Jump to content

Melhor do que Falecer


Tiago Madeira

Posts Recomendados

Excerto da entrevista do RAP ao Jornal i no qual revela alguns pormenores sobre a mecânica do programa:
 

Tem um programa novo, o "Melhor que Falecer", na TVI, em que vai continuar a rever a actualidade com humor. Será semelhante ao que se faz no "Daily Show" ou "Saturday Night Live"?

Não. O programa é de segunda a sexta tem cinco minutos só, é uma pastilha. Por mais do que uma razão: sou só eu sozinho a escrevê-lo e não consigo fazer mais e fazer 25 minutos por semana é já uma loucura. A outra é porque é um programa ágil, no sentido em que se acontecer qualquer coisa muito proeminente de manhã se calhar consigo responder nesse mesmo dia e pôr um qualquer comentário a isso. Não é comentar como o professor Marcelo, é uma rábula que comenta isso. Basicamente é aquilo que faço na rádio para a Comercial. Por exemplo, quando o Pingo Doce fez aquelas promoções, eu no dia seguinte consegui ter uma rábula em que punha toda a gente a esgatanhar-se por causa de um frasco de champô. Na televisão será diferente porque enquanto que na rádio as pessoas toleram uma rábula que dura entre três e cinco minutos, acho que na televisão um programa não pode ser uma rábula só, têm de ser duas ou três por dia. E serão o mais variadas que conseguir, uma em estúdio, outra no exterior.

Com crónicas, programas de televisão, rádio, parece impossível não ficar sem assunto.

Primeiro, tenho uma ajuda, que são os textos que fiz durante um ano na rádio Comercial aos quais posso recorrer. E apesar da rádio hoje ser diferente, porque há podcasts e pode ir parar ao YouTube, ainda assim é acedido por um público menor do que quando vai para a televisão. Ainda assim, espero eu, pode ser surpreendente para as pessoas, com a vantagem que agora tem um personagem que se pode ver e não só ouvir. Em segundo lugar, o programa de televisão vai durar apenas três meses e depois, se correr bem, coisa que é duvidosa, pode mais tarde voltar. Mas percebo a sua pergunta porque quando tiver todas as coisas a decorrer vou ter a crónica na "Visão", um programa que dá na TSF e na TVI24 que é o Governo Sombra, vou ter este na TVI e Portugal não é um país assim tão grande que me dê assunto para tudo.

Abordar o mesmo assunto de ângulos diferentes, é opção?

Lá está, posso escrever uma coisa na "Visão", aí abordo de uma maneira e na rádio Comercial de outra.

O próprio método é diferente.

Primeiro, é diferente pelo próprio meio, como dizia o nosso amigo McLuhan. Na imprensa para fazer rir as pessoas conto apenas com as palavras postas umas a seguir às outras. Na rádio conto com isso e também com a voz, na televisão além de tudo tenho a imagem. Sendo que tenho poucos recursos. Mas a ausência de recursos causa uns constrangimentos e ter mais recursos à sua maneira cria outros. Há sempre um obstáculo a superar.

 

O RAP volta a insistir no facto de cada programa durar apenas 5 minutos e da 1ª série durar apenas 3 meses. E pelos vistos teremos sketchs não só em estúdio como também exteriores.

Editado por ZDK
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excerto da entrevista do RAP ao Jornal i no qual revela alguns pormenores sobre a mecânica do programa:

 

 

O RAP volta a insistir no facto de cada programa durar apenas 5 minutos e da 1ª série durar apenas 3 meses. E pelos vistos teremos sketchs não só em estúdio como também exteriores.

Isso é bom :P 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Really? :O  :haha:  :haha:

Eu não vi, foi um membro do Z que viu. Mas queria muito ver! Se alguém conseguir arranjar a promo e postá-la aqui, era de valor! lol

Não assimilei bem, porque foi muito rápido, não estava a contar.

Pareceu-me mais uma espécie de separador, do que uma promo. É uma animação, aparece um RAP em desenho animado, a ser enterrado ou coisa do género... Ouve-se de fundo "melhor que falecer" na voz do Camané.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Gato Fedorento estiveram muito tempo afastados da TV, os outros não sei o que estão a fazer neste momento, mas o RAP é o mais conhecido dos 4. Quanto ao programa, não vou arriscar comentar muito antes da estreia, mas não será assim nada de novo, quase de certeza, e em 5 minutos não dará para fazer muita coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Gato Fedorento estiveram muito tempo afastados da TV, os outros não sei o que estão a fazer neste momento, mas o RAP é o mais conhecido dos 4. Quanto ao programa, não vou arriscar comentar muito antes da estreia, mas não será assim nada de novo, quase de certeza, e em 5 minutos não dará para fazer muita coisa.

Já foi dito que será uma espécie de 'Mixórdia de Temática' da Rádio comercial em versão para a TV. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já foi dito que será uma espécie de 'Mixórdia de Temática' da Rádio comercial em versão para a TV. 

Pois é, parece que já tinha lido isso. Bem que o programa se podia chamar "Mixórdia de Temáticas" em vez de aquele nome horrível de "Melhor que Falecer".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É muito curta, parece mesmo um separador, tem a música de fundo a dizer: Melhoooor que faleceeeer, como se o Camané estivesse mesmo a morrer ao cantar.

É uma animação tipo BD e diz: 5 minutos diários com Ricardo Araújo Pereira. Dia 14.

--

Muito sinceramente estava à espera de algo bem menos dark, e com o próprio do Ricardo. Mal, não está, mas está diferente!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...