RenatoSimões Posted December 10, 2025 Posted December 10, 2025 Para quem tem mais memória, há histórico de greves (gerais ou não) terem impactos significativos nas emissões da RTP? Quote
User3468 Posted December 10, 2025 Posted December 10, 2025 (edited) há 4 minutos, RenatoSimões disse: Para quem tem mais memória, há histórico de greves (gerais ou não) terem impactos significativos nas emissões da RTP? Recordo-me de em 2011 (se não me engano) todos os espaços informativos da RTP terem sido feitos em Lisboa (há, aliás, um vídeo do Jornal da Tarde apresentado pelo João Tomé de Carvalho com o seu habitual 'bom dia' ). Edited December 10, 2025 by User3468 5 Quote
srcbica Posted December 10, 2025 Posted December 10, 2025 Não me recordo nada desta série, incluindo de alguma vez terem falado dela no fórum, mas fica a nota de que a RTP1 vai transmiti-la toda dia 17: https://www.rtp.pt/programa/tv/p48361 2 Quote
miguelalex23 Posted December 10, 2025 Posted December 10, 2025 há 1 hora, RenatoSimões disse: Para quem tem mais memória, há histórico de greves (gerais ou não) terem impactos significativos nas emissões da RTP? Em 2005, numa greve específica na RTP, o Bom Dia Portugal não foi para o ar, sendo substituído na altura pelo Euronews.https://tvi.iol.pt/noticias/portugal/europa/greve-na-rtp-obriga-a-alteracoes-na-programacaohttps://jornalistas.eu/sindicatos-classificam-greve-na-rtp-como-historica/ Na greve geral de 2010 houve um atraso no Bom Dia Portugal:https://www.cmjornal.pt/tv-media/detalhe/greve-na-rtp-motiva-queixas Em 2016, uma greve dos técnicos de som no CPN levou ao cancelamento da Praça da Alegria, e um a atraso no BDP. https://www.esquerda.net/en/artigo/rtp-greve-dos-trabalhadores-do-audio-poe-praca-da-alegria-fora-do-ar/45885 6 Quote
ATVTQsV Posted December 10, 2025 Posted December 10, 2025 Até em 2012 na última grande Greve Geral, o genérico de Última Hora do grafismo da altura ou foi de greve ou, à falta de genérico ajustado ao grafismo da altura, teve de recorrer ao genérico de 2004: Ainda me lembro da greve de 2005, o Jornal 2 também não foi ao ar e foi substituído por um noticiário da RTP N, o Jornal da Tarde era feito de Lisboa. O Bom Dia Portugal foi substituído por documentários, se não me engano 4 Quote
Vascof2001 Posted December 11, 2025 Posted December 11, 2025 há 20 horas, RenatoSimões disse: Para quem tem mais memória, há histórico de greves (gerais ou não) terem impactos significativos nas emissões da RTP? Em setembro de 1980 houve uma greve de dois dias dos jornalistas da RTP contra a não cobertura da campanha eleitoral das eleições legislativas e a favor da destituição do Diretor de Informação José Manuel Duarte Figueiredo (que tinha vindo do gabinete de assessoria de Sá Carneiro). Os serviços noticiosos da RTP-1 foram para o ar praticamente na normalidade (houve alguma aderência à greve por lá) mas a Informação/2 fez serviços mínimos, indo para o ar como um bloco de 5 minutos sem peças, só pivot. Também houve aderência na RTP à greve dos jornalistas contra o fecho da ANOP, em agosto de 1982. E houve uma greve na RTP a fim da renovação do CCT pelo Conselho de Gerência nos dias 10, 13 e 14 de dezembro de 1981. No primeiro dia de greve a emissão foi feita a partir do Porto e nos outros dois dias foi a partir do Centro de Formação na sede da RTP na Av. 5 de Outubro. Foram preenchidas com enlatados, a Eucaristia Dominical e por serviços informativos. 6 Quote
tuscano Posted December 11, 2025 Posted December 11, 2025 (edited) Julgo que o A Nossa Tarde esteja a transmitir uma emissão gravada, pelo menos parece-me. Edited December 11, 2025 by tuscano Quote
