Jump to content

SIC Notícias


TaniaM

Posts Recomendados

  • 2 semanas depois...

A emissão da SIC Notícias dedicada às eleições no Brasil tem sido conduzida por Miguel Ribeiro e Ana de Freitas, tendo esta última a difícil tarefa de moderar um debate entre um apoiante do Lula e um apoiante do Bolsonaro. :cryhappy:

Ao contrário da concorrência, parece-me que a SIC, além do correspondente no Brasil, não enviou um enviado para o país. Preferiram contratar um jornalista local.

Editado por Televisão 10
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A SIC surpreendeu-me por ter investido tão pouco nestas eleições brasileiras... Foi a que investiu menos, de longe, em termos de cobertura, e logo numa altura crucial em que se está a começar a definir quem se consolida na liderança do segmento dos informativos e com a CNN a pôr a carne toda no assador, ciente do momento...

A dada altura, ontem, dava-me a sensação de estar a ver a TVI24 ao ver a SIC N e de estar a ver a SIC N ao ver a CNN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 31/10/2022 at 11:13, Tomás_RL disse:

A SIC surpreendeu-me por ter investido tão pouco nestas eleições brasileiras... Foi a que investiu menos, de longe, em termos de cobertura, e logo numa altura crucial em que se está a começar a definir quem se consolida na liderança do segmento dos informativos e com a CNN a pôr a carne toda no assador, ciente do momento...

A dada altura, ontem, dava-me a sensação de estar a ver a TVI24 ao ver a SIC N e de estar a ver a SIC N ao ver a CNN

Acho que temos de desmistificar essa ideia. A SIC não investiu pouco a CNN é que investiu e está a investir muito, os recursos são diferentes.

Aliás a SICN continua com o seu público consolidado, não está - pelo menos neste momento - a perder audiência nem o seu target, tem de média anual, à data de sexta-feira, menos 0,9 pp que a CNN PT e mais 0,3 pp que 2021 e mais 0,1 pp que 2020.

A melhor notícia para a SIC é não haver uma identificação entre a marca CNN e a TVI, não prejudicando assim a informação na SIC generalista.

A questão é se deve ou não haver investimento maior no canal, mas isso eles lá saberão, o próprio Ricardo Costa identificou que a CNN Portugal era um desafio brutal para a SIC Notícias.

Os resultados não significam que não se tenha de trabalhar e melhorar, mas o mais importante é o canal não perder a sua identidade, adaptando-se sempre ao mercado e concorrência.

  • Gosto 8
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 05/11/2022 at 23:00, scinun disse:

Acho que temos de desmistificar essa ideia. A SIC não investiu pouco a CNN é que investiu e está a investir muito, os recursos são diferentes.

Aliás a SICN continua com o seu público consolidado, não está - pelo menos neste momento - a perder audiência nem o seu target, tem de média anual, à data de sexta-feira, menos 0,9 pp que a CNN PT e mais 0,3 pp que 2021 e mais 0,1 pp que 2020.

A melhor notícia para a SIC é não haver uma identificação entre a marca CNN e a TVI, não prejudicando assim a informação na SIC generalista.

A questão é se deve ou não haver investimento maior no canal, mas isso eles lá saberão, o próprio Ricardo Costa identificou que a CNN Portugal era um desafio brutal para a SIC Notícias.

Os resultados não significam que não se tenha de trabalhar e melhorar, mas o mais importante é o canal não perder a sua identidade, adaptando-se sempre ao mercado e concorrência.

Totalmente de acordo, mas face às últimas presidenciais Brasileiras houve manifestamente algum desinvestimento. Em 2018, contaram na mesma com a Ivani Flora e enviaram a Cândida Pinto como enviada especial. Desta vez, contaram na mesma com a Ivani e arranjaram outro jornalista local. Este modelo não propicia tanto outras possibilidades além dos simples diretos, como reportagens mais alargadas, como a TVI/CNN fez e como a Cândida fez para a SIC em 2018. Pelo menos, do que acompanhei da cobertura da SIC Notícias, não vi muita reportagem nestes moldes (e estou a falar de reportagem a sério e não peças feitas sem sair do quarto de hotel que muitas vezes são introduzidas pelos pivots como reportagens).

De resto, o que eu quero dizer não é que a SIC N perdeu ou corre o risco de perder audiência (os dados bem mostram que assim não é e ainda bem). Aliás, tanto assim é que uma das coisas que mais me impressionou com a chegada da CNN foi esta passar para a liderança, quase triplicando os números da TVI24, sem qualquer erosão na audiência da SIC N. O que eu acho é que podem correr o risco de, à medida que o tempo vai passando, e se não investirem nestes pontos ao nível da concorrência, a hipótese de recuperarem a liderança do segmento informativo se pode tornar mais difícil.

