Jump to content

Turismo


OrcLindo

Posts Recomendados

10 minutos atrás, Daniel_TV disse:

Temo é que o número de turistas baixe por causa dessa taxa. A verdade é que Lisboa está a tornar-se numa das cidades mais dinâmicas da Europa por causa do baixo custo de vida. Acabei de ler um artigo (http://economico.sapo.pt/noticias/lisboa-no-top-de-destinos-a-visitar-em-2016-de-revista-de-luxo_238705.html sobre este artigo de uma conceituada revista de turismo http://www.cntraveller.com/recommended/itineraries/best-travel-destinations-2016/page/lisbon,-portugal) sobre Lisboa e é de facto motivo de orgulho o estatuto que a nossa capital está a conseguir atingir. É precisamente por causa do baixo custo de vida que Lisboa está a atrair jovens artistas, designers, arquitetos, que estão a tornar Lisboa "a nova Berlim", um verdadeiro centro artístico, dinâmico e rico. Espero que Lisboa continue a impor-se no cenário internacional. É, sem dúvida, uma cidade com imenso potencial. E, de facto, o dinheiro que essa taxa vai angariar pode ser uma alavanca para a projeção de Lisboa. Para isso, é preciso investimento, capital, dinheiro. 

Sim, também tenho esse receio. Mas temos exemplos que várias cidades cuja taxa foi implementada e mesmo assim aumentaram o seu número de turistas... e um euro por noite também não é uma quantia muito elevada, pois a cidade, atualmente, é um destino muito procurado para city short-breaks, que não vão para lá dos dois a três dias. Por mais meia dúzia (ou menos) as pessoas não vão deixar de visitar, espero eu. :P 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Porto, devido ao grande boom nacional e internacional que teve e sendo a cidade portuguesa que mais cresceu nos últimos 4 anos no turismo, também quer aplicar essa taxa turística. O Rui Moreira diz que é uma medida normal e aplicável a qualquer grande cidade que vive do turismo, mas que primeiro prefere analisar a cidade de Lisboa e os resultados que de lá virão. Caso não dê certo, então não aplica ao Porto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 horas atrás, Rodolfo disse:

O Porto, devido ao grande boom nacional e internacional que teve e sendo a cidade portuguesa que mais cresceu nos últimos 4 anos no turismo, também quer aplicar essa taxa turística. O Rui Moreira diz que é uma medida normal e aplicável a qualquer grande cidade que vive do turismo, mas que primeiro prefere analisar a cidade de Lisboa e os resultados que de lá virão. Caso não dê certo, então não aplica ao Porto.

Foi mesmo a cidade que mais cresceu? Mais do que Lisboa? :dontknow: De qualquer forma, se não estou 100% de acordo com a taxa em Lisboa, não concordo de todo que seja aplicável ao Porto. Apesar do crescimento inegável, o Porto ainda tem um turismo bastante residual e específico e acho que ainda não tem uma visibilidade internacional assim tão grande para se aplicar essa taxa. No Porto, só iria prejudicar o franco crescimento verificado, sinceramente, mas...  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

18 minutos atrás, Daniel_TV disse:

Foi mesmo a cidade que mais cresceu? Mais do que Lisboa? :dontknow: De qualquer forma, se não estou 100% de acordo com a taxa em Lisboa, não concordo de todo que seja aplicável ao Porto. Apesar do crescimento inegável, o Porto ainda tem um turismo bastante residual e específico e acho que ainda não tem uma visibilidade internacional assim tão grande para se aplicar essa taxa. No Porto, só iria prejudicar o franco crescimento verificado, sinceramente, mas...  

Sim, e isso é algo que toda a gente sabe ou deveria saber. O Porto e Norte apresenta uma taxa de crescimento, de dormidas e ocupação superior à nacional. Em 2014 a taxa de crescimento da região foi de 4%, o que corresponde a 5,4 milhões de dormidas. A média nacional foi de 2,5%, logo o crescimento de Lisboa foi bem abaixo disto. Em 2015 o crescimento está previsto ser de 6% face ao ano anterior mas os números exatos ainda estão para sair. Estes dados são do Turismo do Porto e Norte/Turismo de Portugal, podes pesquisar.