AndreRob Posted December 14, 2025 Posted December 14, 2025 https://oglobo.globo.com/play/noticia/2025/10/11/porta-dos-fundos-vai-gravar-especial-para-a-emissora-portuguesa-rtp-saiba-detalhes-do-projeto.ghtml O Porta dos Fundos fará um especial para a emissora RTP, em Portugal, com Fabio Porchat, Gregorio Duvivier e João Vicente de Castro no elenco. Intitulado “Porta pro milhão!”, ele contará com a participação de 15 atores portugueses, entre eles Bruno Nogueira, Salvador Martinha e José Raposo. Trata-se de uma paródia do programa “Quem quer ser um milionário?”. O grupo terá o direito de transmissão no Brasil. Serão sete esquetes de humor. O roteiro é de Porchat e Gabriel Esteves, com a colaboração de Susana Verde, que adaptou o texto para a linguagem do país. As gravações, sob o comando da diretora Bianca Frossard, serão em dezembro. --- Andam a gravar por estes dias. Quando será exibido? 1 3 Quote
User3468 Posted December 14, 2025 Posted December 14, 2025 há 3 minutos, AndreRob disse: https://oglobo.globo.com/play/noticia/2025/10/11/porta-dos-fundos-vai-gravar-especial-para-a-emissora-portuguesa-rtp-saiba-detalhes-do-projeto.ghtml O Porta dos Fundos fará um especial para a emissora RTP, em Portugal, com Fabio Porchat, Gregorio Duvivier e João Vicente de Castro no elenco. Intitulado “Porta pro milhão!”, ele contará com a participação de 15 atores portugueses, entre eles Bruno Nogueira, Salvador Martinha e José Raposo. Trata-se de uma paródia do programa “Quem quer ser um milionário?”. O grupo terá o direito de transmissão no Brasil. Serão sete esquetes de humor. O roteiro é de Porchat e Gabriel Esteves, com a colaboração de Susana Verde, que adaptou o texto para a linguagem do país. As gravações, sob o comando da diretora Bianca Frossard, serão em dezembro. --- Andam a gravar por estes dias. Quando será exibido? Inês Lopes Gonçalves também marca presença no projeto. 1 Quote
AndreRob Posted December 14, 2025 Posted December 14, 2025 Se não fosse tão em cima até podia dar a 1 de Janeiro mas duvido um bocado que seja lançado tão rápido. Quote
Pt1111 Posted December 15, 2025 Posted December 15, 2025 34 JOGOS DO MUNDIAL EM SINAL ABERTO DIVIDIDOS ENTRE RTP, SIC E TVI A Sport TV garantiu os direitos de transmissão do Campeonato do Mundo de futebol de 2026 e irá transmitir os 104 jogos da competição, 70 deles em exclusivo, adiantou, em comunicado. Na nota, o canal disse que é o único em Portugal "que irá transmitir os 104 jogos do Mundial FIFA 2026, 70 destes em exclusivo", indicando que "serão transmitidos todos os jogos desde o dia 11 de junho até à final no dia 19 de julho". "Com a aquisição dos direitos do Mundial FIFA 2026 a Sport TV reforça, uma vez mais, o seu posicionamento como líder de mercado em conteúdos desportivos em Portugal e como parceiro de confiança dos adeptos de futebol", rematou. Isto quer dizer que serão emitidos em sinal aberto 34 jogos, mantendo-se a tradição de incluir os encontros da Seleção Nacional. Quote
AndreRob Posted December 15, 2025 Posted December 15, 2025 há 8 horas, Pt1111 disse: 34 JOGOS DO MUNDIAL EM SINAL ABERTO DIVIDIDOS ENTRE RTP, SIC E TVI A Sport TV garantiu os direitos de transmissão do Campeonato do Mundo de futebol de 2026 e irá transmitir os 104 jogos da competição, 70 deles em exclusivo, adiantou, em comunicado. Na nota, o canal disse que é o único em Portugal "que irá transmitir os 104 jogos do Mundial FIFA 2026, 70 destes em exclusivo", indicando que "serão transmitidos todos os jogos desde o dia 11 de junho até à final no dia 19 de julho". "Com a aquisição dos direitos do Mundial FIFA 2026 a Sport TV reforça, uma vez mais, o seu posicionamento como líder de mercado em conteúdos desportivos em Portugal e como parceiro de confiança dos adeptos de futebol", rematou. Isto quer dizer que serão emitidos em sinal aberto 34 jogos, mantendo-se a tradição de incluir os encontros da Seleção Nacional. Agora a rtp, sic e tvi que se degladiem pelas migalhas... Acho que a sportv vai falir este ano... Quote
