Jump to content

2077 - 10 segundos para o Futuro


Chelsea

Posts Recomendados

São só 3 episódios!? 

Fiquei impressionado com o desequilíbrio que existe, a falta de sustentabilidade a vários níveis, o desperdício. Já suspeitava de algo em grande, mas saber que 1/3 dos alimentos são desperdiçados mundialmente e que os desperdícios americanos e europeus davam para alimentar o Mundo 3 vezes, deu que pensar e muito.

A par disso, a cada vez maior concentração das pessoas nas cidades/grandes metrópoles, que não estão a conseguir acompanhar e suportar essa adição; as desigualdades na riqueza... Chocou-me saber que as 8 pessoas mais ricas do Mundo têm tanto como metade da população mundial. Isso e as sociedades, as pessoas, tudo actualmente estar desenhado para desejar e conseguir riqueza, poder, consumismo, prazer, em vez de desejarem o básico e fundamental que cada vez mais se está a extinguir e a ameaçar a sobrevivência da Humanidade. 

Não me canso de elogiar a qualidade disto e a reflexão que provoca em quem vê. Espero que surta efeitos na mentalidade das pessoas que viram. E as que não viram, deveriam ver. Aliás, a RTP devia arranjar maneira desta série chegar ao maior número possível de pessoas, começando pelas escolas. 

Gostei de ouvir o António Guterres. Fiquei mesmo fã do Michio Kaku. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 66
  • Criado
  • Última Resposta
há 34 minutos, ZDK disse:

São só 3 episódios!? 

Fiquei impressionado com o desequilíbrio que existe, a falta de sustentabilidade a vários níveis, o desperdício. Já suspeitava de algo em grande, mas saber que 1/3 dos alimentos são desperdiçados mundialmente e que os desperdícios americanos e europeus davam para alimentar o Mundo 3 vezes, deu que pensar e muito.

A par disso, a cada vez maior concentração das pessoas nas cidades/grandes metrópoles, que não estão a conseguir acompanhar e suportar essa adição; as desigualdades na riqueza... Chocou-me saber que as 8 pessoas mais ricas do Mundo têm tanto como metade da população mundial. Isso e as sociedades, as pessoas, tudo actualmente estar desenhado para desejar e conseguir riqueza, poder, consumismo, prazer, em vez de desejarem o básico e fundamental que cada vez mais se está a extinguir e a ameaçar a sobrevivência da Humanidade. 

Não me canso de elogiar a qualidade disto e a reflexão que provoca em quem vê. Espero que surta efeitos na mentalidade das pessoas que viram. E as que não viram, deveriam ver. Aliás, a RTP devia arranjar maneira desta série chegar ao maior número possível de pessoas, começando pelas escolas. 

Gostei de ouvir o António Guterres. Fiquei mesmo fã do Michio Kaku. 

Já sou fã do Michio Kaku desde 2010, nos tempos em que havia o discovery science (sigh) e eu via os documentários em que ele falava. Nunca me esqueço de uma vez, que ele disse que é contra os exames (ele é prof em NY) e que o sistema atual de educação, está muito mal pensado. Ele é espetacular, a forma como ele fala, a sua imensa cultura geral, deve ser interessante ter aulas com ele, porque ele sabe cativar as pessoas. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, João F. disse:

Já sou fã do Michia Kaku desde 2010, nos tempos em que havia o discovery science (sigh) e eu via os documentários em que ele falava. Nunca me esqueço de uma vez, que ele disse que é contra os exames (ele é prof em NY) e que o sistema atual de educação, está muito mal pensado. Ele é espetacular, a forma como ele fala, a sua imensa cultura geral, deve ser interessante ter aulas com ele, porque ele sabe cativar as pessoas. :)

Confesso que não o conhecia, fiquei fã e andei a pesquisar sobre ele. Fiquei agradavelmente surpreendido por ser considerado o Einstein dos tempos modernos.

