Jump to content

Atualidade & Política


k3o4

Posts Recomendados

há 8 horas, D91 disse:

Vai ser uma grande incógnita o sucessor ou sucessora do Marcelo. Mas é quase certo que o Santos Silva e o Marques Mendes se vão candidatar.

Eu pessoalmente, preferia que fosse uma mulher, já está na hora de termos uma mulher como chefe de estado.

Mas vendo os nomes possíveis, não vejo quem tenha competência para ser PR neste momento, e esses dois são horríveis, mas também não quero uma Ana Gomes, outra incompetente.

Mas até 2026 ainda falta algum tempo e muito pode acontecer, a partir do próximo ano não se vai falar de outra coisa e irão começar a surgir mais nomes.

Eu votei na Ana Gomes na última vez, e estou amargamente arrependido, mulher completamente ridícula, incendiária e bastante parcial, não dá mesmo uma boa presidente. Prefiro Goveia e Melo.

Editado por Dinis F.
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 41 minutos, Dinis F. disse:

Eu votei na Ana Gomes na última vez, e estou amargamente arrependido, mulher completamente ridícula, incendiária e bastante parcial, não dá mesmo uma boa presidente. Prefiro Goveia e Melo.

Podes-me dizer o que sabes sobre o pensamento político desse senhor?? É que eu vejo o nome dele ser atirado para a corrida presidencial do nada. E os militares o lugar deles é no quartel, não é na política. Já nos bastou ter os militares no poder.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, thass_hot disse:

Podes-me dizer o que sabes sobre o pensamento político desse senhor?? É que eu vejo o nome dele ser atirado para a corrida presidencial do nada. E os militares o lugar deles é no quartel, não é na política. Já nos bastou ter os militares no poder.

Porque fez o mínimo exigido do seu trabalho e já toda a gente acha que isso é o suficiente para ser PR.

É o quão baixa a barra está e diz muito da literacia política deste país. 

  • Gosto 8
  • Obrigado 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 minutos, Duarte disse:

Porque fez o mínimo exigido do seu trabalho e já toda a gente acha que isso é o suficiente para ser PR.

É o quão baixa a barra está e diz muito da literacia política deste país. 

Fez um ótimo trabalho na pandemia, tem pulso como militar que é, e parece me uma pessoa ponderada e justa. Para o cargo de presidente aqui em Portugal chega e sobra. Se fores a falar da baixa barra então o que dizer dos EUA ou até do presidente da Ucrânia.

  • Haha 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 49 minutos, thass_hot disse:

Podes-me dizer o que sabes sobre o pensamento político desse senhor?? É que eu vejo o nome dele ser atirado para a corrida presidencial do nada. E os militares o lugar deles é no quartel, não é na política. Já nos bastou ter os militares no poder.

Não sei qual é o espectro político do senhor, mas acho que para a presidência não interessa muito, para mim para a presidência tinham que ser todos candidatos independentes, não partidários. 
Mas talvez o @Fernando saiba explicar melhor ele tem uma visão sempre interessante e mais elaborada das coisas.

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 26 minutos, Dinis F. disse:

Fez um ótimo trabalho na pandemia, tem pulso como militar que é, e parece me uma pessoa ponderada e justa. Para o cargo de presidente aqui em Portugal chega e sobra. Se fores a falar da baixa barra então o que dizer dos EUA ou até do presidente da Ucrânia.

A comunicação social criou uma narrativa que o processo de vacinação estava a correr mal. Obviamente havia erros, então destituiu-se o antigo responsável e meteu-se um militar. De repente deixou de haver problemas? Claro que não... simplesmente deixou de se falar nisso.

há 2 minutos, Dinis F. disse:

Não sei qual é o espectro político do senhor, mas acho que para a presidência não interessa muito, para mim para a presidência tinham que ser todos candidatos independentes, não partidários. 
Mas talvez o @Fernando saiba explicar melhor ele tem uma visão sempre interessante e mais elaborada das coisas.

Ser não partidário não significa ser apolítico. Podes não pertencer a nenhum partido político e serem conhecidas as tuas ideias.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 minutos, thass_hot disse:

Ser não partidário não significa ser apolítico. Podes não pertencer a nenhum partido político e serem conhecidas as tuas ideias.

Acredito, mas não precisam de estar apoiados em partidos, para mim tinha que haver distinção entre os partidos políticos e o Presidente, porque supostamente o Presidente representa o país, e afastava qualquer tipo de conflito de interesses que possa haver, assim até era mais saudável para todos não haveriam tantos ataques pessoais por pertencer a partido x. 

