João Fernandes Postado 14 de fevereiro 2024 Postado 14 de fevereiro 2024 Eu também gostava de geringonça de esquerda. 2 1 Citar
Foid Postado 14 de fevereiro 2024 Postado 14 de fevereiro 2024 há 7 minutos, D23 disse: Cada vez mais tenho a certeza que vou votar PS para fortalecer a Esquerda. Uma Geringonça 2.0 é tudo o que eu quero, tbh. Algo para afastar o CH do poder. A Direita não tem qualquer hipótese em Portugal, neste momento, sem incluir o CH. E isso é um trunfo gigantesco que AV tem. Mesmo com uma Geringonça 2.0, o CH com 30 ou 40 deputados na AR, vai dificultar imenso as iniciativas legislativas e os debates quinzenais, como o meu pai bem me dizia. Tenha Vergonha daquilo que escreveu, o Pais esta na Merda e vai votar na Merda? Ao menos vota Livre ou Bloco. 2 1 Citar
D91 Postado 14 de fevereiro 2024 Postado 14 de fevereiro 2024 Não é com o PS nem com uma geringonça de esquerda que o país vai para frente. Seria um retrocesso. Povo que gosta de ser roubado. 1 1 Citar
srcbica Postado 14 de fevereiro 2024 Postado 14 de fevereiro 2024 (editado) Editado 14 de fevereiro 2024 por srcbica vejam a segunda imagem 7 Citar
Fernando Postado 14 de fevereiro 2024 Postado 14 de fevereiro 2024 (editado) 37 minutes ago, D23 said: Cada vez mais tenho a certeza que vou votar PS para fortalecer a Esquerda. Uma Geringonça 2.0 é tudo o que eu quero, tbh. Algo para afastar o CH do poder. A Direita não tem qualquer hipótese em Portugal, neste momento, sem incluir o CH. E isso é um trunfo gigantesco que AV tem. Mesmo com uma Geringonça 2.0, o CH com 30 ou 40 deputados na AR, vai dificultar imenso as iniciativas legislativas e os debates quinzenais, como o meu pai bem me dizia. A esquerda não vai sair fortalecida com um voto no PS, desculpa estragar a fantasia. Quanto muito afasta o CH (ou adia o afastamento do CH porque em boa verdade o PS alimenta-se do CH e vice-versa, basta ver como é que o CH cresceu e em que legislaturas cresceu, que discursos há nos dois partidos e a forma como se unem quando é necessário, mas nunca de uma forma direta) e aproxima, mais uma vez, o PS de uma maioria absoluta, ou seja, excluindo uma possível gerigonça. Se há coisa que o PNS deixou claro no debate com o Rui Tavares é que pouco lhe interessa a esquerda. Os partidos pequenos servem única e exclusivamente para dar poder ao PS, chegou ao ponto de quase describilizar o papel do Livre, no caso. Eu até entendo a lógica por detrás por causa do nosso sistema eleitoral, mas o PS favorece imenso dessa lógica porque o sistema é claramente favorável aos partidos grandes mas também há muito essa conversa de que é necessário votar nos grandes para dar alguma coisa, levando a que Portugal permaneça num rotativismo decadente. Ainda se fosse um PS renovado, eu entendi a esperança em algo melhor, um PS que é a reciclagem da reciclagem da reciclagem dos governos anteriores é quase cómico alguém achar que vai haver mudanças. Editado 14 de fevereiro 2024 por Fernando 1 1 2 Citar
D23 Postado 14 de fevereiro 2024 Postado 14 de fevereiro 2024 (editado) há 43 minutos, Foid disse: Tenha Vergonha daquilo que escreveu, o Pais esta na Merda e vai votar na Merda? Ao menos vota Livre ou Bloco. Sei que é difícil de perceber, mas isto é um fórum, não é a tasca da tua terra. Eu vou dar as minhas opiniões políticas quer tu concordes ou não com elas. A tua linguagem é ofensiva e imprópria para um debate saudável. Editado 14 de fevereiro 2024 por D23 2 1 Citar
Patiño Postado 15 de fevereiro 2024 Postado 15 de fevereiro 2024 (editado) Eu vou votar CDU. O Livre/Rui Tavares é um partido com o qual não me identifico, o Bloco desiludiu-me bastante e acho a Mariana antipática e seca, e a CDU pelo menos é um partido coerente, mesmo com todos os insultos que leva há 100 anos, ainda vai a eleições. Tenho pena do Paulo Raimundo, não é muito carismático mas o meu voto é um voto de protesto para um partido que, mesmo podendo vir a perder a representação parlamentar por completo mais cedo ou mais tarde, para mim sempre teve impacto em todo o período da democracia, mas também no tempo do fascismo. Todos os comunistas que conheço são pessoas sérias, trabalhadoras, cultas e trabalham em prol do partido como eu nunca vi em nenhum. Em relação à direita, nunca votaria num partido desde o PSD ao Chega, até por uma questão de consciência de classe, que hoje já não parece importar mas eu prefiro votar em quem me defende e não em quem defende quem eu "gostaria de ser", que é o que sinto que muitos fazem. Editado 15 de fevereiro 2024 por Patiño 2 1 Citar
