Forbidden Posted March 13, 2016 Posted March 13, 2016 Vocês conheciam isto?! É horrível... https://en.wikipedia.org/wiki/Trepanning 1 Quote
srcbica Posted March 14, 2016 Posted March 14, 2016 há 3 horas, Forbidden disse: Vocês conheciam isto?! É horrível... https://en.wikipedia.org/wiki/Trepanning Eu já tinha ouvido umas coisinhas referentes à parte moderna, por causa do trabalho do Egas Moniz, mas não fazia ideia que já era praticado em tempos antigos/medievais. 2 Quote
Forbidden Posted August 21, 2016 Posted August 21, 2016 (edited) Um video interessante, que fala da versão feminina do KKK (praticamente desconhecida do grande publico) e outras coisas: https://en.wikipedia.org/wiki/Women_of_the_Ku_Klux_Klan#History Edited August 21, 2016 by Forbidden Quote
D23 Posted August 21, 2016 Posted August 21, 2016 On 13/03/2016 at 21:02, Forbidden disse: Vocês conheciam isto?! É horrível... https://en.wikipedia.org/wiki/Trepanning Isso é a trepanação, e consistia em fazer um buraco no crânio, para deixar sair os maus espíritos e purificar a alma, visto que se acreditava que o corpo humano era um "vessel" para a alma, e ao fazer-se um buraco, estava a tentar-se deixar esses maus espíritos saírem. Pobres pessoas, de facto. Vi mts crânios assim, em antropologia biológica. 1 Quote
Forbidden Posted August 21, 2016 Posted August 21, 2016 há 10 minutos, João F. disse: Isso é a trepanação, e consistia em fazer um buraco no crânio, para deixar sair os maus espíritos e purificar a alma, visto que se acreditava que o corpo humano era um "vessel" para a alma, e ao fazer-se um buraco, estava a tentar-se deixar esses maus espíritos saírem. Pobres pessoas, de facto. Vi mts crânios assim, em antropologia biológica. Só de imaginar o sofrimento das pessoas que passaram por essa coisa abjeta, que ato tão barbaro! Mas se até aos anos 60/70 faziam-se lobotomias e davam-se choques elétricos sem anestesia, quanto mais na Idade Média! 3 Quote
Forbidden Posted November 17, 2016 Posted November 17, 2016 (edited) Ler isto é tão arrepiante... " A situação acima foi presenciada pelo fotógrafo Luiz Alfredo da extinta revista O Cruzeiro em 1961 e está descrita no livro-reportagem Holocausto Brasileiro, da editora Geração Editorial, que acaba de chegar às livrarias de todo o País. Ainda que tenha semelhanças com um campo de concentração nazista, o caso aconteceu em um manicômio na cidade de Barbacena, Minas Gerais, onde ocorreu um genocídio de pelo menos 60 mil pessoas entre 1903 e 1980. Apesar de ser uma história recente, o fato de um episódio tão macabro permanecer desconhecido pela maioria dos brasileiros inspirou a jornalista Daniela Arbex. “Eu me perguntei: como minha geração não sabe nada sobre isso?” “Dei esse nome primeiro porque foi um extermínio em massa. Depois porque os pacientes também eram enviados em vagões de carga (ao manicômio). Quando eles chegavam, os homens tinham a cabeça raspada, eram despidos e depois uniformizados”, explica a autora. Daniela não foi a única a comparar Colônia ao holocausto. No auge dos fatos, em 1979, o psiquiatra italiano Franco Basaglia visitou o hospício com a intenção de tentar reverter o que ocorria no local. “Estive hoje num campo de concentração nazista. Em nenhum lugar do mundo presenciei uma tragédia como essa”, disse na ocasião. Daniela contou ainda que a ordem para internação das pessoas na Colônia vinha dos mais influentes da sociedade na época. “Quem decidia é quem tinha mais poder. Teve pessoas que foram enviadas pela canetada de delegados, coronéis, maridos que queriam se livrar da mulher para viver com a amante. Não tinha critério médico nenhum. Tem documento que mostra que o motivo da internação de uma menina de 23 anos foi tristeza”, criticou. Mas a morte dava lucro. A autora do livro conta que encontrou registros de venda de 1.853 corpos, entre 1969 e 1980, para faculdades de medicina. “O que a gente não sabia e conseguimos descobrir, com a ajuda da coordenação do Museu da Loucura, foi que 1.853 corpos foram vendidos para 17 faculdades de medicina do País. O preço médio era de 50 