Dinis F. Postado 4 de março 2024 Postado 4 de março 2024 agora mesmo, SecretNavy disse: Desculpa, mas em questões basilares, os membros dos partidos têm de estar todos alinhados. Se assim não fosse, era o caos total 😅 Isso é na teoria, se o partido quiser eles podem votar por exemplo uma proposta de lei individualmente ou como é no costume em grupo. Citar
D23 Postado 4 de março 2024 Postado 4 de março 2024 há 1 hora, Dinis F. disse: Cada um tem o direito à sua opinião na AD, nos outros partidos tbm, e em qualquer outro partido as pessoas tem opiniões próprias. Queres ver que nos outros partidos não tem gente com opiniões não consensuais. Vá venha o próximo que já tou habituado. @Diogo O. o que o PS fez foi dar umas migalhas de vez em quando e reduzir a dívida e tudo mais, à custa do desinvestimento na saúde e na economia mas estamos a brincar, se há coisa que o projeto da AD defende é investimento e o desenvolvimento em várias áreas como a saúde pública e no desenvolvimento social. Só aqui se vê quem cai na ladainha do PS. Por isso é que eu não quero um Governo com a bagunça da Direita e por isso é que vou votar PNS. Citar
Patiño Postado 4 de março 2024 Postado 4 de março 2024 O que é que Luís Montenegro e Nuno Melo trazem de novo? Alguém me sabe dizer? O que eu vejo aqui (e não só aqui) é que as pessoas querem que a direita governe, mas nem sabem bem porquê, é só por embirração ao PS mas não se consegue dizer mais do que isto. Qual é o modelo económico ou o programa ecónomico da direita para o país? Qual é a evolução social e cultural que a direita defende? Se é para desvalorizar ainda mais o Estado Social, já tem vindo a ser feito há décadas. É que o PS já tem a política toda que a AD vai fazer, apenas vão mudar as caras. É que já temos o PS com o cumprimento das normas europeias e dos tratados europeus, cumprimento nas metas do défice, (a retórica de que o PS é despesista já não pode ser repetida pela direita), e temos a pouca valorização dos profissionais da função pública, como médicos e professores, porta aberta para o crescimento exponencial dos privados, aumento da pobreza, baixos salários, pensões baixas. PS + PSD estão de mãos dadas em quase tudo, só os egos dos políticos que os protagonizam é que gostam muito de dizer que são rivais. 4 1 Citar
AndreRob Postado 4 de março 2024 Postado 4 de março 2024 há 13 minutos, Patiño disse: O que é que Luís Montenegro e Nuno Melo trazem de novo? Alguém me sabe dizer? O que eu vejo aqui (e não só aqui) é que as pessoas querem que a direita governe, mas nem sabem bem porquê, é só por embirração ao PS mas não se consegue dizer mais do que isto. Qual é o modelo económico ou o programa ecónomico da direita para o país? Qual é a evolução social e cultural que a direita defende? Se é para desvalorizar ainda mais o Estado Social, já tem vindo a ser feito há décadas. É que o PS já tem a política toda que a AD vai fazer, apenas vão mudar as caras. É que já temos o PS com o cumprimento das normas europeias e dos tratados europeus, cumprimento nas metas do défice, (a retórica de que o PS é despesista já não pode ser repetida pela direita), e temos a pouca valorização dos profissionais da função pública, como médicos e professores, porta aberta para o crescimento exponencial dos privados, aumento da pobreza, baixos salários, pensões baixas. PS + PSD estão de mãos dadas em quase tudo, só os egos dos políticos que os protagonizam é que gostam muito de dizer que são rivais. O Nuno Melo que é um proto fascista que todos sabem que esteve sempre do lado da extrema direita no parlamento europeu... o que ele vai dar ao governo? Montenegro vai viver um autentico pesadelo como primeiro ministro... mas quem vai sofrer somos nós. 1 1 Citar
