Jump to content

Atualidade & Política


k3o4

Posts Recomendados

há 35 minutos, Fernando disse:

Há medidas em que isso pode acontecer, como aliás, acontece em todas as legislaturas com certas medidas, não é à toa que certas medidas do governo nem na assembleia foram votadas. Isto não põe em causa nem a democracia nem a constituição. O que tiver de ir a parlamento, vai a parlamento, não há aqui nenhum tipo de suspensão do parlamento e das suas funções, por exemplo, o Orçamento de Estado terá que obrigatoriamente passar pelo parlamento, ao contrário de outras medidas. Isto é só uma forma de haver o mínimo de governabilidade, num cenário muito débil. Isto só virou um choque porque as pessoas já não estão habituadas a um governo sem maioria e sem um acordo parlamentar, assim como é um choque haver o mapa eleitoral a três cores, coisa que também já aconteceu no passado. 

Esta notícia explica minimamente bem o assunto. As pessoas descobrem que o governo tem poderes ao fim de 50 anos de democracia. Podia ter demorado mais.

https://sicnoticias.pt/especiais/eleicoes-legislativas/2024-03-22-AD-vai-governar-por-decreto-e-evitar--a-todo-o-custo--o-Parlamento-9b419e25

O debate democrático está tão contaminado que já se chega ao ponto de se falar de golpes de estado e de ameaças à democracia por parte de partidos democratas. 

Sim nunca esteve em causa a democracia até porque este tipo de governação faz parte... durante a pandemia houve muita gestão por decreto sem necessariamente usarem a AR, alias muitas vezes ia à AR por uma questão de bom senso apenas.

O problema é que este tipo de postura logo de inicio é lenha para o Chega usar contra o PSD, se eles não tiverem muito cuidado com o que tentarem aprovar por decreto isso pode-se virar contra eles porque já sabemos como funciona a desinformação neste momento.

Além de vamos ter 50 aziados na AR a barafustar contantemente mentiras... temo que o plano seja mesmo o periodo pré eleições presidenciais que cai em cima de um dos orçamentos.

  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

22 minutes ago, AndreRob said:

Sim nunca esteve em causa a democracia até porque este tipo de governação faz parte... durante a pandemia houve muita gestão por decreto sem necessariamente usarem a AR, alias muitas vezes ia à AR por uma questão de bom senso apenas.

O problema é que este tipo de postura logo de inicio é lenha para o Chega usar contra o PSD, se eles não tiverem muito cuidado com o que tentarem aprovar por decreto isso pode-se virar contra eles porque já sabemos como funciona a desinformação neste momento.

Além de vamos ter 50 aziados na AR a barafustar contantemente mentiras... temo que o plano seja mesmo o periodo pré eleições presidenciais que cai em cima de um dos orçamentos.

Nesta altura, qualquer coisa que os partidos democráticos façam será sempre lenha para o CH, daí que o jornalismo devia de ser mais esclarecedor do que andar sempre a suportar o Ventura. Mas, pronto, estamos entregues a isto e não há ninguém com grande vontade mudar.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, srcbica disse:

Eu não teria tantas certezas disso, porque a variável da guerra poderá entrar na equação. Se somos mesmo forçados a participar ativamente, por pertencer à NATO, o povo votaria muito facilmente num militar.

Consigo mesmo imaginar Gouveia e Melo na presidência e André Ventura como Primeiro-Ministro nessa altura.

Esperemos que nenhum dos cenários que descreves venha a acontecer…

Mas infelizmente ja se percebeu que o Chega veio para ficar e crescer ainda mais… Eu e que nao fico em Portugal se isso vier acontecer. Alias a Europa em geral esta em decadência, cada vez menos é “o melhor lugar do mundo”. 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, Rui Melo disse:

Esperemos que nenhum dos cenários que descreves venha a acontecer…

Mas infelizmente ja se percebeu que o Chega veio para ficar e crescer ainda mais… Eu e que nao fico em Portugal se isso vier acontecer. Alias a Europa em geral esta em decadência, cada vez menos é “o melhor lugar do mundo”. 