Já aqui disse que o Porto em dois anos ganhou o dobro, senão o triplo, dos prémios internacionais no turismo face a Lisboa, que já conquistou há uns anos atrás esses prémios, se bem que alguns deles nunca ganhou, como "Melhor Destino Europeu", "Melhor Destino para férias na Europa" e " Melhor Destino Emergente". O Porto tem uma visibilidade muito maior do que tu pensas a nível internacional, basta termos o património que temos que está no topo do mundo (café Majestic, Livraria Lello, Estação de São Bento, Ribeira ...) 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7 horas atrás, Bloody disse:

http://www.publico.pt/economia/noticia/taxa-turistica-comeca-a-ser-aplicada-em-lisboa-1718888 

Lisboa começou ontem a fazer algo que a maior parte das grandes cidades europeias já fazem. Até acho bom, dado que os números de turistas em Lisboa está sempre a aumentar de ano a ano. Receberem 15,7 milhões de euros (estimativa deles) já é bem bom para requalificar algumas coisas da cidade. 

Sinceramente acho muito bem, especialmente porque a maioria dos turistas que vêm ao nosso país tem um poder de compra brutal :). Mais uma vez Lisboa abre o caminho, esperemos que as restantes zonas comecem por fazer o mesmo. Eu pelo menos, sempre que tive fora tive de pagar essa taxa diária.

 

E deixo aqui mais um plot twist, que continua a provar que, para o target do Turismo de Luxo, Lisboa encontra-se em 3º no ranking mundial. E esta é uma notícia acabadinha de sair :). É muito gratificante ver o nosso país "sempre a somar". Igualmente gratificante de ver que Lisboa dá cartas lá fora.

http://economico.sapo.pt/noticias/lisboa-no-top-de-destinos-a-visitar-em-2016-de-revista-de-luxo_238705.html

  • Gosto 9
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

31 minutos atrás, Rodolfo disse:

Sim, e isso é algo que toda a gente sabe ou deveria saber. O Porto e Norte apresenta uma taxa de crescimento, de dormidas e ocupação superior à nacional. Em 2014 a taxa de crescimento da região foi de 4%, o que corresponde a 5,4 milhões de dormidas. A média nacional foi de 2,5%, logo o crescimento de Lisboa foi bem abaixo disto. Em 2015 o crescimento está previsto ser de 6% face ao ano anterior mas os números exatos ainda estão para sair. Estes dados são do Turismo do Porto e Norte/Turismo de Portugal, podes pesquisar.

Já aqui disse que o Porto em dois anos ganhou o dobro, senão o triplo, dos prémios internacionais no turismo face a Lisboa, que já conquistou há uns anos atrás esses prémios, se bem que alguns deles nunca ganhou, como "Melhor Destino Europeu", "Melhor Destino para férias na Europa" e " Melhor Destino Emergente". O Porto tem uma visibilidade muito maior do que tu pensas a nível internacional, basta termos o património que temos que está no topo do mundo (café Majestic, Livraria Lello, Estação de São Bento, Ribeira ...) 

