Jump to content

Santa Bárbara


Mr. Carter

Posts Recomendados

há 4 minutos, Magy disse:

Eu gostei muito de toda a cena da fuga. Pela primeira vez achei que o tempo lento da novela serviu verdadeiramente para alguma coisa. Foi uma fuga bem explicada, bem realizada, bem representada, feita no tempo certo, sem pressas e incongruências.

Vi que houve alguém a questionar o porquê das portas não estarem trancadas. Bom... Eu sei que não é o mesmo que um hospital psiquiátrico (também nunca entrei em nenhum), mas posso dizer-vos que num hospital público (onde eu passei um mês internada), as portas também nunca estiveram trancadas. Nem das enfermarias, nem as de acesso a corredores, elevadores nem a da rua. Apenas o portão geral era fechado (porque a entrada de ambulâncias é feita por outro lado (inclusivamente, pelo andar onde eu estava internada). Se me desse na cabeça podia vestir a minha roupa e sair pelas urgências. Claro que há seguranças, mas há portas abertas e as enfermarias não são trancadas. Outro exemplo que posso dar é o Lar onde o meu avô esteve. As portas dos quartos não eram trancadas, nem as portas que limitam a zona de dormir e a zona "pública". Apenas a porta da rua era trancada, mas com a chave na porta. Não sei se em todos os hospitais e Lares são assim, mas acho que o facto de não serem trancados é também uma questão de segurança. Se acontece alguma coisa (incêndio, fuga de gás, sei lá)  os doentes correm risco de ficar trancados nos quartos/enfermarias sem possibilidade se se salvarem. É para isso que há os seguranças/enfermeiros, para vigiarem.

Sim, mas aquilo é privado, além do mais ninguém lá quer saber das leis, porque não fecharem as portas a noite?! Não é pior do que darem choques elétricos sem autorização, ou internarem pessoas sem autorização do tribunal e ninguém falar nisso.

E não é uma grande coincidência o Gonçalo ir lá ter logo na altura em que elas iam fugir?! Será que tem telepatia?!

Editado por Forbidden
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 24 minutos, Pamsf998 disse:
  Mostrar conteúdo escondido

PrESxPy.jpg

pEllDJw.jpg

BSqr0QF.jpg

 

Estou em pulgas para ver o início da segunda fase. Até consigo imaginar as caras de tacho da Antonia, Luísa, Adriano, e companhia limitada quando virem as verdadeiras "poderosas" Gabriela e Constança a chegarem a Santa Bárbara...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para internar alguém não é preciso, em casos normais, ordem do tribunal.

Sendo que naquele hospital encharcam os doentes de comprimidos para dormir, não acho que seja necessário trancar portas. E o facto de exercerem torturas não obriga a que tranquem portas. Aliás, não vejo mesmo nenhum "caso" nas portas destrancadas. É normal. Ainda por cima não estando lá as principais carrascas (a Luísa e a Rosa). 

Quanto à coincidência do Gonçalo ir lá naquele dia... Acho que teve a ver com o facto de ele também saber, pelo Bernardo, que aquela era a noite de folga da Rosa e da Luísa. É a informação que liga a decisão da Constança e da Gabriela à decisão do Gonçalo. Não acho tão descabido assim. Se tinham (todos) uma oportunidade naquela noite, para quê esperar mais uma semana ou duas pelas folgas das outras.

E olha que para eu estar a defender Santa Bárbara é porque realmente não acho que tenha havido todas essas incoerências. SB não é, de todo, a minha novela favorita e só agora me começou a conquistar aos poucos (muito devagarinho mesmo) e com alguma dificuldade. Por isso, não estou a argumentar e a "defender" a cena só por ser SB. É mesmo porque acho que não tenha havido nada de extremamente negativo em toda a cena.

Editado por Magy
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minutp, Magy disse:

Para internar alguém não é preciso, em casos normais, ordem do tribunal.

Sendo que naquele hospital encharcam os doentes de comprimidos para dormir, não acho que seja necessário trancar portas. E o facto de exercerem torturas não obriga a que tranquem portas. Aliás, não vejo mesmo nenhum "caso" nas portas destrancadas. É normal. Ainda por cima não estando lá as principais carrascas (a Luísa e a Rosa). 

