Jump to content

Recommended Posts

Posted

Fez hoje precisamente 30 anos (29 de abril de 1996) que depois de um período de 5 anos e 7 meses como Canal1, a RTP voltou a denominar-se RTP1.

A trilha sonora e os idents dos anos seguintes foram dos melhores da história da RTP1 (pelo menos para mim):

• Love 7
Posted

Quase que me esquecia. Os telespectadores e a própria RTP 1 achavam que a marca Canal 1 era demasiado comercial, e a TV2 tinha sido desgastada por causa dos formatos de 1992 e 1994.

Em 2026, o que resta do grafismo da RTP 1 de 1996 está no genérico de entrada e saída da Fé dos Homens, que tem a cara do Edson Athayde, mas tinha o pano azul da RTP 1, e não o laranja da RTP 2.

• Like 2
Posted

Quero muito ver o Depois do Adeus. Porque e que essa serie nunca esta disponível em lado nenhum? E salvo erro a RTP Memoria tambem ja na exibe ha alguns anos

Posted

Mais um lost media revelado, o último relógio analógico da RTP 1 precisamente na fase Rangel com o grafismo de transição, daí a pouco mais de um mês fora substituído por um relógio totalmente digital.

E, por acaso, lembro-me mas é do relógio analógico do Porto, ainda em 2001, e já com publicidade ao Skip.

Também lembro-me vagamente dos mapas do tempo do grafismo de 2001, e achava que eram os da SIC Notícias

• Like 5
Posted
há 24 minutos, ATVTQsV disse:

Mais um lost media revelado, o último relógio analógico da RTP 1 precisamente na fase Rangel com o grafismo de transição, daí a pouco mais de um mês fora substituído por um relógio totalmente digital.

E, por acaso, lembro-me mas é do relógio analógico do Porto, ainda em 2001, e já com publicidade ao Skip.

Também lembro-me vagamente dos mapas do tempo do grafismo de 2001, e achava que eram os da SIC Notícias

Continuo a gostar muito deste estúdio. Menos do facto de os oráculos serem raros. 

Pelos créditos finais, o José Fragoso era diretor-adjunto da informação nesta altura. 

• Like 3
Posted

este estúdio e grafismo foi feito na primeira era do José Rodrigues dos Santos como diretor de informação, com ajuda da BBC

depois o JRS demitiu-se ou foi demitido com a entrada do Rangel para diretor-geral, que trouxe também o Fragoso para a RTP como adjunto 

Posted

o Miguel Dias terá sido escolhido para apresentador desse concurso por cunha da sua amiga produtora Teresa Guilherme?

Posted

Alguém aqui sabe se existia algum tipo de acordo operacional entre a TV Tupi e a RTP em 1980? pus o vídeo de uma edição de 13/06/1980 do Jornal Tupi com os festejos de Santo Antônio em Lisboa. Chama a atenção a locução em português de Portugal com a informação quebrada (ele fala tão somente de 450 contos, pelo que entendi, o que não é comum, já que o telejornalismo brasileiro sempre contextualiza o valor da moeda estrangeira ou, no máximo, informa o valor em dólares). 

Posted
há 4 horas, Unrav disse:

o Miguel Dias terá sido escolhido para apresentador desse concurso por cunha da sua amiga produtora Teresa Guilherme?

O Miguel Dias sempre foi presença assídua nos projectos da Teresa Guilherme como produtora, no entretenimento ou na ficção (e mesmo sem ser produtora, como no SS onde escrevia os guiões).

Não lhe vou chamar cunha porque apesar de tudo é alguém que tem o seu valor, mas este Só Números mostrou que era algo limitado na apresentação, embora já tivesse alguma experiência na SIC. O formato também não era grande coisa. Eu lembro-me que adorava só por causa do Mambo N.º 5. :mosking:

• Like 3
Posted

Eu era criança, também gostava e, na minha ingenuidade, achava que o concurso deveria ser um grande sucesso de audiências. 

• Like 2
Posted
há 19 horas, Unrav disse:

este estúdio e grafismo foi feito na primeira era do José Rodrigues dos Santos como diretor de informação, com ajuda da BBC

depois o JRS demitiu-se ou foi demitido com a entrada do Rangel para diretor-geral, que trouxe também o Fragoso para a RTP como adjunto 

JRS demitiu-se antes de Rangel entrar, com quem tinha um contencioso, a 14 de setembro de 2001. Rangel foi anunciado como Director-Geral de Antena a 20 de setembro. A 8 de setembro tinha sido anunciada a sua saída da SIC, foi portanto um processo muito rápido.

Já Fragoso era um dos "homens de mão" de Rangel, que trouxe da SIC para a direcção da RTP. O mesmo se passou com António Borga (director do canal 1), Helena Forjaz (directora-adjunta para a programação), e Maria José Nunes (directora-adjunta para a Produção). Todos vieram da SIC.

• Like 4
Posted
há 1 hora, AG. disse:

JRS demitiu-se antes de Rangel entrar, com quem tinha um contencioso, a 14 de setembro de 2001. Rangel foi anunciado como Director-Geral de Antena a 20 de setembro. A 8 de setembro tinha sido anunciada a sua saída da SIC, foi portanto um processo muito rápido.

Já Fragoso era um dos "homens de mão" de Rangel, que trouxe da SIC para a direcção da RTP. O mesmo se passou com António Borga (director do canal 1), Helena Forjaz (directora-adjunta para a programação), e Maria José Nunes (directora-adjunta para a Produção). Todos vieram da SIC.