O gouveia e melo já disse várias vezes que não quer e agora também já passou a questão da pandemia já se esfumou mais essa ideia... é preciso uma figura politica com algum consenso tanto do psd como do ps para evitar um cenário de termos o Ventura em risco de ser eleito presidente. :x

  • Gosto 1
  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, AndreRob disse:

O gouveia e melo já disse várias vezes que não quer e agora também já passou a questão da pandemia já se esfumou mais essa ideia... é preciso uma figura politica com algum consenso tanto do psd como do ps para evitar um cenário de termos o Ventura em risco de ser eleito presidente. :x

Verdade. Eu vejo mais um Paulo Portas como presidente, e acho que faria um bom trabalho e traria estabilidade a Belém. Marcelo neste segundo mandato revelou-se um desastre.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 minutos, D91 disse:

Verdade. Eu vejo mais um Paulo Portas como presidente, e acho que faria um bom trabalho e traria estabilidade a Belém. Marcelo neste segundo mandato revelou-se um desastre.

Não. Antes o Marques Mendes. Mas claro que com um governo de direita convinha um presidente de esquerda para equilibrar as coisas.

  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 36 minutos, D91 disse:

Verdade. Eu vejo mais um Paulo Portas como presidente, e acho que faria um bom trabalho e traria estabilidade a Belém. Marcelo neste segundo mandato revelou-se um desastre.

Ainda acho que podiam tentar o Passos Coelho. Ele esta muito marcado pela austeridade de 2011, mas não acho que seja um mau político. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 minutos, Rui Melo disse:

Ainda acho que podiam tentar o Passos Coelho. Ele esta muito marcado pela austeridade de 2011, mas não acho que seja um mau político. 

Se o PSd tentar essa gracinha vão perceber que não é por meia duzia de betos ainda suspirarem por ele que ele será eleito... será um erro caro ele ser candidato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o Passos Coelho se candidatar à presidência da República, o André Ventura não se atreverá a defrontá-lo. Seria provavelmente, apoiado pelo PSD, CDS e Chega; e, apoiado por toda a direita (com exceção da IL), tinha sérias probabilidades de ganhar (pelo menos, numa primeira volta).

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Guida disse:

Se o Passos Coelho se candidatar à presidência da República, o André Ventura não se atreverá a defrontá-lo. Seria provavelmente, apoiado pelo PSD, CDS e Chega; e, apoiado por toda a direita (com exceção da IL), tinha sérias probabilidades de ganhar (pelo menos, numa primeira volta).

Acho que ganhava na boa. Tudo depende dos adversários. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, DBook disse:

O Passos não está interessado em voltar à política e faz ele muito bem desde que lhe faleceu a mulher que ele basicamente afastou-se do panorama política e diga-se que é completamente compreensível. 

Não concordo nada.. Ele está desejosíssimo de regressar, mas quer um cargo executivo, ou seja PM. Não tenho a mínima dúvida que havia movimentações no psd para afastar o Montenegro nas europeias caso não tivesse caído o governo do Costa. E nesse caso se o psd perdesse as europeias ou tivesse um resultado "poucochinho" tenho quase a certeza que o Passos avançava.

  • Gosto 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, thass_hot disse:

Não concordo nada.. Ele está desejosíssimo de regressar, mas quer um cargo executivo, ou seja PM. Não tenho a mínima dúvida que havia movimentações no psd para afastar o Montenegro nas europeias caso não tivesse caído o governo do Costa. E nesse caso se o psd perdesse as europeias ou tivesse um resultado "poucochinho" tenho quase a certeza que o Passos avançava.

isso não faz sentido visto ele não ser um elemento ativo do partido neste momento, ele não está como deputado ou como um cargo de direção... é apenas um fantasma que aparece de vez em quando. Ele nunca poderia almejar voltar a liderar o partido estando afastado da politica. O unico cargo que ele pode vir a tentar é mesmo a presidencia.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 34 minutos, thass_hot disse:

Não concordo nada.. Ele está desejosíssimo de regressar, mas quer um cargo executivo, ou seja PM. Não tenho a mínima dúvida que havia movimentações no psd para afastar o Montenegro nas europeias caso não tivesse caído o governo do Costa. E nesse caso se o psd perdesse as europeias ou tivesse um resultado "poucochinho" tenho quase a certeza que o Passos avançava.