O problema é que, do meu ponto de vista, a SICN já está a começar a alterar a sua identidade ao fazer coisas como acabar com a Edição da Manhã para seguir de certa forma o formato do Novo Dia e a fazer alterações de grafismo para as quais as pessoas se estão nas tintas e que nada mudam só porque a CNN também usa. Quando, na minha óptica, deviam estar mais preocupados com outros aspectos. Oxalá não lhes passe pela cabeça continuar por aqui porque se há coisa pela qual a SIC N é conhecida é pela estabilidade, por preservar a sua identidade e não andar a correr atrás dos outros. Infelizmente, acho que já fizeram algumas coisas que contrariam esta lógica e que, para mim, não são o caminho.

Editado por Tomás_RL
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Tomás_RL disse:

O problema é que, do meu ponto de vista, a SICN já está a começar a alterar a sua identidade ao fazer coisas como acabar com a Edição da Manhã para seguir de certa forma o formato do Novo Dia e a fazer alterações de grafismo para as quais as pessoas se estão nas tintas e que nada mudam só porque a CNN também usa. Quando, na minha óptica, deviam estar mais preocupados com outros aspectos. Oxalá não lhes passe pela cabeça continuar por aqui porque se há coisa pela qual a SIC N é conhecida é pela estabilidade, por preservar a sua identidade e não andar a correr atrás dos outros. Infelizmente, acho que já fizeram algumas coisas que contrariam esta lógica e que, para mim, não são o caminho.

É assim, ao relação ao Manhã SIC Notícias e ao espaço do 'Especial' eu não acho que haja grande perda de identidade. Claro que foram alterações feitas a pensar no que a CNN faz, não dá para negar, mas acho que podemos considerar apenas alguns ajustes. O Manhã SIC Notícias pronto, é ali para dar uma alteração nas breakfast news que não deve ser dos melhores espaços deles em audiências. E vamos combinar que ter um segmento específico especial até faz mais sentido que um jornal monotemático a falar do mesmo assunto estando duas horas em 'última hora'.

Concordo que mexendo muito mais não fará sentido (por exemplo, se as alterações gráficas destes espaços se estenderem a outros noticiários vou achar péssimo, os genéricos são todos ótimos e diferentes).

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Pedro M. disse:

E vamos combinar que ter um segmento específico especial até faz mais sentido que um jornal monotemático a falar do mesmo assunto estando duas horas em 'última hora'.

Essa por acaso até acho que foi uma alteração (forçada pela CNN, é certo) mas foi uma boa alteração. Por cá não estavamos muito habituados a isto de abrir blocos especiais na emissão e incluía-se tudo dentro dos jornais que já estavam em grelha. Acho que é algo que faz todo o sentido, sobretudo para dar ênfase quando se trata de um assunto realmente importante e que se sobrepõe aos restantes.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Tomás_RL disse:

Pelo menos, do que acompanhei da cobertura da SIC Notícias, não vi muita reportagem nestes moldes (e estou a falar de reportagem a sério e não peças feitas sem sair do quarto de hotel que muitas vezes são introduzidas pelos pivots como reportagens).

Creio que tentaram compensar isso com reportagens da Band e derivados, claro que não é a mesma coisa, concordo contigo, mas é o possível em low cost. Ainda por cima no final do ano, o orçamento está todo rebentado, enquanto na TVI/CNN mesmo que o esteja até ainda conseguem orgulhar-se de ter o único jornalista PT na guerra. Neste aspeto não há mesmo mais a fazer, são bolsos muito diferentes.

há 11 horas, Tomás_RL disse:

Aliás, tanto assim é que uma das coisas que mais me impressionou com a chegada da CNN foi esta passar para a liderança, quase triplicando os números da TVI24, sem qualquer erosão na audiência da SIC N.

Sim, muito mérito, mas ainda longe de triplicar, dobrou e fez mais um bocadinho. A 24 tinha 1,5%, a CNN está com 3,2%. Tem o mérito de ter conquistado novos públicos.

Por acaso não tenho tempo, mas gostava de ver um estudo entre a variação dos noticiários da TVI antes e pós CNN, a ideia que tenho é que perderam público.

há 11 horas, Tomás_RL disse:

O que eu acho é que podem correr o risco de, à medida que o tempo vai passando, e se não investirem nestes pontos ao nível da concorrência, a hipótese de recuperarem a liderança do segmento informativo se pode tornar mais difícil.