E o grafismo de 2001-02 não foi um "grafismo de transmissão", já que foi lançado no inicio de setembro de 2001 (com a campanha "Super Setembro").

• Like 2
Posted
há 15 minutos, FraisesSucrées disse:

Intervalos do dia 12 de Julho de 2000

Inclui O Tempo

Estrelas do Mar, uma de várias tentativas de repetir o sucesso do Cantigas da Rua. Neste caso, também com produção da Teresa Guilherme, e com um cantor enquanto apresentador, Miguel Gameiro (e Miguel Dias, claro). Terá sido mais um dos muitos flops que a RTP1 acumulava por essa altura. Curiosamente nunca foi exibido na RTP Memória.

• Like 3
Posted
há 1 hora, miguelalex23 disse:

Estrelas do Mar, uma de várias tentativas de repetir o sucesso do Cantigas da Rua. Neste caso, também com produção da Teresa Guilherme, e com um cantor enquanto apresentador, Miguel Gameiro (e Miguel Dias, claro). Terá sido mais um dos muitos flops que a RTP1 acumulava por essa altura. Curiosamente nunca foi exibido na RTP Memória.

Eis o programa Estrelas Do Mar desse dia

Assim como o 24 Horas com Ana Ribeiro

E o RTP Economia com Rui Alves Veloso

• Like 2
Posted

Em virtude da morte de Cândido Mota, um excerto do último Roda da Sorte com ele enquanto narrador e com o Herman José a disparar uma caçadeira em estúdio, destaca-se o Cândido Mota a rir-se às gargalhadas a cada disparo :lol:

Muito épico :riso: Pena não ter vivido muito nestes tempos, os anos 90 foram realmente o auge da TV portuguesa!

• Like 1
  • Love 3
Posted
há 1 hora, Max30 disse:

Em virtude da morte de Cândido Mota, um excerto do último Roda da Sorte com ele enquanto narrador e com o Herman José a disparar uma caçadeira em estúdio, destaca-se o Cândido Mota a rir-se às gargalhadas a cada disparo :lol:

Muito épico :riso: Pena não ter vivido muito nestes tempos, os anos 90 foram realmente o auge da TV portuguesa!

Não foi isento de criticas este momento, a começar por ele ter levado uma arma para o estudio e isto ter sido emitido num horario de consumo geral (com crianças a ver etc).... alem da destruição dos electrodomesticos que depois tentaram desculpar que eram apenas modelos de exposição e não aparelhos para venda.

Hoje em dia cairia o carmo e a trindade com tal evento. :dog:

Fora isso... os anos 90 foram a loucura na tv. :asciidity:

• Like 5
Posted
há 21 horas, Max30 disse:

Da Roda da Sorte já praticamente não tenho memórias, nem deste lendário último programa. 

Ainda sobre Cândido Mota, do que lembro muito bem é do sucessor Com a Verdade M’Enganas. Amava de verdade os dois genéricos - o inicial e o final. Sobretudo o final que tinha um efeito de “fade out” do programa muito bom, a partir das despedidas na “cabine de som” de onde estava o Cândido (julgo que no Roda da Sorte ele não aparecia, era apenas voz-off) e se juntavam o Herman e a Ruth Rita (que já cá não está infelizmente também).

Lembro-me também de fazer um esforço para apanhar o programa na tv vindo a correr da escola primária, sozinho, com os meus seis/sete anos (anos 90 eram assim!), pois a dada altura o concurso foi atirado mais para o meio da tarde. Calculo que a nível de audiências a coisa deve ter começado a fracassar.

De resto, ele é das melhores vozes que ouvi em televisão (na rádio já não o apanhei). Tinha um timbre inconfundível - sem a mais pequena falha - e notava-se o extremo rigor com a pronúncia de palavras e nomes estrangeiros. Pena todo este rigor já não existir nos media, onde cada vez mais é tudo à lei do menor esforço. Obrigado por tudo Cândido!

• Like 4
Posted
há 12 horas, AG. disse:

Lembro-me também de fazer um esforço para apanhar o programa na tv vindo a correr da escola primária, sozinho, com os meus seis/sete anos (anos 90 eram assim!), pois a dada altura o concurso foi atirado mais para o meio da tarde. Calculo que a nível de audiências a coisa deve ter começado a fracassar.

Eu tenho a noção de que o formato 100% nacional não tinha a mesma carga da Roda da Sorte

Posted

Excerpto do especial acerca da inauguração do Estádio José de Alvalade intitulado "Alvalade XXI" - isto no dia 3 de Agosto de 2008:

• Like 3
Posted
há 5 horas, LAboy 456 disse:

Excerpto do especial acerca da inauguração do Estádio José de Alvalade intitulado "Alvalade XXI" - isto no dia 3 de Agosto de 2008:

Era uma antevisão (faltam 3 dias logo deve ter sido um programa intercalar), logo não era o especial do próprio dia (que seria o dia 6)

Posted
há 14 horas, LAboy 456 disse:

O meu namorado tem o DVD desta emissão! Narração por Jorge Gabriel

Posted
há 20 horas, ATVTQsV disse:

Era uma antevisão (faltam 3 dias logo deve ter sido um programa intercalar), logo não era o especial do próprio dia (que seria o dia 6)

Penso que era uma antevisão que normalmente dava a seguir ao Telejornal, pelas 21:00.

• Like 2