D23 Postado 5 de fevereiro 2024 Postado 5 de fevereiro 2024 há 42 minutos, Patiño disse: É mesmo o tempo da direita, Bloco perdeu 1 deputado nos Açores e CDU não elegeu por 84 votos. Não sei o que vai acontecer dia 10 de Março, mas o que vejo é mesmo uma viragem à direita em Portugal como já não se via desde 2011, o que não me surpreende face ao PS ter feito asneira, especialmente de 2019 para cá, e a esquerda nunca mais ter recuperado alguma base eleitoral e uma identidade concreta desde que assinou os acordos em 2015. O Paulo Raimundo é uma "nulidade" enquanto líder, e a Mariana Mortágua embora seja boa deputada, não é uma pessoa empática nem afectuosa, e é um bocado sofrível quando finge ser... Continuo a achar que o Chega só vai parar de crescer quando for poder, e aí as pessoas verão a incapacidade técnica e política dos quadros do partido no poder, e como muitas das propostas políticas dificilmente serão cumpríveis, vai ser uma bandalheira total. Por enquanto, vi que hoje começam os debates na televisão. A ideia de ter 40 ou 50 deputados do CHEGA no Parlamento já é suficientemente assustadora. A Direita não consegue governar sem o CHEGA. É neste ponto que estamos. Resta saber se LM tem ou espinal medula, para fazer o que é certo, "chutar a extrema-direta para canto". agora mesmo, D91 disse: Ainda bem que escolheram o Paulo Raimundo para ver se o PCP deixa de ter representação parlamentar Duvido que isso aconteça. O PCP tem pessoas a votar no partido, independentemente de quem for o líder. Pelo menos enquanto houver velhos 2 Citar
Duarte Postado 5 de fevereiro 2024 Postado 5 de fevereiro 2024 É impressionante que o Muro caiu há décadas mas a cegueira e o brainwashing ideológico por aí continua 1 Citar
srcbica Postado 5 de fevereiro 2024 Postado 5 de fevereiro 2024 há 1 hora, Patiño disse: É mesmo o tempo da direita, Bloco perdeu 1 deputado nos Açores e CDU não elegeu por 84 votos. Não sei o que vai acontecer dia 10 de Março, mas o que vejo é mesmo uma viragem à direita em Portugal como já não se via desde 2011, o que não me surpreende face ao PS ter feito asneira, especialmente de 2019 para cá, e a esquerda nunca mais ter recuperado alguma base eleitoral e uma identidade concreta desde que assinou os acordos em 2015. O Paulo Raimundo é uma "nulidade" enquanto líder, e a Mariana Mortágua embora seja boa deputada, não é uma pessoa empática nem afectuosa, e é um bocado sofrível quando finge ser... Continuo a achar que o Chega só vai parar de crescer quando for poder, e aí as pessoas verão a incapacidade técnica e política dos quadros do partido no poder, e como muitas das propostas políticas dificilmente serão cumpríveis, vai ser uma bandalheira total. Por enquanto, vi que hoje começam os debates na televisão. O BE também acaba por ser o partido que mais sofre com a imagem que o PS construiu de ser a melhor hipótese para o Chega não chegar ao poder. Citar
JDaman Postado 5 de fevereiro 2024 Postado 5 de fevereiro 2024 (editado) há 1 hora, Patiño disse: É mesmo o tempo da direita, Bloco perdeu 1 deputado nos Açores e CDU não elegeu por 84 votos. Não sei o que vai acontecer dia 10 de Março, mas o que vejo é mesmo uma viragem à direita em Portugal como já não se via desde 2011, o que não me surpreende face ao PS ter feito asneira, especialmente de 2019 para cá, e a esquerda nunca mais ter recuperado alguma base eleitoral e uma identidade concreta desde que assinou os acordos em 2015. O Paulo Raimundo é uma "nulidade" enquanto líder, e a Mariana Mortágua embora seja boa deputada, não é uma pessoa empática nem afectuosa, e é um bocado sofrível quando finge ser... Continuo a achar que o Chega só vai parar de crescer quando for poder, e aí as pessoas verão a incapacidade técnica e política dos quadros do partido no poder, e como muitas das