Jump to content

Atualidade & Política


k3o4

Posts Recomendados

há 9 minutos, Verde disse:

Não, da Europa geográfica mesmo o maior pais é a Ucrânia.

A Rússia é o maior quando se faz batota e adiciona-se um país asiático à Europa por questões histórico-políticas.

parte da rússia fica na europa, não é só um país asiático. aliás as cidades mais importantes ficam do lado europeu.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, joanna disse:

parte da rússia fica na europa, não é só um país asiático. aliás as cidades mais importantes ficam do lado europeu.

Sim, mas em termos de "pedaço" de terra a que chamamos de continente, a Rússia não é Europa; está na sua larga maioria na Ásia. É como a Arménia e o Azerbaijão quando participam na Eurovisão; estão lá, mas geograficamente falando são asiáticos e não europeus. É nesse sentido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 minutos, Verde disse:

Sim, mas em termos de "pedaço" de terra a que chamamos de continente, a Rússia não é Europa; está na sua larga maioria na Ásia. É como a Arménia e o Azerbaijão quando participam na Eurovisão; estão lá, mas geograficamente falando são asiáticos e não europeus. É nesse sentido.

Mas em termos históricos a Rússia é mais europeia do que asiática.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 minutos, Verde disse:

Sim, mas em termos de "pedaço" de terra a que chamamos de continente, a Rússia não é Europa; está na sua larga maioria na Ásia. É como a Arménia e o Azerbaijão quando participam na Eurovisão; estão lá, mas geograficamente falando são asiáticos e não europeus. É nesse sentido.

Por incrível que pareça há mais pessoas a viverem na Rússia europeia do que na asiática.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 minutos, D91 disse:

Mas em termos históricos a Rússia é mais europeia do que asiática.

Sim, mas eu falo de geografia. Não de história, política, economia, etc.

Além de que nós, portugueses, só conhecemos a história europeia da Rússia, o impacto que ela teve por cá; não estudamos a sua interferência na Ásia, sendo que por lá também teve muita importância. Estamos a ver a coisa apenas pelo nosso prisma, então é normal a termos exclusivamente como figura da nossa biografia, esquecendo que também é personagem maior no lado oriente do mundo.

há 15 minutos, Televisão 10 disse:

Se formos aos números, a parte europeia da Rússia ocupa 3.960.000 km², enquanto a Ucrânia ocupa 603 628 km². Assim, hesitaria em dizer que a Ucrânia é o maior país da Europa.

É certo, mas isso de partes também é trafulha. Fosse a Europa o continente mais pobre, logo a Rússia diria não fazia parte dela. Esta ligação é por N factores, sendo o geográfico o menos importante. Ela "pertence" à Europa porque dá jeito aos dois lados para fazer comércio e tal, mas, geograficamente, que foi o que eu disse primeiro, a Rússia é um país asiático. Por números também a Dinamarca, um dos países europeus mais pequenos, torna-se num dos maiores se tivermos em conta que a ela pertence a Gronelândia (é uma parte sua), que está, geograficamente, na América do Norte e no entanto não se deve ir por ai. :p

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A UE vai banir a RT e a Sputnik News, a RT já o sabemos, tenho afastado deste canal desde que a invasão começou, a Sputnik News é um portal de internet. Ambos propriedade do governo.

Já na Austrália a FOXTEL baniu o canal e a SBS deixou de retransmitir os noticiários. Também fez o mesmo com noticiários em língua russa da NTV, canal detido pela Gazprom.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

https://www.dn.pt/edicao-do-dia/28-fev-2022/ilha-do-castelo-de-almourol-e-agora-uma-peninsula-devido-a-seca-14632814.html

Ilha do Castelo de Almourol é, agora, uma península devido à seca

A falta de chuva fez com que o rio Tejo recuasse e as margens avançassem, surgindo bancos de areia e um caminho de pedras para o castelo. Há sinais a proibir a travessia a pé, em vez do tradicional barco. Mas o pior são as consequências negativas para a agricultura da região.

image.jpg?brand=DN&type=generate&guid=b9

  • Gosto 1
  • Triste 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PCP vota contra resolução do Parlamento Europeu de condenação da Rússia pela invasão da Ucrânia

Votação aconteceu esta terça-feira.

https://www.cmjornal.pt/mais-cm/especiais/guerra-na-ucrania/detalhe/pcp-vota-contra-resolucao-do-parlamento-europeu-de-condenacao-da-russia-pela-invasao-da-ucrania?ref=HP_PrimeirosDestaques

:ok:

  • Triste 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 horas, D91 disse:

PCP vota contra resolução do Parlamento Europeu de condenação da Rússia pela invasão da Ucrânia

Votação aconteceu esta terça-feira.

