Jump to content

Posts Recomendados

Postado

Concordo, a RTP Internacional ainda desempenha um claro papel de serviço público perante as suas comunidades, e em (quase) todo o lado de forma gratuita.

Uma plataforma não tem a mesma facilidade de acesso do que um canal linear, principalmente num canal que deve atrair gerações menos jovens pelo estrangeiro.

Em termos de serviço público, é o único canal internacional português a dar notícias das comunidades, magazines em parceria com jornais da emigração, ou debates. Ainda nas passadas legislativas permitiu a expressão de 8 (?) candidatos da emigração.

No entanto é verdade que já tenho visto como meio de recepção a opção RTP Play+Chromecast (dentro das limitações de direitos... inclusive em conteúdos da RTPi), ou claro IPTV.

Nas outras ideias que fazem falta ao canal na minha opinião, mais parcerias com a RDP Internacional, que essa tem sido infelizmente cada vez menos relevante nas comunidades, e que tem conteúdos que poderiam certamente ser reaproveitados em TV. E tem sido ainda mais relevante precisamente quando acabaram com a emissão em Onda Curta, sem alternativa do que a Internet. :(

• Gosto 3
Postado (editado)
há 18 minutos, Rmeteora disse:

Concordo, a RTP Internacional ainda desempenha um claro papel de serviço público perante as suas comunidades, e em (quase) todo o lado de forma gratuita.

Uma plataforma não tem a mesma facilidade de acesso do que um canal linear, principalmente num canal que deve atrair gerações menos jovens pelo estrangeiro.

Em termos de serviço público, é o único canal internacional português a dar notícias das comunidades, magazines em parceria com jornais da emigração, ou debates. Ainda nas passadas legislativas permitiu a expressão de 8 (?) candidatos da emigração.

No entanto é verdade que já tenho visto como meio de recepção a opção RTP Play+Chromecast (dentro das limitações de direitos... inclusive em conteúdos da RTPi), ou claro IPTV.

Nas outras ideias que fazem falta ao canal na minha opinião, mais parcerias com a RDP Internacional, que essa tem sido infelizmente cada vez menos relevante nas comunidades, e que tem conteúdos que poderiam certamente ser reaproveitados em TV. E tem sido ainda mais relevante precisamente quando acabaram com a emissão em Onda Curta, sem alternativa do que a Internet. :(

Eu quero deixar claro que não sou contra a existência da RTP Internacional. O seu serviço é importantíssimo. Só acho que os custos para levar a emissão através do sistema de satélites é muito caro para a RTP. Por isso que defendo, no mínimo, a passagem da emissão do canal para um sistema IPTV (ou seja, a RTP enviaria o sinal da mesma forma que uma pessoa pode abrir uma stream numa plataforma como o Youtube ou a Twitch).

Agora se o público estiver a acompanhar o que se passa cá, até ao nível do entretenimento, através das plataformas digitais da RTP (nomeadamente a RTP Play) ou até mesmo de uploads feitos no Youtube por anónimos, aí acho que a RTP pode pensar na concentração dos seus serviços internacionais nas plataformas digitais. Mas isto não irá acontecer a curto prazo (exceto, eventualmente, na Europa). Até porque em algumas zonas do globo aonde existem grandes comunidades portuguesas, a percentagem de cobertura de serviços de internet ainda não é elevada e fidedigna.

Editado por User3468
Postado

Ah ok percebo melhor então :) :

Como disse mais acima, acho que ainda é um pouco prematuro desligar o satélite. Já fazem o mínimo por este meio, estando só no Hotbird e em SD CBR a uns 2 Mbps. Mas daqui uns anos (10?) pode ser que a questão seja mais séria efectivamente. Vai depender também dos vizinhos de satélite.

Admito que se um dia houver RTPi em HD, será com certeza por IPTV. Tal como faz a TVI Internacional HD, ou a RTP3 Internacional em SD salvo erro. Não faz sentido investir muito dinheiro numa plataforma em declínio.

Sobre o papel da RTP Play, mesmo se há cada vez mais TV's e boxes pelo mundo com sistemas em que se pode instalá-lo (e onde essa ideia pode ser perfeitamente aplicada de facto), ainda há muitas casas em que o acesso à RTP na TV só é fácil em linear e pela box do operador local. E para muitas delas basta para ver a Praça da Alegria ou o Telejornal. 😁

A solução RTP Play só tem um inconveniente vs outros modos de recepção: a questão dos direitos. Uma pessoa pode ver futebol ou filmes no satélite em sinal aberto... mas não no ecrã ao lado ligado à Internet. 😅

há 32 minutos, Televisão 10 disse:

Qual é o problema nas temperaturas?

