qualquer uma das canções mais fortes pode ganhar: como a França, a Austrália, a Ucrânia ou a Rússia. E assim vai ser mais excitante a votação. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...