Jump to content

Recommended Posts

Posted (edited)

Não sabia que a RTP chegou a utilizar em 2007 o Google para traduzir o site. Mas quando o sistema traduz Paulo Portas para Pablo Doors, é sinal que mais valia não ter aquilo disponível :manas:

Também não sabia que nos primeiros tempos do grafismo de 2007, utilizavam a identidade sonora do grafismo de 2004.

Edited by User3468
  • LOL 1
Posted (edited)

Sexta-Feira, 29 de Novembro de 1985 - o dia em que a RTP exibiu o filme "O monstro da lagoa negra" (1954como uma (tão anunciada e falada) emissão experimental em 3D:

Aqui está, portanto, um excerpto de como se via o filme... se não estivessem a usar os óculos 3D que eram fornecidos pela RTP

Edited by LAboy 456
  • Like 3
  • Shock 1
Posted
há 1 minuto, LAboy 456 disse:

29 de Novembro de 1985 - o dia em que a RTP decidiu fazer a tão falada experiência em 3D ao transmitir o filme "O monstro da lagoa negra" (1954):

Tomara que houvesse a introdução daquilo (se houve um anúncio antes da emissão) e o fecho a seguir. Acho que só há este excerto

Posted
agora mesmo, LAboy 456 disse:

29 de Novembro de 1985 - o dia em que a RTP decidiu fazer uma experiência :

há 1 minuto, ATVTQsV disse:

Tomara que houvesse a introdução daquilo (se houve um anúncio antes da emissão) e o fecho a seguir. Acho que só há este excerto

Lembro-me que em dezembro de 2018, o @afonsogageiro tinha posto um screencap da apresentação da emissão feita pela Helena Ramos, não dá para o @GP - MT meter isso também.

• Like 1
Posted
há 1 hora, Vascof2001 disse:

Lembro-me que em dezembro de 2018, o @afonsogageiro tinha posto um screencap da apresentação da emissão feita pela Helena Ramos, não dá para o @GP - MT meter isso também.

Essa apresentação também existe, e não está descartada essa hipótese 😉

há 1 hora, ATVTQsV disse:

O filme está completo. Pelo copyright, resolvi colocar apenas 1 minuto (onde desse para ver bem o efeito visual).

• Like 2
Posted
há 2 minutos, GP - MT disse:

Essa apresentação também existe, e não está descartada essa hipótese 😉

O filme está completo. Pelo copyright, resolvi colocar apenas 1 minuto (onde desse para ver bem o efeito visual).

A cassete acaba logo no fim do filme, logo, sem a grelha do dia 30?

• Like 1
Posted (edited)
há 11 minutos, ATVTQsV disse:

A cassete acaba logo no fim do filme, logo, sem a grelha do dia 30?

Segundo as estatísticas da emissão, a locução de fecho com a grelha, que foi com a Fátima Medina, foi a seguir ao Último Jornal e entre o fecho e a apresentação do filme houve o último intervalo publicitário do dia.

Edited by Vascof2001
  • Like 1
  • Shock 1
Posted
há 1 minuto, Vascof2001 disse:

Segundo as estatísticas da emissão, a locução de fecho com a grelha, que foi com a Fátima Medina, foi logo antes do filme começar e a seguir ao Último Jornal.

Logo o hino deve ter dado depois do filme. Arranjo estranho

Posted
On 11/04/2026 at 19:55, User3468 disse:

Também não sabia que nos primeiros tempos do grafismo de 2007, utilizavam a identidade sonora do grafismo de 2004.

Não era assim em todos os programas da altura. Lembro-me que já de Janeiro a Março, havia programas que tinham a nova sonoridade no separador de produção. Mas lembro-me também da RTP ter espalhado e ter criado um separador "artificial": separador novo, tema de 2007.

Confesso que cheguei a ter algum medo do separador de produção de 2004, principalmente a versão "a meio gás" (e que não tinha o fundo todo azul, ou seja, a parte de cima estava "escura", até cheguei a ter um pesadelo com isso onde estava "preso" na versão normal do separador precisamente quando veio o grafismo :riso_fatima:

E lembro-me que quando a RTP começou a dar Regresso a Sizalinda. A novela era de 2007, mas esteve três anos na gaveta. Resultado: este separador daqui

mas com o copyright datado de 2007. A RTP inseriu aquilo à pressa, dado que as cópias nos arquivos da RTP tinham o separador original.

