Jump to content

Atualidade & Política


k3o4

Posts Recomendados

há 20 horas, zent disse:

Também convém não exagerar porque os vistos portugueses não são dados em bandejas. Os vistos de residência para trabalho só são atribuídos a quem já tem contrato de trabalho ou promessa de contrato de trabalho, entre outros requisitos.

Existe ainda o visto de procura de trabalho, esse tem um limite máximo de 120 dias e entre outras coisas a pessoa tem de demonstrar que tem rendimentos para se sustentar durante esse período.

Há a questão se existe fiscalização adequada de que os vistos não são abusados e se as regras são devidamente aplicadas. Agora, não é verdade que legalmente não haja controlo ou regras.

https://vistos.mne.gov.pt/pt/vistos-nacionais/informacao-geral/tipo-de-visto

 

Tudo verdade, mas precisamos desses trabalhadores? As empresas aproveitam esse facilitismo para contratar mão de obra barata, mas depois reclamam que eles não querem trabalhar ou que desaparecem dos postos de trabalho, etc, afins.. Sabemos bem que eles querem é a porta aberta para a Europa. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, Dinis01 disse:

Tudo verdade, mas precisamos desses trabalhadores? As empresas aproveitam esse facilitismo para contratar mão de obra barata, mas depois reclamam que eles não querem trabalhar ou que desaparecem dos postos de trabalho, etc, afins.. Sabemos bem que eles querem é a porta aberta para a Europa. 

Queres ser tu a varrer ruas, a servir em restaurantes e a fazer limpeza nos hoteis? é que não há quase portugueses nesses trabalhos... tudo o que é trabalhos que não exigem formação são brasileiros a fazer e de outras origens... portanto será que não fazem mesmo falta? Não há qualquer desemprego associado à vinda dos imigrantes, eles fazem o que nós não queremos fazer... como alias é igual ao que acontece em espanha, frança e inglaterra e até na alemanha há muitos anos. Eu vivi em inglaterra e trabalhei num hotel... sabes quantos ingleses trabalhavam lá? a diretora apenas.

Claro que há a questão dos salários mas isso tem mais a ver com a falta de regulação e controlo dos direitos laborais, muitas destas pessoas aceitam qualquer coisa sem reclamar porque estão numa situação muito sensivel ... a precariedade destas pessoas cria atrativo para empresas os contratarem abaixo do salario minimo e são explorados ao máximo. O problema não são eles virem para cá é a total falta de controlo das leis laborais.

  • Gosto 5
  • Obrigado 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 27 minutos, AndreRob disse:

Queres ser tu a varrer ruas, a servir em restaurantes e a fazer limpeza nos hoteis? é que não há quase portugueses nesses trabalhos... tudo o que é trabalhos que não exigem formação são brasileiros a fazer e de outras origens... portanto será que não fazem mesmo falta? Não há qualquer desemprego associado à vinda dos imigrantes, eles fazem o que nós não queremos fazer... como alias é igual ao que acontece em espanha, frança e inglaterra e até na alemanha há muitos anos. Eu vivi em inglaterra e trabalhei num hotel... sabes quantos ingleses trabalhavam lá? a diretora apenas.

Claro que há a questão dos salários mas isso tem mais a ver com a falta de regulação e controlo dos direitos laborais, muitas destas pessoas aceitam qualquer coisa sem reclamar porque estão numa situação muito sensivel ... a precariedade destas pessoas cria atrativo para empresas os contratarem abaixo do salario minimo e são explorados ao máximo. O problema não são eles virem para cá é a total falta de controlo das leis laborais.

E antes não eram portugueses a fazer esses trabalhos? Não vamos por aí, call centers, restauração, tvde, são áreas apinhadas de estrangeiros.. E será porque não há portugueses? É que eu lembro-me desses serviços existirem com portugueses a trabalhar... Essa mão de obra barata só faz com que os salários nesse tipo de serviços não melhorem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Dinis01 disse:

E antes não eram portugueses a fazer esses trabalhos? Não vamos por aí, call centers, restauração, tvde, são áreas apinhadas de estrangeiros.. E será porque não há portugueses? É que eu lembro-me desses serviços existirem com portugueses a trabalhar... Essa mão de obra barata só faz com que os salários nesse tipo de serviços não melhorem

porque ao contrário do que passa as condições de vida e sobretudo o aumento do emprego nos ultimos anos faz com que haja menos portugueses a ter de aceitar trabalhos mais precários e mal pagos. Há mais oportunidades noutras áreas. Mesmo que os hoteis desatassem a oferecer salários acima da média nas limpezas provavelmente não eram os portugueses que iriam a correr candidatar-se a essas vagas, como aliás se viu na fase pos pandémica com hoteleiros a queixarem-se que não havia ninguém a procurar aqueles trabalhos. Se não há necessidade as pessoas não se sujeitam, quem se sujeita são os imigrantes.