Visky de Santa Cruz Postado 15 de fevereiro 2024 Postado 15 de fevereiro 2024 há 13 minutos, Patiño disse: Eu vou votar CDU. O Livre/Rui Tavares é um partido com o qual não me identifico, o Bloco desiludiu-me bastante e acho a Mariana antipática e seca, e a CDU pelo menos é um partido coerente, mesmo com todos os insultos que leva há 100 anos, ainda vai a eleições. Tenho pena do Paulo Raimundo, não é muito carismático mas o meu voto é um voto de protesto para um partido que, mesmo podendo vir a perder a representação parlamentar por completo mais cedo ou mais tarde, para mim sempre teve impacto em todo o período da democracia, mas também no tempo do fascismo. Todos os comunistas que conheço são pessoas sérias, trabalhadoras, cultas e trabalham em prol do partido como eu nunca vi em nenhum. Em relação à direita, nunca votaria num partido desde o PSD ao Chega, até por uma questão de consciência de classe, que hoje já não parece importar mas eu prefiro votar em quem me defende e não em quem defende quem eu "gostaria de ser", que é o que sinto que muitos fazem. Não imaginas o que são as autarquias comunistas. 3 Citar
Fernando Postado 15 de fevereiro 2024 Postado 15 de fevereiro 2024 31 minutes ago, Patiño said: e a CDU pelo menos é um partido coerente, mesmo com todos os insultos que leva há 100 anos, ainda vai a eleições Se os partidos deixassem de ir a eleições porque são acusados de x ou y, já não havia ninguém para contar a história 2 Citar
bacalhaucomnatas Postado 15 de fevereiro 2024 Postado 15 de fevereiro 2024 estou a ponderar votar Nova Direita, para dar os meus 5€ da subvenção à candidata africana Ossanda mulheres negras ao poder!... 2 7 Citar
msm0 Postado 15 de fevereiro 2024 Postado 15 de fevereiro 2024 há 39 minutos, Patiño disse: Eu vou votar CDU. O Livre/Rui Tavares é um partido com o qual não me identifico, o Bloco desiludiu-me bastante e acho a Mariana antipática e seca, e a CDU pelo menos é um partido coerente, mesmo com todos os insultos que leva há 100 anos, ainda vai a eleições. Tenho pena do Paulo Raimundo, não é muito carismático mas o meu voto é um voto de protesto para um partido que, mesmo podendo vir a perder a representação parlamentar por completo mais cedo ou mais tarde, para mim sempre teve impacto em todo o período da democracia, mas também no tempo do fascismo. Todos os comunistas que conheço são pessoas sérias, trabalhadoras, cultas e trabalham em prol do partido como eu nunca vi em nenhum. Em relação à direita, nunca votaria num partido desde o PSD ao Chega, até por uma questão de consciência de classe, que hoje já não parece importar mas eu prefiro votar em quem me defende e não em quem defende quem eu "gostaria de ser", que é o que sinto que muitos fazem. Sinceramente se o PCP desaparecer da assembleia, não vou ter pena. Ainda me lembro daquela admiração ao regime de Putin e das declarações sobre a Ucrânia, a sorte deles é o facto de as pessoas já não se importarem com a guerra. 6 Citar
Patiño Postado 15 de fevereiro 2024 Postado 15 de fevereiro 2024 (editado) há 8 horas, Fernando disse: Se os partidos deixassem de ir a eleições porque são acusados de x ou y, já não havia ninguém para contar a história O que queria dizer e expressei mal é que já declararam a morte e o fim do PCP centenas de vezes e ele ainda continua a ir a eleições. há 8 horas, Visky de Santa Cruz disse: Não imaginas o que são as autarquias comunistas. Nao sei de que autarquias falas, mas acredito que a maioria da corrupção dos políticos está nas autarquias e sim, sei que as autarquias comunistas também fazem os seus negócios capitalistas, negociatas que "só a direita e o PS fazem" etc. Acho que às vezes o problema é mesmo o poder independentemente do partido que está lá. Editado 15 de fevereiro 2024 por Patiño 1 Citar