cruzeiros. Dá um total de R$ 600 mil reais, se atualizarmos a moeda. Tem documento da venda de corpos. De janeiro a junho de um determinado ano, por exemplo, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) recebeu 67 peças, como eles mencionavam os corpos”, afirma. Ninguém nunca foi punido pelo genocídio. " http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/mg/2013-07-12/holocausto-brasileiro-60-mil-morreram-em-manicomio-de-minas-gerais.html Outro artigo sobre o assunto: http://justificando.com/2015/03/05/o-holocausto-manicomial-trechos-da-historia-do-maior-hospicio-do-brasil/ " Os números exorbitantes e silenciados (por mais de 50 anos) das execuções sumárias, frias e violentas que ocorreram no hospital Colônia de Barbacena superam, e muito, as mortes registradas e ocultadas na ditadura militar brasileira (dentre índios, camponeses, perseguidos políticos, etc). Superam inclusive os números das mais sangrentas ditaduras da América Latina, Chile com mais de 40 mil e Argentina com mais de 30 mil mortos. Que Estado de Direito atual é esse? Como se pode permitir a prática e a ocultação desse genocídio por mais de 50 anos sem uma resposta estatal efetiva e humanizada para essas vítimas e seus familiares? " Edited November 17, 2016 by Forbidden 1 Quote
Nuno TV Posted November 18, 2016 Posted November 18, 2016 As 100 fotografias mais influentes de sempre da revista TIME. http://100photos.time.com/ 1 Quote
jgsantos Posted November 21, 2016 Posted November 21, 2016 http://www.grandesmedios.com/las-torturas-mas-sanguinarias-y-crueles-de-la-santa-inquisicion/ Quote
Forbidden Posted November 21, 2016 Posted November 21, 2016 (edited) O Governo irlandês pediu na terça-feira, "sem reservas", perdão aos milhares de mulheres enclausuradas em regime de semiescravidão nas "Lavandarias de Madalena", negócios privados geridos na Irlanda por freiras católicas, e prometeu indemnizações para as vítimas sobreviventes. O pedido foi feito pelo primeiro-ministro, Enda Kenny, e mereceu uma ovação das vítimas presentes na Câmara Baixa irlandesa. Enda Kenny pediu, "sem reservas", perdão em "nome do Estado, do Governo e da "cidadania" a todas as mulheres que permaneceram detidas, em regime de semiescravidão, nas lavandarias dos conventos de Maria Madalena, entre 1922 e 1996. O pedido de desculpas do primeiro-ministro seguiu-se a outro, há duas semanas, que não foi aceite pelas vítimas, que reclamavam uma maior assunção de culpa por parte do Estado irlandês. Enda Kenny reconheceu que um mero pedido de "desculpa formal" não basta, pelo que se comprometeu a iniciar o processo para determinar que compensações económicas irão receber as vítimas sobreviventes. Num tom mais contundente do que há duas semanas, o primeiro-ministro irlandês assegurou na terça-feira que as "Lavandarias da Madalena" são uma "vergonha para a nação", ao mesmo tempo que reiterou a implicação direta do Estado no caso. Nas lavandarias, mulheres que sofriam de problemas de diferente índole eram sujeitas a trabalhos forçados e não remunerados e a constantes humilhações, denunciaram vítimas e as suas famílias. Uma investigação governamental, apresentada a 05 de fevereiro, concluiu que dez mil mulheres foram enclausuradas devido a rejeição dos pais adotivos, orfandade, abusos familiares, deficiências físicas e psíquicas, pobreza e atitudes imorais. Segundo o documento, a implicação do Estado irlandês no caso "foi significativa", uma vez que uma quarta parte das mulheres internadas nas dez instituições investigadas foi enviada para estes locais a pedido de diferentes governos. As quatro ordens religiosas que geriam, para benefício próprio, as lavandarias - e às quais o Governo irlandês vai pedir uma contribuição para as indemnizações - são: Irmãs da Misericórdia, Irmãs da Nossa Senhora da Caridade, Irmãs da Caridade e Irmãs do Bom Pastor. Algumas das freiras foram citadas num relatório de 2009, que denunciou milhares de menores abusados sexualmente e torturados física e psicologicamente em instituições estatais administradas por freiras na Irlanda, entre os anos 40 e 90. http://www.dn.pt/globo/europa/interior/irlanda-pede-perdao-por-lavandarias-de-madalena-3062780.html Para quem quiser saber mais sobre este triste tema, pode ser o filme "The Magdalene Sisters" que é muito bom. É chocante como estes abusos aconteceram até há tão pouco tempo atrás... os abusos da Igreja parece não terem fim. Edited November 21, 2016 by Forbidden 1 Quote