D23 Postado 4 de março 2024 Postado 4 de março 2024 há 14 minutos, Patiño disse: O que é que Luís Montenegro e Nuno Melo trazem de novo? Alguém me sabe dizer? O que eu vejo aqui (e não só aqui) é que as pessoas querem que a direita governe, mas nem sabem bem porquê, é só por embirração ao PS mas não se consegue dizer mais do que isto. Qual é o modelo económico ou o programa ecónomico da direita para o país? Qual é a evolução social e cultural que a direita defende? Se é para desvalorizar ainda mais o Estado Social, já tem vindo a ser feito há décadas. É que o PS já tem a política toda que a AD vai fazer, apenas vão mudar as caras. É que já temos o PS com o cumprimento das normas europeias e dos tratados europeus, cumprimento nas metas do défice, (a retórica de que o PS é despesista já não pode ser repetida pela direita), e temos a pouca valorização dos profissionais da função pública, como médicos e professores, porta aberta para o crescimento exponencial dos privados, aumento da pobreza, baixos salários, pensões baixas. PS + PSD estão de mãos dadas em quase tudo, só os egos dos políticos que os protagonizam é que gostam muito de dizer que são rivais. O meu namorado lembra-se bem de como os trabalhadores por conta própria eram bem lixados pelo governo do Passos no que concerne aos impostos que tinham de pagar, quer tivessem rendimentos ou não do seu trabalho de freelancer. 1 Citar
srcbica Postado 4 de março 2024 Postado 4 de março 2024 há 14 minutos, Patiño disse: O que é que Luís Montenegro e Nuno Melo trazem de novo? Alguém me sabe dizer? O que eu vejo aqui (e não só aqui) é que as pessoas querem que a direita governe, mas nem sabem bem porquê, é só por embirração ao PS mas não se consegue dizer mais do que isto. Qual é o modelo económico ou o programa ecónomico da direita para o país? Qual é a evolução social e cultural que a direita defende? Se é para desvalorizar ainda mais o Estado Social, já tem vindo a ser feito há décadas. É que o PS já tem a política toda que a AD vai fazer, apenas vão mudar as caras. É que já temos o PS com o cumprimento das normas europeias e dos tratados europeus, cumprimento nas metas do défice, (a retórica de que o PS é despesista já não pode ser repetida pela direita), e temos a pouca valorização dos profissionais da função pública, como médicos e professores, porta aberta para o crescimento exponencial dos privados, aumento da pobreza, baixos salários, pensões baixas. PS + PSD estão de mãos dadas em quase tudo, só os egos dos políticos que os protagonizam é que gostam muito de dizer que são rivais. Seria muito bom que tanto a direita como a esquerda tivessem um total de 115 deputados, forçando a existência de um bloco central. Só para estas guerrinhas acabarem seria top! Mas isso é impossível quando na AR está presente um PAN. Citar
Patiño Postado 4 de março 2024 Postado 4 de março 2024 há 1 minuto, AndreRob disse: O Nuno Melo que é um proto fascista que todos sabem que esteve sempre do lado da extrema direita no parlamento europeu... o que ele vai dar ao governo? Montenegro vai viver um autentico pesadelo como primeiro ministro... mas quem vai sofrer somos nós. Também vi muita gente de direita que há anos que condena o PEV que tinha deputados "sem nunca ter ido a eleições" e agora vem o Nuno Melo que não tem deputados na Assembleia da República a governar o país, e se calhar, a ser vice-primeiro-ministro. Agora estão caladinhos. 1 Citar
D91 Postado 4 de março 2024 Postado 4 de março 2024 há 3 minutos, InesMig disse: Mas essas pessoas é assim que querem ser levadas a sério? Citar
