Jump to content

Recommended Posts

Posted (edited)
há 4 minutos, RenatoSimões disse:

Para quem tem mais memória, há histórico de greves (gerais ou não) terem impactos significativos nas emissões da RTP?

Recordo-me de em 2011 (se não me engano) todos os espaços informativos da RTP terem sido feitos em Lisboa (há, aliás, um vídeo do Jornal da Tarde apresentado pelo João Tomé de Carvalho com o seu habitual 'bom dia' :sarcastic:).

Edited by User3468
  • Like 5
Posted
há 1 hora, RenatoSimões disse:

Para quem tem mais memória, há histórico de greves (gerais ou não) terem impactos significativos nas emissões da RTP?

Em 2005, numa greve específica na RTP, o Bom Dia Portugal não foi para o ar, sendo substituído na altura pelo Euronews.

https://tvi.iol.pt/noticias/portugal/europa/greve-na-rtp-obriga-a-alteracoes-na-programacao
https://jornalistas.eu/sindicatos-classificam-greve-na-rtp-como-historica/

Na greve geral de 2010 houve um atraso no Bom Dia Portugal:
https://www.cmjornal.pt/tv-media/detalhe/greve-na-rtp-motiva-queixas

Em 2016, uma greve dos técnicos de som no CPN levou ao cancelamento da Praça da Alegria, e um a atraso no BDP.

https://www.esquerda.net/en/artigo/rtp-greve-dos-trabalhadores-do-audio-poe-praca-da-alegria-fora-do-ar/45885

  • Like 6
Posted

Até em 2012 na última grande Greve Geral, o genérico de Última Hora do grafismo da altura ou foi de greve ou, à falta de genérico ajustado ao grafismo da altura, teve de recorrer ao genérico de 2004:

Ainda me lembro da greve de 2005, o Jornal 2 também não foi ao ar e foi substituído por um noticiário da RTP N, o Jornal da Tarde era feito de Lisboa. O Bom Dia Portugal foi substituído por documentários, se não me engano

  • Like 4
Posted
há 20 horas, RenatoSimões disse:

Para quem tem mais memória, há histórico de greves (gerais ou não) terem impactos significativos nas emissões da RTP?

Em setembro de 1980 houve uma greve de dois dias dos jornalistas da RTP contra a não cobertura da campanha eleitoral das eleições legislativas e a favor da destituição do Diretor de Informação José Manuel Duarte Figueiredo (que tinha vindo do gabinete de assessoria de Sá Carneiro). Os serviços noticiosos da RTP-1 foram para o ar praticamente na normalidade (houve alguma aderência à greve por lá) mas a Informação/2 fez serviços mínimos, indo para o ar como um bloco de 5 minutos sem peças, só pivot. Também houve aderência na RTP à greve dos jornalistas contra o fecho da ANOP, em agosto de 1982.

E houve uma greve na RTP a fim da renovação do CCT pelo Conselho de Gerência nos dias 10, 13 e 14 de dezembro de 1981. No primeiro dia de greve a emissão foi feita a partir do Porto e nos outros dois dias foi a partir do Centro de Formação na sede da RTP na Av. 5 de Outubro. Foram preenchidas com enlatados, a Eucaristia Dominical e por serviços informativos.

  • Like 6
Posted

https://oglobo.globo.com/play/noticia/2025/10/11/porta-dos-fundos-vai-gravar-especial-para-a-emissora-portuguesa-rtp-saiba-detalhes-do-projeto.ghtml

O Porta dos Fundos fará um especial para a emissora RTP, em Portugal, com Fabio Porchat, Gregorio Duvivier e João Vicente de Castro no elenco. Intitulado “Porta pro milhão!”, ele contará com a participação de 15 atores portugueses, entre eles Bruno Nogueira, Salvador Martinha e José Raposo. Trata-se de uma paródia do programa “Quem quer ser um milionário?”. O grupo terá o direito de transmissão no Brasil. Serão sete esquetes de humor.

O roteiro é de Porchat e Gabriel Esteves, com a colaboração de Susana Verde, que adaptou o texto para a linguagem do país. As gravações, sob o comando da diretora Bianca Frossard, serão em dezembro.

---

Andam a gravar por estes dias.

Quando será exibido? 

  • Like 1
  • Love 3
Posted
há 3 minutos, AndreRob disse:

https://oglobo.globo.com/play/noticia/2025/10/11/porta-dos-fundos-vai-gravar-especial-para-a-emissora-portuguesa-rtp-saiba-detalhes-do-projeto.ghtml

O Porta dos Fundos fará um especial para a emissora RTP, em Portugal, com Fabio Porchat, Gregorio Duvivier e João Vicente de Castro no elenco. Intitulado “Porta pro milhão!”, ele contará com a participação de 15 atores portugueses, entre eles Bruno Nogueira, Salvador Martinha e José Raposo. Trata-se de uma paródia do programa “Quem quer ser um milionário?”. O grupo terá o direito de transmissão no Brasil. Serão sete esquetes de humor.