Do que se conhece da casa, a relação custo-benefício não justifica o aumento de orçamento.

Quais as situações que para mim são mais críticas:

- o canal precisa de reforçar o dinamismo e a agilidade, estava muito na "mesmice"

- potencial perda do poder de influência, mas aqui beneficia do "canibalismo" entre a informação da TVI e da CNN quanto aos "exclusivos", "primeira mão", etc.

. precisa de reforçar o desporto, não introduzindo mais rubricas, mas fazendo um bom reforço e refresh nos comentadores (excluindo orçamentos: pessoalmente o Luís Freitas Lobo seria um sonho, mas o trabalho do Cândido Costa no 11 talvez merecesse um convite).

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, scinun disse:

Sim, muito mérito, mas ainda longe de triplicar, dobrou e fez mais um bocadinho. A 24 tinha 1,5%, a CNN está com 3,2%. Tem o mérito de ter conquistado novos públicos.

Os 1,5% não era antes da última reformulação no início de 2021? Estava na ideia de que após essa última tentativa os resultados tinham baixado ainda mais e fazia à volta dos 1,1 / 1,2%

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, Tomás_RL disse:

Os 1,5% não era antes da última reformulação no início de 2021? Estava na ideia de que após essa última tentativa os resultados tinham baixado ainda mais e fazia à volta dos 1,1 / 1,2%

Estás correto, desculpa, tinha a média de 2020 na cabeça por ser o ano completo.

Em 2021 até a estreia da CNN fez média de 1,2%, apesar de em SET21 ter tido 1,3%, mas em 2020 é que teve 1,5% de média anual.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 horas, scinun disse:

Creio que tentaram compensar isso com reportagens da Band e derivados, claro que não é a mesma coisa, concordo contigo, mas é o possível em low cost. Ainda por cima no final do ano, o orçamento está todo rebentado, enquanto na TVI/CNN mesmo que o esteja até ainda conseguem orgulhar-se de ter o único jornalista PT na guerra. Neste aspeto não há mesmo mais a fazer, são bolsos muito diferentes.

Só houve desinvestimento devido ao ataque informático, da qual gastou-se muito dinheiro a recuperar-se (e ainda não está completo, ainda hoje o site da SIC é provisório)...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem às 23h não deu o Sem Moderação. Já na semana passada não tinha dado com a desculpa das Intercalares americanas. Esta semana a desculpa foi o missil na Polónia, MAS às 23h30 já estava a dar o Diário do Mundial (começou cedo...).

Espero que não estejam para acabar com o programa, mais valia ter ficado no canal Q e na TSF, onde havia mais espaço de manobra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 48 minutos, NotNick disse:

Ontem às 23h não deu o Sem Moderação. Já na semana passada não tinha dado com a desculpa das Intercalares americanas. Esta semana a desculpa foi o missil na Polónia, MAS às 23h30 já estava a dar o Diário do Mundial (começou cedo...).

Espero que não estejam para acabar com o programa, mais valia ter ficado no canal Q e na TSF, onde havia mais espaço de manobra.

Como mais valia voltar ao Canal Q, sendo o canal visto por centenas ou dezenas de pessoas, ter saído da categoria dos canais generalistas das operadoras e de ter baixado a sua produção própria?

A não ser aue seja acolhido, sei lá, pela RTP 3, mas duvido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

22 minutes ago, ATVTQsV said:

Como mais valia voltar ao Canal Q, sendo o canal visto por centenas ou dezenas de pessoas, ter saído da categoria dos canais generalistas das operadoras e de ter baixado a sua produção própria?

A não ser aue seja acolhido, sei lá, pela RTP 3, mas duvido.

Difícil porque o Daniel Oliveira é exclusivo SIC/Expresso. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 24 minutos, Rangel disse:

Difícil porque o Daniel Oliveira é exclusivo SIC/Expresso. 

Às vezes já me questionei se o Anselmo ou o Pedro Benevides não teriam tentado levar o Sem Moderação para a TVI24, na altura em que o Francisco Mendes da Silva foi comentador da TVI e em que, curiosamente, também convidaram umas quantas vezes, num curto intervalo de tempo, o Pedro Delgado Alves. Nessa altura cheguei a pensar que fosse um namoro para trazer o Sem Moderação, embora fosse muito difícil. O Daniel Oliveira nunca sairia da SIC Notícias, como apontaste

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...