Ruben Postado 4 de março 2024 Postado 4 de março 2024 há 2 minutos, srcbica disse: Seria muito bom que tanto a direita como a esquerda tivessem um total de 115 deputados, forçando a existência de um bloco central. Só para estas guerrinhas acabarem seria top! Mas isso é impossível quando na AR está presente um PAN. Bloco central seria péssimo para o PS, PSD e até mesmo para o país. Quem é de direita, quer uma maioria de direita; quem é de esquerda, uma maioria de esquerda. Isso não implica que o PS não se abstenha num governo minoritário de direita, por exemplo. Já 115 deputados é um número bastante pequeno para a população que temos. Aliás, a ideia de reduzir deputados não faz grande sentido quando estamos bem dentro da média de deputados por 100 000 habitantes. Digo mais, aquilo que realmente faz cada vez mais falta é um círculo de compensação, exatamente para dar mais lugares a partidos mais pequenos, que têm cada vez mais votos em círculos eleitorais onde só se elegem deputados do PS/PSD, e para ajustar a força do bloco central para a sua real representatividade a nível nacional. Foram desperdiçados 700 mil votos nas últimas eleições, o cenário deve-se repetir daqui a uma semana; o bloco central tem deputados a mais e isso precisa de ser rapidamente ajustado. 5 1 Citar
srcbica Postado 4 de março 2024 Postado 4 de março 2024 há 9 minutos, Ruben disse: Bloco central seria péssimo para o PS, PSD e até mesmo para o país. Quem é de direita, quer uma maioria de direita; quem é de esquerda, uma maioria de esquerda. Isso não implica que o PS não se abstenha num governo minoritário de direita, por exemplo. Já 115 deputados é um número bastante pequeno para a população que temos. Aliás, a ideia de reduzir deputados não faz grande sentido quando estamos bem dentro da média de deputados por 100 000 habitantes. Digo mais, aquilo que realmente faz cada vez mais falta é um círculo de compensação, exatamente para dar mais lugares a partidos mais pequenos, que têm cada vez mais votos em círculos eleitorais onde só se elegem deputados do PS/PSD, e para ajustar a força do bloco central para a sua real representatividade a nível nacional. Foram desperdiçados 700 mil votos nas últimas eleições, o cenário deve-se repetir daqui a uma semana; o bloco central tem deputados a mais e isso precisa de ser rapidamente ajustado. Não acho nada que seria péssimo. Só faria bem. De borla poderia contribuir para pelo menos diminuir essa visão clubística de esquerda vs direita. Mas, mesmo que corresse mal, haveria ainda a vantagem de na eleição seguinte PS e PSD descerem, diminuindo a força do bloco central. Citar
D23 Postado 4 de março 2024 Postado 4 de março 2024 há 20 minutos, Ruben disse: Bloco central seria péssimo para o PS, PSD e até mesmo para o país. Quem é de direita, quer uma maioria de direita; quem é de esquerda, uma maioria de esquerda. Isso não implica que o PS não se abstenha num governo minoritário de direita, por exemplo. Já 115 deputados é um número bastante pequeno para a população que temos. Aliás, a ideia de reduzir deputados não faz grande sentido quando estamos bem dentro da média de deputados por 100 000 habitantes. Digo mais, aquilo que realmente faz cada vez mais falta é um círculo de compensação, exatamente para dar mais lugares a partidos mais pequenos, que têm cada vez mais votos em círculos eleitorais onde só se elegem deputados do PS/PSD, e para ajustar a força do bloco central para a sua real representatividade a nível nacional. Foram desperdiçados 700 mil votos nas últimas eleições, o cenário deve-se repetir daqui a uma semana; o bloco central tem deputados a mais e isso precisa de ser rapidamente ajustado. O PS e PSD nem querem falar do assunto. A primeira vez que ouvi falar nisso, foi o meu namorado que me falou nessa necessidade. Eu não tinha a mínima noção disso e nem me considero uma pessoa ignorante ou alheada da realidade, simplesmente é um assunto que quase nunca é debatido. Citar
