Jump to content

Isso é tudo muito bonito, mas


Tiago Madeira

Posts Recomendados

Araújo Pereira, Quintela e Góis regressam ao seu “Daily Show das barracas” com Isso é tudo muito bonito, mas na TVI

Políticos, jornalistas e comentadores na mira dos humoristas a partir de 14 de Setembro com sketches e entrevistas. Alguns líderes partidários já confirmados para serem “provocados”.

Entre os anos eleitorais de 2009 e 2015 um dos convidados dos Gato Fedorento no seu programa sobre as legislativas foi preso, as redes sociais agigantaram-se como fonte de informação e poder e a troika veio passar uma temporada a Portugal. A partir de 14 de Setembro, o “Daily Show das barracas” volta para analisar o discurso político das próximas legislativas pela mão de Ricardo Araújo Pereira, José Diogo Quintela e Miguel Góis num mês de campanha e rescaldo eleitoral nas noites da TVI.

Isso é tudo muito bonito, mas “assim mesmo, sem reticências”, como explica ao PÚBLICO Ricardo Araújo Pereira, será “um programa em que analisamos o discurso de políticos, jornalistas e comentadores”. Tal como em Gato Fedorento Esmiuça os Sufrágios na SIC, cujo formato não é muito diferente do programa que levam de segunda à sexta à noite ao canal de televisão TVI, haverá entrevistas com cada candidato - alguns já aceitaram, de outros aguardam ainda resposta - “ou com alguém relacionado com as eleições”. A apresentar cada emissão estará Ricardo Araújo Pereira.

Será um trio a trabalhar no programa e por isso isto não é um programa do Gato Fedorento, esclarece Ricardo. “Cavaco marcou as eleições para uma altura em que o Tiago Dores não pode, por motivos pessoais, fazer o programa, e isto é mais uma das coisas incompreensíveis de Cavaco”. O tal “Daily Show das barracas”, comparação tradicionalmente autodepreciativa dos próprios comediantes que já remonta ao programa da SIC, será escrito pelos três humoristas.

Não contam com uma pequena equipa de pesquisa como a que tinham no canal de Carnaxide, mas pediram à TVI Vítor Moura Pinto (ex-director criativo na SIC, onde participava como cronista nos anos 1990 n’A Noite da Má Língua), “um jornalista com um olhar humorístico” que fará “uma primeira triagem das imagens”. Imagens vistas ou não usadas pelos jornalistas nas suas reportagens, tesourinhos do passado ou momentos da campanha que está prestes a começar vão ajudar a ocupar os cerca de 20-25 minutos do programa diário.

Depois de em Junho o director de informação da TVI ter anunciado o regresso dos Gato à sátira eleitoral, Isso é tudo muito bonito, mas confirma três humoristas como trunfos para a aposta da TVI  na busca de reforçar audiências. E coloca-os a pensar no que ficou para trás desde Esmiuça os Sufrágios mas também no que podem fazer com isso e com o que mudou.

O programa esteve quase para se chamar Introdução ao Estudo das Narrativas, comenta Ricardo Araújo Pereira, pelo foco que, “por defeito profissional”, os três têm na “linguagem”. “Somos guionistas e é o que pomos na declaração de IRS. O nosso trabalho é escrever piadas” e nos momentos eleitorais “o discurso político e o discurso jornalístico arranja maneira de ser dissimulado, pomposo - como quando se chama 'requalificação' a 'despedimentos', isso tem um potencial humorístico”. Ou “até o modo como a coligação [PSD-CDS] diz ‘não vamos fazer qualquer referência ao facto de o líder do último Governo agora estar preso, não vamos de todo referir que está em Évora, na sala número 44’. Isso é divertido”.

Quando chamam a si a vontade de analisar o discurso e a comunicação política num ano eleitoral de crise do euro, na esteira da troika e já de alguns casos pré-eleitorais, os guionistas dizem saber que o seu poder de sátira é relativo e “imprevisível” e que a presença de um líder político no programa também pode ser usada como “manobra de comunicação”, por exemplo. Ainda assim, garante Araújo Pereira, “o convidado não vai lá para ser bajulado nem humilhado, mas para ser provocado”.

Ao telefone com o PÚBLICO, o humorista que é também um dos comentadores no programa Governo Sombra da TSF e transmitido pela TVI24, lembra ainda sobre o seu papel no futuro programa e no passado: “As perguntas políticas podem ser piadas com um ponto de interrogação no fim, mas na verdade são perguntas políticas. Quando perguntei a Sócrates em 2009 se, porque a Clara de Sousa tinha estacionado no meu lugar, se podia acabar com o Jornal da Noite [da SIC], era político porque se relacionava com o que ele tinha feito à Manuela Moura Guedes” na TVI.