propostas políticas dificilmente serão cumpríveis, vai ser uma bandalheira total. Por enquanto, vi que hoje começam os debates na televisão. O Chega vai eventualmente sofrer aquilo que muitos outros partidos de extrema-direita pela Europa já sofreram assim que forem colocados em posições de poder. Basta ver o que aconteceu em eleições locais em França há uns tempos, onde a FN perdeu uma boa parte dos "municípios" que liderava. A AfD perdeu há dias uma eleição local na Alemanha. Aliás, basta ver a forma como Trump geriu a pandemia e como isso levou a um movimento generalizado de pessoas que votaram Biden (mesmo que não fossem com a cara do homem) só para tentar garantir que Trump não tinha um segundo mandato (o mesmo até aconteceu no Brasil). Irá existir um eventual desgaste destes movimentos se se conseguir manter o nível de confiança nas instituições num bom patamar, porque não são garantes de absolutamente nada. Maior parte dos quadros do Chega nem para estar numa junta de freguesia a tirar fotocópias servia. O grande problema é que, infelizmente, fala-se mais das vitórias da extrema-direita do que das suas derrotas. Quanto ao PCP, tenho pena que o partido consiga ser realista em relação a muita coisa, mas ao mesmo tempo incrivelmente tapado em relação à opinião pública. Paulo Raimundo foi uma péssima escolha e o próprio marasmo como geriram a sua reacção ao escalar por parte da Rússia da sua invasão à Ucrânia só deixou muita gente mais desconfiada em relação ao partido. Não me choca que parte do eleitorado do PC nalgumas zonas tenha acabado a votar PS nas últimas eleições. O que é a pena, por tudo aquilo que historicamente o PCP fez na luta pela democracia e porque na altura em que a balança das relações entre capital e trabalhadores está cada vez mais desequilibrada, fazem falta partidos como o PC (e até o BE e o Livre). Editado 5 de fevereiro 2024 por JDaman 5 Citar
Guida Postado 5 de fevereiro 2024 Postado 5 de fevereiro 2024 há 6 horas, JDaman disse: O Chega vai eventualmente sofrer aquilo que muitos outros partidos de extrema-direita pela Europa já sofreram assim que forem colocados em posições de poder. Basta ver o que aconteceu em eleições locais em França há uns tempos, onde a FN perdeu uma boa parte dos "municípios" que liderava. A AfD perdeu há dias uma eleição local na Alemanha. Aliás, basta ver a forma como Trump geriu a pandemia e como isso levou a um movimento generalizado de pessoas que votaram Biden (mesmo que não fossem com a cara do homem) só para tentar garantir que Trump não tinha um segundo mandato (o mesmo até aconteceu no Brasil). Irá existir um eventual desgaste destes movimentos se se conseguir manter o nível de confiança nas instituições num bom patamar, porque não são garantes de absolutamente nada. Maior parte dos quadros do Chega nem para estar numa junta de freguesia a tirar fotocópias servia. O grande problema é que, infelizmente, fala-se mais das vitórias da extrema-direita do que das suas derrotas. Quanto ao PCP, tenho pena que o partido consiga ser realista em relação a muita coisa, mas ao mesmo tempo incrivelmente tapado em relação à opinião pública. Paulo Raimundo foi uma péssima escolha e o próprio marasmo como geriram a sua reacção ao escalar por parte da Rússia da sua invasão à Ucrânia só deixou muita gente mais desconfiada em relação ao partido. Não me choca que parte do eleitorado do PC nalgumas zonas tenha acabado a votar PS nas últimas eleições. O que é a pena, por tudo aquilo que historicamente o PCP fez na luta pela democracia e porque na altura em que a balança das relações entre capital e trabalhadores está cada vez mais desequilibrada, fazem falta partidos como o PC (e até o BE e o Livre). Eu vou dizer sinceramente, e sem querer parecer muito 'direitista': não me dá pena nenhuma o putativo