Dinis F. Postado 4 de março 2024 Postado 4 de março 2024 há 1 hora, D23 disse: Por isso é que eu não quero um Governo com a bagunça da Direita e por isso é que vou votar PNS. Sim por isso é que a geringonça com o PS caiu foi estabilidade demais. Está na altura da AD entrar em ação, agora é a vez deles o PS portou-se mal só casos e casinhos só nesta maioria absoluta. 1 Citar
Fernando Postado 4 de março 2024 Postado 4 de março 2024 (editado) 1 hour ago, D23 said: O PS e PSD nem querem falar do assunto. A primeira vez que ouvi falar nisso, foi o meu namorado que me falou nessa necessidade. Eu não tinha a mínima noção disso e nem me considero uma pessoa ignorante ou alheada da realidade, simplesmente é um assunto que quase nunca é debatido. O assunto foi debatido na última legislatura, a Iniciativa Liberal e o Livre têm propostas relativamente a esse assunto, sendo aliás os partidos que mais se baterem por isso, agora é que o assunto começa a ser discutido, mas até há um ano ou dois não era.. É claro que foi rejeitado e ironicamente o PCP, que corre o risco de um dia nem ter deputados, votou contra. https://www.rtp.pt/noticias/politica/iniciativa-liberal-propoe-circulo-de-compensacao-ja-nas-eleicoes-legislativas_a1537109 Editado 4 de março 2024 por Fernando 2 1 Citar
Ruben Postado 4 de março 2024 Postado 4 de março 2024 há 44 minutos, srcbica disse: Não acho nada que seria péssimo. Só faria bem. De borla poderia contribuir para pelo menos diminuir essa visão clubística de esquerda vs direita. Mas, mesmo que corresse mal, haveria ainda a vantagem de na eleição seguinte PS e PSD descerem, diminuindo a força do bloco central. Não acho que seja uma visão clubista. Blocos de esquerda e de direita dominam a política de vários partidos europeus, onde maiorias absolutas são praticamente impossíveis de alcançar e acordos pré e pós-eleitorais são comuns. Os dois partidos já são de centro e têm políticas mais centristas comparado com uma IL à direita ou com um BE/CDU à esquerda. Há anos que uma grande maioria não quer um bloco central. Não só são cada vez mais pessoas que não se reveem nas medidas do PS/PSD (principalmente os mais jovens), como também os governos centristas (seja de maioria absoluta como o que tivemos, seja em acordos entre PS e PSD) empurram muitos para a extrema-direita com o discurso de que “são todos iguais”. Mesmo tu dizes que, caso corra mal, as pessoas irão penalizar o bloco central. Pois bem, as pessoas já penalizam o bloco central, na forma do Chega - que passa de 12 deputados para 30 a 40 em dois anos. Tudo porque, nas últimas eleições, para evitar o Chega, deu-se uma maioria absoluta ao centro-esquerda que é o PS. há 1 hora, D23 disse: O PS e PSD nem querem falar do assunto. A primeira vez que ouvi falar nisso, foi o meu namorado que me falou nessa necessidade. Eu não tinha a mínima noção disso e nem me considero uma pessoa ignorante ou alheada da realidade, simplesmente é um assunto que quase nunca é debatido. A IL já fala nisso há alguns anos e, como o @Fernando disse, chegou a ser debatido na AR e, claro, chumbado. A AR ficaria assim com um círculo de compensação: 5 1 Citar