Fernando Postado 15 de fevereiro 2024 Postado 15 de fevereiro 2024 Just now, Patiño said: O que disse é que já declararam a morte e o fim do PCP centenas de vezes e ele ainda continua a ir a eleições. O PCP continua a ter viabilidade financeira para ir a eleições, até mais do que outros partidos. Vai continuar a ir até a empresa, desculpa, partido falir. Até lá, até pode fazer 1,5% ou menos que o dinheiro que ganham com os militantes e com os edifícios que têm por esse país fora vai continuar a garantir viabilidade suficiente para ter publicidade, cartazes, e por aí adiante. A morte do partido é politicamente, não de facto. Não é à toa que o PCP é que contra o financiamento aos partidos, uma vez que é dos poucos que tem forma de colmatar o "desfalque" que o corte do financiamento poderia provocar. 2 Citar
Patiño Postado 15 de fevereiro 2024 Postado 15 de fevereiro 2024 (editado) há 8 horas, msm0 disse: Sinceramente se o PCP desaparecer da assembleia, não vou ter pena. Ainda me lembro daquela admiração ao regime de Putin e das declarações sobre a Ucrânia, a sorte deles é o facto de as pessoas já não se importarem com a guerra. O PCP disse aquilo que defendia, por razões históricas, não se esqueçam do fim da URSS e de como isso foi a machadada final na ideologia comunista, irrecuperável. Acham que algum partido comunista ia defender a Ucrânia que está a ser sustentada pelos EUA a nível de armamento, e que quer entrar na NATO e na UE? Eles preferem ser coerentes, já o BE por exemplo, por um lado é contra a UE e a Nato, mas depois foi às manifs à porta da Embaixada da Russia organizada pela IL, mascaradas de apoio à Ucrânia, mas afinal eram só anti-comunistas, tal é a obsessão da IL pelo comunismo quando ele já nem tem poder em lado nenhum, muito menos na Rússia. Mesmo que não concorde com a posição do PCP, a verdade é que as sanções à Rússia por parte da UE em toda a escala so nos prejudicou a nós, como a inflação que aumentou brutalmente o custo de vida, como a loucura de querer sancionar tudo o que é russo, além da economia que nos trouxe e tem trazido problemas graves, também o veto e o boicote à música, literatura, cinema que não beliscou Putin, ah, e já agora, estamos num fórum de televisão, faz algum sentido a UE ter bloqueado canais russos? Até o próprio Zelensky apenas se tem tornado uma marioneta dos USA, e tem vindo a perder popularidade na Ucrânia pela gestão da guerra. há 26 minutos, Fernando disse: O PCP continua a ter viabilidade financeira para ir a eleições, até mais do que outros partidos. Vai continuar a ir até a empresa, desculpa, partido falir. Até lá, até pode fazer 1,5% ou menos que o dinheiro que ganham com os militantes e com os edifícios que têm por esse país fora vai continuar a garantir viabilidade suficiente para ter publicidade, cartazes, e por aí adiante. A morte do partido é politicamente, não de facto. Não é à toa que o PCP é que contra o financiamento aos partidos, uma vez que é dos poucos que tem forma de colmatar o "desfalque" que o corte do financiamento poderia provocar. O PCP precisamente por não ser uma empresa nunca irá falir, os militantes contribuem financeiramente (e não é pouco) para o partido, por uma questão de cultura partidária, além de que são eles próprios que trabalham e fazem tudo, desde eventos, a própria campanha, etc. Nao estão sistematicamente a contratar empresas externas para toda a atividade partidária, são pessoas que vestem mesmo a camisola e se nao houvesse essa disciplina partidária, o partido teria ido pelos ares em 1990. O que eu acho é que o PCP mesmo com disciplina de militantes, mesmo com recursos financeiros, isso não chega. Vão acabar por perder representação parlamentar e influência nas instituições, bem como provavelmente perderão todas as autarquias na Margem Sul e no Alentejo, mas não vão deixar de existir por causa disso. Já agora, se há partido que é uma empresa é a IL, basta ver como se organizam a nível hierárquico nos cargos de direção e os nomes que dão a si próprios, ou até como falam entre si nos debates internos, como se o presidente fosse o CEO da empresa, perdão, partido. Aliás, o nível de alienação é tão grande que algumas pessoas lá dentro há uns anos falavam como se o próprio país fosse uma empresa, por isso é que seriam um flop descomunal caso fossem para o governo. Enfim, tenho pena que ao menos não seja a Carla Castro a presidente do partido, faria melhor figura. Editado 15 de fevereiro 2024 por Patiño 1 Citar