desaparecimento do PCP; o que me dá pena é ter-se mantido durante tantos anos como o principal partido à esquerda do PS. O PCP nunca lutou pela democracia. Lutou pelo fim da ditadura fascista (isso sim!), mas para poder criar outra ditadura. Ficou explícito durante o PREC e durante os anos que se seguiram. Numa altura em que já todos conhecemos a verdadeira face do comunismo, e trinta anos depois da queda da URSS, não sei como é tão aceitável ser-se comunista no mundo atual. É muito impopular dizer "sou fascista", mas dizer "sou comunista" ainda se tolera. Quando as atrocidades cometidas por Lenine, Estaline, Mao, Pol Pot, Hoxha, pelos Kim (...) são conhecidas e estudadas em História; quando está provado que o marxismo precisa de violar direitos humanos para ser implementado, ainda se pratica a condescendência... O PCP representa um passado sinistro da História mundial, um perigo permanente para a democracia liberal. Dizem que o PCP se moderou. Mentira! Continua a defender genocídios e invasões, continua a 'passar o pano' em ditaduras extremistas, não faz nada para contrariar o velho discurso da "cassete", que permanece desde os tempos do saudoso Cunhal. PCP bom é PCP extra-parlamentar. 1 2 Citar
D91 Postado 5 de fevereiro 2024 Postado 5 de fevereiro 2024 (editado) O PCP talvez venha a desparecer daqui a umas décadas. Eu não conheço praticamente nenhum jovem que seja comunista e/ou apoiante do PCP. O PCP é um partido que não se reinventa e que é muito agarrado aos seus ideais. Basta ver a posição do partido sobre a guerra da Ucrânia. O PCP não passa de um partido velho e ultrapassado. Afinal qual é o sentido de se ser comunista no século 21? o que é que isso significa nos dias de hoje? Não deve haver muita gente entre os 18 e os 30 e poucos anos que vote no PCP. Sinceramente acho que se o PCP fosse extinguido não ia fazer muita falta. O comunismo não faz falta. Editado 5 de fevereiro 2024 por D91 Citar
ATVTQsV Postado 5 de fevereiro 2024 Postado 5 de fevereiro 2024 há 53 minutos, D91 disse: O PCP talvez venha a desparecer daqui a umas décadas. Eu não conheço praticamente nenhum jovem que seja comunista e/ou apoiante do PCP. O PCP é um partido que não se reinventa e que é muito agarrado aos seus ideais. Basta ver a posição do partido sobre a guerra da Ucrânia. O PCP não passa de um partido velho e ultrapassado. Afinal qual é o sentido de se ser comunista no século 21? o que é que isso significa nos dias de hoje? Não deve haver muita gente entre os 18 e os 30 e poucos anos que vote no PCP. Sinceramente acho que se o PCP fosse extinguido não ia fazer muita falta. O comunismo não faz falta. Há mais apoiantes do Bloco de Esquerda e dos movimentos de conotação de esquerda do que do PCP e mais jovens nesses grupos do que jovens a integrar o JCP. Acho que o último grande acto do grupo JCP foi hastear a bandeira palestina em Guimarães em Novembro, sendo que o partido é abertamente contra Israel, tal como o movimento comunista de hoje em geral. Igualmente em Braga tenho visto mais casos de graffitis com foice e martelo, algunos grupos ditos "anti-fascistas" tem ligações ao comunismo (sendo este o caso de Portugal, ao PCP, mas mais ao BE) 1 Citar
srcbica Postado 5 de fevereiro 2024 Postado 5 de fevereiro 2024 há 1 hora, D91 disse: O PCP talvez venha a desparecer daqui a umas décadas. Eu não conheço praticamente nenhum jovem que seja comunista e/ou apoiante do PCP. O PCP é um partido que não se reinventa e que é muito agarrado aos seus ideais. Basta ver a posição do partido sobre a guerra da Ucrânia. O PCP não passa de um partido velho e ultrapassado. Afinal qual é o sentido de se ser comunista no século 21? o que é que isso significa nos dias de hoje? Não deve haver muita gente entre os 18 e os 30 e poucos anos que vote no PCP. Sinceramente acho que se o PCP fosse extinguido não ia fazer muita falta. O comunismo não faz falta. Basta vir para o Alentejo que ficas a conhecer. Mas, sim, não são muitos. Não depois do advento do Chega. 1 Citar