https://www.cmjornal.pt/mais-cm/especiais/guerra-na-ucrania/detalhe/pcp-vota-contra-resolucao-do-parlamento-europeu-de-condenacao-da-russia-pela-invasao-da-ucrania?ref=HP_PrimeirosDestaques

:ok:

Agora é que eles revelaram bem quem são. Quase de certeza que devem receber uns bons euros do Kremlin. Mas enquanto isso uns artolas preferem acreditar que a Rússia não é de extrema esquerda (embora concorde que esta guerra não é da esquerda nem da direita, mas sim de um louco a quem o poder subiu à cabeça). 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 27/02/2022 at 18:34, Verde disse:

Sim, mas em termos de "pedaço" de terra a que chamamos de continente, a Rússia não é Europa; está na sua larga maioria na Ásia. É como a Arménia e o Azerbaijão quando participam na Eurovisão; estão lá, mas geograficamente falando são asiáticos e não europeus. É nesse sentido.

Permite me discordar, mas a Arménia, a Geórgia e o Azerbaijão são Europa do ponto de vista geográfico. É certo que ha muitas diferenças culturais, mas atendendo à clássica definição da fronteira entre a Europa e a Ásia, estabelecida na cordilheira dos Urais, por Pedro, o Grande, estes 3 Estados do Caucaso integram a Europa. Mas claro, ha várias definições daquilo que é Ásia e daquilo que é Europa.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, Rui Melo said:

Agora é que eles revelaram bem quem são. Quase de certeza que devem receber uns bons euros do Kremlin. Mas enquanto isso uns artolas preferem acreditar que a Rússia não é de extrema esquerda (embora concorde que esta guerra não é da esquerda nem da direita, mas sim de um louco a quem o poder subiu à cabeça). 

E não é de extrema-esquerda. Para de dizer disparates. :manas: Não estás a dizer nada de jeito, nem tampouco estás a arrasar.

A posição do PCP está mais ligada a uma posição anti-NATO, anti-EUA e isso leva a que defendam a Rússia, não é propriamente porque concordam ideologicamente com a Rússia, ou pelo menos, diretamente não concordam. É preciso estudar a questão a fundo e não dizer a primeira coisa que nos vem à cabeça.

  • Gosto 2
  • Obrigado 1
  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, D91 disse:

PCP vota contra resolução do Parlamento Europeu de condenação da Rússia pela invasão da Ucrânia

Votação aconteceu esta terça-feira.

https://www.cmjornal.pt/mais-cm/especiais/guerra-na-ucrania/detalhe/pcp-vota-contra-resolucao-do-parlamento-europeu-de-condenacao-da-russia-pela-invasao-da-ucrania?ref=HP_PrimeirosDestaques

:ok:

Só tenho pena da posição da Marisa Matias. Tenho-a como uma excelente política, e talvez a eurodeputada mais ativa que temos (e atenção que não voto BE), mas esta posição neutra deixa-me pé atrás.

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Rui Melo disse:

Agora é que eles revelaram bem quem são. Quase de certeza que devem receber uns bons euros do Kremlin. Mas enquanto isso uns artolas preferem acreditar que a Rússia não é de extrema esquerda (embora concorde que esta guerra não é da esquerda nem da direita, mas sim de um louco a quem o poder subiu à cabeça). 

artolas é quem acredita que a rússia atualmente é de esquerda quanto mais extrema-esquerda.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Rui Melo disse:

Agora é que eles revelaram bem quem são. Quase de certeza que devem receber uns bons euros do Kremlin. Mas enquanto isso uns artolas preferem acreditar que a Rússia não é de extrema esquerda (embora concorde que esta guerra não é da esquerda nem da direita, mas sim de um louco a quem o poder subiu à cabeça). 

Mds a falta de noção continua. A Rússia é uma oligarquia. Sabes o que é uma oligarquia? É um capitalismo controlado por grupos pequenos de milionários/bilionários que também detêm poder estatal, com direito a reformas económicas liberais. Para além disso, o Putin já se identificou com movimentos nacionalistas e conservadores, ligados à extrema-direita.

O PCP não tem razão nesta posição de quem acha que os EUA e a NATO são os verdadeiros culpados pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia - pura e simplesmente, não tem, especialmente para quem é anti-imperialista e ainda assim prefere passar pano a uma Rússia com intenções expansionistas, perdoem-me o exagero mas nazistas até, nesta situação. Mas uma boa parte dos seus militantes já demonstrou abertamente estar contra a guerra e contra o regime da Rússia.

Se acham mesmo que os "comunas", que defendem a auto-determinação, acham que o Putin está no seu direito de invadir um país soberano só por medo da influência do Ocidente, estão enganados. Passam pano à Rússia por casmurrice anti-ocidental? Sem dúvida. Pró-Putin? Menos. E extrema-esquerda a Rússia? Muito menos.