E hoje sonhei com a RTP 1 a usar, já em 2005, o tema do separador de produção em separadores do canal, intervalos e tal, e tudo muito escuro :rindo_bb:

On 11/04/2026 at 19:55, User3468 disse:

Não sabia que a RTP chegou a utilizar em 2007 o Google para traduzir o site. Mas quando o sistema traduz Paulo Portas para Pablo Doors, é sinal que mais valia não ter aquilo disponível :manas:

Lembro-me daquilo. Naquela altura o tradutor do Google espalhava-se ao comprido, lembrava tudo o que o Babelfish já foi.

Ainda no fim-de-semana fui a alguns sites de serviços meteorológicos estrangeiros (França e Hungria) e o Google traduziu para português "Sines" como "Seios". Não estou a gozar.

O site da RTP mudou por volta de Abril-Maio de 2007, semanas depois daquele programa da Voz do Cidadão.

Posted
há 21 horas, FraisesSucrées disse:

Dia 7 de Julho de 1998

Herman 98

Contra-Informação

Intervalos

Dia da primeira meia-final do Mundial 98, Brasil 1-1 Holanda, que só foi decidida nos penaltis (vitória do Brasil por 4-2). Por essa razão o resto da grelha foi toda para o ar tardíssimo, com o Herman 98 a terminar para lá das 2h. Deveria ter dado às 22h50, deve ter começado já depois da meia-noite. Por curiosidade, a parte que deu depois das 2h (e que entrou para os dados de dia 8) conseguiu 64,6% de share. O 24 Horas só começou às 3h01 e fez 61% de share.

O Brasil x Holanda fez 19,3% / 53,6%. 

• Thanks 4
Posted (edited)
há 17 horas, miguelalex23 disse:

Dia da primeira meia-final do Mundial 98, Brasil 1-1 Holanda, que só foi decidida nos penaltis (vitória do Brasil por 4-2). Por essa razão o resto da grelha foi toda para o ar tardíssimo, com o Herman 98 a terminar para lá das 2h. Deveria ter dado às 22h50, deve ter começado já depois da meia-noite. Por curiosidade, a parte que deu depois das 2h (e que entrou para os dados de dia 8) conseguiu 64,6% de share. O 24 Horas só começou às 3h01 e fez 61% de share.

O Brasil x Holanda fez 19,3% / 53,6%. 

E mesmo assim ainda anunciaram o 24 Horas para as 2:35, tendo Reportagem sido suprimida (estava previsto começar às 00:40, segundo a grelha prevista disponível no arquivo do Avante).

Não sei que contas fizeram porque como dizes deve ter tudo começado uma hora mais tarde ou perto disso: Telejornal (23:00 em vez de 22:00), Cais do Oriente (23:30 em vez de 22:30), Herman 98 (23:50 em vez de 22:50), Mundial 98 (2:30 em vez de 1:40, com a supressão de Reportagem "ganhou-se" uns 10 minutos), 24 Horas (3:00 em vez de 2:10). 

Edited by AG.
  • Like 4
Posted (edited)

Do dia 31 de Julho de 1999

Sexto Sentido 
(uma espécie de sucessor do "86-60-86")

Intervalos

Intervalos do dia 25 de Setembro de 1999 (durante o filme "Splash - A Sereia")

Edited by FraisesSucrées
  • Like 2
Posted

Deu hoje no Telejornal uma reportagem sobre eventos de 1973 e dizia que a RTP fechava às 23 horas.

Como? A RTP normalmente fechava à meia-noite, e um fecho às 23 só me lembra a semana dos três dias que houve no Reino Unido por causa do racionamento da energia e da greve nas minas (entre Novembro de 1973 e Fevereiro de 1974, salvo Natal e passagem de ano) onde os três canais que havia na altura (BBC 1, BBC 2, ITV) tinham que encerrar, sim ou sim, às 22:30.

Também passaram imagens da Maria Elisa, que creio só ter entrado em 1974? bem como do diapositivo de fecho de emissão do primeiro período (tiraram das eleições legislativas de 1976), também a RTP não tem um encerramento da época a preto e branco nos arquivos (só o vídeo do hino nacional, mas passado tantos anos de Conta-me Como Foi, ainda não apareceu o ficheiro).

Posted (edited)
há 40 minutos, ATVTQsV disse:

Deu hoje no Telejornal uma reportagem sobre eventos de 1973 e dizia que a RTP fechava às 23 horas.

