Jump to content

Alma e Coração


Ricardo

Posts Recomendados

Agora mesmo, Televisão 10 disse:

Eu até tenho achado que os nomes escolhidos pela SIC têm combinado com as histórias. Pessoalmente, achei que Paixão, Espelho d'Água, Sol de Inverno e Mar Salgado foram exceções, pois os nomes não tinham qualquer ligação com os respetivos enredos. 

Paixão tem haver com todas as novelas e Espelho D'Água combinava com elemento marítimo presente na novela, mas concordo que são nomes completamente dispensáveis e descartáveis. As outras não sou da mesma opinião. Mar Salgado tinha o enredo todo em redor do mar, era o "porto seguro" da Leonor e todos o núcleos estavam ligados a ele, como personagens que vendiam peixe, eram pescadores ou eram polícia marítimos. Não havia nenhum núcleo que estivesse desconectado. Além disso, baseando-se no poema de Fernando Pessoa, o mar é como uma metáfora para a vida dos protagonistas: a ambição de uns que causa infortúnios em outros, a perda de coisas importantes para conseguir conquistar algo, as consequências da vida e com a mensagem de que "tudo vale a pena". A vida da Leonor a tentar reencontrar os filhos é como uma onda, numas horas está perto e noutras recua e tem que começar o caminho outra vez.

Em Sol de Inverno também acho que tem um sentido, é um Sol morno, que não aquece. É um Sol que é triste, tal como a vida da Sofia. O Sol é como se fossem as suas conquistas e o Inverno é aquilo que impossibilitou que continuasse a conquistar mais. Tal como diz a música, "com Sol de inverno não tenho calor", de que serve a vida que tinha se é impossibilitada de a viver? De que serve ter um Sol se o Inverno impossibilita que haja calor? Também vejo isso como a frustração, ter algo que está apagado e não pode ser mudado. Ter capacidades (o Sol) e não as poder exercer (o Inverno). Vejo isso mesmo como a tristeza, chegar perto mas não conseguir atingir, a frustração, já ter tido algo e não ter mais, ter tido a felicidade (o Sol) que foi destruída por um acontecimento que a impediu de voltar (o Inverno).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 4,6k
  • Criado
  • Última Resposta
há 2 minutos, Dan S. disse:

Tvmais a confirmar que a novela se vai chamar Alma e Coração.

A pensar que tinham aprendido com Vidas Opostas, afinal parece que não. :dry:

Mesmo assim ainda tenho esperança que o nome se mantenha. É que nem há 2 anos tínhamos uma novela com Coração no nome (e que dá neste momento :haha:). Era mau demais. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Pedro M. disse:

Os secundários têm imenso sumo. Estive a ler na vertical e destaco Vitória Guerra com uma perna amputada, Renato Godinho homossexual reprimido e Mariana Pacheco epiléptica. 

como é que eles vão tirar uma perna à Vitória? 

ai mãe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Pedro M. disse:

Os secundários têm imenso sumo. Estive a ler na vertical e destaco Vitória Guerra com uma perna amputada, Renato Godinho homossexual reprimido e Mariana Pacheco epiléptica. 

O Vitor Silva Costa também é homossexual. Também gostei de ler alguns secundários.

O Sinde Filipe vai ser vilão :D Ando a ver a novela "Os Lobos" na RTP Memória e ele esteve excelente como vilão principal. É um excelente ator.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, Duarte disse:

gente, o núcleo da Cláudia Vieira é DancinDays 2.0 

i can't, isto também vai ter tráfico humano ...

Também dispensava bem as semelhanças. Não sabemos é em que circunstâncias ela foi abandonada. 

Mas o tráfico humano aqui parece ser abordado mais pelas consequências que traz. Não deve haver núcleo disso, parece-me. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Pedro M. disse:

Também dispensava bem as semelhanças. Não sabemos é em que circunstâncias ela foi abandonada. 

Mas o tráfico humano aqui parece ser abordado mais pelas consequências que traz. Não deve haver núcleo disso, parece-me. 

pois, pareceu-me vir uma abordagem diferente. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meu Deus... Eu juro-vos que quando vi o logo pensei ahh, está bem, alguém fez isto a gozar tipo fanmade, isto é tipo um look anos 80/90, mas em mau, em Wordart. O que vale é jamais uma coisa destas seria ofici... *faço scroll e vejo o logo inserido no poster*... Quase me apetecia chorar, e não era de felicidade. A sério, eu não acredito que aprovaram um logo assim. O de Paixão ao pé disto é um sonho.

há 11 minutos, AGUI disse:

Que lindo esse logotipo de 1991 da TV Globo. O Hans Dooner não para de surpreender.