TheSecret Posted November 21, 2016 Posted November 21, 2016 O periodo que mais me fascina acho que é o Séc. XVIII... quem me dera viajar no tempo. Mas sinceramente o séc. XX é muito interessante...e não foi assim há tanto tempo, o que é assustador. Quote
jgsantos Posted November 22, 2016 Posted November 22, 2016 http://www.grandesmedios.com/las-5-guerras-mas-cortas/ Quote
Forbidden Posted November 24, 2016 Posted November 24, 2016 Descoberta cidade perdida do Antigo Egito "Uma cidade com mais de 7000 anos foi descoberta por uma equipa de arqueólogos no Egito. Entre as infraestruturas soterradas há e casas e sepulturas, mas também vários fragmentos de cerâmica e ferramentas. " http://expresso.sapo.pt/internacional/2016-11-24-Descoberta-cidade-perdida-do-Antigo-Egito 4 Quote
Forbidden Posted December 28, 2016 Posted December 28, 2016 A descoberta que pode reescrever a história dos Vikings no Novo Mundo Ao que tudo indica, há fortes indícios de um segundo sítio com presença Viking na América do Norte, na ilha canadiana de Newfoundland. Até agora, o primeiro e único povoado Viking confirmado no continente foi o descoberto em 1960, em L’Anse aux Meadows — 500 quilómetros separam um local do outro. http://observador.pt/2016/04/01/descoberta-pode-reescrever-historia-dos-vikings-no-novo-mundo/ --- Eu gostava de perceber porque e que ainda dizem que Colombo "descobriu" o continente americano, quando ele nem sequer foi o primeiro europeu a pisar nesse continente, os Vikings já tinham estado no Canadá séculos antes, como já se tinha descoberto em 1960 com L’Anse aux Meadows. 2 Quote
D23 Posted December 28, 2016 Posted December 28, 2016 há 9 horas, Forbidden disse: A descoberta que pode reescrever a história dos Vikings no Novo Mundo Ao que tudo indica, há fortes indícios de um segundo sítio com presença Viking na América do Norte, na ilha canadiana de Newfoundland. Até agora, o primeiro e único povoado Viking confirmado no continente foi o descoberto em 1960, em L’Anse aux Meadows — 500 quilómetros separam um local do outro. http://observador.pt/2016/04/01/descoberta-pode-reescrever-historia-dos-vikings-no-novo-mundo/ --- Eu gostava de perceber porque e que ainda dizem que Colombo "descobriu" o continente americano, quando ele nem sequer foi o primeiro europeu a pisar nesse continente, os Vikings já tinham estado no Canadá séculos antes, como já se tinha descoberto em 1960 com L’Anse aux Meadows. Se calhar porque não se conhece nenhum descobridor viking. Quote
Forbidden Posted December 28, 2016 Posted December 28, 2016 há 5 minutos, João F. disse: Se calhar porque não se conhece nenhum descobridor viking. Conhece-se sim: https://en.wikipedia.org/wiki/Leif_Erikson Quote
Ana Maria Peres Posted December 28, 2016 Posted December 28, 2016 Hoje estive a ler uns artigos para uma pesquisa e encontrei isto: http://www.dn.pt/mundo/interior/o-envelhecido-clube-de-fas-que-estaline-ainda-tem-na-georgia-5574249.html http://www.dn.pt/mundo/interior/abriu-um-museu-para-limpar-estaline-das-calunias-4949410.html "Abrimos o nosso centro para limpar o nome de Estaline após décadas de calúnias", explicou, em declarações à agência noticiosa francesa AFP, o diretor do centro Guéorgui Kamnev, deputado local e líder do Partido Comunista da região de Penza" "O novo centro pretende atribuir bolsas a estudantes de História, distribuir cartazes e retratos do antigo ditador na cidade, organizar conferências, mesas redondas, festivais e noites literárias dedicadas às conquistas do estalinismo." O que acham disto? Consideram que tal devia de ser permitido? Deve a liberdade de expressão chegar a este ponto - o de vangloriar o segundo maior assassino da História, que