miguelalex23 Posted December 15, 2025 Posted December 15, 2025 há 8 horas, Pt1111 disse: 34 JOGOS DO MUNDIAL EM SINAL ABERTO DIVIDIDOS ENTRE RTP, SIC E TVI A Sport TV garantiu os direitos de transmissão do Campeonato do Mundo de futebol de 2026 e irá transmitir os 104 jogos da competição, 70 deles em exclusivo, adiantou, em comunicado. Na nota, o canal disse que é o único em Portugal "que irá transmitir os 104 jogos do Mundial FIFA 2026, 70 destes em exclusivo", indicando que "serão transmitidos todos os jogos desde o dia 11 de junho até à final no dia 19 de julho". "Com a aquisição dos direitos do Mundial FIFA 2026 a Sport TV reforça, uma vez mais, o seu posicionamento como líder de mercado em conteúdos desportivos em Portugal e como parceiro de confiança dos adeptos de futebol", rematou. Isto quer dizer que serão emitidos em sinal aberto 34 jogos, mantendo-se a tradição de incluir os encontros da Seleção Nacional. Falso. Em lado nenhum está escrito que vão ser transmitidos 34 jogos na RTP, SIC e TVI. Até ao momento, além da Sport TV, apenas a transmissão gratuita de 34 jogos na LiveMode TV está confirmada. 7 Quote
tuscano Posted December 15, 2025 Posted December 15, 2025 há 1 hora, miguelalex23 disse: Falso. Em lado nenhum está escrito que vão ser transmitidos 34 jogos na RTP, SIC e TVI. Até ao momento, além da Sport TV, apenas a transmissão gratuita de 34 jogos na LiveMode TV está confirmada. O ideal seria transmitir em sinal aberto os mesmos jogos que a Live Mode, e assim abafa-los, mas não acredito que isso venha a acontecer, porque a Sportv só vê dinheiro. Quote
AndreRob Posted December 15, 2025 Posted December 15, 2025 (edited) Resta esperar que os canais abertos tentem negociar em conjunto ainda com a sportv alguns dos jogos, acho que nem tem de ser todos os 34... Mas a sic como está duvido que se meta nisso, no europeu percebeu-se que já abdicaram de alguns para gastar menos. Sem uma negociação conjunta e com questões orçamentais na rtp e na sic pouco favoráveis... nem consigo antever o desbloqueio disto. Edited December 15, 2025 by AndreRob Quote
Foid Posted December 15, 2025 Posted December 15, 2025 há 2 horas, AndreRob disse: Resta esperar que os canais abertos tentem negociar em conjunto ainda com a sportv alguns dos jogos, acho que nem tem de ser todos os 34... Mas a sic como está duvido que se meta nisso, no europeu percebeu-se que já abdicaram de alguns para gastar menos. Sem uma negociação conjunta e com questões orçamentais na rtp e na sic pouco favoráveis... nem consigo antever o desbloqueio disto. Esqueçam isso tudo, os jogos em sinal aberto vão parar a Live Mod. O Que pode acontecer e a Sport tv transmitir o jogo do Live Mod em sinal aberto na Sport tv +. 2 Quote
tuscano Posted December 15, 2025 Posted December 15, 2025 há 41 minutos, Foid disse: Esqueçam isso tudo, os jogos em sinal aberto vão parar a Live Mod. O Que pode acontecer e a Sport tv transmitir o jogo do Live Mod em sinal aberto na Sport tv +. Já não seria tão mau se isso viesse a aconteer. Quote
flausina Posted December 15, 2025 Posted December 15, 2025 Atenção que legalmente os jogos da seleção nacional têm de dar em canal aberto. A opção online não será considerado canal aberto. Logo os canais nacionais poderão negociar com a Sport tv para os transmitir. 4 Quote