O roteiro é de Porchat e Gabriel Esteves, com a colaboração de Susana Verde, que adaptou o texto para a linguagem do país. As gravações, sob o comando da diretora Bianca Frossard, serão em dezembro.

---

Andam a gravar por estes dias.

Quando será exibido? 

Inês Lopes Gonçalves também marca presença no projeto.

  • Like 1
Posted

34 JOGOS DO MUNDIAL EM SINAL ABERTO DIVIDIDOS ENTRE RTP, SIC E TVI

A Sport TV garantiu os direitos de transmissão do Campeonato do Mundo de futebol de 2026 e irá transmitir os 104 jogos da competição, 70 deles em exclusivo, adiantou, em comunicado.

Na nota, o canal disse que é o único em Portugal "que irá transmitir os 104 jogos do Mundial FIFA 2026, 70 destes em exclusivo", indicando que "serão transmitidos todos os jogos desde o dia 11 de junho até à final no dia 19 de julho".

"Com a aquisição dos direitos do Mundial FIFA 2026 a Sport TV reforça, uma vez mais, o seu posicionamento como líder de mercado em conteúdos desportivos em Portugal e como parceiro de confiança dos adeptos de futebol", rematou.

Isto quer dizer que serão emitidos em sinal aberto 34 jogos, mantendo-se a tradição de incluir os encontros da Seleção Nacional.

Posted
há 8 horas, Pt1111 disse:

34 JOGOS DO MUNDIAL EM SINAL ABERTO DIVIDIDOS ENTRE RTP, SIC E TVI

A Sport TV garantiu os direitos de transmissão do Campeonato do Mundo de futebol de 2026 e irá transmitir os 104 jogos da competição, 70 deles em exclusivo, adiantou, em comunicado.

Na nota, o canal disse que é o único em Portugal "que irá transmitir os 104 jogos do Mundial FIFA 2026, 70 destes em exclusivo", indicando que "serão transmitidos todos os jogos desde o dia 11 de junho até à final no dia 19 de julho".

"Com a aquisição dos direitos do Mundial FIFA 2026 a Sport TV reforça, uma vez mais, o seu posicionamento como líder de mercado em conteúdos desportivos em Portugal e como parceiro de confiança dos adeptos de futebol", rematou.

Isto quer dizer que serão emitidos em sinal aberto 34 jogos, mantendo-se a tradição de incluir os encontros da Seleção Nacional.

Agora a rtp, sic e tvi que se degladiem pelas migalhas... 

Acho que a sportv vai falir este ano... :riso_xmas:

Posted
há 8 horas, Pt1111 disse:

34 JOGOS DO MUNDIAL EM SINAL ABERTO DIVIDIDOS ENTRE RTP, SIC E TVI

A Sport TV garantiu os direitos de transmissão do Campeonato do Mundo de futebol de 2026 e irá transmitir os 104 jogos da competição, 70 deles em exclusivo, adiantou, em comunicado.

Na nota, o canal disse que é o único em Portugal "que irá transmitir os 104 jogos do Mundial FIFA 2026, 70 destes em exclusivo", indicando que "serão transmitidos todos os jogos desde o dia 11 de junho até à final no dia 19 de julho".

"Com a aquisição dos direitos do Mundial FIFA 2026 a Sport TV reforça, uma vez mais, o seu posicionamento como líder de mercado em conteúdos desportivos em Portugal e como parceiro de confiança dos adeptos de futebol", rematou.

Isto quer dizer que serão emitidos em sinal aberto 34 jogos, mantendo-se a tradição de incluir os encontros da Seleção Nacional.

Falso. Em lado nenhum está escrito que vão ser transmitidos 34 jogos na RTP, SIC e TVI. Até ao momento, além da Sport TV, apenas a transmissão gratuita de 34 jogos na LiveMode TV está confirmada.

  • Like 7
Posted
há 1 hora, miguelalex23 disse:

Falso. Em lado nenhum está escrito que vão ser transmitidos 34 jogos na RTP, SIC e TVI. Até ao momento, além da Sport TV, apenas a transmissão gratuita de 34 jogos na LiveMode TV está confirmada.

O ideal seria transmitir em sinal aberto os mesmos jogos que a Live Mode, e assim abafa-los, mas não acredito que isso venha a acontecer, porque a Sportv só vê dinheiro.

Posted (edited)

Resta esperar que os canais abertos tentem negociar em conjunto ainda com a sportv alguns dos jogos, acho que nem tem de ser todos os 34...  Mas a sic como está duvido que se meta nisso, no europeu percebeu-se que já abdicaram de alguns para gastar menos.

Sem uma negociação conjunta e com questões orçamentais na rtp e na sic pouco favoráveis... nem consigo antever o desbloqueio disto.

