Jump to content
João

RTP Online [site, redes sociais & apps]

Recommended Posts

A RTP lançou, ontem, o novo site de notícias em noticias.rtp.pt. A nova página está organizada de forma horizontal, permitindo uma identificação rápida das diversas áreas, como os destaques do dia, em multiformato (vídeo, áudio e texto) ou a área de comunidade, onde o público pode participar.

Uma das novidades é o Meu Telejornal, uma área onde o público pode seleccionar os vídeos do seu interesse e construir o seu próprio alinhamento de notícias.

Fonte: DN

Share this post


Link to post
Share on other sites

"Ainda há muito para fazer na RTP”

Guilherme Costa, presidente da televisão pública, faz balanço positivo de um ano à frente do grupo do Estado e prevê que 2009 seja muito difícil.

Correio da Manhã – Qual é o balanço de um ano à frente da RTP?

Guilherme Costa – É um balanço de cumprimento de objectivos e por isso é positivo. Mas ainda há muito a fazer na RTP e por isso é um balanço de exigência.

– A RTP é aquilo que, no seu íntimo, imaginava?

– Algumas coisas batem certo, umas são melhores, outras são piores. Mas a análise que pude fazer não está muito longe da realidade.

– Como será 2009?

– Um ano muito difícil.

– E em termos de receitas publicitárias na RTP?

– O ano de 2008 foi de contraciclo, porque quando o mercado publicitário estava bem nós contivemos custos e baixámos audiências. Quando relançámos um esforço pensado de programação, tivemos efeitos ao nível de audiências, mas não melhorámos a publicidade.

– O seu discurso sobre o serviço público é diferente, porquê?

– Tem a ver com algum aprofundamento e relançamento da discussão sobre o que deve ser um serviço público. Não podemos adoptar um modelo de serviço público que seja residual ou de gueto. Repare o que significaria se tivéssemos como o serviço público americano 3% de audiência com 2500 pessoas. É um total desperdício de recursos. Por esse motivo não faz sentido assumirmos um modelo residual ou de gueto. O que nunca me ouvirão dizer é que eu só estou preocupado com as audiências. Estamos até preocupados em medir a qualidade da programação.

– Como?

– Estamos a trabalhar nisso. É preciso fazer estudos de satisfação, definir índices que traduzam o conceito de qualidade e ver se estamos a melhorar. As TV comerciais alinham por determinado modelo de programação, é serviço público dar ao telespectador programas diferentes. Portanto, temos de medir se, no conjunto dos dois canais, a nossa programação é diferenciada em relação às TV comerciais. Não é ser melhor ou pior, é ser diferente para dar oportunidade de escolha.

– Qual é o peso das novas plataformas para a RTP?

– Passará por estar presente nas grandes plataformas de distribuição e oferecer produtos e serviços para essas plataformas. É uma aposta para 2009. n

"NÃO BAIXAR AS AUDIÊNCIAS"

CM – Qual é o perfil do telespectador da RTP?

G.C. – Termos dois canais permite atingir perfis mais diferenciados de público do que tendo só um canal. Temos de ter uma programação coordenada entre o canal 1 e 2.

– Há um esforço maior no sentido das sinergias de grupo?

– Temos esse objectivo. Julgamos que lentamente estamos a consegui-lo. Mas é cedo para fazer um juízo definitivo.

– Qual é a meta das audiências para este ano?

– Nessa matéria temos um objectivo que já de si é exigente: tentar não baixar dos 30% de audiência, na soma do canal 1 e 2. O que é exigente, porque é melhor do que o que conseguimos no ano passado.

PERFIL

Guilherme Costa nasceu em 1951 no Porto. Presidiu, entre outros, ao ICEP, Portucel Viana S.A., Sonae Indústria e Soporcel. É casado e tem dois filhos.

Não sabia onde postar esta entrevista.

Achei mais conveniente aqui. :)

Share this post


Link to post
Share on other sites

O site foi melhorado. Agora está bem melhor organizadinho!

Share this post


Link to post
Share on other sites

O site antigo apesar de boa imagem, tinha demasiada informação logo na página principal, o que tbm é mau para o aspecto do site, agora este novo está bem melhor, quer em organização que dá 15-0 ao antigo quer em imagem que é bem melhor e mais atractiva, gosto especialmente de quando passamos com o rato pela rádio e pela tv, onde aparece o origrama que vai dar a seguir nos vários canais do universo RTP. No geral o site está muito bom, a RTP em novas tecnologias e na Internet dá baile às privadas! :headbang:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tb gostei no novo site da RTP, o antigo continha demasiada informação na homepage.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não sei se já repararam, mas o site da RTP está diferente. Eu gostei da mudança, só não gosto de muita coisa(aka estilo de apresentação da programação) se manter do site de 2004!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ainda não tinha visto, devem ter mudado apenas hoje... Está melhor sim, senhor! Mais clean e organizado.

Quanto a isso da programação às tantas ainda vão mudar... Mas agora na página principal da RTP ao lado do slideshow tem-se logo acesso à programação do dia, o que é ótimo!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Está bem mais clean. Parece mais organizado, menos confuso. Mas não dá um ar de ser mais amador?!

Não acho, antes pelo contrário, prefiro muito mais este ao anterior, é mais limpinho e organizado, que era a grande falha do site da RTP.

Share this post


Link to post
Share on other sites

RTP é marca de media n.º1 no Twitter em Portugal

"A RTP tem já perto de 74.000 seguidores no Twitter, o que a coloca como a marca n.º1 de media em Portugal nesta rede social, passando assim a Sic, Jornal de Notícias ou mesmo o Público."

http://www.rtp.pt/icmblogs/rtp/estadositio/index.php?RTP-e-marca-de-media-n1-no-Twitter-em-Portugal.rtp&post=44224

--

EDIT : Já agora... :happy:

RTP foi a marca com maior número de menções nas redes sociais em março.

"Segundo os dados do serviço, a RTP foi a marca mais mencionada nos social media, recolhendo 6.7% das menções encontradas no Facebook, Twitter, Blogs, Fóruns Youtube e Notícias RSS."

http://www.atelevisao.com/rtp/rtp-foi-a-marca-com-maior-numero-de-mencoes-nas-redes-sociais-em-marco/

Edited by Rmeteora

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...