Editado por Dinis F.
  • Gosto 1
  • Adoro 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 hours ago, Duarte said:

Porque fez o mínimo exigido do seu trabalho e já toda a gente acha que isso é o suficiente para ser PR.

É o quão baixa a barra está e diz muito da literacia política deste país. 

Adicionava a isso o facto de vestir farda de militar :lol:  Mas eu acho que o hype dele já passou, se as eleições para PR tivessem sido em 2022 acreditaria numa possível vitória, em 2026 já toda a gente vai esquecer o que ele fez, e ainda bem.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, thass_hot disse:

A comunicação social criou uma narrativa que o processo de vacinação estava a correr mal. Obviamente havia erros, então destituiu-se o antigo responsável e meteu-se um militar. De repente deixou de haver problemas? Claro que não... simplesmente deixou de se falar nisso.

Até porque Portugal não foi o único encharcado com problemas nos processos de vacinação. Além disso, já era sabido que numa fase inicial iria ser complicado o processo estar perfeitamente oleado, em grande parte culpa dos stocks estarem a vir a conta-gotas.

há 7 horas, D91 disse:

Já sentem aquele cheirinho a democracia liberal parlamentar?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Patiño disse:

Será que vão conseguir governar 4 anos? Eu acho que o PS vai permitir para que o Chega não passe de 50 para 80 deputados :galderia:

Vejo mais depressa isso acontecer com um Bloco Central. O PS tem que ser oposição, embora estes primeiros tempos vão ser favoráveis à imagem do PSD (excluindo o tema habitação).

Editado por dankilaa
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 minutos, Patiño disse:

Será que vão conseguir governar 4 anos? Eu acho que o PS vai permitir para que o Chega não passe de 50 para 80 deputados :galderia:

repara que isto de governar por decreto é apenas para o restante deste ano, depois vão ter de fazer aprovar um orçamento na AR... o que o Montenegro está a tentar evitar é um orçamento retificativo agora usando o que o PS deixou de excendente... claro que nunca podem saltar por cima do que está orçamentado.

Mas não o governo o máximo que dura é dois anos... governos sem maioria acabam por cair facilmente ao primeiro problema.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o problema maior é que a partir de julho de 2025 o PR deixa de ter a função de dissolver a AR, porque há eleiçoes presidenciais em Janeiro de 2026... se o governo cair durante esse periodo vai ser a ramboia total e mais uma dor de cabeça legislativa.

E sinceramente começo a achar que o proximo OE até passa mas o golpe está montado sobretudo para 2025 com o chega meter o Ventura como candidato a presidente se os candidatos da direita e da esquerda não conseguirem alguém minimamente consensual ele ainda é eleito.

Acham mesmo que isto não pode piorar... ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 horas, Fernando disse:

Adicionava a isso o facto de vestir farda de militar :lol:  Mas eu acho que o hype dele já passou, se as eleições para PR tivessem sido em 2022 acreditaria numa possível vitória, em 2026 já toda a gente vai esquecer o que ele fez, e ainda bem.

Eu não teria tantas certezas disso, porque a variável da guerra poderá entrar na equação. Se somos mesmo forçados a participar ativamente, por pertencer à NATO, o povo votaria muito facilmente num militar.

Consigo mesmo imaginar Gouveia e Melo na presidência e André Ventura como Primeiro-Ministro nessa altura.

  • Triste 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, AndreRob said:

Querem governar sem parlamento... o TC vai amar.

Há medidas em que isso pode acontecer, como aliás, acontece em todas as legislaturas com certas medidas, não é à toa que certas medidas do governo nem na assembleia foram votadas. Isto não põe em causa nem a democracia nem a constituição. O que tiver de ir a parlamento, vai a parlamento, não há aqui nenhum tipo de suspensão do parlamento e das suas funções, por exemplo, o Orçamento de Estado terá que obrigatoriamente passar pelo parlamento, ao contrário de outras medidas. Isto é só uma forma de haver o mínimo de governabilidade, num cenário muito débil. Isto só virou um choque porque as pessoas já não estão habituadas a um governo sem maioria e sem um acordo parlamentar, assim como é um choque haver o mapa eleitoral a três cores, coisa que também já aconteceu no passado. 

Esta notícia explica minimamente bem o assunto. As pessoas descobrem que o governo tem poderes ao fim de 50 anos de democracia. Podia ter demorado mais.

https://sicnoticias.pt/especiais/eleicoes-legislativas/2024-03-22-AD-vai-governar-por-decreto-e-evitar--a-todo-o-custo--o-Parlamento-9b419e25

O debate democrático está tão contaminado que já se chega ao ponto de se falar de golpes de estado e de ameaças à democracia por parte de partidos democratas. 

Editado por Fernando
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...