Mas sendo o foco na comunicação política, os jornalistas também desempenharão o seu papel em Isso é tudo muito bonito, mas. Ricardo Araújo Pereira começa solene, ciente de que “os jornalistas têm cada vez mais constrangimentos”, nomeadamente financeiros, e “um jornalismo pior dá uma democracia pior”. Mas também sofrem de um “deslumbramento tecnológico”, diagnostica. Se já se falava de segways na cobertura da campanha de 2009 nos estúdios das emissões grandiloquentes ou do “equivalente jornalístico do cão a ladrar aos pneus do carro que é o jornalista que se monta numa mota e aponta a câmara para dentro de um carro”, hoje “o deslumbramento que os jornalistas têm pelas redes sociais é um pouco difícil de compreender”. 

“Quando acontece uma coisa há sempre uns a dizer uma coisa e outros a achar o contrário numa rede social. Num snack-bar também. Nunca vi um jornalista recolher testemunhos nos snack-bars”.

Isso é tudo muito bonito, mas estará no ar um mês, cinco dias por semana e uma dessas semanas será a do rescaldo das legislativas de 4 de Outubro. Tiago Dores poderá ter uma participação ou outra e o programa gostaria de contar com saídas “em reportagem”, mas ainda se procura uma solução. “Em princípio o programa é refrescante porque é dos poucos que tem comentadores políticos na TV que nunca tiveram cargos políticos. Os comentadores em Portugal premeditam da política. Felizmente que, para nós e para o país, nunca tivemos cargos políticos”, remata Ricardo Araújo Pereira.

Notícia corrigida às 12h25: O programa Isso é tudo muito bonito, mas será exibido na TVI e não na TVI24 como estava referido no texto. 

http://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/ricardo-araujo-pereira-apresenta-isso-e-tudo-muito-bonito-mas-na-tvi-1706038?page=2#/follow

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 143
  • Criado
  • Última Resposta

Adoro. Eles são os reis da comédia. Apenas temo pelas audiências, uma vez que o último programa do RAP na TVI foi um desastre. Na TVI24, resultados mais modestos seriam mais tolerados. 

Eu acho que é capaz de resultar melhor que o programa dele a solo, é um bocado diferente xD Mas também, se formos a ver, o programa nem prejudicou muito as novelas, viu-se por OBDE xD 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que é capaz de resultar melhor que o programa dele a solo, é um bocado diferente xD Mas também, se formos a ver, o programa nem prejudicou muito as novelas, viu-se por OBDE xD 

Sim, o facto de ter políticos convidados, ser em direto e de ser menos experimental pode atrair mais pessoas. E na verdade não serão 20 minutos que irão prejudicar a TVI. Pelo menos, temos garantido que o Jornal das 8 vai passar a acabar mesmo antes 21ª Hora. De qualquer forma, não me importava nada que isto se torna-se mesmo um Daily Show e fosse transmitido todo o ano, mas percebo que talvez cansasse as massas. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adoro, adoro, adoro. A programação deverá ficar assim:

20h00 - Jornal das 8

21h00 - Isso é tudo muito bonito, mas

21h28 - A Única Mulher

Sendo assim já não existirá o problema da 21a Hora e esta noticia também deverá confirmar a existência de um diário da A Quinta para substituir o programa, só boas notícias. :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adoro, adoro, adoro. A programação deverá ficar assim:

20h00 - Jornal das 8

21h00 - Isso é tudo muito bonito, mas

21h28 - A Única Mulher

Sendo assim já não existirá o problema da 21a Hora e esta noticia também deverá confirmar a existência de um diário da A Quinta para substituir o programa, só boas notícias. :P

Acho que isto não tem nada que ver com a Quinta, porque assim que terminar esticam o Jornal das 8 novamente :haha:  E já foi dito N vezes que não haverá diário à noite, o diário da quinta irá ocupar o horário das 19h, certamente. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vocês ainda acreditam no pai natal? claro que a tvi não irá reduzir o jornal nacional sobretudo em plena campanha eleitoral (seria contraproducente) ... não é por estar a dar o 21ª hora na tvi24 que isso vai mudar na tvi... o programa deverá ir para as 21h20/21h30 e provavelmente integrado dentro do proprio jornal nacional...

Além disso isto tem de ir ao sabor da agenda dos convidados por isso não deverá ser todos os dias se for em directo...