Não te querendo contrariar, até porque sei que és um acérrimo defensor da tua cidade, esses dados não significam que o Porto é a cidade que mais cresceu no turismo. O Norte não é só Porto. Não podes concluir que o crescimento de Lisboa, por exemplo, ficou a baixo da média nacional só porque sim, até porque, pelo que se ouve, isso não corresponde à verdade. Em relação aos prémios, mais uma vez, não tens dados suficientes para dizer que x ganhou mais que y; isso não é assim. Por outro lado, esses títulos não são prémios tipo Óscares. Normalmente, são prémios atribuídos por revistas especializadas, ou seja, são opiniões subjetivas. Por exemplo, lembro-me de o Porto ter ganho um prémio de Melhor Destino Europeu, mas em turismo de circuito secundário, ou seja, as capitais não são tidas em conta. Por fim, tu não deves comprar cidades, muito menos cidades do mesmo país. Aqui não há Lisboa vs. Porto. É tão bom o Porto receber prémios e reconhecimento como Lisboa. Acho que só prejudica estarmos a comparar as nossas várias cidades entre elas, temos é que comparar a nível internacional. E acima de tudo temos de nos sentir orgulhosos com o reconhecimento de todas as regiões do país e não entrarmos em guerras idiotas do género "a minha cidade é melhor do que a tua", não achas? :)

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

15 minutos atrás, Daniel_TV disse:

Não te querendo contrariar, até porque sei que és um acérrimo defensor da tua cidade, esses dados não significam que o Porto é a cidade que mais cresceu no turismo. O Norte não é só Porto. Não podes concluir que o crescimento de Lisboa, por exemplo, ficou a baixo da média nacional só porque sim, até porque, pelo que se ouve, isso não corresponde à verdade. Em relação aos prémios, mais uma vez, não tens dados suficientes para dizer que x ganhou mais que y; isso não é assim. Por outro lado, esses títulos não são prémios tipo Óscares. Normalmente, são prémios atribuídos por revistas especializadas, ou seja, são opiniões subjetivas. Por exemplo, lembro-me de o Porto ter ganho um prémio de Melhor Destino Europeu, mas em turismo de circuito secundário, ou seja, as capitais não são tidas em conta. Por fim, tu não deves comprar cidades, muito menos cidades do mesmo país. Aqui não há Lisboa vs. Porto. É tão bom o Porto receber prémios e reconhecimento como Lisboa. Acho que só prejudica estarmos a comparar as nossas várias cidades entre elas, temos é que comparar a nível internacional. E acima de tudo temos de nos sentir orgulhosos com o reconhecimento de todas as regiões do país e não entrarmos em guerras idiotas do género "a minha cidade é melhor do que a tua", não achas? :)

Não, vai ver as listas das capitais europeias que concorreram a "Melhor Destino". Lisboa já lá esteve por duas vezes, a concorrer com o Porto, mas nunca ganhou, portanto não é secundário. Tens de parar de achar o Porto algo secundário quando está entre o grande turismo, o principal. Nota-se pelo teu discurso que careces de dados e falta de informação e estás mesmo enganado face a Lisboa, que não é a galinha dos ovos de ouro no turismo. Já foi, atualmente não é. E sim, a região Norte cresceu mais que a de Lisboa e vale do tejo, a notícia que deixei aí mostra isso mesmo. Ainda agora, este último prémio que a cidade recebeu coloca-a como terceiro destino mais interessante a nível mundial. Isto não é secundário ;) pelo contrário. O prémio que o Aeroporto do Porto ser o terceiro melhor da europa também não é de revista. E não, prémios não são subjetivos, caso contrário os que Lisboa recebeu também são postos em causa. Ah e o Porto esteve nomeado para os Óscares do Turismo na categoria de "Melhor Cidade" e a Ribeira como "Melhor Atração Europeia".

Sim, é bom para Portugal e especialmente para a região Norte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 horas atrás, Daniel_TV disse:

Foi mesmo a cidade que mais cresceu? Mais do que Lisboa? :dontknow: De qualquer forma, se não estou 100% de acordo com a taxa em Lisboa, não concordo de todo que seja aplicável ao Porto. Apesar do crescimento inegável, o Porto ainda tem um turismo bastante residual e específico e acho que ainda não tem uma visibilidade internacional assim tão grande para se aplicar essa taxa. No Porto, só iria prejudicar o franco crescimento verificado, sinceramente, mas...  

Turismo residual? Que exagero. Lisboa pode ter mais, não me importa, agora dizer que não há turistas aqui é mesmo de quem não sabe o que está a dizer.