D23 Postado 15 de fevereiro 2024 Postado 15 de fevereiro 2024 Eu: "We need another left coalition to snatch Andre Ventura's wig" O CHATGPT: "Honey, you are speaking my language! We need to serve up some serious political fierceness to snatch Andre Ventura's wig right off his head! Picture it: a fabulous left coalition O CHATGPT: Citação "Honey, you are speaking my language! We need to serve up some serious political fierceness to snatch Andre Ventura's wig right off his head! Picture it: a fabulous left coalition coming together like a force of nature, ready to take on Ventura and his nonsense with style and grace. We'll be serving up policies that uplift and empower the LGBTQ+ community, darling, while Ventura's left gagging in our fabulous wake. It's time to show him that love and inclusivity always win, hun, and with the right coalition, we'll send him packing faster than you can say "Yas, queen!" 1 Citar
D91 Postado 15 de fevereiro 2024 Postado 15 de fevereiro 2024 (editado) O PCP é dos partidos mais perigosos dos que tem representação na AR. Tenho dito. Editado 15 de fevereiro 2024 por D91 1 1 2 Citar
bacalhaucomnatas Postado 15 de fevereiro 2024 Postado 15 de fevereiro 2024 há 2 horas, Fernando disse: O PCP continua a ter viabilidade financeira para ir a eleições, até mais do que outros partidos. Vai continuar a ir até a empresa, desculpa, partido falir. Até lá, até pode fazer 1,5% ou menos que o dinheiro que ganham com os militantes e com os edifícios que têm por esse país fora vai continuar a garantir viabilidade suficiente para ter publicidade, cartazes, e por aí adiante. A morte do partido é politicamente, não de facto. Não é à toa que o PCP é que contra o financiamento aos partidos, uma vez que é dos poucos que tem forma de colmatar o "desfalque" que o corte do financiamento poderia provocar. a Festa do Avante! continua um sucesso a nível de venda de entradas e nada daquilo é taxado. questiono-me se receberão também donativos do ditatorial e capitalista Partido Comunista da China, com quem têm relações muito amigáveis. 2 1 Citar
Fernando Postado 15 de fevereiro 2024 Postado 15 de fevereiro 2024 2 hours ago, Patiño said: O PCP disse aquilo que defendia, por razões históricas, não se esqueçam do fim da URSS e de como isso foi a machadada final na ideologia comunista, irrecuperável. Acham que algum partido comunista ia defender a Ucrânia que está a ser sustentada pelos EUA a nível de armamento, e que quer entrar na NATO e na UE? Eles preferem ser coerentes, já o BE por exemplo, por um lado é contra a UE e a Nato, mas depois foi às manifs à porta da Embaixada da Russia organizada pela IL, mascaradas de apoio à Ucrânia, mas afinal eram só anti-comunistas, tal é a obsessão da IL pelo comunismo quando ele já nem tem poder em lado nenhum, muito menos na Rússia. Mesmo que não concorde com a posição do PCP, a verdade é que as sanções à Rússia por parte da UE em toda a escala so nos prejudicou a nós, como a inflação que aumentou brutalmente o custo de vida, como a loucura de querer sancionar tudo o que é russo, além da economia que nos trouxe e tem trazido problemas graves, também o veto e o boicote à música, literatura, cinema que não beliscou Putin, ah, e já agora, estamos num fórum de televisão, faz algum sentido a UE ter bloqueado canais russos? Até o próprio Zelensky apenas se tem tornado uma marioneta dos USA, e tem vindo a perder popularidade na Ucrânia pela gestão da guerra. O PCP precisamente por não ser uma empresa nunca irá falir, os