Jump to content

Sugestões SIC


k3o4

Posts Recomendados

On 21/04/2018 at 16:22, Maciel disse:

Acho que a SIC devia quebrar de vez com o ciclo flopado em que se enfiou à anos e devia preparar para o início de 2019 uma nova era, rompendo com o modelo total atual:


Segunda a Sexta

06:00 EDIÇÃO DA MANHÃ
07:30 PASSADEIRA VERMELHA 
Repetição do dia anterior da SIC Caras
09:00 HOJE EM DIA 
Talkshow dinâmico, quebrando com o modelo de estarem sentados praticamente a manhã toda, com reportagens no exterior. 
Apresentado por: João Paulo Rodrigues, João Paulo Sousa e Maria Botelho Moniz

12:15 LINHA ABERTA
Com Hernani Carvalho, mas mais ao estilo do Atualidade Criminal do Queridas Manhãs
13:00 PRIMEIRO JORNAL
14:45 AVENIDA BRASIL
Esta faixa ficava destinada a repetição de novelas da Globo
15:50 MAR SALGADO 
Esta faixa ficava destinada a repetição de novelas portuguesas . 
17:15 À CONVERSA
Um programa ao estilo do americano The Talk/Tipo Passadeira mas com vários temas.
Com Júlia Pinheiro, Ana Marques, Raquel Strada, Sílvia Rizzo, Luísa Barbosa

19:15 SÉRIE PORTUGUESA
Ao estilo Modern Family ou Novela portuguesa mais lowcost, leve, virada para a comédia
20:00 JORNAL DA NOITE
21:30 NOVELA PORTUGUESA
Passa a existir uma única novela portuguesa. Com tramas mais curtas (duração máxima 9 meses)
22:40 VIDAS OPOSTAS »» NOVELA GLOBO I
23:45 NOVELA GLOBO II
00:45 SÉRIE INTERNACIONAL
01:30 QUANDO O TELEFONE TOCA
03:00 À CONVERSA (R)

Na minha opinião esse modelo de grelha sugerido não apresenta uma ruptura total com o modelo actual. Apresenta algumas alterações e novidades, mas nada de substancialmente inovador.

O horário nobre é o principal rosto duma estação. Para haver uma verdadeira ruptura terá de haver mudanças aí; mudanças que não passem simplesmente pela substituição duma novela portuguesa por uma brasileira, pois continuarão a ser 3 novelas. 

Talk-shows no meio e finais de tarde são uma total perda de esforços e investimentos. Não entendo como continuam a sugerí-los para aí. Só beneficiam (ainda mais) o crescimento dos canais de subscrição. Veja-se o caso da última sexta-feira em que, às 17h23, a soma dos talk-shows da Sic, Tvi e Rtp1 atingiam apenas 31,4% share ....

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 21/04/2018 at 23:25, Maya disse:

...A SIC deveria sim voltar a apostar em força no entretenimento e recuperar assim um pouco do seu ADN que está completamente morto nos tempos que correm!

Eu sou cada vez mais favor do regresso do entretenimento em força ao prime time dos dias uteis da SIC, e como pelo que se diz o modelo das duas novelas portuguesas está cada vez mais desgastado no canal, está mais que na hora da atual administração deixar os seus gostos pessoais de lado e melhorar a sua oferta para o bem comum dos espectadores portugueses!

Estou contigo. Maya. Também sou da opinião que o caminho da Sic terá de ser feito por aí. Apresentar-se como um canal generalista, de facto, e com capacidade de apresentar propostas diversificadas na sua programação. Isso sim seria uma ruptura no marasmo televisivo actual dos canais privados. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Maciel disse:

Isso é tudo muito bonito, mas para fazerem uma faixa de entretenimento diario em HN e variado (isto é um programa por dia) fica caro.

Não necessariamente. Acho bastante possível criar-se uma linha de programas diversificados sem ter necessariamente um orçamento astronómico. Os 6 programas (de 2ª a sábado) não teriam que ser todos de elevado custo. Pode-se combinar/equilibrar propostas de produção mais cara com algumas de baixo custo. Por exemplo, e sem pensar muito, alguns formatos Sic do passado/presente que poderiam estar nessa linha diversificada de programação, de 2ª a sábado: 

- Não há Crise! / Gosto Disto!

- Agarra a Música / Furor / Chamar a Música

- Casos de Polícia / Hora Extra / E se fosse Consigo?