É de uma inteligência notável. A par disso, super carismático, simples, um grande orador e conquista facilmente quem o ouve, chega facilmente às pessoas. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, João F. disse:

Já sou fã do Michio Kaku desde 2010, nos tempos em que havia o discovery science (sigh) e eu via os documentários em que ele falava. Nunca me esqueço de uma vez, que ele disse que é contra os exames (ele é prof em NY) e que o sistema atual de educação, está muito mal pensado. Ele é espetacular, a forma como ele fala, a sua imensa cultura geral, deve ser interessante ter aulas com ele, porque ele sabe cativar as pessoas. :)

Dois dois episódios que já vi deste documentário ele foi quem eu mais gostei de ouvir. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também fiquei fã da Sra. que falou muito no 3º ep, a filosofa Rosi Bradiotti. 

Ah e adoro a forma como termina: 'E agora, Senhoras e Senhores, um grande aplauso para a jóia da criação - os Seres Humanos!'. Perfeito, seguido de imagens de pessoas a andarem por Lisboa, ao som daquela épica música. 

Pena que já só falte um episódio... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ainda não pude ver isto, mas quando vi o professor Michio Kaku na publicidade, chamou-me muito a atenção, por a RTP ter conseguido falar com ele. Eu já o conhecia de documentários que deram na RTP2, não estou muito certo da altura, mas penso que foram transmitidos nos tempos da 2:, quando havia documentários da National Geographic e do Discovery Channel às 21h00min.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto, acabou. Uma pena.

O último episódio foi igualmente bom. O Sr. indiano, o Prem Rawat, também é incrível, adorei todas as declarações dele.

Impressionante como tudo se resume aos sentimentos, ao bem/prazer e mal/dor, como isso ditou o passado, dita o presente e vai ditar o futuro, apesar de tantas vezes serem esquecidos. Impressionante também como as pessoas tentam satisfazer os seus corpos de todas as maneiras e mais algumas (criando a própria tecnologia para isso), pensando que isso lhes satisfaz as mentes... Cada vez menos se pára para pensar no que realmente somos e queremos ser e no que o Mundo se está a tornar. Está tudo em modo piloto-automático. 

Uma vez mais, parabéns à RTP pelo documentário. Muito pertinente, extremamente bem concebido, obrigatório.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

Documentário 2077 – 10 Segundos para o Futuro dá prémio internacional à RTP

image002-300x169.jpg

Encomendado à produtora Panavideo para assinalar os 60 anos da televisão pública em Portugal, 2077 – 10 Segundos para o Futuro foi distinguido agora com o grande prémio da União Internacional de Rádio e Televisão (URTI). Premiar produções audiovisuais que abordem grandes temas sociais e de inovação, mas também no domínio da arte e da cultura é o objectivo do galardão, tendo o prémio sido atribuído à produção emitida pela RTP na categoria de Documentário de Autor.

Com realização a cargo de António José de Almeida, o documentário produzido pela Panavideo mostra uma visão do mundo daqui a 60 anos, prometendo, “com um testemunho imaginário em 2077 e de opiniões de grandes futuristas e cientistas internacionais”, “conhecer as grandes inovações e os desafios que a Humanidade tem pela frente”.

Fonte:http://www.meiosepublicidade.pt/2018/11/documentario-2077-10-segundos-futuro-da-premio-internacional-rtp/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...
  • 1 ano depois...
há 9 minutos, Televisão 10 disse:

Este documentário foi exportado para muitos países: Alemanha, Canadá, Reino Unido, Uruguai, Austrália, Tailândia, Andorra, Mónaco, República Dominicana, Bélgica, Suíça, Luxemburgo, Líbano, Turquia, Coreia do Sul e Maurícias. 

Referiram no Voz do Cidadão de hoje.

E segundo o programa em si, também na China (apesar de não ser especificado, mas aparecia um excerto disto com legendas em chinês).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, miguelalex23 disse:

Nota também para a reposição desta série documental na RTP2 às Quintas-feiras às 23h10 durante o mês de Novembro.

Obrigado pela informação. Vou tentar ver, pois parece muito interessante este documentário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...