militantes contribuem financeiramente (e não é pouco) para o partido, por uma questão de cultura partidária, além de que são eles próprios que trabalham e fazem tudo, desde eventos, a própria campanha, etc. Nao estão sistematicamente a contratar empresas externas para toda a atividade partidária, são pessoas que vestem mesmo a camisola e se nao houvesse essa disciplina partidária, o partido teria ido pelos ares em 1990. O que eu acho é que o PCP mesmo com disciplina de militantes, mesmo com recursos financeiros, isso não chega. Vão acabar por perder representação parlamentar e influência nas instituições, bem como provavelmente perderão todas as autarquias na Margem Sul e no Alentejo, mas não vão deixar de existir por causa disso. Já agora, se há partido que é uma empresa é a IL, basta ver como se organizam a nível hierárquico nos cargos de direção e os nomes que dão a si próprios, ou até como falam entre si nos debates internos, como se o presidente fosse o CEO da empresa, perdão, partido. Aliás, o nível de alienação é tão grande que algumas pessoas lá dentro há uns anos falavam como se o próprio país fosse uma empresa, por isso é que seriam um flop descomunal caso fossem para o governo. Enfim, tenho pena que ao menos não seja a Carla Castro a presidente do partido, faria melhor figura. Calma, jovem, a piada do PCP ser uma empresa bem precisamente de ser um partido com um vasto património. Aliás, há uns meses até houve uma polémica relacionada com a gestão do património, algo que até fazia corar até as melhores . Para não falar que as eleições para os cargos superiores são sempre muito escondidas, ninguém percebe muito bem como funciona, daí que apareça um Paulo Raimundo quando ninguém ouviu falar dele A hierarquia dentro dos partidos existe, inclusivamente dentro do PCP, desculpa estragar a analogia mas nao faz qualquer sentido Aliás, o que se pode criticar na direcção da ILé a forma como o Rui Rocha chegou a lider, uma vez que foi indicado pelo anterior presidente, mesmo tendo havido eleições foi tudo muito pouco ético. Agora, tudo o resto acho que é só uma tentativa tua de responder ao meu comentário por achares que vou votar IL (spoiler: não vou) 24 minutes ago, D91 said: O PCP é dos partidos mais perigosos dos que tem representação na AR. Tenho dito. Espero que um dia faças o mesmo comentário sobre o CH. O PCP é uma manhosice de todo o tamanho, com uma mao cheia de alucinados lá dentro, mas ao longo destes anos nunca atacou a democracia, ao contrário do CH. Concordo que não é um partido que deva ter poder, concordo que não deva haver uma dívida histórica mas não é mais perigoso que um CH. 5 Citar
Patiño Postado 15 de fevereiro 2024 Postado 15 de fevereiro 2024 (editado) há 13 minutos, Fernando disse: Calma, jovem, a piada do PCP ser uma empresa bem precisamente de ser um partido com um vasto património. Aliás, há uns meses até houve uma polémica relacionada com a gestão do património, algo que até fazia corar até as melhores . Para não falar que as eleições para os cargos superiores são sempre muito escondidas, ninguém percebe muito bem como funciona, daí que apareça um Paulo Raimundo quando ninguém ouviu falar dele A hierarquia dentro dos partidos existe, inclusivamente dentro do PCP, desculpa estragar a analogia mas nao faz qualquer sentido Aliás, o que se pode criticar na direcção da ILé a forma como o Rui Rocha chegou a lider, uma vez que foi indicado pelo anterior presidente, mesmo tendo havido eleições foi tudo muito pouco ético. Agora, tudo o resto acho que é só uma tentativa tua de responder ao meu comentário por achares que vou votar IL (spoiler: não vou) Espero que um dia faças o mesmo comentário sobre o CH. O PCP é uma manhosice de todo o tamanho, com uma mao cheia de alucinados lá dentro, mas ao longo destes anos nunca atacou a democracia, ao contrário do CH. Concordo que não é um partido que deva ter poder, concordo que não deva haver uma dívida histórica mas não é mais perigoso que um CH. Eu estou calmo, jovem. Sim, pensei que fosses apoiante da IL daí a minha resposta ir nesse sentido. A