Quanto à coincidência do Gonçalo ir lá naquele dia... Acho que teve a ver com o facto de ele também saber, pelo Bernardo, que aquela era a noite de folga da Rosa e da Luísa. É a informação de que liga a decisão da Constança e da Gabriela à decisão do Gonçalo. Não acho tão descabido assim. Se tinham (todos) uma oportunidade naquela noite, para quê esperar mais uma semana ou duas pelas folgas das outras.

E olha que para eu estar a defender Santa Bárbara é porque realmente não acho que tenha havido todas essas incoerências. SB não é, de todo, a minha novela favorita e só agora me começou a conquistar aos poucos e com alguma dificuldade. Por isso, não estou a argumentar e a "defender" a cena só por ser SB. É mesmo porque acho que não tenha havido nada de extremamente negativo em toda a cena.

Tu sabes a lei por acaso?! Eu sei, e é preciso sim a autorização do tribunal pra manter alguém internado compulsivamente por mais de 48 horas, já pra nem falar que são necessárias duas avaliações psiquiátricas a darem um parecer positivo. Não quero ser rude, mas acho que neste assunto estás mal informada...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É melhor abafar alguns internamentos que eu conheço então. Daqueles normais, que foram internados sem ordem do tribunal, porque estavam realmente doentes. Sem haver uma Antónia por trás, apenas uma doença. :O

 

No entanto, nada isso obriga a trancarem portas! :rolleyes:

Editado por Magy
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Magy disse:

É melhor abafar alguns internamentos que eu conheço então. Daqueles normais, que foram internados sem ordem do tribunal, porque estavam realmente doentes. Sem haver uma Antónia por trás, apenas uma doença. :O

Olha deve ser mais um caso de não quererem saber da lei, acredito que existam casos desses! Mas a lei não é assim...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minutp, Forbidden disse:

Olha deve ser mais um caso de não quererem saber da lei, acredito que existam casos desses! Mas a lei não é assim...

Vamos a ver e há uma Luísa na direcção do hospital onde isso que eu disse falei! Uma Luísa amiga de uma Antónia. xD

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Medo... não me admirava nada, a psiquiatria comete tantos abusos...

Não sei, nem estou a gozar. Mas também não vou contar a situação porque é pessoal (apesar de nem ser ser familiar). Mas pronto, se tu me dizes e se sabes o que dizes. Acredito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Magy disse:
há 2 minutos, Magy disse:

Não sei, nem estou a gozar. Mas também não vou contar a situação porque é pessoal (apesar de nem ser ser familiar). Mas pronto, se tu me dizes e se sabes o que dizes. Acredito.

Não sei, nem estou a gozar. Mas também não vou contar a situação porque é pessoal (apesar de nem ser ser familiar). Mas pronto, se tu me dizes e se sabes o que dizes. Acredito.

Podes ler aqui a lei, a partir do artigo 12:

http://www.dgpj.mj.pt/DGPJ/sections/leis-da-justica/livro-iv-leis-criminais/pdf4/l-36-1998/downloadFile/file/L_36_1998.pdf?nocache=1182172855.09

Eu não invento nada...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Forbidden disse:

Sim, mas aquilo é privado, além do mais ninguém lá quer saber das leis, porque não fecharem as portas a noite?! Não é pior do que darem choques elétricos sem autorização, ou internarem pessoas sem autorização do tribunal e ninguém falar nisso.

E não é uma grande coincidência o Gonçalo ir lá ter logo na altura em que elas iam fugir?! Será que tem telepatia?!

Que insistência, nisso do juíz. Opá, a Antónia é poderosa e dominadora. De que iria adiantar haver um juíz a aprovar o internamento se poderia ser comprado pela Antónia?

E volto a dizer, quanto às portas abertas, era suposto elas terem tomado os comprimidos e terem adormecido.

E o Gonçalo foi ao hospício para ir buscar a Gabriela. Ele não sabia que elas iam fugir. A Constança quando entra no quarto onde está o Gonçalo e a Gabriela diz que os seguranças estão a trocar os turnos, por isso, na noite seguinte, mais ou menos por aquela hora, podem fugir. E aí, o Gonçalo percebe que elas iam fugir. E como ele foi lá para levar a Gabriela, levou também a Constança, adiantando assim a fuga. Portanto, o Gonçalo não foi lá na exata altura que elas iam fugir, até porque elas só iam fugir na noite seguinte.