Edited by AndreRob
Posted
há 2 horas, AndreRob disse:

Resta esperar que os canais abertos tentem negociar em conjunto ainda com a sportv alguns dos jogos, acho que nem tem de ser todos os 34...  Mas a sic como está duvido que se meta nisso, no europeu percebeu-se que já abdicaram de alguns para gastar menos.

Sem uma negociação conjunta e com questões orçamentais na rtp e na sic pouco favoráveis... nem consigo antever o desbloqueio disto.

Esqueçam isso tudo, os jogos em sinal aberto vão parar a Live Mod. 

O Que pode acontecer e a Sport tv transmitir o jogo do Live Mod em sinal aberto na Sport tv +.

  • Like 2
Posted
há 41 minutos, Foid disse:

Esqueçam isso tudo, os jogos em sinal aberto vão parar a Live Mod. 

O Que pode acontecer e a Sport tv transmitir o jogo do Live Mod em sinal aberto na Sport tv +.

Já não seria tão mau se isso viesse a aconteer.

Posted

Atenção que legalmente os jogos da seleção nacional têm de dar em canal aberto. 

A opção online não será considerado canal aberto. 

Logo os canais nacionais poderão negociar com a Sport tv para os transmitir.

  • Like 4
Posted (edited)
há 1 hora, flausina disse:

Atenção que legalmente os jogos da seleção nacional têm de dar em canal aberto. 

A opção online não será considerado canal aberto. 

Logo os canais nacionais poderão negociar com a Sport tv para os transmitir.

Mas isso Sportv, até pode fazer um leilão com 3, por exemplo em carta fechada, só com o jogos de Portugal.

Edited by tuscano
Posted
há 4 horas, tuscano disse:

Mas isso Sportv, até pode fazer um leilão com 3, por exemplo em carta fechada, só com o jogos de Portugal.

Sim, os três canais têm a obrigação de, pelo menos, passar os jogos de Portugal. No limite dos limites, na Sport TV +. Os velhotes sabem lá o que é o YouTube, quanto mais o que é o LiveMode.

  • Like 4
Posted
há 7 horas, flausina disse:

Atenção que legalmente os jogos da seleção nacional têm de dar em canal aberto. 

A opção online não será considerado canal aberto. 

Logo os canais nacionais poderão negociar com a Sport tv para os transmitir.

infelizmente nestes casos já não... a rtp e os canais abertos podem é requerer negociações que visem preços mais adequados por ser a seleção portuguesa, mas não há nenhuma obrigação legal neste momento sobretudo para estes eventos... A sportv vende e tem de ter essa opção disponivel, os canais compram se puderem comprar mas nada é obrigação neste momento.

há 6 horas, tuscano disse:

Mas isso Sportv, até pode fazer um leilão com 3, por exemplo em carta fechada, só com o jogos de Portugal.

não pode, o que a sportv tem para vender é mesmo aqueles 34 jogos como pacote pode depois ser dividido e negociado entre os 3 canais, mas nao pode apenas vender os 3 jogos de portugal , nem isso em termos negociais lhes interessa...

  • Like 1
Posted
há 1 hora, AndreRob disse:

infelizmente nestes casos já não... a rtp e os canais abertos podem é requerer negociações que visem preços mais adequados por ser a seleção portuguesa, mas não há nenhuma obrigação legal neste momento sobretudo para estes eventos... A sportv vende e tem de ter essa opção disponivel, os canais compram se puderem comprar mas nada é obrigação neste momento.

não pode, o que a sportv tem para vender é mesmo aqueles 34 jogos como pacote pode depois ser dividido e negociado entre os 3 canais, mas nao pode apenas vender os 3 jogos de portugal , nem isso em termos negociais lhes interessa...

Esperemos para ver o que irá acontecer.

Posted (edited)

Não. Existe uma lista de eventos desportivos que estão na lista de eventos desportivos de interesse público pelo que os detentores dos direitos têm de os vender se houver interesse dos canais nacionais. Isso inclui os jogos da selecção nacional e a final do torneio.

Legalmente os jogos não podem dar em sinal fechado. E neste caso a lei menciona como sinal aberto, o sinal por via hertziana, o que exclui o online.

 

A Sport é obrigada a vender pelo menos esses jogos. Pode vender mais como aconteceu até agora.

Edited by flausina
  • Like 4
Posted

Porta dos Fundos vai ter um episódio especial gravado em Portugal e que se vai estrear, na RTP 1, no dia 26 de abril, segundo uma reportagem que passou no Telejornal.

Nuno Lopes, Gabriela Barros e Eduardo Madeira no elenco.

  • Like 1
  • Shock 3
Posted
há 11 minutos, Televisão 10 disse:

Porta dos Fundos vai ter um episódio especial gravado em Portugal e que se vai estrear, na RTP 1, no dia 26 de abril, segundo uma reportagem que passou no Telejornal.

Nuno Lopes, Gabriela Barros e Eduardo Madeira no elenco.

E o Tiago Castro também.

  • Like 3

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...