E não estive a ver os dados do Rodolfo, mas parece-me lógico que a maioria dos turistas estrangeiros que vem à região norte venha ao Porto.

Editado por joanna
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Porto não tem turismo residual, é igual durante todo o ano. Felizmente conseguiu alcançar uma coerência em termos de números. A oscilação é algo que se deve recear nos destinos de "moda", mas o Porto provou ser mais do que um destino de moda e marcou o seu lugar no turismo, estando há 4 anos no topo das preferências. Aliás, é o Porto que dá a conhecer o Norte e não o contrário xD

23 minutos atrás, joanna disse:

 Lisboa pode ter mais, não me importa,

Não sei se Lisboa tem mais turistas, os números divulgados pelo INE e Turismo do Porto e Norte mostram o contrário. A região foi a que mais registou dormidas no ano passado e este ano, está em primeiro lugar no top, como se pode ver pela notícia que aqui deixei. 

Editado por Rodolfo
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já que estamos em onda turística aqui no forum aqui vai o ano turístico do Porto e o seu continuado crescimento :D

@stylemikro este é especialmente para ti, com todo o carinho do teu amigo tripeiro :santaclaus: presente de natal atrasado, mas ainda vou a tempo.

 

-----------------  2015 NO PORTO   --------------

242zho4.png

x3fzhv.png

xndrw0.png

f9rb5.png

 

*Sem esquecer que o Aeroporto do Porto foi considerado o 3º melhor da Europa (pela 2º vez)

Os hospitais de Sto António e São João eleitos os Melhores do País

U. Porto a única portuguesa entre as 100 Melhores do Mundo

Editado por Rodolfo
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Rodolfo, caro amigo tripeiro, ainda continuas enganado quanto à tua querida universidade do Porto (espera...nem sei se a frequentaste, não pode ser a tua querida :P ). Mas o maior cego é aquele que não quer ver.

Agradeço-te o presente de Natal, mas já tinha lido todas as notícias, publicadas igualmente por ti nos mais variados tópicos do fórum. Ao contrário do que possas pensar, eu leio tudo aquilo que faz com que o nosso país melhore. E espero ansiosamente um dia ver-te a ti, Rodolfo, numa das notícias sobre o Porto. Teria muito orgulho em saber que os teus ideais deixariam de ser meros prints. No entanto, cuidado com as repetições...ou já não há mais nada a dizer sobre o Porto? Que pena, achei pouco original :(:)

 

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

18 minutos atrás, stylemikro disse:

@Rodolfo, caro amigo tripeiro, ainda continuas enganado quanto à tua querida universidade do Porto (espera...nem sei se a frequentaste, não pode ser a tua querida :P ). Mas o maior cego é aquele que não quer ver.

Agradeço-te o presente de Natal, mas já tinha lido todas as notícias, publicadas igualmente por ti nos mais variados tópicos do fórum. Ao contrário do que possas pensar, eu leio tudo aquilo que faz com que o nosso país melhore. E espero ansiosamente um dia ver-te a ti, Rodolfo, numa das notícias sobre o Porto. Teria muito orgulho em saber que os teus ideais deixariam de ser meros prints. No entanto, cuidado com as repetições...ou já não há mais nada a dizer sobre o Porto? Que pena, achei pouco original :(:)

 

Então, não me digas que agora me consideras menos por não ter ido para a U. do Porto ? :( vê lá, quero que a boa imagem que tens de mim se mantenha. E foi tão bom recordarmos juntos este ano fantástico do Porto no turismo não achas ? juntos vimos o seu crescimento. Ah sim, uma foi repetida mas havia muito mais a dizer, esqueci-me daquela que saiu logo no início do ano e que coloca o Porto à frente de Lisboa no top das Melhores Cidades do Mundo. Epá foi um erro esquecer-me dessa mas penso que o post já te elucidou da realidade. Viva ao Porto, viva a Portugal e a nós :drinks:e que a tua Lisboa veja melhores dias nesse ano.