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito melhor terem optado pela TVI do que pela TVI24. O programa vai estar no ar apenas 3 semanas e deve estar inserido dentro do Jd8 por isso não irá cansar e dará aos portugueses uma outra forma de ver a campanha eleitoral. Sem dúvida que a TVI é o canal que está a investir mais neste período que se avizinha, ainda para mais já foi confirmado pela Judite que o canal vai ter sondagens diárias e muitas iniciativas durante a campanha eleitoral o que vai dar muito que falar. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que isto não tem nada a ver com a Quinta, porque assim que terminar esticam o Jornal das 8 novamente :haha:  E já foi dito N vezes que não haverá diário à noite, o diário da quinta irá ocupar o horário das 19h, certamente. 

Secalhar. Quanto ao já foi dito N vezes não é bem assim, aliás foi apenas no documento comercial, mas nem aí existem certezas pois está lá bem explicito "programas previstos", mas sim até pode não haver, mas para já não tenho razões para dar como certa a inexistência de um pequeno diário a seguir ao jornal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E o Tiago? 

Será um trio a trabalhar no programa e por isso isto não é um programa do Gato Fedorento, esclarece Ricardo. “Cavaco marcou as eleições para uma altura em que o Tiago Dores não pode, por motivos pessoais, fazer o programa, e isto é mais uma das coisas incompreensíveis de Cavaco”. O tal “Daily Show das barracas”, comparação tradicionalmente autodepreciativa dos próprios comediantes que já remonta ao programa da SIC, será escrito pelos três humoristas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que isto não tem nada que ver com a Quinta, porque assim que terminar esticam o Jornal das 8 novamente :haha:  E já foi dito N vezes que não haverá diário à noite, o diário da quinta irá ocupar o horário das 19h, certamente. 

A TVI não disse nada.. sim, na informação comercial não está previsto, mas isso não quer dizer nada.. tudo pode mudar, nao sei xD 
Se o programa tiver sucesso, porque não ter um pequeno diário de 20 minutos? Lembro-me bem que com Belmonte resultou super bem, até tinha um contador "Belmonte, a seguir", podiam perfeitamente fazer isso novamente, mas eles lá sabem...Já nem sei o que se passou depois, mas acho que a TVI acabou por aumentar o diário... o que não concordo nada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais


A TVI não disse nada.. sim, na informação comercial não está previsto, mas isso não quer dizer nada.. tudo pode mudar, nao sei xD 
Se o programa tiver sucesso, porque não ter um pequeno diário de 20 minutos? Lembro-me bem que com Belmonte resultou super bem, até tinha um contador "Belmonte, a seguir", podiam perfeitamente fazer isso novamente, mas eles lá sabem...Já nem sei o que se passou depois, mas acho que a TVI acabou por aumentar o diário... o que não concordo nada.



Exatamente. Como viram que esse "mini diário" estava a resultar bem, decidiram aumentar a duração e acabaram por estragar tudo. Se fossem só esses 20 minutos acho que não tinha qualquer problema.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Daily Show das barracas" soava melhor. :haha: Boa ideia de fazerem isto na TVI, que até agora tem estado a preparar-se muito bem para as eleições. E quanto mais Daily Show melhor, não fosse eu um grande fã do programa (e do Jon Stewart que infelizmente saiu). :laugh: 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda bem que o programa vai ficar na TVI. Mesmo que seja integrado no Jornal das 8 devia começar logo às 21 em ponto para acabar com os "enche-chouriço".
E embora este nome não seja mau (é o estilo deles), também gostava de "Daily Show das Barracas" ou por aí "Daily Show das Feiras", que era perfeito para caracterizar todos os candidatos à caça do voto nesses locais mas um em particular (Paulo Portas ou Paulinho das feiras) :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também cheguei a pensar nisso, mas pelo que se lê na notícia não me parece...

Eles têm respeitado demasiado AUM para agora estragarem tudo por três semanas e com a estreia de CdO. Às vezes parece :haha:, mas eles não andam a comer palha.

Os Gato Fedorento já perderam a piada há muito, não espero grande coisa deste programa, a nível de conteúdo e audiências.

Nem eu.

Se vocês acham que a "função" dos Gato é só ter piada, então nunca perceberam a onda deles... Eles são bem mais que uns brejeiros quaisquer a dizer piadas, eles percebem e interpretam política, com a desculpa do humor perguntam o que os outros não perguntam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No "Esmiuça os Sufrágios" nas entrevistas até parecia que já estava combinado o que iam perguntar e o que o convidado ia responder... não sou fã, mas até acho isto uma boa aposta para esta época de eleições.

Os nomes dos programas deles é que pronto são sempre parvos. Já não sabem o que inventar. Nunca gostei de nenhum...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...