Londres apresenta sempre "-" em temperatura mínima, Kiev com temperaturas sempre bem mais acima do que Roma, etc.

Já pensei várias vezes mandar mensagem para lá, mas não vou chatear o provedor só por causa disso. 😁

• Gosto 1
  • Obrigado 1
Postado
há 4 minutos, Rmeteora disse:

Londres apresenta sempre "-" em temperatura mínima, Kiev com temperaturas sempre bem mais acima do que Roma, etc.

Já pensei várias vezes mandar mensagem para lá, mas não vou chatear o provedor só por causa disso. 😁

Já não bastava a RTP a maltratar a meteorologia na RTP 1, 2 e 3. Acho que é efeito secundário de terem tirado a meteorologia do site da RTP.

Ou se calhar é falha do provedor mesmo, mas duvido. Se a RTP África não tem Rabat e Marraquexe na meteorologia (que tinha durante cerca de quinze anos, desde o tempo em que também vinha em mapa), é porque o IPMA pela base de dados da Organização Mundial de Meteorologia não consta de dados de Marrocos.

Ainda em 2017-2018 a RTP Internacional para a Europa adicionou Minsk à "carteira" de cidades mesmo que nunca constou do site da RTP.

Postado

Meus amigos tirando analises mais locais como as que fazem no bom dia e no portugal em direto meter ou nao mapas com  temperaturas e tempo das capitais serve ... NADA. Até porque é um valor genérico de um unico local... quem quiser saber basta pegar no telemovel.

Postado
há 8 minutos, AndreRob disse:

Meus amigos tirando analises mais locais como as que fazem no bom dia e no portugal em direto meter ou nao mapas com  temperaturas e tempo das capitais serve ... NADA. Até porque é um valor genérico de um unico local... quem quiser saber basta pegar no telemovel.

Ainda há uns quantos canais de notícias que ainda não tiraram a prática. O problema é que os dados variam de aplicação a aplicação, como também de provedor a provedor.

Postado
há 3 horas, User3468 disse:

Eu percebo, mas muitos do que estão lá fora já começam a ver os conteúdos pela net, nomeadamente as notícias. No dia em que a RTP tiver que fazer cortes, vai começar por aqui, pois os custos só para transmitir por satélite são elevadíssimos, para além dos custos de transmissão dos sinais dos quatro canais RTP para a TDT. Conseguir reduzir aqui custos é aliviar a RTP da pressão.

há 3 horas, AndreRob disse:

O alivio de custos não será certamente por aqui, até porque estes serviços fazem parte das suas obrigações... mais facilmente fechavam a rtp memoria.

Boas, 

O alívio de custos mais facilmente deixam de transmitir os jogos da Liga portuguesa nos canais internacionais da RTP que custam metade do orçamento da RTP Internacional, do que fecham a RTP Memória que os custos de grelha tirando os programas internacionais são  muito reduzidos.

Postado (editado)
há 5 minutos, emanuel92 disse:

Boas, 

O alívio de custos mais facilmente deixam de transmitir os jogos da Liga portuguesa nos canais internacionais da RTP que custam metade do orçamento da RTP Internacional, do que fecham a RTP Memória que os custos de grelha tirando os programas internacionais são  muito reduzidos.

os 4 canais que a rtp tem na tdt tem um peso muito grande no orçamento por causa dessa obrigação de estarem lá...a rtp paga 8 milhões anualmente pela presença na tdt, tirar um canal sera muito mais eficaz a equilibrar as contas... e claro a rtp memoria seria mais facilmente descartada e podia-se fundir com a rtp2.

Editado por AndreRob
  • Gosto 1
Postado (editado)
há 11 minutos, AndreRob disse:

os 4 canais que a rtp tem na tdt tem um peso muito grande no orçamento por causa dessa obrigação de estarem lá...a rtp paga 8 milhões anualmente pela presença na tdt, tirar um canal sera muito mais eficaz a equilibrar as contas... e claro a rtp memoria seria mais facilmente descartada e podia-se fundir com a rtp2.

Mais do que fechar canais nacionais, acho que a RTP deveria negociar com a Altice para reduzir o valor que paga. O problema não é ter estes 4 canais, é mesmo o valor absurdo que eles pagam só para transmitir na TDT. Mas a Altice é gananciosa na matéria da TDT.

há 16 minutos, emanuel92 disse:

Boas, 

A curto prazo, isso pode ajudar. Mas a médio prazo a inflação vai absorver esse valor. Por isso, não vão ter outra opção senão desistir das transmissões por satélite e focarem-se nas transmissões através do sistema IPTV para operadoras e streaming, através da RTP Play.