D23 Postado 4 de março 2024 Postado 4 de março 2024 há 6 minutos, Ruben disse: Não acho que seja uma visão clubista. Blocos de esquerda e de direita dominam a política de vários partidos europeus, onde maiorias absolutas são praticamente impossíveis de alcançar e acordos pré e pós-eleitorais são comuns. Os dois partidos já são de centro e têm políticas mais centristas comparado com uma IL à direita ou com um BE/CDU à esquerda. Há anos que uma grande maioria não quer um bloco central. Não só são cada vez mais pessoas que não se reveem nas medidas do PS/PSD (principalmente os mais jovens), como também os governos centristas (seja de maioria absoluta como o que tivemos, seja em acordos entre PS e PSD) empurram muitos para a extrema-direita com o discurso de que “são todos iguais”. Mesmo tu dizes que, caso corra mal, as pessoas irão penalizar o bloco central. Pois bem, as pessoas já penalizam o bloco central, na forma do Chega - que passa de 12 deputados para 30 a 40 em dois anos. Tudo porque, nas últimas eleições, para evitar o Chega, deu-se uma maioria absoluta ao centro-esquerda que é o PS. A IL já fala nisso há alguns anos e, como o @Fernando disse, chegou a ser debatido na AR e, claro, chumbado. A AR ficaria assim com um círculo de compensação: Sim, quando digo debatido, estava a falar da sociedade civil. O meu pai que já vota há tanto tempo, não fazia ideia do que era isso, por exemplo. Citar
Loverboy Postado 4 de março 2024 Postado 4 de março 2024 Sobre o Nuno Melo eu prefiro nem me pronunciar. Repetiu 3 vezes no RAP que ia colocar a tabuleta do CDS no Parlamento "de onde nunca deviam ter saído" . Não saíram, foram escorraçados pelo povo e quando voltarem é pela porta dos fundos,encavalitados no Montenegro. Porque sozinhos as sondagens aquando da queda do Governo nem previam que voltassem a eleger. 3 1 Citar
Fernando Postado 4 de março 2024 Postado 4 de março 2024 56 minutes ago, Loverboy said: Sobre o Nuno Melo eu prefiro nem me pronunciar. Repetiu 3 vezes no RAP que ia colocar a tabuleta do CDS no Parlamento "de onde nunca deviam ter saído" . Não saíram, foram escorraçados pelo povo e quando voltarem é pela porta dos fundos,encavalitados no Montenegro. Porque sozinhos as sondagens aquando da queda do Governo nem previam que voltassem a eleger. Foi mais o facto de não terem conseguido eleger nos sítios onde tinha possibilidade porque tiveram mais votos que o L e o PAN, se houvesse um círculo de compensação o CDS elegia Aliás, o CDS teve quase mais 20 mil votos que o Livre, e nem estou a contar com as coligações em certos círculos 1 Citar
srcbica Postado 4 de março 2024 Postado 4 de março 2024 há 4 horas, Ruben disse: Não acho que seja uma visão clubista. Blocos de esquerda e de direita dominam a política de vários partidos europeus, onde maiorias absolutas são praticamente impossíveis de alcançar e acordos pré e pós-eleitorais são comuns. Os dois partidos já são de centro e têm políticas mais centristas comparado com uma IL à direita ou com um BE/CDU à esquerda. Há anos que uma grande maioria não quer um bloco central. Não só são cada vez mais pessoas que não se reveem nas medidas do PS/PSD (principalmente os mais jovens), como também os governos centristas (seja de maioria absoluta como o que tivemos, seja em acordos entre PS e PSD) empurram muitos para a extrema-direita com o discurso de que “são todos iguais”. Mesmo tu dizes que, caso corra mal, as pessoas irão penalizar o bloco central. Pois bem, as pessoas já penalizam o bloco central, na forma do Chega - que passa de 12 deputados para 30 a 40 em dois anos. Tudo porque, nas últimas eleições, para evitar o Chega, deu-se uma maioria absoluta ao centro-esquerda que é o PS. A IL já fala nisso há alguns anos e, como o @Fernando disse, chegou a ser debatido na AR e, claro, chumbado. A AR ficaria assim com um círculo de compensação: Eu sei que não parece fazer muito sentido, mas eu acho justamente que um cenário em que PS e PSD tivessem igual força, um bloco central faria bem para travar o crescimento do Chega, mas é apenas e simplesmente porque eu não estou nada à espera de que corresse mal. Eu devo dizer que estou com esta visão limitada em relação a esse futuro hipotético e igualmente um tanto quanto utópico para este país, por causa do governo feito entre a CDU e o SpD. E tenho esta visão por causa do BE, desde aquele cartaz que tinha escrito "Um governo mais alemão do que o governo alemão". Eu lembro de olhar para aquilo e pensar "é isto que falta a este país". Desde então que sonho com um bloco central. Citar