matou, torturou e instaurou um clima de medo horrendo? Tentando fazer um paralelismo, e se uma iniciativa destas acontecesse em Portugal? Ou seja, se agora se inaugurasse um museu onde o Estado Novo fosse honrado, mesmo que seja por um número muito pequeno de pessoas, fazendo mesmo propaganda para a sua visita, tentando aumentar o culto daquele regime? Eu creio que é uma resolução muito complicada e algo muito sensível. Por um lado, todos nós devemos ter liberdade de pertença a um clube e ninguém deve impedir tal (ainda que na Constituição Portuguesa seja proibido estabelecer uma organização fascista), mas por outro creio que os ideais são de tal modo anti-democratas, que podem pôr em causa muitos dos valores da atual Democracia.... Não sei, é delicado. 2 Quote
srcbica Posted December 28, 2016 Posted December 28, 2016 há 2 minutos, Ana Maria Peres disse: Hoje estive a ler uns artigos para uma pesquisa e encontrei isto: http://www.dn.pt/mundo/interior/o-envelhecido-clube-de-fas-que-estaline-ainda-tem-na-georgia-5574249.html http://www.dn.pt/mundo/interior/abriu-um-museu-para-limpar-estaline-das-calunias-4949410.html "Abrimos o nosso centro para limpar o nome de Estaline após décadas de calúnias", explicou, em declarações à agência noticiosa francesa AFP, o diretor do centro Guéorgui Kamnev, deputado local e líder do Partido Comunista da região de Penza" "O novo centro pretende atribuir bolsas a estudantes de História, distribuir cartazes e retratos do antigo ditador na cidade, organizar conferências, mesas redondas, festivais e noites literárias dedicadas às conquistas do estalinismo." O que acham disto? Consideram que tal devia de ser permitido? Deve a liberdade de expressão chegar a este ponto - o de vangloriar o segundo maior assassino da História, que matou, torturou e instaurou um clima de medo horrendo? Tentando fazer um paralelismo, e se uma iniciativa destas acontecesse em Portugal? Ou seja, se agora se inaugurasse um museu onde o Estado Novo fosse honrado, mesmo que seja por um número muito pequeno de pessoas, fazendo mesmo propaganda para a sua visita, tentando aumentar o culto daquele regime? Eu creio que é uma resolução muito complicada e algo muito sensível. Por um lado, todos nós devemos ter liberdade de pertença a um clube e ninguém deve impedir tal (ainda que na Constituição Portuguesa seja proibido estabelecer uma organização fascista), mas por outro creio que os ideais são de tal modo anti-democratas, que podem pôr em causa muitos dos valores da atual Democracia.... Não sei, é delicado. Não quero desviar o assunto, mas indo para o assunto do parêntesis, como é que a Constituição não permite organizações fascistas e o PNR existe? 2 Quote
Ana Maria Peres Posted December 28, 2016 Posted December 28, 2016 Agora mesmo, srcbica disse: Não quero desviar o assunto, mas indo para o assunto do parêntesis, como é que a Constituição não permite organizações fascistas e o PNR existe? O PNR não se considera em si fascista. Poderá ser de extrema-direita sim, contudo não se enquadra na teoria fascista, isto porque não defende o autoritarismo. Um partido fascista teria de obrigatoriamente defender o regime do partido único, o que se considera que o PNR não faz (ainda que isto seja na teoria, porque na prática... Não sei, vê-los-ia a rejubilar se tivessem o poder todo nas suas mãos ). 3 Quote
srcbica Posted December 28, 2016 Posted December 28, 2016 há 3 minutos, Ana Maria Peres disse: O PNR não se considera em si fascista. Poderá ser de extrema-direita sim, contudo não se enquadra na teoria fascista, isto porque não defende o autoritarismo. Um partido fascista teria de obrigatoriamente defender o regime do partido único, o que se considera que o PNR não faz (ainda que isto seja na teoria, porque na prática... Não sei, vê-los-ia a rejubilar se tivessem o poder todo nas suas mãos ). Nós felizmente podemos-nos "dar ao luxo" de dizer que não deveremos ver na prática por duas razões: 1ª Os nossos serviços secretos têm dado conta do recado; 2ª O nosso populismo é sobretudo apartidário e apolítico, isto é, quando a malta não está contente, não vai para os extremos; vai para a abstenção. (li esta razão para a extrema-direita não subir em Portugal numa Visão; acho que tem razão). 2 Quote