Sabes que agora com as novas tecnologias, é-nos possível fazer lettering com mais profundidade e outras perspectivas. E com texturas e tudo! É o futuro :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Hashtag disse:

Meu Deus... Eu juro-vos que quando vi o logo pensei ahh, está bem, alguém fez isto a gozar tipo fanmade, isto é tipo um look anos 80/90, mas em mau, em Wordart. O que vale é jamais uma coisa destas seria ofici... *faço scroll e vejo o logo inserido no poster*... Quase me apetecia chorar, e não era de felicidade. A sério, eu não acredito que aprovaram um logo assim. O de Paixão ao pé disto é um sonho.

Mas tenho mesmo pena. É a SP que faz os logótipos? A qualidade diminuíu tanto a partir de Espelho D'Água, antes o trabalho gráfico era tão bom. A SIC sempre foi na questão gráfica. 

Spoiler

O Ouro Verde era exatamente igual mas com um degradê moderno, mas vamos fingir que não.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, AGUI disse:

Mas tenho mesmo pena. É a SP que faz os logótipos? A qualidade diminuíu tanto a partir de Espelho D'Água, antes o trabalho gráfico era tão bom. A SIC sempre foi na questão gráfica. 

  Spoiler - mostrar conteúdo oculto

O Ouro Verde era exatamente igual mas com um degradê moderno, mas vamos fingir que não.

 

Sim. O que não significa que seja a mesma pessoa sempre a fazê-los. Mas é assim, certamente quem faz os logos faz mais que uma versão, a decisão recai mais sobre quem aprova. No entanto, se as opções forem todas más também não há muito a fazer. Não posso falar porque não sei o que se passa. Mas tenho ideia, pelo que vou vendo nos créditos, que há duas pessoas no departamento que faz a criação destes logos/genéricos. E havia uma outra, que fez por exemplo Sol de Inverno, Mar Salgado, Rosa Fogo ou Amor Maior, que não é a mesma pessoa que fez por exemplo Espelho D'Água, Paixão, ou até mesmo este duvido que tenha sido, até porque acho que já nem deve trabalhar lá, porque ultimamente não aparece nos créditos. Aliás, se forem comparar vão notar a diferença. Mas por exemplo, o de Vidas Opostas acho bem razoável tendo em conta o que tem sido apresentado, Rainha das Flores também, ou até mesmo Espelho D'Água.

Paixão e Alma e Coração é que acho mesmo deploráveis. E nesta novela agora, eu nem critico o nome, aliás, até gosto bastante de Alma e Coração, mais que Peso da Alma, e digo-vos porquê, é que se olharmos para as palavras isoladamente e tendo em conta as escolhas normais básicas deles, ok, é uma combinação péssima. Mas Alma e Coração é uma expressão portuguesa que vai mais além do que as palavras isoladas. Fazer algo de alma e coração é fazer algo na plenitude, e tendo em conta o contexto da novela faz sentido. Eu digo-vos, o nome da novela nisto tudo é o que mais gosto até. Agora o logo, esqueçam. É o estragar de tudo. A possibilidade de uma novela diferente, a apostar em temas novos, com incidência num tema pouco ou nada abordado, o circo, que talvez traga uma grande fatia de público interessada em conhecer esse mundo... O logo não me transmite nada disso, aliás, não transmite nada de novo. E aquela textura tipo estrelinhas dentro das letras, tipo celestial, a inclinação para cima como se estivesse a ascender aos céus, só que em mau. O logo de A Viagem manda cumprimentos. Esse sim, bastante bem "esgalhado" e quase revolucionário até, para uma tecnologia que ia dando os primeiros passos há pouco tempo e tentava-se tirar partido dessa mesma tecnologia o melhor possível, o 3D. Estávamos em 1993. Agora estamos em 2018. É uma ligeeeira diferença :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Engraçado o núcleo de emigrantes da Venezuela. Espero que o Adriano Carvalho e Mafalda Vilhena tenham um sotaque credível.

Parece-me que o núcleo da família Macedo vive no Porto, assim como da família Frois, os restantes são na Cova da Moura e Lisboa. No inicio da história a Cláudia Vieira também vive no Porto mas muda-se para Lisboa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...