srcbica Postado 4 de março 2024 Postado 4 de março 2024 @D91, eu estive a ver o programa do Ricardo e passou-me algo pela cabeça... És o Adolfo Mesquita Nunes? 3 Citar
Phoenix Postado 5 de março 2024 Postado 5 de março 2024 há 9 horas, srcbica disse: @D91, eu estive a ver o programa do Ricardo e passou-me algo pela cabeça... És o Adolfo Mesquita Nunes? Acho que não. Se fosse, muito provavelmente seria mais activo no tópico da Eurovisão (o Adolfo Mesquita Nunes é fã). 3 Citar
Ruben Postado 5 de março 2024 Postado 5 de março 2024 há 10 horas, srcbica disse: Eu sei que não parece fazer muito sentido, mas eu acho justamente que um cenário em que PS e PSD tivessem igual força, um bloco central faria bem para travar o crescimento do Chega, mas é apenas e simplesmente porque eu não estou nada à espera de que corresse mal. Eu devo dizer que estou com esta visão limitada em relação a esse futuro hipotético e igualmente um tanto quanto utópico para este país, por causa do governo feito entre a CDU e o SpD. E tenho esta visão por causa do BE, desde aquele cartaz que tinha escrito "Um governo mais alemão do que o governo alemão". Eu lembro de olhar para aquilo e pensar "é isto que falta a este país". Desde então que sonho com um bloco central. Os últimos governos centrais na Alemanha foram mais uma necessidade imposta pelos resultados políticos e pela própria história da Alemanha, do que propriamente algo que ambos os partidos e, principalmente, o SPD quereria. Em 2013, a CDU venceu as eleições a a apenas 5 deputados de uma inédita maioria absoluta, muito porque o FDP (liberais, com quem estiveram coligados entre 2009-2013) não conseguiram os 5% (tiveram 4,8%) necessários para entrar no Parlamento. Restavam, por isso, poucas alternativas: uma grande coligação ou uma aliança com os Verdes ou com o Die Linke. No caso do Die Linke, seria como PSD e CDU fazerem uma coligação; no caso dos Verdes, os deputados da CSU (partido irmão da CDU, mas apenas concorre na Bavária no lugar destes), não queriam uma coligação com eles. O SPD era a única opção possível. No entanto, o SPD era sempre absorvido cada vez que se coligava com a CDU. A primeira grande coligação (2005-2009) acabou com o SPD a perder 11pp em relação a 2005. Em 2017, depois da segunda grande coligação (2013-2017), o SPD perdeu 5pp e desceu para pouco mais de 20% dos votos e teve o seu o pior resultado de sempre. Por isso, após as eleições de 2017, a terceira grande coligação só aconteceu após as negociações entre CDU/Verdes e FDP falharem e vários meses de negociações entre os dois partidos - em que uma inédita repetição de eleições chegou a pairar no ar. O último governo de Merkel só foi aprovado no Parlamento quase meio ano depois da eleição. Por isso, não foi, de todo, porque eles achavam que o melhor caminho era uma grande coligação. Duvido que o PS queira ser arrastado para um governo do PSD ou vice-versa. Tal como aconteceu na Alemanha, o partido minoritário (o SPD) acabava sempre por sair prejudicado e a perder (mais) votos em relação à CDU. Duvido sequer que os militantes de ambos os partidos queiram uma grande coligação, tal como na Alemanha, principalmente no último governo de Merkel, muitos membros do SPD não queriam voltar a uma nova coligação com a CDU/CSU. 1 1 Citar
Posts Recomendados
Junta-te a nós!
Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.