 

há 28 minutos, AndreRob disse:

isso não faz sentido visto ele não ser um elemento ativo do partido neste momento, ele não está como deputado ou como um cargo de direção... é apenas um fantasma que aparece de vez em quando. Ele nunca poderia almejar voltar a liderar o partido estando afastado da politica. O unico cargo que ele pode vir a tentar é mesmo a presidencia.

 

Se o resultado que o PSD teve nestas legislativas tivesse sido nas europeias, quem vocês acham que avançaria uma candidatura para substituir o Montenegro?

Eu por acaso não descartava um retorno do Passos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 horas, srcbica disse:

Eu não teria tantas certezas disso, porque a variável da guerra poderá entrar na equação. Se somos mesmo forçados a participar ativamente, por pertencer à NATO, o povo votaria muito facilmente num militar.

Consigo mesmo imaginar Gouveia e Melo na presidência e André Ventura como Primeiro-Ministro nessa altura.

Isso cada vez e preocupa mais, eu acho que é cada vez mais certo que nós vamos participar dela e que é só uma questão de tempo, já não consigo usar o "Se".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Duarte com D disse:

Isso cada vez e preocupa mais, eu acho que é cada vez mais certo que nós vamos participar dela e que é só uma questão de tempo, já não consigo usar o "Se".

A mim também me preocupa! Eu questiono que garantia é que eu tenho que eu ficarei cá cuidando de quem fica ao invés de ir cuidar de quem vai! E, se eu for, que garantia tenho de que ficarei realmente apenas prestando assistência num hospital militar?

Também acho que é uma questão de tempo. Só há uma coisa que me permite ainda usar o "se", porque eu já estava para escrever aquilo como se tivesse certezas, mas é uma coisa que tem mais a ver com o tópico de "Religião e Ocultismo" do que com este. Cingindo-me a este, a questão da guerra, a meu ver, devia fazer parte do debate político em toda a Europa para estas eleições. Os diferentes grupos parlamentares políticos deviam debater o que pretendem fazer.

Na semana passada, eu vi um vídeo, que pretendia ser cómico, mostrando dois espanhóis prestes a atravessar o Mediterrâneo num mísero bote. Aí, vêem um grupo de refugiados acabados de chegar à costa e falam para eles que Espanha está muito mal, é só problemas e que deviam fazer a viagem de volta. Os refugiados ficam e os espanhóis acabam indo no barco dos refugiados porque, diz um deles, se aguentou fazer a travessia até Espanha, também aguenta fazer a travessia de volta. Eu não conseguia rir do vídeo, porque eu realmente imaginei isto a acontecer quando a guerra rebentasse.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 horas, srcbica disse:

Eu não teria tantas certezas disso, porque a variável da guerra poderá entrar na equação. Se somos mesmo forçados a participar ativamente, por pertencer à NATO, o povo votaria muito facilmente num militar.

Consigo mesmo imaginar Gouveia e Melo na presidência e André Ventura como Primeiro-Ministro nessa altura.

Deus nos livre e guarde de ter essas duas pessoas nesses cargos.:dog:

E quanto a sermos forçados a participar na guerra, acho que isso só aconteceria numa situação extrema, e espero mesmo que não aconteça pois a possibilidade da guerra se espalhar para outros países era imensa e seria a desgraça da Europa.:triste_teresa:

  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, AndreRob disse:

isso não faz sentido visto ele não ser um elemento ativo do partido neste momento, ele não está como deputado ou como um cargo de direção... é apenas um fantasma que aparece de vez em quando. Ele nunca poderia almejar voltar a liderar o partido estando afastado da politica. O unico cargo que ele pode vir a tentar é mesmo a presidencia.

 

Faz todo o sentido. Rui Rio quando se candidatou e ganhou também não era deputado nem tinha nenhum cargo no partido e lá esteve 4 anos e disputou 2 legislativas. Acho que o Passos não tinha avançado antes porque achava que perderia umas eleições legislativas. Por isso esperava pelo suposto desastre das europeias para se candidatar e se a legislatura anterior tivesse chegado ao final o governo PS já tinha chegado muito debilitado. É apenas a minha opinião.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 27 minutos, thass_hot disse:

Faz todo o sentido. Rui Rio quando se candidatou e ganhou também não era deputado nem tinha nenhum cargo no partido e lá esteve 4 anos e disputou 2 legislativas. Acho que o Passos não tinha avançado antes porque achava que perderia umas eleições legislativas. Por isso esperava pelo suposto desastre das europeias para se candidatar e se a legislatura anterior tivesse chegado ao final o governo PS já tinha chegado muito debilitado. É apenas a minha opinião.