Editado por Johnman
  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Fernando disse:

E não é de extrema-esquerda. Para de dizer disparates. :manas: Não estás a dizer nada de jeito, nem tampouco estás a arrasar.

A posição do PCP está mais ligada a uma posição anti-NATO, anti-EUA e isso leva a que defendam a Rússia, não é propriamente porque concordam ideologicamente com a Rússia, ou pelo menos, diretamente não concordam. É preciso estudar a questão a fundo e não dizer a primeira coisa que nos vem à cabeça.

Mas quem é que te disse que não estudei a questão a fundo. Ficas a saber que ja fiz uma pós-gradução em Estudos Europeus, tendo eu mais conhecimentos na materia do que muitos de vos... Mas claro, se a voces vos dizem algo que vá contra a vossa opinião cai o carmo e a trindade. Mais noção sff

há 1 hora, joanna disse:

artolas é quem acredita que a rússia atualmente é de esquerda quanto mais extrema-esquerda.

 

há 57 minutos, Johnman disse:

Mds a falta de noção continua. A Rússia é uma oligarquia. Sabes o que é uma oligarquia? É um capitalismo controlado por grupos pequenos de milionários/bilionários que também detêm poder estatal, com direito a reformas económicas liberais. Para além disso, o Putin já se identificou com movimentos nacionalistas e conservadores, ligados à extrema-direita.

O PCP não tem razão nesta posição de quem acha que os EUA e a NATO são os verdadeiros culpados pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia - pura e simplesmente, não tem, especialmente para quem é anti-imperialista e ainda assim prefere passar pano a uma Rússia com intenções expansionistas, perdoem-me o exagero mas nazistas até, nesta situação. Mas uma boa parte dos seus militantes já demonstrou abertamente estar contra a guerra e contra o regime da Rússia.

Se acham mesmo que os "comunas", que defendem a auto-determinação, acham que o Putin está no seu direito de invadir um país soberano só por medo da influência do Ocidente, estão enganados. Passam pano à Rússia por casmurrice anti-ocidental? Sem dúvida. Pró-Putin? Menos. E extrema-esquerda a Rússia? Muito menos.

.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 minutos, Rui Melo disse:

uma pós-gradução em Estudos Europeus

És corajoso! Foi a minha primeira matrícula na faculdade, não durei 2 meses no curso :triste_teresa:.

Felizmente, encontrei a minha vocação, tirei outra licenciatura e terminei o mestrado recentemente. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 40 minutos, Rui Melo disse:

Mas quem é que te disse que não estudei a questão a fundo. Ficas a saber que ja fiz uma pós-gradução em Estudos Europeus, tendo eu mais conhecimentos na materia do que muitos de vos... Mas claro, se a voces vos dizem algo que vá contra a vossa opinião cai o carmo e a trindade. Mais noção sff

 

.

Parabéns. Fica a saber que eu já fiz uma Licenciatura em Cinema Documental e não só não tenho mais conhecimentos na matéria do que muitos que não têm Licenciatura, como sou infinitamente menos conhecido do que certos experientes do ramo que não têm estudos quase nenhuns. Não é por teres estudos que és mais entendido que ninguém kkk.

Quem diz que a Rússia é extrema-esquerda neste momento não me aparenta saber muito sobre o tópico.

Editado por Johnman
  • Gosto 1
  • Adoro 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Johnman disse:

Parabéns. Fica a saber que eu já fiz uma Licenciatura em Cinema Documental e não só não tenho mais conhecimentos na matéria do que muitos que não têm Licenciatura, como sou infinitamente menos conhecido do que certos experientes do ramo que não têm estudos quase nenhuns. Não é por teres estudos que és mais entendido que ninguém kkk.

Quem diz que a Rússia é extrema-esquerda neste momento não me aparenta saber muito sobre o tópico.

Está bem, fica la com as tuas crenças, que eu fico na minha. Só acho uma estupidez da tua parte estares a querer arranjar confusão sobre um tópico, quando estão milhões de pessoas em sofrimento, e não sabemos até quando aqui estamos em paz... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Rui Melo disse:

Está bem, fica la com as tuas crenças, que eu fico na minha. Só acho uma estupidez da tua parte estares a querer arranjar confusão sobre um tópico, quando estão milhões de pessoas em sofrimento, e não sabemos até quando aqui estamos em paz... 

Tu é que começaste com desinformação, a dizer: "ahhh a extrema-esquerda", e depois não queres que te critiquem? Poupa-me a vitimização.

Passando à frente, sim, é uma situação horrível que merece condenação universal.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...