D91 Postado 5 de fevereiro 2024 Postado 5 de fevereiro 2024 há 1 minuto, srcbica disse: Basta vir para o Alentejo que ficas a conhecer. Mas, sim, não são muitos. Não depois do advento do Chega. Eu sou do Alentejo e não conheço jovens que sejam comunistas. Mas sim o Alentejo ainda é uma zona em que mais pessoas votam no PCP. 1 Citar
srcbica Postado 5 de fevereiro 2024 Postado 5 de fevereiro 2024 (editado) há 2 minutos, D91 disse: Eu sou do Alentejo e não conheço jovens que sejam comunistas. Mas sim o Alentejo ainda é uma zona em que mais pessoas votam no PCP. Eu por acaso tinha essa ideia, mas resolvi escrever à mesma aquilo. A minha realidade é Vendas Novas, Montemor-o-Novo e Évora, mas de Vendas Novas só conheço praticamente a malta do Centro de Saúde. E a tua? Edit: tenho um colega que trabalha em Évora que diz que vota PCP apenas e somente por ser para ele o melhor partido de protesto. Diz que deixa de votar se alguma vez o partido se tornar uma ameaça ganhando eleições. O outros que conheço que dizem ser comunistas votam mesmo por se identificarem com aquilo. Editado 5 de fevereiro 2024 por srcbica Citar
D91 Postado 5 de fevereiro 2024 Postado 5 de fevereiro 2024 há 1 minuto, srcbica disse: Eu por acaso tinha essa ideia, mas resolvi escrever à mesma aquilo. A minha realidade é Vendas Novas, Montemor-o-Novo e Évora, mas de Vendas Novas só conheço praticamente a malta do Centro de Saúde. E a tua? A minha é o Baixo Alentejo, mais a zona de Beja. Mas acho que quem vota PCP é o pessoal mais velho. Pessoalmente não conheço ninguém (amigos, conhecidos ou familiares) abaixo dos 30 e poucos que se declarem comunistas. Só malta mais velha. 1 Citar
ATVTQsV Postado 5 de fevereiro 2024 Postado 5 de fevereiro 2024 Também boa parte dos "progressistas" acabam por apoiar ideologias próximas ao comunismo (muita gente que apoia directamente o progressismo que eu saiba é contra o capitalismo). Se é que como já disse são mais próximos ao BE que ao PCP 1 Citar
D91 Postado 6 de fevereiro 2024 Postado 6 de fevereiro 2024 Um homem foi filmado, esta segunda-feira, 5 de fevereiro, a atravessar uma autoestrada com um carrinho de compras. https://www.noticiasdecoimbra.pt/atravessa-autoestrada-com-carrinho-de-compras-ha-video-do-momento/?fbclid=IwAR2r3xm-IMGGlGiAvcL_h9QD2SnaVOBze2AzspYWcK_l-fDS2jiiot2w5WM 1 Citar
Patiño Postado 6 de fevereiro 2024 Postado 6 de fevereiro 2024 (editado) há 16 horas, D91 disse: Eu sou do Alentejo e não conheço jovens que sejam comunistas. Mas sim o Alentejo ainda é uma zona em que mais pessoas votam no PCP. Conheces minimamente a história do PCP no Alentejo e dos comunistas, e do que passaram nessa zona antes do 25/04? É importante ouvir essa malta mais velha, foram os comunistas que fizeram história no Alentejo, inclusive, que lutaram para que todos nós tivéssemos liberdade. É verdade que hoje em dia o PCP está transformado, mas importa ouvir esses comunistas, muitos são grandes heróis anónimos que sempre lutaram pela liberdade que temos hoje, não foram propriamente as pessoas da AD. Editado 6 de fevereiro 2024 por Patiño 4 2 Citar
Phoenix Postado 6 de fevereiro 2024 Postado 6 de fevereiro 2024 Eu lembro-me de um professor que tive dizer que o comunismo também era tão bem recebido no Alentejo devido à forma como a terra era distribuída entre os herdeiros. Ao contrário do norte, em que os terrenos são distribuídos por cada um dos herdeiros em parte igual (o que gera os minifúndios e a sensação de que uma pessoa é "proprietária", nem que seja só de um quadrado de terra em que só possa plantar uma alface), no sul os terrenos eram herdados pelo filho mais velho (do sexo masculino) no seu tamanho original (o que gera os latifúndios) mas os outros irmãos também podiam explorar a terra (ou seja, todos tinham na mesma acesso ao "bem", o que é coincidente com os princípios do comunismo). Citar