Como? A RTP normalmente fechava à meia-noite, e um fecho às 23 só me lembra a semana dos três dias que houve no Reino Unido por causa do racionamento da energia e da greve nas minas (entre Novembro de 1973 e Fevereiro de 1974, salvo Natal e passagem de ano) onde os três canais que havia na altura (BBC 1, BBC 2, ITV) tinham que encerrar, sim ou sim, às 22:30.

Também passaram imagens da Maria Elisa, que creio só ter entrado em 1974? bem como do diapositivo de fecho de emissão do primeiro período (tiraram das eleições legislativas de 1976), também a RTP não tem um encerramento da época a preto e branco nos arquivos (só o vídeo do hino nacional, mas passado tantos anos de Conta-me Como Foi, ainda não apareceu o ficheiro).

A Maria Elisa entrou por via do concurso para locutores que houve em 1971/72, juntamento com o Eládio Clímaco, o Fernando Balsinha, a Maria Margarida, o António Santos, etc.

Pela qualidade, o fecho parece-me mais das emissões dos dias a seguir ao 25 de Novembro, coordenadas no Porto devido ao que chamo de "quarentena" que se impos no Lumiar.

Já as imagens de bastidores são de 1973:

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/meios-tecnicos-da-rtp/

Edited by Vascof2001
  • Like 2
Posted (edited)

Peguei nalgumas edições do DL de 1973 (das que estão disponíveis) só para ver a que horas fechava para comprovar a minha teoria de ser próximo da meia-noite.

5 de Fevereiro (segunda): fecho à 00:10 (às 22 davam Columbo, a primeira temporada, às segundas antes da quarta edição do Telejornal), depois da meia-noite
17 de Fevereiro (um sábado, só para desenjoar): 00:05, depois da meia-noite
19 de Março (segunda): 23:50, antes da meia-noite (convém lembrar que a duração dos capítulos da série Columbo variava)
28 de Março (quarta): 23:40, antes da meia-noite
25 de Abril (quarta): 23:50, antes da meia-noite
18 de Junho (segunda): 23:50, antes da meia-noite
15 de Outubro (segunda): 23:40, antes da meia-noite

Era comum a RTP 1 encerrar depois das 23:30, mas não sei de onde tiraram a suposição de que encerravam às 23:00, mais cedo ainda (a RTP 2 fechava perto das 23:30). Estariam a confundir com a crise energética do início dos anos 80?

ACTUALIZAÇÃO: Apanhei o fim da reportagem fora de contexto. Era sobre a primeira crise petrolífera, a de 1973, que desencadeou uma inflação que só estaria resolvida no início dos anos 90. A decisão de encerrar a televisão às 23 horas foi em Janeiro de 1975.

Edited by ATVTQsV
Posted
há 27 minutos, ATVTQsV disse:

Peguei nalgumas edições do DL de 1973 (das que estão disponíveis) só para ver a que horas fechava para comprovar a minha teoria de ser próximo da meia-noite.

5 de Fevereiro (segunda): fecho à 00:10 (às 22 davam Columbo, a primeira temporada, às segundas antes da quarta edição do Telejornal), depois da meia-noite
17 de Fevereiro (um sábado, só para desenjoar): 00:05, depois da meia-noite
19 de Março (segunda): 23:50, antes da meia-noite (convém lembrar que a duração dos capítulos da série Columbo variava)
28 de Março (quarta): 23:40, antes da meia-noite
25 de Abril (quarta): 23:50, antes da meia-noite
18 de Junho (segunda): 23:50, antes da meia-noite
15 de Outubro (segunda): 23:40, antes da meia-noite

Era comum a RTP 1 encerrar depois das 23:30, mas não sei de onde tiraram a suposição de que encerravam às 23:00, mais cedo ainda (a RTP 2 fechava perto das 23:30). Estariam a confundir com a crise energética do início dos anos 80?

ACTUALIZAÇÃO: Apanhei o fim da reportagem fora de contexto. Era sobre a primeira crise petrolífera, a de 1973, que desencadeou uma inflação que só estaria resolvida no início dos anos 90. A decisão de encerrar a televisão às 23 horas foi em Janeiro de 1975.

Também mencionaram as restrições impostas a partir de junho de 1979. Na grelha desse verão, as emissão da RTP1 de segunda a sexta eram das 19 até às 23h15, aos sábados era a partir das 17 e aos domingos a partir das 13h30. O Sumário só dava aos fins de semana.

Depois houve a imposição de fechar as emissões às 23h em 1981 e 1983, mas isso foi devido às graves secas ocorridas nos Invernos de 1980/81 e de 1982/83.