minha resposta também tem a ver com o facto de se defender a IL como um partido muito inovador, muito fora da caixa, e afinal é a mesmice de sempre, inclusive, já com liberais a sair do partido para criar outro partido liberal, por isso acho que estamos conversados no que diz respeito a "uma mão de alucinados" na política. A diferença é que a IL apenas fica aqui no eixo Saldanha-Praça de Espanha-Princípe Real, porque nunca devem ter saído de Lisboa na vida, a não ser para o aeroporto. E esse caso do Rui Rocha só comprova que aquilo que criticavam nos partidos convencionais, afinal são iguais ou piores. As eleições para os cargos superiores no PCP não são escondidas, são feitas pelo comité central que acho que são umas cinquenta pessoas que é eleito nos congressos, depois decidem quem deve ser o secretário geral. É um mecanismo interno diferente, mas não acho que seja anti-democrático, e o PCP não é perigoso, no máximo pode ter sido no PREC quando ainda conseguiu mobilizar muita gente, mas toda a gente sabe que não é um partido perigoso, please. Editado 15 de fevereiro 2024 por Patiño Citar
Fernando Postado 15 de fevereiro 2024 Postado 15 de fevereiro 2024 (editado) 3 hours ago, Patiño said: Acham que algum partido comunista ia defender a Ucrânia que está a ser sustentada pelos EUA a nível de armamento, e que quer entrar na NATO e na UE? Não, o que se pede a um comunista - sei quem já o faça, não estando ligado ao partido - é que tire 5 minutos da boca a ideia de uma Grande Rússia e comece a condenar o país por uma invasão que já teve como justificação a desnazificação, a NATO e não sei mais o quê, qualquer dia justificam a invasão com o facto da Cristina Ferreira ter mudado para TVI novamente, acho que só falta isso. O PCP consegue condenar a NATO, a UE mas nunca, em nenhuma das suas declarações, aparece uma condenação à Rússia, basta ler o atual programa. É muito engraçado marxista-leninistas serem contra a autodeterminação dos povos, a ideologia é logo varrida para debaixo do tapete quando se trata da política imperialista russa Editado 15 de fevereiro 2024 por Fernando 2 1 Citar
Patiño Postado 15 de fevereiro 2024 Postado 15 de fevereiro 2024 há 1 minuto, Fernando disse: Não, o que se pede a um comunista - sei quem já o faça, não estando ligado ao partido - é que tire 5 minutos da boca a ideia de uma Grande Rússia e comece a condenar o país por uma invasão que já teve uma justificação a desnazificação, a NATO e não sei mais o quê, qualquer dia justificam a invasão com o facto da Cristina Ferreira ter mudado para TVI novamente, acho que só falta isso. O PCP consegue condenar a NATO, a UE mas nunca, em nenhuma das suas declarações, aparece uma condenação à Rússia, basta ler o atual programa. É muito engraçado marxista-leninistas serem contra a autodeterminação dos povos, a ideologia é logo varrida para debaixo do tapete quando se trata da política imperialista russa Rumores que o Paulo Raimundo disse isso hoje em off à Cristina Ferreira, no Dois às Dez. 1 Citar
Fernando Postado 15 de fevereiro 2024 Postado 15 de fevereiro 2024 (editado) 16 minutes ago, Patiño said: Eu estou calmo, jovem. Sim, pensei que fosses apoiante da IL daí a minha resposta ir nesse sentido. A minha resposta também tem a ver com o facto de se defender a IL como um partido muito inovador, muito fora da caixa, e afinal é a mesmice de sempre, inclusive, já com liberais a sair do partido para criar outro partido liberal, por isso acho que estamos conversados no que diz respeito a "uma mão de alucinados" na política, a diferença é que a IL apenas fica aqui no eixo Saldanha-Praça de Espanha-Princípe Real, porque nunca devem ter saído de Lisboa na vida, a não ser para o aeroporto. E esse caso do Rui Rocha só comprova que aquilo que criticavam nos partidos convencionais, afinal são iguais ou piores. As eleições para os cargos superiores não são escondidas, são feitas pelo comité central que acho que são umas cinquenta pessoas que é eleito nos congressos, depois decidem quem deve ser o secretário geral. É um mecanismo interno diferente, mas