- Shark Tank / Best Bakery 

- Levanta-te e Ri / D´Improviso

- Noite da Má Língua / Escândalos e Boatos / Noites Marcianas

 

Isto são apenas alguns exemplos que me ocorreram de imediato. Poderiam ser outros. Bastava à Sic ter iniciativa, alguma imaginação, e vontade de inovar no seu esquema de grelha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tão simples como darem um The Tonight Show ao JPR ou ao Manzarra, ou ao Mourão, ou até ir rodando entre eles em temporadas anuais, de segunda a quinta e porem um The Wall à sexta, não temos assim tantos famosos não, mas todas as semanas surgem personalidades novas e o nosso leque de famosos até é alargado, se em tempos já conseguimos ter um 5PMN todos os dias isto também seria possível, bastava gemerarem-se no estúdio e colocar lá aquelas provas engraçadas no meio, nem que copiaras e acho que era algo alternativo, porque a verdade é que este tipo de programa faz falta, da RTP1 acho que a única coisa que grande parte do pessoal vê é 5PMN. E hoje, com o quase final dos contratos de exclusividade, um programa destes é muito mais fácil de fazer do que à uns anos atrás.

estrutura:

monologo critico e bem humorado 

convidado importante

convidado não tão importante

 brincadeira com jogo

convidado musical à terça

(com banda residente em estúdio)

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 minutos, Pedro M. disse:

Eu via na boa Aqui Não Há Quem Viva às 18H no verão. :D

Sinceramente nem sei o que vão inventar. O Mais Saúde e Linha Aberta vão na boa aos 7-8% de share no Verão.
Ah espera... vai ser Coração D'ouro a salvar as tardes.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Maciel disse:

Segundo Sol vem com uma vibe tão fresca/leve, de Verão que não sei até que ponto não era boa aposta às 19h.

Eu a esta altura do campeonato não sei mesmo o que salvava o fim de tarde. Mas eu sinceramente apostava numa reposição fresca, tipo Caras e Bocas, via como funcionava e depois sim punha uma inédita. Não sei. De qualquer forma, essa hipótese nem deve estar em cima da mesa. :rolleyes:

Em Segundo Sol não apostava porque é preciso não brincar com a meia noite. Não estou a ver mais nenhuma opção para substituir O Outro Lado do Paraíso.

Editado por Pedro M.
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Pedro M. disse:

Eu a esta altura do campeonato não sei mesmo o que salvava o fim de tarde. Mas eu sinceramente apostava numa reposição fresca, tipo Caras e Bocas, via como funcionava e depois sim punha uma inédita. Não sei. De qualquer forma, essa hipótese nem deve estar em cima da mesa. :rolleyes:

Em Segundo Sol não apostava porque é preciso não brincar com a meia noite. Não estou a ver mais nenhuma opção para substituir O Outro Lado do Paraíso.

Realmente.. 

Mas SSol parecia uma boa sugestão para ali. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Pedro M. disse:

Eu a esta altura do campeonato não sei mesmo o que salvava o fim de tarde. Mas eu sinceramente apostava numa reposição fresca, tipo Caras e Bocas, via como funcionava e depois sim punha uma inédita. Não sei. De qualquer forma, essa hipótese nem deve estar em cima da mesa. :rolleyes:

Em Segundo Sol não apostava porque é preciso não brincar com a meia noite. Não estou a ver mais nenhuma opção para substituir O Outro Lado do Paraíso.

O horario das 19h vale o dobro da meia noite no inverno.

mas eu tambem apostava numa repetição agora e vinha com Segundo Sol na rentree. Para a meia noite apostava na substituta de Orgulho e Paixão, caso se revele uma boa opção, caso contrario apostava em EMB as 19h e SS às 00h

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 minutos, Forbidden disse:

Mas a SIC só tem uma novela inédita da Globo pra dar, se derem a inédita às 19 horas tem que pôr uma repetida à meia noite...

Sim, mas isso é porque a SIC quer. Duvido que a Globo se recusasse a vender mais. De qualquer forma eles podiam repescar algumas da Globo Portugal. Há imensas com potencial.

há 15 minutos, Maciel disse:

O horario das 19h vale o dobro da meia noite no inverno.

mas eu tambem apostava numa repetição agora e vinha com Segundo Sol na rentree. Para a meia noite apostava na substituta de Orgulho e Paixão, caso se revele uma boa opção, caso contrario apostava em EMB as 19h e SS às 00h

Isso sim. Só acho que as novelas das nove, em modo geral, têm de ficar para o fim de noite. Ultimamente parece ser isso que o público procura no horário. Os maiores sucessos têm sido as novelas das nove (Avenida Brasil, A Guerreira e O Outro Lado do Paraíso). Lado a Lado, Liberdade Liberdade e Verdades Secretas eram excelentes e não se destacaram. Eta Mundo Bom, Além do Tempo, Totalmente Demais e Flor do Caribe são alguns dos exemplos que acho que podiam resultar no fim de tarde.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Pedro M. disse:

Sim, mas isso é porque a SIC quer. Duvido que a Globo se recusasse a vender mais. De qualquer forma eles podiam repescar algumas da Globo Portugal. Há imensas com potencial.