Editado por Pamsf998
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Pamsf998 disse:

Que insistência, nisso do juíz. Opá, a Antónia é poderosa e dominadora. De que iria adiantar haver um juíz a aprovar o internamento se poderia ser comprado pela Antónia?

E volto a dizer, quanto às portas abertas, era suposto elas terem tomado os comprimidos e terem adormecido.

E o Gonçalo foi ao hospício para ir buscar a Gabriela. Ele não sabia que elas iam fugir. A Constança quando entra no quarto onde está o Gonçalo e a Gabriela diz que os seguranças estão a trocar os turnos, por isso, na noite seguinte, mais ou menos por aquela hora, podem fugir. E aí, o Gonçalo percebe que elas iam fugir. E como ele foi lá para levar a Gabriela, levou também a Constança, adiantando assim a fuga. Portanto, o Gonçalo não foi lá na exata altura que elas iam fugir, até porque elas só iam fugir na noite seguinte.

Pronto, está tudo bem, não posso criticar nada que pra voces está sempre tudo bem, nem sei pra quê que me dou ao trabalho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Forbidden disse:

Pronto, está tudo bem, não posso criticar nada que pra voces está sempre tudo bem, nem sei pra quê que me dou ao trabalho.

Não é o criticar, porque eu também critico. É a tua insistência. Já percebemos que eles cometeram um erro. Não é por dizeres milhentas vezes o mesmo, que ele vai ser corrigido. Já todos percebemos que eles deviam ter tido a aprovação de um juíz e de um outro psiquiatra. Não tiveram. Pronto. Erraram. Agora, daqui a uns dias, lá estás tu de novo a dizer que eles o deviam ter feito.

Editado por Pamsf998
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minutp, Pamsf998 disse:

Não é o criticar, porque eu também critico. É a tua insistência. Já percebemos que eles cometeram um erro. Não é por dizeres milhentas vezes o mesmo, que ele vai ser corrigido. Já todos percebemos que eles deviam ter tido a aprovação de um juíz e de um outro psiquiatra. Não tiveram. Pronto. Erraram. Agora, daqui a uns dias, lá estás tu de novo a dizer que eles o deviam ter feito.

Mas quais milhentas vezes?! E apenas a segunda vez que estou a ter esta conversa, mas nem vou falar mais nisso, já que é proibido e há censura por aqui :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Forbidden disse:

Mas quais milhentas vezes?! E apenas a segunda vez que estou a ter esta conversa, mas nem vou falar mais nisso, já que é proibido e há censura por aqui :)

Segunda? Vê se entendes, eu não te estou a proibir de criticar, nem a censurar, mas se já percebemos que eles erraram, vamos estar aqui sempre a dizer que foi um erro? Quantos erros já não houve em AUM e noutras novelas? Nenhuma novela é perfeita. Queres criticar, critica. Se ficas feliz assim... o quê, torna-se cansativo, ver sempre o mesmo assunto a ser debatido, quando já se chegou a uma conclusão.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Ashtoon4 disse:

Como esquecer os célebres micros em Lloret n'O Beijinho? Ou mesmo a posição do Fernando? :lol:

Ou aquela cena em que a Alice estava a mexer no telemóvel e apareceu aquela cena verde a dizer: "Mensagem eleminada". E os célebres telemóveis ao contrário em AUM.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No original existe um Manuel, com os mesmos traços? Ele também sai da novela assim, ou abordam o tema mais a fundo? E o Manuel vai voltar na segunda fase? Ou foi à vida mesmo?

Quando é que isto dá o salto dos 6 anos?

Não sei, mas já shippo Gabriela e Gonçalo! <3

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Magy disse:

No original existe um Manuel, com os mesmos traços? Ele também sai da novela assim, ou abordam o tema mais a fundo? E o Manuel vai voltar na segunda fase? Ou foi à vida mesmo?

Quando é que isto dá o salto dos 6 anos?

Quanto ao salto, ainda não sei. O Manuel vai entrar na 2ª fase, sim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...