SecretNavy Postado 6 de fevereiro 2024 Postado 6 de fevereiro 2024 há 14 minutos, Phoenix disse: Eu lembro-me de um professor que tive dizer que o comunismo também era tão bem recebido no Alentejo devido à forma como a terra era distribuída entre os herdeiros. Ao contrário do norte, em que os terrenos são distribuídos por cada um dos herdeiros em parte igual (o que gera os minifúndios e a sensação de que uma pessoa é "proprietária", nem que seja só de um quadrado de terra em que só possa plantar uma alface), no sul os terrenos eram herdados pelo filho mais velho (do sexo masculino) no seu tamanho original (o que gera os latifúndios) mas os outros irmãos também podiam explorar a terra (ou seja, todos tinham na mesma acesso ao "bem", o que é coincidente com os princípios do comunismo). Na realidade, se procurarmos estudar um pouco sobre o mesmo, esse não é um princípio do comunismo, pelo menos na visão de Marx. O que essa linha de pensamento defende não é a exploração por todos da propriedade privada da população (essa pode e deve continuar a existir). O que deve pertencer ao proletariado são os meios de produção (normalmente propriedade da burguesia). Neste contexto o meio de produção é tido num conceito amplo e refere-se aos meios, detidos pela burguesia, no qual operam os trabalhadores, explorados pela classe dominante, e que fazem uma sociedade (e consequentemente a economia) evoluir. Ou seia, não é a propriedade individual de cada um que deve ser "de todos". Na realidade, é este desconhecimento do comunismo que, a meu ver, leva os mais jovens a não seguirem estes ideais. Mas a verdade é uma, o PCP (e grande parte dos partidos comunistas atuais) não conseguem fazer esta visão chegar à população. 2 1 Citar
D91 Postado 6 de fevereiro 2024 Postado 6 de fevereiro 2024 (editado) há 44 minutos, Phoenix disse: Eu lembro-me de um professor que tive dizer que o comunismo também era tão bem recebido no Alentejo devido à forma como a terra era distribuída entre os herdeiros. Ao contrário do norte, em que os terrenos são distribuídos por cada um dos herdeiros em parte igual (o que gera os minifúndios e a sensação de que uma pessoa é "proprietária", nem que seja só de um quadrado de terra em que só possa plantar uma alface), no sul os terrenos eram herdados pelo filho mais velho (do sexo masculino) no seu tamanho original (o que gera os latifúndios) mas os outros irmãos também podiam explorar a terra (ou seja, todos tinham na mesma acesso ao "bem", o que é coincidente com os princípios do comunismo). A terra nunca foi distribuída assim no Alentejo nem nunca ouvi isso em lado nenhum. Os terrenos também não são herdados pelo filho mais velho (isto aqui não é uma monarquia ). Isso nunca aconteceu desde que me lembro nem nunca ouvi os meus avós falar disso. Ao contrário do que pensam o comunismo nem está assim tão enraizado no Alentejo, até os meus avós falavam mal dos comunistas. Na realidade, hoje em dia no Alentejo há muitas pessoas a votar no Chega, até mesmo muitos jovens. Há uma fatia que ainda vota PS, uma menor que vota PSD e claro uma fatia ainda considerável que vota CDU mas que já foi muito maior. BE e outros não tem votos relevantes. Editado 6 de fevereiro 2024 por D91 1 Citar