Isso sim. Só acho que as novelas das nove, em modo geral, têm de ficar para o fim de noite. Ultimamente parece ser isso que o público procura no horário. Os maiores sucessos têm sido as novelas das nove (Avenida Brasil, A Guerreira e O Outro Lado do Paraíso). Lado a Lado, Liberdade Liberdade e Verdades Secretas eram excelentes e não se destacaram. Eta Mundo Bom, Além do Tempo, Totalmente Demais e Flor do Caribe são alguns dos exemplos que acho que podiam resultar no fim de tarde.

As das 9 tem resultado porque têm imagem clara/têm sido mais leves. Aquele estilo de novela das 9 tipo ARdJ/Passione é certinho que flopa naquele horário. Felizmente, para a sic, as ultimas novelas das 9h têm sido mais leves. Mesmo ALDA que foi um flop no Brasil,ca resultou por ser mais soft. Não acho que uma novel das 6h ficasse mal ao fim de noite tambem. As das 7 é que não 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

 

No entretenimento, a Sic teve ao longo da sua história vários formatos de êxito. E alguns deles seriam, hoje em dia, melhores apostas do que a maioria das escolhas que a estação tem feito.  Deixo um exemplo que, na minha opinião, merecia um regresso ao écran:

 "Paródia Nacional"  - Concurso musical aberto a todos para apurar a melhor canção satírica sobre temas da actualidade portuguesa. O público envia letras sugestivas, a SIC dá a música. As interpretações ficam a cargo de uma companhia de cantores e bailarinos residentes. Apresentam-se, em cada programa, seis canções das quais três são premiadas. Teve apresentação de José Figueiras e co-apresentação de um convidado diferente em cada programa. (Na hipótese do seu regresso, veria com bons olhos que fosse conduzido por João Paulo Rodrigues ou César Mourão).

http://videos.sapo.mz/CstwWBUnRV4G6HknmGe4 

 

 

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 26 minutos, miguelalex23 disse:

Claro que é uma questão de gostos, mas o Paródia Nacional era, do que tenho visto, tão mas tão mau. Já era mau nos anos 90, quanto mais agora.

Não me referi ao formato pela sua qualidade (que pode ser discutível, admito), mas sim pela sua estrutura mais cativante e popular, que junta a música ao humor, na linha do teatro de revista. 

Seria pior agora do que no finais de 90 porquê?? A estrutura base do programa - parodiar/criticar a actualidade através de versões bem humoradas de letras de músicas populares - é algo que continua a ser utilizado nos tempos mais recentes. Há vários exemplos massificados na net, há as músicas do Vasco (Palmeirim) na Comercial, há alguns sketches musicais do DDT e de outros humoristas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 35 minutos, Vtv disse:

Não me referi ao formato pela sua qualidade (que pode ser discutível, admito), mas sim pela sua estrutura mais cativante e popular, que junta a música ao humor, na linha do teatro de revista. 

Seria pior agora do que no finais de 90 porquê?? A estrutura base do programa - parodiar/criticar a actualidade através de versões bem humoradas de letras de músicas populares - é algo que continua a ser utilizado nos tempos mais recentes. Há vários exemplos massificados na net, há as músicas do Vasco (Palmeirim) na Comercial, há alguns sketches musicais do DDT e de outros humoristas...

Só me referi a uma questão de qualidade/gosto (que é relativo, claro), não de audiências, embora também não veja grande potencial no formato. Até se poderia mudar o estilo e a linguagem do formato (aqueles textos parolos enviados pelo público, as interpretações medonhas, etc), mas não vejo isso a resultar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para relençar o horário das 19 a SIC devia testar usar Gabriela R/. Uma novela inédita, por melhor que seja, nunca vai chamar tanto a atenção, porque nos dias que correm já não há por parte dos media em portugal o que havia há uns anos, que quando uma novela estreava já o público sabia bastante a seu respeito. hoje, tirando os que gostam particularmente destas temáticas, ninguem faz ideia que novela bem depois de OOLP nem quem dela faz parte. Por isso, usar uma reposiçao icónica como Gabriela, poderia chamar a atençao ( pelo sucesso anterior, pela qualidade, etc) e abrir caminho a que a SIC posteriormente pudesse dar seguimento á linha com novelas inéditas ( se as escolherem bem, se não deixem-se estar quietos).