Editado por Rodolfo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Rodolfo, convido-te a dar uma vista de olhos aos dados estatísticos publicados pelo Turismo de Portugal, a principal instituição do Turismo no nosso país, referentes ao ano de 2015, nomeadamente ao 1º semestre e a meses como agosto e setembro, os mais importantes para o país. 

Começando pelo 1º semestre, Lisboa (área metropolitana) aparece no 2º lugar (apenas ultrapassado por Algarve, o que é normal), em que é acrescentado: " e assinalou, em termos absolutos, o maior acréscimo (+583,6 mil dormidas).". A região do Norte (que inclui o Porto), aparece apenas em 4º, com metade das dormidas verificadas em Lisboa. Isto também acontece nos meses de agosto e setembro, Lisboa é a que mais cresce. Podes ver os dados aqui: http://www.turismodeportugal.pt/Portugu%C3%AAs/ProTurismo/estat%C3%ADsticas/an%C3%A1lisesestat%C3%ADsticas/analiseregional/Anexos/Resultados%201.%C2%BA%20semestre%202015VF30-09.pdf e http://www.turismodeportugal.pt/Portugu%C3%AAs/ProTurismo/estat%C3%ADsticas/an%C3%A1lisesestat%C3%ADsticas/analiseregional/Anexos/An%C3%A1lise%20Regional_agosto%202015.pdf

A mesma entidade tem um estudo que refere que Lisboa é a única cidade portuguesa a entrar no top 15 no que toca a reuniões em Turismo de Negócios (http://www.turismodeportugal.pt/Portugu%C3%AAs/ProTurismo/estat%C3%ADsticas/quadrosestatisticos/Documents/Turismo%20de%20Neg%C3%B3cios/Turismo%20de%20Neg%C3%B3cios%20-%202014.pdf), e foi até 2015 a cidade portuguesa que mais visitantes em turismo de city-short breaks recebeu (http://www.turismodeportugal.pt/Portugu%C3%AAs/ProTurismo/estat%C3%ADsticas/quadrosestatisticos/Documents/City%20Breaks/City%20Breaks%20-%202013.pdf). Convido-te ainda mais a ver quais os monumentos portugueses mais visitados até 2015 (http://www.turismodeportugal.pt/Português/ProTurismo/estatísticas/quadrosestatisticos/Documents/Museus, Palácios e Monumentos/Museus, Palácios e Monumentos - 2014.pdf). 

Diria que são dados muito interessantes, dado que tu dizes várias vezes que Lisboa está a ficar para trás. Sem dúvida! Agora é esperar pelos dados definitivos de 2015, a ver o que nos dizem... e com isto relembro que não é a minha finalidade "atacar" a cidade do Porto ou a região do Norte, mas apenas para mostrar que Lisboa também cresce a olhos vistos. E atenção que falei da região do Norte, ou seja os números "fantásticos" do Porto acrescidos do resto da região, que supostamente deveriam ultrapassar os de Lisboa... diria eu. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 minutos atrás, skizzo disse:

Nova York pra mim é a capital do mundo. Tem uma beleza intemporal. Enquanto as cidades do médio oriente e da China tentam a todo custo copiar um bocado o skyline deles, jamais lhe chegarão aos calcanhares.

Eu, no que toca aos Estados Unidos, se pudesse escolher uma região para visitar escolheria antes a Califórnia. Tem a icónica São Francisco e a calorenta Los Angeles (que inclui Hollywood :wub: ). É claro que eu também adoraria visitar Nova York, mas acho que é um bocadinho overrated. Depende das motivações de cada, no entanto. Eu, por exemplo, adoro cinema e a cultura cinematográfica, daí querer visitar estúdios e centrais de produção, incluindo o Dolby Theatre (antigo Kodak Theatre), onde é realizado os Oscars. Isto tudo em Los Angeles. :P 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho Los Angeles muito mais overrated. Aliás a maioria das pessoas que conheço que visitou LA não ficou grande fã. Nova York é muito mais pujante, LA é muito mais artificial na minha opinião, é uma bolha dentro dos EUA.

