Jump to content

Resolução de Imagem em Portugal


Hashtag

Posts Recomendados

Uma curiosidade, na RTP, a qualidade da imagem varia de quando está a dar o telejornal (que é em 4:3) e de quando está a dar algum programa em 16:9?

Depende! Se tu manténs a emissão em 16:09 a imagem estica e perde qualidade. Mas se tu mudares para o formato de exibição original (4:3) a qualidade fica com a mesma qualidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 2,1k
  • Criado
  • Última Resposta

1080p é uma cenário impraticável para já em Portugal, por causa de largura de banda. Temos muitos clientes de IPTV por ADSL, por exemplo, e nessas redes seria impraticável ter canais em 1080p com qualidade decente (já acontece com canais em 720p e 1440x1080, mas pronto, cof cofmeocof cof). No Reino Unido, a situação é diferente, porque a nível de televisão terrestre, os canais em HD estão num MUX DVB-T2, que tem mais espaço que os muxs em DVB-T (que é o que usamos por cá), logo, há espaço para esse tipo de "brincadeiras", e nas plataformas pagas, quem domina é o satélite (Sky Digital) o a segunda norma do DVB-S, o DVB-S2 já anda por cá à anos. São situações muito diferentes e impossíveis de se comparar, infelizmente.

 

Fiquem Bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1080p é uma cenário impraticável para já em Portugal, por causa de largura de banda. Temos muitos clientes de IPTV por ADSL, por exemplo, e nessas redes seria impraticável ter canais em 1080p com qualidade decente (já acontece com canais em 720p e 1440x1080, mas pronto, cof cofmeocof cof). No Reino Unido, a situação é diferente, porque a nível de televisão terrestre, os canais em HD estão num MUX DVB-T2, que tem mais espaço que os muxs em DVB-T (que é o que usamos por cá), logo, há espaço para esse tipo de "brincadeiras", e nas plataformas pagas, quem domina é o satélite (Sky Digital) o a segunda norma do DVB-S, o DVB-S2 já anda por cá à anos. São situações muito diferentes e impossíveis de se comparar, infelizmente.

 

Fiquem Bem.

 

Obrigado pelo esclarecimento! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo esclarecimento! :)

 

De nada. ;)

 

Quanto à SIC, sim, para haver estas mudanças, é porque esta irá mudar em Janeiro. Vai ser um vergonha a TVI ser o único canal generalista em sinal aberto na Europa Ocidental, a emitir em 4:3. Enfim...

 

Fiquem Bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De nada. ;)

 

Quanto à SIC, sim, para haver estas mudanças, é porque esta irá mudar em Janeiro. Vai ser um vergonha a TVI ser o único canal generalista em sinal aberto na Europa Ocidental, a emitir em 4:3. Enfim...

 

Fiquem Bem.

 

Mais uma coisa,a melhor qualidade de imagem que podemos ter é 720p? que já é HD.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma coisa,a melhor qualidade de imagem que podemos ter é 720p? que já é HD.

 

O 1080p (com qualidade decente) é possível, mas arriscaria a dizer-me que tal apenas seria possível por satélite, e seria preciso as duas operadoras por satélite definirem bem o que quereriam emitir nos seus pacotes, porque o Hispasat, infelizmente, não abunda em espaço. Para já, o melhor é ficar-mo-nos pelos 720p e 1440x1080. Assim que o DVB-C2 e DVB-T2 chegarem a Portugal (o segundo deve demorar mais a chegar que o primeiro), então acho que seria altura de arriscar os 1080p. Até lá, fiquemos pelo básico.

 

Entretanto, o Blu-Ray é um mundo a ser explorado. ;)

 

Fica Bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O 1080p (com qualidade decente) é possível, mas arriscaria a dizer-me que tal apenas seria possível por satélite, e seria preciso as duas operadoras por satélite definirem bem o que quereriam emitir nos seus pacotes, porque o Hispasat, infelizmente, não abunda em espaço. Para já, o melhor é ficar-mo-nos pelos 720p e 1440x1080. Assim que o DVB-C2 e DVB-T2 chegarem a Portugal (o segundo deve demorar mais a chegar que o primeiro), então acho que seria altura de arriscar os 1080p. Até lá, fiquemos pelo básico.

Entretanto, o Blu-Ray é um mundo a ser explorado. ;)

Fica Bem.

Sabes por acaso em que definição emite o KBS World no Meo? O Canal tem uma qualidade excepcional.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sabes por acaso em que definição emite o KBS World no Meo? O Canal tem uma qualidade excepcional.

 

Por acaso não. Sei que a PT costumava ter alguns canais em 1440x1080 por satélite, mas nas plataformas IPTV não sei como ficou isso.

 

Fica Bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De nada. ;)

 

Quanto à SIC, sim, para haver estas mudanças, é porque esta irá mudar em Janeiro. Vai ser um vergonha a TVI ser o único canal generalista em sinal aberto na Europa Ocidental, a emitir em 4:3. Enfim...

 

Fiquem Bem.

Espero bem que isso de a SIC mudar para 16:09 seja verdade. Apesar de não ver muito o canal, era uma boa medida!

Quanto à TVI... Que pena :( Belmonte em 16;09 rolava tão bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já deviam era estar a mudar para o HD, mas antes isto que nada lol

Deixa estar assim pois cada vez que fala-se na versão HD parece que é só com a intensão para não irem novos canais para a TDT.

Eu prefiro mais canais SD e 16:9 do que HD a repetir os mesmos conteúdos do SD.

Mas se quiserem lançar o HD no cabo à semelhança da RTP 1, também é de aplaudir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já viram a publicidade ao Avatar na TVI? Está com barras em cima e em baixo em vez de estar cortada a imagem tal como O regresso de Johnny English.

E reparem que falam numa imagem nunca antes vista ou algo do gênero.

Cá para mim vão antecipar a SIC e a partir de dia 1 temos 16:9 na TVI.

O Robin Hood que vai dar no mesmo dia também aparece na mesma situação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já viram a publicidade ao Avatar na TVI? Está com barras em cima e em baixo em vez de estar cortada a imagem tal como O regresso de Johnny English.

E reparem que falam numa imagem nunca antes vista ou algo do gênero.

Cá para mim vão antecipar a SIC e a partir de dia 1 temos 16:9 na TVI.

O Robin Hood que vai dar no mesmo dia também aparece na mesma situação.

Se isso acontecer será excelente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...