Duarte Postado 6 de fevereiro 2024 Postado 6 de fevereiro 2024 há 26 minutos, SecretNavy disse: Na realidade, se procurarmos estudar um pouco sobre o mesmo, esse não é um princípio do comunismo, pelo menos na visão de Marx. O que essa linha de pensamento defende não é a exploração por todos da propriedade privada da população (essa pode e deve continuar a existir). O que deve pertencer ao proletariado são os meios de produção (normalmente propriedade da burguesia). Neste contexto o meio de produção é tido num conceito amplo e refere-se aos meios, detidos pela burguesia, no qual operam os trabalhadores, explorados pela classe dominante, e que fazem uma sociedade (e consequentemente a economia) evoluir. Ou seia, não é a propriedade individual de cada um que deve ser "de todos". Na realidade, é este desconhecimento do comunismo que, a meu ver, leva os mais jovens a não seguirem estes ideais. Mas a verdade é uma, o PCP (e grande parte dos partidos comunistas atuais) não conseguem fazer esta visão chegar à população. SAY IT LOUDER 1 Citar
AndreRob Postado 6 de fevereiro 2024 Postado 6 de fevereiro 2024 (editado) há 1 hora, SecretNavy disse: Na realidade, se procurarmos estudar um pouco sobre o mesmo, esse não é um princípio do comunismo, pelo menos na visão de Marx. O que essa linha de pensamento defende não é a exploração por todos da propriedade privada da população (essa pode e deve continuar a existir). O que deve pertencer ao proletariado são os meios de produção (normalmente propriedade da burguesia). Neste contexto o meio de produção é tido num conceito amplo e refere-se aos meios, detidos pela burguesia, no qual operam os trabalhadores, explorados pela classe dominante, e que fazem uma sociedade (e consequentemente a economia) evoluir. Ou seia, não é a propriedade individual de cada um que deve ser "de todos". Na realidade, é este desconhecimento do comunismo que, a meu ver, leva os mais jovens a não seguirem estes ideais. Mas a verdade é uma, o PCP (e grande parte dos partidos comunistas atuais) não conseguem fazer esta visão chegar à população. o problema do pcp é algo similar ao do chega, enquanto no PCP se criaram ideias erradas sobre o partido, que o proprio partido nunca conseguiu desfazer.... o proprio chega é baseado em mentiras, mas são as mentiras que as pessoas querem ouvir e portanto ninguém os consegue convencer do contrário. Os fundamentos base do comunismo são muito mais democraticos do que muita gente pensa, só que claro o partido continua preso a dogmas passados e tem medo de sair da bolha e com isso vai-se apagando, sobretudo quando não conseguem ir contra paises de raiz comunista que nada têm de comunistas como a Russia ou a China. Seja como for o PCP nunca foi nem nunca será uma ameaça à democracia, foram eles que lutaram por muitos dos direitos que temos atualmente... o Chega é um bando de betinhos alienados por figuras como Trump e Bolsonaro que apenas querem o poder para si e não querem saber da democracia para nada. Ninguém fala do caos que está a Argentina e só passaram 2 ou 3 meses das eleições... mais um exemplo de extrema direita que simplesmente são tão incompetentes que só conseguem governar destruindo as bases da democracia. Um governo mesmo que apoiado pela extrema direita não vai governar nada... vamos ter constantemente diplomas a serem chumbados pelo TC, como já tivemos o exemplo do governo de Passos Coelho, o que pode vir agora é ainda pior atrelado aquela desgraça. Não dou um ano para o governo cair se for com a muleta do Chega.... Marcelo ainda vai sofrer até se ir embora. Editado 6 de fevereiro 2024 por AndreRob 1 1 Citar