tuscano Posted December 15, 2025 Posted December 15, 2025 (edited) há 1 hora, flausina disse: Atenção que legalmente os jogos da seleção nacional têm de dar em canal aberto. A opção online não será considerado canal aberto. Logo os canais nacionais poderão negociar com a Sport tv para os transmitir. Mas isso Sportv, até pode fazer um leilão com 3, por exemplo em carta fechada, só com o jogos de Portugal. Edited December 15, 2025 by tuscano Quote
Matt H Posted December 15, 2025 Posted December 15, 2025 há 4 horas, tuscano disse: Mas isso Sportv, até pode fazer um leilão com 3, por exemplo em carta fechada, só com o jogos de Portugal. Sim, os três canais têm a obrigação de, pelo menos, passar os jogos de Portugal. No limite dos limites, na Sport TV +. Os velhotes sabem lá o que é o YouTube, quanto mais o que é o LiveMode. 4 Quote
AndreRob Posted December 15, 2025 Posted December 15, 2025 há 7 horas, flausina disse: Atenção que legalmente os jogos da seleção nacional têm de dar em canal aberto. A opção online não será considerado canal aberto. Logo os canais nacionais poderão negociar com a Sport tv para os transmitir. infelizmente nestes casos já não... a rtp e os canais abertos podem é requerer negociações que visem preços mais adequados por ser a seleção portuguesa, mas não há nenhuma obrigação legal neste momento sobretudo para estes eventos... A sportv vende e tem de ter essa opção disponivel, os canais compram se puderem comprar mas nada é obrigação neste momento. há 6 horas, tuscano disse: Mas isso Sportv, até pode fazer um leilão com 3, por exemplo em carta fechada, só com o jogos de Portugal. não pode, o que a sportv tem para vender é mesmo aqueles 34 jogos como pacote pode depois ser dividido e negociado entre os 3 canais, mas nao pode apenas vender os 3 jogos de portugal , nem isso em termos negociais lhes interessa... 1 Quote
tuscano Posted December 16, 2025 Posted December 16, 2025 há 1 hora, AndreRob disse: infelizmente nestes casos já não... a rtp e os canais abertos podem é requerer negociações que visem preços mais adequados por ser a seleção portuguesa, mas não há nenhuma obrigação legal neste momento sobretudo para estes eventos... A sportv vende e tem de ter essa opção disponivel, os canais compram se puderem comprar mas nada é obrigação neste momento. não pode, o que a sportv tem para vender é mesmo aqueles 34 jogos como pacote pode depois ser dividido e negociado entre os 3 canais, mas nao pode apenas vender os 3 jogos de portugal , nem isso em termos negociais lhes interessa... Esperemos para ver o que irá acontecer. Quote
flausina Posted December 16, 2025 Posted December 16, 2025 (edited) Não. Existe uma lista de eventos desportivos que estão na lista de eventos desportivos de interesse público pelo que os detentores dos direitos têm de os vender se houver interesse dos canais nacionais. Isso inclui os jogos da selecção nacional e a final do torneio. Legalmente os jogos não podem dar em sinal fechado. E neste caso a lei menciona como sinal aberto, o sinal por via hertziana, o que exclui o online. A Sport é obrigada a vender pelo menos esses jogos. Pode vender mais como aconteceu até agora. Edited December 16, 2025 by flausina 4 Quote
Televisão 10 Posted December 16, 2025 Posted December 16, 2025 O Porta dos Fundos vai ter um episódio especial gravado em Portugal e que se vai estrear, na RTP 1, no dia 26 de abril, segundo uma reportagem que passou no Telejornal. Nuno Lopes, Gabriela Barros e Eduardo Madeira no elenco. 1 3 Quote
Manu Tenry Posted December 16, 2025 Posted December 16, 2025 há 11 minutos, Televisão 10 disse: O Porta dos Fundos vai ter um episódio especial gravado em Portugal e que se vai estrear, na RTP 1, no dia 26 de abril, segundo uma reportagem que passou no Telejornal. Nuno Lopes, Gabriela Barros e Eduardo Madeira no elenco. E o Tiago Castro também. 3 Quote
Recommended Posts
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.