o Rui Rio tinha sido presidente da camara do porto durante muitos anos gozava de uma grande popularidade por causa do que fez por lá, apareceu no momento que lhe deu jeito, antes dele sair da CMP já vozes se abriam para ele ser ter um cargo de topo no partido. Passos coelho liderou os piores anos da nossa vida e continua com essa carga aos ombros, tentar voltar para ser lider do partido é levar com tudo isso em cima novamente. Tirando meia duzia de saudosistas da troika ninguém o quer lá tanto que houve uma certa relutancia em trazê-lo para a campanha das legislativas e só apareceu mesmo porque alguns o empurraram porque era claro que o Montenegro não queria trazer as nuvens da troika à campanha. E ou muito me engano ou a presença dele e do cavaco podem ter resfriado os resultados da AD porque foi nesse momento que as sondagens começaram a resvalar para ele. Os mais idosos que são a grande massa de vontantes não esqueceram.

Editado por AndreRob
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, AndreRob disse:

o Rui Rio tinha sido presidente da camara do porto durante muitos anos gozava de uma grande popularidade por causa do que fez por lá, apareceu no momento que lhe deu jeito, antes dele sair da CMP já vozes se abriam para ele ser ter um cargo de topo no partido. Passos coelho liderou os piores anos da nossa vida e continua com essa carga aos ombros, tentar voltar para ser lider do partido é levar com tudo isso em cima novamente. Tirando meia duzia de saudosistas da troika ninguém o quer lá tanto que houve uma certa relutancia em trazê-lo para a campanha das legislativas e só apareceu mesmo porque alguns o empurraram porque era claro que o Montenegro não queria trazer as nuvens da troika à campanha. E ou muito me engano ou a presença dele e do cavaco podem ter resfriado os resultados da AD porque foi nesse momento que as sondagens começaram a resvalar para ele. Os mais idosos que são a grande massa de vontantes não esqueceram.

O Rui Rio dividiu para reinar. Basicamente tinha meia cidade com ele e meia cidade contra ele. Aliás basta ver que o PSD nas legislativas de 2019 e 2022 teve na cidade do Porto 34,17% e 34,68%, portanto muito longe dum resultado arrasador... E mesmo o Rui Rio quando ganhou as eleições no psd sempre foi com o partido divido ao meio.

O Passos entre os dele (militantes e eleitorado PSD) tem muitos apoios e eu acho que ele podia secar um pouco o chega. No fundo ele veio com o discurso da imigração e o André Ventura foi uma criação dele. Claro que os mais idosos não gostam do Passos, mas pensa que desta vez votou muita gente jovem, gente que nunca tinha votado na vida que provavelmente votou Chega e poderia ter votado PSD.

Editado por thass_hot
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, srcbica disse:

 

Se o resultado que o PSD teve nestas legislativas tivesse sido nas europeias, quem vocês acham que avançaria uma candidatura para substituir o Montenegro?

Eu por acaso não descartava um retorno do Passos.

Penso que o Passos não está muito interessado nisso, sinceramente... vejo-o desejoso de ser presidente da República, isso sim! Para a liderança do PSD, apostava num confronto entre o Moedas e o Paulo Rangel. Ganhava o Moedas. Gostava imenso de ver o Jorge Moreira da Silva a concorrer novamente à liderança do partido, mas creio que, neste momento, está fora de questão.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 minutos, Guida disse:

Penso que o Passos não está muito interessado nisso, sinceramente... vejo-o desejoso de ser presidente da República, isso sim! Para a liderança do PSD, apostava num confronto entre o Moedas e o Paulo Rangel. Ganhava o Moedas. Gostava imenso de ver o Jorge Moreira da Silva a concorrer novamente à liderança do partido, mas creio que, neste momento, está fora de questão.

Sim neste momento não há a questão da liderança do PSD o Montenegro será PM durante uns dois anos talvez e só se sairem do governo é que ele deve sair... como foi com Costa. Por isso agora não há essa questão das europeias correrem mal até porque são sempre eleições pouco votadas e pode dar para todos os lados.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...