Fernando Postado 6 de fevereiro 2024 Postado 6 de fevereiro 2024 (editado) 2 hours ago, SecretNavy said: Na realidade, se procurarmos estudar um pouco sobre o mesmo, esse não é um princípio do comunismo, pelo menos na visão de Marx. O que essa linha de pensamento defende não é a exploração por todos da propriedade privada da população (essa pode e deve continuar a existir). O que deve pertencer ao proletariado são os meios de produção (normalmente propriedade da burguesia). Neste contexto o meio de produção é tido num conceito amplo e refere-se aos meios, detidos pela burguesia, no qual operam os trabalhadores, explorados pela classe dominante, e que fazem uma sociedade (e consequentemente a economia) evoluir. Ou seia, não é a propriedade individual de cada um que deve ser "de todos". Na realidade, é este desconhecimento do comunismo que, a meu ver, leva os mais jovens a não seguirem estes ideais. Mas a verdade é uma, o PCP (e grande parte dos partidos comunistas atuais) não conseguem fazer esta visão chegar à população. Podemos retirar sempre sumo das ideias de Marx (mesmo não as subscrevendo na sua totalidade), mas o socialismo não começa nem acaba em Marx, pelo contrário, há já teses sociailistas antes de Marx e Engels, considerada utópicas por estes, e revisionista, posteriores a estas duas figuras. Muitos políticos portugueses andam com o jorgão da social-democracia na boca, desconhecendo claramente o que isso é. A social-democracia alemã, pela mão de Bernstein, um homem que tinha uma relação, é bastante critica de Marx porque afirma que parte dessas ideias não tem substrato, rejeita a revolução (sim, o marximo é sobretudo revolucionário, ainda que hoje nenhum partido comunista defenda isso) e que algumas delas são completamente utópicas (ao contrário daquilo que Marx, sobretudo, diz sobre o seu socialismo científico) , não pondo em causa, ainda assim, que o capitalismo tem falhas mas que devem ser colmatadas com reformas. Além disso, o PCP não defende uma pura teoria marxista, mas sim marxista-leninista, ou seja, têm muita interpretação de Lenine. Convenhamos o PCP não tem de transmitir teoria marxista, aliás, a maioria das pessoas não quer saber da teoria, exceto twitteiros e académicos, querem saber sim de medidas concretas que impactem a sua vida. As ideias podem ser estudadas por qualquer um, ao contrário de que muitas esquerda e muita direita diz, a escola portuguesa põe-nos em contacto com diferentes tipo de ideias, as pessoas se não as subscrevem é porque não querem isso. O problema do PCP nem é de raíz ideológica (é o que é, gostemos ou não, aliás, louvo a sua coerência, coisa que falta a um BE), é de natureza mais prática e temporal. É um partido altamente conservador (ainda que na cabeça da JCP não o seja, esquecendo que, a título de exemplo, são contra a eutanásia), que não acompanha os novos tempos (basta ver o discurso repetido há anos seguidos, não há qualquer evolução) e que não tem pudor nenhum em ter posições questionáveis sobre política internacional. O PCP foi basilar na luta conta o fascismo, até porque era a organização mais organizada (desculpem o pleonasmo) durante esse tempo, mas nenhum partido é eterno, não é imune a críticas, nem ninguém lhe deve qualquer tipo de vassalagem. A democracia evoluiu e um partido como o PCP começa a tornar-se anacrónico porque não sabe acompanhar os tempos. O que digo sobre o PCP posso também de dizer de outros daqui a uns tempos porque chegará o dia em que os fundadores da democracia, a continuarem assim, vão tornar-se anacrónicos. Editado 6 de fevereiro 2024 por Fernando 3 1 Citar
srcbica Postado 7 de fevereiro 2024 Postado 7 de fevereiro 2024 (editado) Alguém me explica como é possível a Nikki Haley ter ido sozinha a votos nas primárias do Nevada e mesmo assim ter perdido? Edit: já vi. Existe a opção "Nenhum destes candidatos"! https://www.nytimes.com/interactive/2024/02/06/us/elections/results-nevada-republican-primary.html Editado 7 de fevereiro 2024 por srcbica 1 Citar
Duarte Postado 7 de fevereiro 2024 Postado 7 de fevereiro 2024 há 10 horas, D91 disse: Isto é a coisa mais ridícula de sempre A política enquanto reality show, isto virou mesmo uma palhaçada 4 1 Citar
Posts Recomendados
Junta-te a nós!
Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.