  • Gosto 2
  • Obrigado 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Dinis01 disse:

E antes não eram portugueses a fazer esses trabalhos? Não vamos por aí, call centers, restauração, tvde, são áreas apinhadas de estrangeiros.. E será porque não há portugueses? É que eu lembro-me desses serviços existirem com portugueses a trabalhar... Essa mão de obra barata só faz com que os salários nesse tipo de serviços não melhorem

Eu tenho um familiar que tirou um curso profissional de conclusão do Secundário em Hotelaria e Restauração e não durou um ano na área. Fartou-se das condições de trabalho paupérrimas e foi trabalhar para uma fábrica onde tem um rendimento muito mais estável e horários certos, onde com ele trabalham muitos imigrantes de origem indiana, nepalesa e bangladeshi. Se olhares bem para a história e demografia de um país, vês que com o progresso e melhoria económica de uma parte da população, essa parte da população deixa de se sujeitar a determinadas condições sociais. Já estive na Alemanha alguma vezes e o que vi mais foi segundas e terceiras gerações de iranianos, turcos, polacos, etc. a estudar no ensino superior ou a trabalhar em trabalhos bem pagos juntos do típico alemão. Quem é que se vai sujeitar a trabalhos mal pagos (nomeadamente a limpar casas de banho a troco de esmola)? Novas ondas de imigrantes vindas de África ou de outros locais do Médio Oriente. Mesmo no Canadá as gerações de origem portuguesa mais recente tendem já a trabalhar empregos fora do estereótipo do "trolha português que sabe fazer tudo e sujeita-se a tudo". Nos EUA as comunidades hispânicas ocupam cada vez maior relevância na vida pública. É algo perfeitamente normal e é um padrão que vai-se repetindo e não sei qual é o choque, sinceramente.

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 minutos, JDaman disse:

Eu tenho um familiar que tirou um curso profissional de conclusão do Secundário em Hotelaria e Restauração e não durou um ano na área. Fartou-se das condições de trabalho paupérrimas e foi trabalhar para uma fábrica onde tem um rendimento muito mais estável e horários certos, onde com ele trabalham muitos imigrantes de origem indiana, nepalesa e bangladeshi. Se olhares bem para a história e demografia de um país, vês que com o progresso e melhoria económica de uma parte da população, essa parte da população deixa de se sujeitar a determinadas condições sociais. Já estive na Alemanha alguma vezes e o que vi mais foi segundas e terceiras gerações de iranianos, turcos, polacos, etc. a estudar no ensino superior ou a trabalhar em trabalhos bem pagos juntos do típico alemão. Quem é que se vai sujeitar a trabalhos mal pagos (nomeadamente a limpar casas de banho a troco de esmola)? Novas ondas de imigrantes vindas de África ou de outros locais do Médio Oriente. Mesmo no Canadá as gerações de origem portuguesa mais recente tendem já a trabalhar empregos fora do estereótipo do "trolha português que sabe fazer tudo e sujeita-se a tudo". Nos EUA as comunidades hispânicas ocupam cada vez maior relevância na vida pública. É algo perfeitamente normal e é um padrão que vai-se repetindo e não sei qual é o choque, sinceramente.

Eu até posso dar aqui uma experiencia minha:

Eu trabalhei durante 4 anos em hotelaria em Londres, fiz vários cargos e não fosse a pandemia estaria no front office do hotel... quando voltei para portugal achava eu inocentemente que dado ter um bom nivel de ingles e esta experiencia no estrangeiro com várias funções seria fácil arranjar cá. Pois claro que não foi... ou eram part times macacos com horarios à toa, ou era para entrar as 6 da manhã o que me obrigava a usar carro no centro da cidade ou em alguns casos fazer mais de uma hora até cascais. Não houve dos varios casos onde fiz entrevista a minima abertura ou capacidade de ajustes eram sempre 'é isto que temos não podemos fazer melhor' para ganhar salário minimo... claro que fora as vezes que fui simplesmente ignorado ou exigiam 'formação em hotelaria' quando eu trabalhei 4 anos em varios hoteis e para eles isso não conta....

Claro que acabei a trabalhar noutra área e desisti da hotelaria porque aqui ninguém valoriza nada, se for preciso estás 3 anos a fazer a mesma coisa nunca sobes de função e és dispensado à primeira chance se abres a boca. O que se passa em portugal é similar ao que se passa noutros paises, os nacionais não estão para se sujeitar a trabalhos destes porque sabem que arranjam melhor e a mentalidade das empresas é sempre ignorar quem tem know how e optar pelas versões baratas e enquanto assim for muitos imigrantes vão continuar a vir porque conseguem trabalho facilmente.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os únicos pontos positivos são a indigitação de Montenegro e a saída da AR do arrogante do Santos Silva. Mas infelizmente não há maioria e este governo poderá durar pouco tempo.

