Jump to content

Recommended Posts

Posted

Engraçado que a contagem decrescente para 1998 anunciou "Feliz Expo 98" em vez de "Feliz 1998" 
 

Não me recordo bem, mas será que na passagem de 2003, algumas das televisões anunciou como "Feliz Euro 2004"? 

  • Like 4
Posted
há 25 minutos, FraisesSucrées disse:

Engraçado que a contagem decrescente para 1998 anunciou "Feliz Expo 98" em vez de "Feliz 1998" 
 

 

Foi precisamente por terem patrocinado o evento com um ano de antecipação

Posted (edited)

Emissão do Canal 1 na Quarta-Feira, 15 de Setembro de 1993

- Intervalos durante e após a exibição do filme "Assalto ao aeroporto 2" (1990) na rúbrica "Lotação esgotada":

- O "24 horas" desse dia:

- Intervalo após o mesmo que inclui "Bolsa dia à dia""O tempo" (de referir que os últimos 35 segundos deste link são o fim de emissão desse dia - portanto, está (infelizmente) incompleto):

 

Edited by LAboy 456
  • Like 2
Posted
On 12/02/2026 at 21:25, valentin89000 disse:

Penso que se trata de uma das primeiras transmissões em PAL PLUS da RTP1 (a menos que já existissem também na época do Canal 1?)
Dia 17 de dezembro de 1997.

 

Citei-te outra vez e não, não é do autocolante fajuto na mira técnica. É de achares que a RTP fez experiências em PAL Plus nos tempos do Canal 1, quando a TVI já o fazia. Não houve um tempo em que o Canal 1/RTP 1 e a TVI tinham PAL Plus (na TVI da altura lia-se PAL Plâççe, olha que chique) e acho que as emissões da TVI acabaram meses antes das da RTP como um todo começarem.

Posted

A RTP usava muito este tipo de letra (esqueci o nome mas tinha num dos portáteis que tinha em 2012)

Acho que isto explica o porquê do Esférico Rolando Sobre a Erva ter a mesma fonte: ambos eram programas de futebol. O Herman brincava com os equipamentos da RTP e até chegou a usar as rotuladoras.

 

  • Like 1
Posted (edited)
On 21/02/2026 at 16:09, LAboy 456 disse:

Emissão do Canal 1 na Quarta-Feira, 15 de Setembro de 1993

- Intervalos durante e após a exibição do filme "Assalto ao aeroporto 2" (1990) na rúbrica "Lotação esgotada":

- O "24 horas" desse dia:

- Intervalo após o mesmo que inclui "Bolsa dia à dia""O tempo" (de referir que os últimos 35 segundos deste link são o fim de emissão desse dia - portanto, está (infelizmente) incompleto):

 

Mais uma gravação do Assalto ao Aeroporto 2 (Lusitânia e Ricardo Loureiro já o haviam partilhado) que aparece por aqui.

há 7 horas, ATVTQsV disse:

A RTP usava muito este tipo de letra (esqueci o nome mas tinha num dos portáteis que tinha em 2012)

Acho que isto explica o porquê do Esférico Rolando Sobre a Erva ter a mesma fonte: ambos eram programas de futebol. O Herman brincava com os equipamentos da RTP e até chegou a usar as rotuladoras.

 

Quando era miúdo e vi pela primeiras vezes os genéricos do Tal Canal pensei que era a "gozar" com os da RTP, de toscos que eram. Afinal, vai-se a ver e eram quase "decalques" dos programas que queria parodiar. Eu que erradamente achava que a RTP já era mais evoluída nesse aspecto.

PS: Essa emissão de Assalto ao Aeroporto creio que foi a estreia em televisão.