Editado por skizzo
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 minutos atrás, skizzo disse:

Eu acho Los Angeles muito mais overrated. Aliás a maioria das pessoas que conheço que visitou LA não ficou grande fã. Nova York é muito mais pujante, LA é muito mais artificial na minha opinião, é uma bolha dentro dos EUA.

É o que estava a tentar dizer, depende das motivações de cada um. Se as pessoas que visitam LA forem com motivações com que visitam NY, é claro que saem desiludidas, as cidades são muito diferentes entre si (até a nível meteorológico). Agora se forem com motivações que eu referi no post anterior, aposto que mudariam a sua opinião...

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a Lisboa vs Porto, realmente o Porto está a crescer mais rapidamente mas também tem mais por onde crescer. Lisboa tem muitos mais turistas, porque para além de ser a capital, começou com muita antecedência. Durante décadas o Turismo de Portugal só promovia Lisboa e Algarve lá fora, mais nada. O resto era a tal "paisagem" que muito se fala fora de Lisboa, não interessava. O que claramente foi um erro, e uma chapada de luva branca a quem duvidava do apelo da cidade e de região do Douro, desde o governo à TAP, ao Turismo de Portugal. A culpa não é de Lisboa, mas sim de quem governa a partir daí.

O Porto só mesmo nos ultimos 5 anos é que se nota que disparou e começou a ser descoberto de forma mais massiva. Felizmente ainda temos muito para crescer, e somos a região que mais cresce em termos de %, em termos de turistas estrangeiros. Os dados são animadores:

Citar

Nº turistas estrangeiros (Jan-Set) +9,2%

Norte +18,5
Açores +15,8
Centro +15,0
Alentejo 14,1
Lisboa e Tejo +7,8
Madeira +7,8
Algarve +4,0

A cidade também foi a mais procurada nesta passagem de ano em Portugal, por estrangeiros e portugueses. Nota-se que existe cada vez mais procura. Isto é bom não só para a cidade, como para o país. Aliás que continuemos a crescer de forma sustentada e ordenada.

Editado por skizzo
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 minutos atrás, skizzo disse:

Eu acho Los Angeles muito mais overrated. Aliás a maioria das pessoas que conheço que visitou LA não ficou grande fã. Nova York é muito mais pujante, LA é muito mais artificial na minha opinião, é uma bolha dentro dos EUA.

Nenhuma das duas me diz alguma coisa... as grandes cidades americanas são um pouco chatas, com aqueles arranha céus infinitos... acho que das grandes cidades as únicas que gosto mesmo é Nova Orleãos, por ter um toque europeu (nomeadamente o Bairro Francês) e Washington (que também acaba por ter toques europeus na arquitetura).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 minutos atrás, Forbidden disse:

Nenhuma das duas me diz alguma coisa... as grandes cidades americanas são um pouco chatas, com aqueles arranha céus infinitos... acho que das grandes cidades as únicas que gosto mesmo é Nova Orleãos, por ter um toque europeu (nomeadamente o Bairro Francês) e Washington (que também acaba por ter toques europeus na arquitetura).

Mas eu para ver toques europeus prefiro ficar na Europa. Mais do mesmo temos aqui ao lado, e bem melhor. NY é muito mais que arranha-céus, é um estilo de vida, uma energia própria, um mundo dentro da cidade.

Editado por skizzo
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 minutos atrás, skizzo disse:

Mas eu para ver toques europeus prefiro ficar na Europa. Mais do mesmo temos aqui ao lado, e bem melhor. NY é muito mais que arranha-céus, é um estilo de vida, uma energia própria, um mundo dentro da cidade.

Sim tudo bem, mas eu não gosto mesmo dos arranha-céus, é um gosto pessoal...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...