Editado por User3468
  • 3 semanas depois...
Postado
há 41 minutos, RenatoSimões disse:

Isabel Silva Costa, diretora da RTP África, deixou a RTP ao abrigo do plano de rescisões voluntárias na empresa, segundo o Público no artigo em que falam da demissão do António José Teixeira.

Boas, 

Ao que parece vai haver extinção de direcções e fusões em todas as áreas da empresa .

Ao todo vão passar de 39 para 28 menos 11 direcções. 

Não  me admira que quem tenha a pasta da RTP 1 e da RTP Internacional ( Fragoso e não  sei se também não será  um a ir embora veremos) também fique com a da RTP África.

Postado
há 3 horas, emanuel92 disse:

Boas, 

Ao que parece vai haver extinção de direcções e fusões em todas as áreas da empresa .

Ao todo vão passar de 39 para 28 menos 11 direcções. 

Não  me admira que quem tenha a pasta da RTP 1 e da RTP Internacional ( Fragoso e não  sei se também não será  um a ir embora veremos) também fique com a da RTP África.

Mais facilmente o diretor de informação fica com a pasta da RTP África, dada a importante componente jornalista de produção própria (ou poderão dividir responsabilidades: a direção da RTP1 com o entretenimento e a direção de informação com a informação).

• Gosto 1
  • 3 semanas depois...
Postado
há 39 minutos, Televisão 10 disse:

Sem a Isabel Silva Costa, tiveram de apostar em novos pivôs...

Ela era a directora do canal, mas a RTP teve que acabar com o posto e fundi-lo com a RTP 1 e RTP Internacional

• Gosto 1
  • 3 semanas depois...
Postado

Dar notas que este ano, ao contrário de anos anteriores, a RTP África faz uma pausa na emissão quando vai para intervalo na RTP1 durante a Volta. Já na RTP Internacional a emissão da prova é em contínuo.

• Gosto 3
  • Surpresa 1
Postado

Informação exclusiva

Segundo fonte minha da estação pública, a RTP está a negociar com a SPORT TV a renovação de contrato dos jogos da Primeira Liga de futebol.

Estão demoradas devido ao facto do canal premium a obrigar a RTP a pagar mais...

A RTP também está a ponderar negociar com a TVI para a transmissão dos jogos do Moreirense em casa frente aos 3 grandes nos canais internacionais, sendo esse cenário muito complicado 

• Gosto 3
  • Obrigado 2
Postado (editado)

Edit: as duas partes estão a fazer esforços para que a RTP África e a RTP Internacional transmitam o F.C. Porto - V. Guimarães desta segunda-feira.

Editado por manocris
  • Obrigado 1
Postado
há 19 horas, manocris disse:

A RTP também está a ponderar negociar com a TVI para a transmissão dos jogos do Moreirense em casa frente aos 3 grandes nos canais internacionais, sendo esse cenário muito complicado 

Isso parece mais complicado, porque a TVI Internacional também vai transmitir os jogos do Moreirense, sejam eles os transmitidos no V+ ou mesmo na TVI generalista.

• Gosto 2
  • Triste 1
Postado
há 19 horas, manocris disse:

Informação exclusiva

Segundo fonte minha da estação pública, a RTP está a negociar com a SPORT TV a renovação de contrato dos jogos da Primeira Liga de futebol.

Estão demoradas devido ao facto do canal premium a obrigar a RTP a pagar mais...

Não percebi porque raio a rtp está a tentar negociar com a tvi dar jogos do moreirense na rtp afica ... isso nem faz sentido visto que a tvi provavelmente pode dar esses jogos na tvi africa...

Os jogos da primeira liga com a sportv é o mico do costume... só vao conseguiir já passaram 3 ou 4 jornadas.

• Gosto 3
Postado (editado)
há 1 hora, AndreRob disse:

Não percebi porque raio a rtp está a tentar negociar com a tvi dar jogos do moreirense na rtp afica ... isso nem faz sentido visto que a tvi provavelmente pode dar esses jogos na tvi africa...

Os jogos da primeira liga com a sportv é o mico do costume... só vao conseguiir já passaram 3 ou 4 jornadas.

A cobertura da RTP Internacional é mais vasta que a da TVI Internacional. Para além disso, a TVI África é atualmente um canal zombie na plataforma TVI Player. Mas acho que não faz sentido a RTP negociar com a TVI, pois a última deverá ter incluído no contrato os direitos internacionais de transmissão, pelo que qualquer pessoa ao redor do mundo poderá assistir sem problema à emissão da TVI naquele momento.

Editado por User3468
  • Gosto 2

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...