Edited by AG.
  • Like 1
Posted

Quando vi pela primeira vez o genérico do Informação 3 (claramente baseado no genérico de 1982 do Telejornal que era inserido ou num vídeo gravado ou no estúdio em directo) em 2006, numa peça relativa aos 49 anos da RTP no Jornal da Tarde que foi ao ar incompleta e sem som, achava que era o nome do terceiro noticiário da RTP 1

E depois descobri em imagens de arquivo (sem ir à net) na altura que havia um Informação 2

Eu achava que havia uma altura, tipo Jornal da RTP 1 (1978) em que os nomes dos noticiários foram mudados para:

Primeiro Jornal/Jornal da Tarde: Informação 1
Telejornal: Informação 2
24 Horas: Informação 3

Apanhei tudo deslocado do seu verdadeiro contexto, porque quando vi pela primeira vez achava que o Informação 3 era a sério e não a gozar

Depois descobri o balde de água fria: o Informação 3 era uma mistura do Telejornal com Informação 2 (daí o nome, o 3 era uma referência ao nome protótipo Terceiro Canal que não sei onde é que estava registado para o Herman mudar para O Tal Canal) e nunca houve Informação 1, nem na fase em que havia emissão ao meio-dia. Depois descobri que a RTP 1 tinha o Primeiro Jornal na hora do Jornal da Tarde (antes da RTP 2).

O desconhecimento que tinha nos anos 2000 quando era criança face ao passado da televisão portuguesa, nos tempos antes mesmo da primeira geração de arquivistas nacionais no YouTube, levava-me a crer em teorias bizarras. Eu até achava que o genérico de 1988 do Jornal de Sábado, aquele do globo pixelizado que vi numa peça de homenagem a um jornalista na TVI em 2007, chegou a ser o genérico do próprio Telejornal :riso_fatima:

Posted

Afinal o separador de Natal da RTP 1, que achava que existia nas promos, tinha versão completa

Tem também os da passagem de ano, inéditos no YouTube

  • Like 1
Posted

O programa Prova Oral era emitido em simultâneo com a Renascença (pela lógica, devia ser com a Antena 1)

Acho que era por causa do programa servir como o primeiro debate para as Presidenciais de 1996, e a Renascença estava envolvida na sua produção?

  • Like 1
  • Shock 1
Posted

Saudades de ouvir este bop sempre que havia tempos para preencher ou falhas na emissão.
 

 

Estes hinos com as caras da estação e aquela coisa da "família RTP/SIC/TVI", que é uma ideia que as estações gostam muito de vender, costumam ser um bocadinho foleiros, mas acabavam por ser eficazes como forma de aproximação a algum público mais fiel. Sinto que faz falta algo assim na RTP há muitos anos.

  • Like 2
  • Love 2
Posted
há 10 minutos, miguelalex23 disse:

Saudades de ouvir este bop sempre que havia tempos para preencher ou falhas na emissão.
 

 

Estes hinos com as caras da estação e aquela coisa da "família RTP/SIC/TVI", que é uma ideia que as estações gostam muito de vender, costumam ser um bocadinho foleiros, mas acabavam por ser eficazes como forma de aproximação a algum público mais fiel. Sinto que faz falta algo assim na RTP há muitos anos.

Ainda me lembro da RTP 1 em 2013 preencher tempo de emissão com o hino foleiro da equipa da Antena 3 para os 56 anos da RTP. Na altura achava aquilo chato e preferia mais que voltassem aos interlúdios das paisagens (juro que cheguei a apanhar um destes na RTP 2 num intervalo do Desporto 2 em 2001), até a RTP tinha um desta fase com o material obtido para os separadores e que chegou a ser usado em vários canais.

Sabe aqueles vídeos quilométricos de horas a fio em 4K de drones a sobrevoarem cidades? A RTP podia usar aquilo para falhas técnicas :P

  • Like 4
Posted

7b17195bb5f45ea2ce6388fdcdb781cearq.jpg?

13 dos 26 episódios da série infantil "A Pandilha Do Tomé" estão disponíveis na RTP Arquivos, a saber aqueles da segunda metade da série de Janeiro a Março de 1991, faltando os da da primeira metade, exibidos entre Setembro e Dezembro de 1990. A série dava aos domingos no espaço Canal Jovem da RTP1.

A série com os bonecos que o seu criador Eurico Ferreira chamava de "marioches" também o mais recente artigo do Brinca Brincando

Eu lembro-me que a música de abertura foi utilizada noutros programas da RTP, mas não me lembro bem quais. 
 

  • Love 1
Posted

Do dia 2 de Maio de 1996 (na primeira semana do rebranding geral da RTP desse ano)

Excerto do primeiro programa "Maria Elisa", com o tema "Casamento vs. União De Facto" 
 

24 Horas com Ana Ribeiro

O Tempo

Intervalos

 

 

 

  • Like 2

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...