D23 Posted January 10, 2017 Posted January 10, 2017 (edited) Ed Gein, maltratado pela mãe, com comportamentos efeminados. Tornou-se num dos assassinos mais sádicos do mundo, matou mulheres nos anos 50, arrancava-lhes a pele e fazia candeeiros, cintos, pratos de sopa com os cranios, comia os órgãos. E fazia máscaras com a pele delas, leggings com a pele das pernas, um colete com mamas. Tudo para tentar ser mulher: http://listverse.com/2016/11/03/10-gruesome-items-ed-gein-made-from-corpses/ Os crimes começaram com a morte da mãe, apesar dos mau tratos, ele era obcecado pela mãe dele e depois da morte dela, ficou obcecado em ser ela, indo buscar corpos de mulheres que se parecessem com a mãe dele, a cemitérios e fazendo máscaras e outros acessórios de vestuário com a pele delas. A polícia também encontrou pele humana a forrar o sofá, cadeiras e lábios humanos a servirem de puxador de cortinados. Depois de conhecer a história dele, dá para ver como o fanatismo religioso pode estragar a cabeça de uma pessoa. A mãe dele era luterana fanática, proibia-o de socializar com os outros miudos, era ridicularizado na escola por ter tiques estranhos e femininos, por falar sozinho e rir-se como se estivessem a falar com ele , apesar de estar a falar com ele próprio ( mais tarde foi diagnosticado com esquizofrenia). A mãe odiava o pai dele que era um alcoolico falhado e dizia que o odiava a ele e ao irmão e que eles iam ser tb uns falhados. O irmão apareceu morto sob condições estranhas e há quem diga que foi ele que o matou, para ter a mãe só para si. Ela dizia-lhe que todas as mulheres eram prostitutas e obras do diabo. Que o alcool era obra do diabo e que o mundo era um sitio imoral. Ainda reservava algum tempo, durante a tarde, para ler a Bíblia para os filhos, escolhendo partes do Antigo Testamento sobre morte, assassínios e castigos divinos. para saberem mais: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ed_Gein Ed_Gein este homem inspirou mais tarde, a criação do personagem Leatherface, do Massacre no Texas. Edited January 10, 2017 by Faded 1 Quote
Ambrósio Posted January 10, 2017 Posted January 10, 2017 @João F. Não conhecia esse senhor, muito menos a sua história. Nem sei o que dizer disso, é arrepiante Quote
Forbidden Posted January 10, 2017 Posted January 10, 2017 Já conhecia, muitos dos serial killars do cinema foram inspirados nele, nomeadamente o Norman Bates. 1 Quote
D23 Posted January 10, 2017 Posted January 10, 2017 há 10 minutos, Ambrósio disse: @João F. Não conhecia esse senhor, muito menos a sua história. Nem sei o que dizer disso, é arrepiante Mesmo, o que uma mente perturbada e um fraco desemvolvimento social, aliado a muita pressão para ser "normal", podem fazer a alguém que se sente deslocado, apesar de toda a m*rda que ele fez, eu consigo sentir pena por ele e perguntar-me se nesse tempo já houvesse Psicologia como há hoje, e mudança de sexo, se ele ainda se teria tornado num assassino tão sádico. O problema dele, parece-me ser derivado de "mummy issues". Falta de afeto, rejeição, bullying. A esquizofrenia pode ter-se desenvolvido apartir desse ambiente, pois há teorias que dizem que as doenças do foro pisoclógico podem ser infleunciadas por factores externos, como a cultura, o ambiente em que a pessoa se desenvolve, as interações com as pessoas (ou a falta delas, neste caso o isolamento religioso). 1 Quote
srcbica Posted January 24, 2017 Posted January 24, 2017 http://rum.pt/news/afinal-como-nasceu-a-rivalidade-entre-guimaraes-e-braga Podia estar mais bem desenvolvido. 1 Quote
Bloody Posted January 27, 2017 Posted January 27, 2017 No dia 27 de janeiro de 1945 (há 72 anos), as forças aliadas libertaram o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau. Hoje, comemora-se o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. 3 Quote
Recommended Posts
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.