não acho que seja anti-democrático, e o PCP não é perigoso, no máximo pode ter sido no PREC quando ainda conseguiu mobilizar muita gente, mas toda a gente sabe que não é um partido perigoso, please. As saídas são mais propaganda da imprensa que outra coisa, vai-se a ver e é uma ala ultraconservadora que não gostam do facto de um partido liberal ter-se afirmada liberal, seja economicamente, seja socialmente (especialmente esta parte incomoda). Mas essas saídas não são em maior número do que noutros partidos, sempre houve saídas dos partidos porque as pessoas ou cansam-se da manhosice das direções, ou porque descobrem que afinal o partido não as representa ou porque não têm tacho. Esse partido liberal de que falas é uma coisa que apareceu no Twitter e que de liberal tem muito pouco. A eleição do secretário-geral continua a soar a manhosice. Os militantes já pagam cotas mas não podem eleger diretamente o seu secretário-geral, muito curioso #democracia Editado 15 de fevereiro 2024 por Fernando 2 1 Citar
D91 Postado 15 de fevereiro 2024 Postado 15 de fevereiro 2024 há 31 minutos, Fernando disse: Espero que um dia faças o mesmo comentário sobre o CH. O PCP é uma manhosice de todo o tamanho, com uma mao cheia de alucinados lá dentro, mas ao longo destes anos nunca atacou a democracia, ao contrário do CH. Concordo que não é um partido que deva ter poder, concordo que não deva haver uma dívida histórica mas não é mais perigoso que um CH. O Chega também é perigoso e não deve ter poder, mas ao contrário do PCP o Chega ainda não se sabe bem o que quer, só serve para atacar tudo e todos, nem tem ideias concretas. Os dois partidos são perigosos, estão nos dois extremos da barricada. 1 Citar
joanna Postado 15 de fevereiro 2024 Postado 15 de fevereiro 2024 há 4 horas, Patiño disse: O PCP disse aquilo que defendia, por razões históricas, não se esqueçam do fim da URSS e de como isso foi a machadada final na ideologia comunista, irrecuperável. Acham que algum partido comunista ia defender a Ucrânia que está a ser sustentada pelos EUA a nível de armamento, e que quer entrar na NATO e na UE? Eles preferem ser coerentes, já o BE por exemplo, por um lado é contra a UE e a Nato, mas depois foi às manifs à porta da Embaixada da Russia organizada pela IL, mascaradas de apoio à Ucrânia, mas afinal eram só anti-comunistas, tal é a obsessão da IL pelo comunismo quando ele já nem tem poder em lado nenhum, muito menos na Rússia. Mesmo que não concorde com a posição do PCP, a verdade é que as sanções à Rússia por parte da UE em toda a escala so nos prejudicou a nós, como a inflação que aumentou brutalmente o custo de vida, como a loucura de querer sancionar tudo o que é russo, além da economia que nos trouxe e tem trazido problemas graves, também o veto e o boicote à música, literatura, cinema que não beliscou Putin, ah, e já agora, estamos num fórum de televisão, faz algum sentido a UE ter bloqueado canais russos? Até o próprio Zelensky apenas se tem tornado uma marioneta dos USA, e tem vindo a perder popularidade na Ucrânia pela gestão da guerra. Eu acho triste quando se é tão cego pela ideologia que, se justifica a invasão em pleno século XXI dum país soberano por outro, apenas com o intuito de aumentar o território, daquele que já é o maior país do mundo e/ou por saudosismo da urss. Depois, ainda acham que os ucranianos deviam ter ficado sentados a "aplaudir" e a perguntar ao putin quanto é que queria, ceder território e estava feita a paz. Vota (ou votem) na CDU à vontade, mas não passem pano nisto. 3 1 1 Citar
bacalhaucomnatas Postado 15 de fevereiro 2024 Postado 15 de fevereiro 2024 sei algumas coisas de história e, no final da década de 1960, o apoio canino do PCP à invasão da Checoslováquia pela URSS também escandalizou as hostes democráticas e não foi por isso que o partido perdeu os seus 500 mil indefectíveis. o fanatismo, por um lado, e a conquista de posições no aparelho de estado e sindicatos, por outro, falam mais alto... 2 1 Citar
Posts Recomendados
Junta-te a nós!
Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.