Subiam os dois programas que estao das 18 as 20, possibilitando-lhes melhorias tb  E mesmo que nao adiantasse de nada, menos de 12% de shr n faria e era um problema menos, visto ser uma novela curta.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para relençar o horário das 19 a SIC devia testar usar Gabriela R/. Uma novela inédita, por melhor que seja, nunca vai chamar tanto a atenção, porque nos dias que correm já não há por parte dos media em portugal o que havia há uns anos, que quando uma novela estreava já o público sabia bastante a seu respeito. hoje, tirando os que gostam particularmente destas temáticas, ninguem faz ideia que novela bem depois de OOLP nem quem dela faz parte. Por isso, usar uma reposiçao icónica como Gabriela, poderia chamar a atençao ( pelo sucesso anterior, pela qualidade, etc) e abrir caminho a que a SIC posteriormente pudesse dar seguimento á linha com novelas inéditas ( se as escolherem bem, se não deixem-se estar quietos).
Subiam os dois programas que estao das 18 as 20, possibilitando-lhes melhorias tb  E mesmo que nao adiantasse de nada, menos de 12% de shr n faria e era um problema menos, visto ser uma novela curta.
A Gabriela não poderia passar de tarde sem vários cortes, valeria a pena?
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Forbidden disse:
há 2 horas, FLP disse:
Para relençar o horário das 19 a SIC devia testar usar Gabriela R/. Uma novela inédita, por melhor que seja, nunca vai chamar tanto a atenção, porque nos dias que correm já não há por parte dos media em portugal o que havia há uns anos, que quando uma novela estreava já o público sabia bastante a seu respeito. hoje, tirando os que gostam particularmente destas temáticas, ninguem faz ideia que novela bem depois de OOLP nem quem dela faz parte. Por isso, usar uma reposiçao icónica como Gabriela, poderia chamar a atençao ( pelo sucesso anterior, pela qualidade, etc) e abrir caminho a que a SIC posteriormente pudesse dar seguimento á linha com novelas inéditas ( se as escolherem bem, se não deixem-se estar quietos).
Subiam os dois programas que estao das 18 as 20, possibilitando-lhes melhorias tb  E mesmo que nao adiantasse de nada, menos de 12% de shr n faria e era um problema menos, visto ser uma novela curta.

Ler mais  

A Gabriela não poderia passar de tarde sem vários cortes, valeria a pena?

Nao sei até que ponto teriam que cortar.. Mas ainda assim, acho que poderia valer. Não seria para ir dar 30% de shr.  mas acho que poderia preparar um caminho mais fácil para que outra novela no futuro ( ir buscar a tão falada EMB) para lhe dar continuadade sem ter que estrear com 10% de shr.. 

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se cortassem as cenas de nudismo acho q passava bem nas tardes. Se babilónia passou sem cortes, esta também passava. E concordo que seria uma boa aposta para abrir o horário, mas não vale a pena bater no ceguinho. Novelas brasileiras na sic agora é só uma e enquanto forem tendo bons resultados. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 34 minutos, FLP disse:

Nao sei até que ponto teriam que cortar.. Mas ainda assim, acho que poderia valer. Não seria para ir dar 30% de shr.  mas acho que poderia preparar um caminho mais fácil para que outra novela no futuro ( ir buscar a tão falada EMB) para lhe dar continuadade sem ter que estrear com 10% de shr.. 

Eu concordo inteiramente contigo. E, confesso, que também já tinha pensado nessa hipótese. Ocuparia os fins de tarde em Julho e Agosto, abrindo caminho para "Êta Mundo Bom!" em Setembro (altura em que "O Outro Lado Do Paraíso" - que tem muitos dos mesmos actores - também sai do ar).

Quanto ao teor sensual da novela, recordo que também "Tieta" era uma história recheada de ousadias e, mesmo assim, foi repescada para os finais de tarde da Sic (...em 1995, quando as mentes ainda eram mais fechadas do que agora, 23 anos depois). Não entendo que fosse necessário recorrer a muitos cortes.

Editado por Vtv
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...