  • Gosto 4
  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Dinis01 disse:

E antes não eram portugueses a fazer esses trabalhos? Não vamos por aí, call centers, restauração, tvde, são áreas apinhadas de estrangeiros.. E será porque não há portugueses? É que eu lembro-me desses serviços existirem com portugueses a trabalhar... Essa mão de obra barata só faz com que os salários nesse tipo de serviços não melhorem

Mas é o melhor de dois mundos, os estrangeiros emigrantes para eles o nosso ordenado mínimo, ou até menos, para eles em relação ao que ganham nos seus países de origem é um upgrade, e para quem paga quer ter o máximo de lucro possível, legítimo. É mesmo assim a vida. 

Editado por Dinis F.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho piada os portugueses serem contra os emigrantes, quando temos inúmeros portugueses que infelizmente emigram para outros países. Aposto que todos, não gostam de sair do seu próprio país, mas fazem, por diversas razões.

O que me choca é nos 50 anos da democracia, temos 50 fascistas dentro do parlamento...isto agora ou vai ou racha, a continuar a fazer aquelas figuras tristes, que continua a fazer no parlamento, que os outros partidos abram os olhos, para nas próximas eleições, ficarmos livres deste fardo.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 minutos, D91 disse:

Os únicos pontos positivos são a indigitação de Montenegro e a saída da AR do arrogante do Santos Silva. Mas infelizmente não há maioria e este governo poderá durar pouco tempo.

Arrogante porquê?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, Hugo disse:

Arrogante porquê?

Porque sempre o achei arrogante e nunca gostei dele. Preferia o Ferro Rodrigues, sempre fazia um melhor trabalho apesar de também não gostar dele.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, D91 disse:

Números oficiais:

AD - 80

PS - 78

Chega - 50

Fonte: SIC

PSD 78 \ CDS-PP 2

A AD não é um grupo parlamentar.

Por acaso achei um bocado de mau tom o Presidente não convocar o CDS às reuniões afinal eles passam a ter novamente lugar na AR... também os irá ignorar depois quando tomarem posse?

Editado por AndreRob
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 minutos, AndreRob disse:

PSD 78 \ CDS-PP 2

A AD não é um grupo parlamentar.

Por acaso achei um bocado de mau tom o Presidente não convocar o CDS às reuniões afinal eles passam a ter novamente lugar na AR... também os irá ignorar depois quando tomarem posse?

Poder-se-ia dar o caso de, se o PS tivesse 2 deputados na emigração e a AD 1, o PS ser o maior grupo parlamentar apesar de não ser a maior força política em votos. E aí, as opiniões dividem-se sobre quem deveria o PR convidar em primeiro lugar a formar governo. Especula-se que a razão pela qual o Marcelo teve em consideração as coligações, em vez de os partidos separadamente como sempre se fez, foi essa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 25 minutos, AndreRob disse:

PSD 78 \ CDS-PP 2

A AD não é um grupo parlamentar.

Por acaso achei um bocado de mau tom o Presidente não convocar o CDS às reuniões afinal eles passam a ter novamente lugar na AR... também os irá ignorar depois quando tomarem posse?

Isso deve ter acontecido porque PSD e CDS concorreram como coligação e por isso só o PSD foi às reuniões. Mas também acho que deveria ter ido. O melhor destas eleições foi mesmo o regresso do CDS ao parlamento.

  • Haha 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Hugo disse:

Arrogante porquê?

Por acaso, sempre achei desnecessário as saídas do Augusto Santos Silva contra o Chega, embora goste dele. Espero que tenham percebido que o Chega não é para ser tratado de maneira diferente e comecem a normalizá-lo, porque é a única maneira do partido deixar de crescer.

Já se percebeu que tratá-lo com a lengalenga de querer exclui-lo e ilegalizá-lo, dizer que é anti-democrático, etc etc, só lhes dá mais peso, voto popular, apoio. Passou de 12 para 50 deputados, também podemos agradecer ao palco que o Santos Silva lhe deu. 

  • Gosto 2
  • Obrigado 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 39 minutos, D91 disse:

Isso deve ter acontecido porque PSD e CDS concorreram como coligação e por isso só o PSD foi às reuniões. Mas também acho que deveria ter ido. O melhor destas eleições foi mesmo o regresso do CDS ao parlamento.

Às vezes pergunto-me se és um meme :ok:

  • Gosto 3
  • Obrigado 4
  • Haha 3
  • Surpresa 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...